Auto da Barca do Inferno

Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Cris 02/08/2021

Humanista
É bem curtinho, previsível demais, porém um clássico do Humanismo. A obra é intrigante em alguns aspectos, por Gil Vicente ter escrito muitos "autos" acredito que "O Auto da Barca do Inferno" prendeu minha atenção (mesmo com a escrita complicada por se manter no Galego-português). A leitura desta obra foi solicitada em um dos componentes da universidade, mas é realmente interessante, o Diabo foi bem representado, Gil tinha uma criatividade espantosa.

lilabardy 30/07/2021

escola te odeio
eu só li porque fui obrigada, poderia ter sido pior porque não foi tão horrível, mas eu nao entendi cacete nenhum, ou seja, me fodi pra fazer o trabalho.

tem umas partes engraçadas mas sério o livro é de 1500 e de portugal, como que entende uma coisa dessas?

uma estrela porque é rápido de ler e um pouco engraçado.

Nick.ly 29/07/2021

Curioso
Ah é legalzinho vai, mas sla li por obrigação kk

Hh

Nhnn

Ohgfssvddbn

Luana 27/07/2021

Não me lembro muito bem, mas li esse livro para a escola em uma matéria de literatura (obviamente) e achei bem interessante, talvez um dia leia novamente para lembrar.

alex 26/07/2021

O auto do inferno é outras histórias, Gil Vicente (+/- 1525)
O livro é composto por 6 histórias em formato de peças rimadas de teatro. O autor é conhecido como o primeiro grande dramaturgo português.

Mas de verdade? Não me sinto com instrumental suficiente para criticar os textos. Nem mesmo para aproveitá-los. Achei entediantes.

O português é tão antigo que quase parece outro idioma. Essa ausência de intimidamente compromete a compreensão e o "gingado" da leitura (pq não conhecemos todas as entonações).

No mais, os textos sempre se apresentam em torno de temas religiosos, mostrando o peso dominante que a igreja, o céu e o inferno possuíam na sociedade ibérica da época. Achei que encontraria algo mais audacioso sobre o inferno, mas não houve nada de surpreendente para um leitor do século XX.

Os especialistas dizem que o texto é exemplar da transição da Idade Média para o Renascimento....

Vale a leitura como conhecimento histórico: um dos poucos livros em português do século XVI que chegou até os nossos tempos.

Hely 25/07/2021

A demonstração vívida do ser
Apesar de destinado a quem sabe sobre a jornada de Gil Vicente como "autor", esta obra "O Auto da Barca do Inferno" não deixa de surpreender. Apesar do Galego-Português dificultar para entendimento completo, a noção e emoção é mais do que transmitida. O Auto da Barca do Inferno é sobre escolhas feitas durante a vida, que pouco lhe abandonam na passagem para o que há do "outro lado". É sobre o lado ruim do ser humano: a hipocrisia, discrepância, ignorância e cobiça... de forma cômica.

Sabrina - @binabook 24/07/2021

Humanismo - Escola literária
História com mais de 5 séculos impressionantemente gostosa de ler. Tem uma linguagem pouco usual nos tempos atuais, claro. Mas de maneira geral consegui entender sem muito auxílio. Li no Kindle unlimited. Facilita muito ler em e-book no kindle pois o app tem acesso a dicionário, Wikipedia e tradução. Basta clicar nas palavras para descobrir o significado e etc.

Estudando as escolas literárias. Tão agradável relembrar os tempos de escola!

Júlialg 22/07/2021

Interessante
O livro conta a história de duas barcas, uma que vai para o inferno e a outra para o céu. O diabo e o anjo são os responsáveis por permitir que as pessoas entrem na barca adequada.

Ao longo da história vemos muitos personagens na qual cometeram muitos pecados e tem o destino à barca do inferno. Acontece que eles não aceitam ir para a barca e sempre vão tentar pedir ao anjo que entre na barca dele, mas são sempre recusados.

A história mostra os pecados de cada pessoa e nos faz refletir bastante. Vemos também alguns personagens na qual não entram no inferno, por terem cometido pecado algum.

A única coisa que não gostei bastante do livro, mas que não reclamo já que ele foi escrito há muito tempo, foi a linguagem dele. Tem muitas frases confusas, na qual tive que pesquisar as traduções, mas tirando isso o livro é bom.

ANA LUÍZA 21/07/2021

+/-
Livro bom, curto, desperta a curiosidade. Único ponto ruim é a previsibilidade que essa obra humanista possuí.

Alberto 14/07/2021

Teatro clássico português
Nesta peça do renomado autor português Gil Vicente, os dois barqueiros (anjo e o diabo) recebem as almas dos mais diversos cidadãos. O tom é de comédia, com todos argumentando por que deveriam ir no barco da glória, e não do que leva ao Inferno. Muitas palavras estranhas e desconhecidas, mas que o glossário explica bem. Não é um dos melhores livros para os dias atuais, mas é interessante para conhecer um clássico da literatura portuguesa.

elika 30/06/2021

reflexivo e engraçado.
A história conta sobre dois barcos que levam os mortos para o céu ou para o inferno. Cada destino tem seu barqueiro, sendo o Diabo que leva para o inferno e o Anjo para o paraíso. Ao decorrer do livro entra personagens que estavam com o destino marcado ao inferno, cada um argumenta o porquê deviam ir para a Barca do Paraíso e ao descobrir o motivo, juram por Deus que irão mudar, entretanto, era tarde demais.

É interessante como o autor do livro nos leva de forma cômica a uma reflexão sobre as consequências dos nossos atos. E uma coisa que percebi, é como os personagens foram esteriótipados propositalmente para a crítica e humor.

A única coisa que me irritou durante a leitura foi o uso recorrente de palavras que não são comuns hoje em dia. Mas, ao mesmo tempo, foi interessante a descoberta de alguma dessas palavras.

O livro é otimo e me me surpreendeu. Ao julgar pela época em que foi escrito, pensei que se trataria de uma leitura entendiante e com uma escrita maçante. Ao contrário disso, li rapidamente a obra e ainda conseguiu tirar umas risadas de mim. Eu recomendo bastante esta obra de Gil Vicente, até mesmo para alguém que não tem costume em ler clássicos - que é o meu caso.

* li o livro e fiz a resenha para escola, mas gostei tanto que decidi postar aqui.

MaRia 30/06/2021

Não sou muito fã de literatura antiga, li por comta da escola, porém é um livro muito bom pra quem gosta desse tipo. Recomendo.

gigiamaralch 28/06/2021

um clássico de respeito
apesar da linguagem difícil e do vocabulário nem um pouco contemporâneo, a leitura foi extremamente rápida! achei a história interessante, dá até para dar umas boas risadas kkkkkkkkkkkkk
esse não é o tipo de leitura que eu costumo realizar, mas, entre as peças teatrais que li, essa foi uma das melhores :) deu até vontade de ver o auto em ação! deve ser bem divertido...

Luana 28/06/2021

Li pra escola no dia da prova kkkk que exemplo
É bem curtinho, mas a linguagem é difícil
Não acrescentou nada na minha vida
fefe 29/06/2021minha estante
Mds, eu também kkkkkkk

Brina 25/06/2021

Leitura difícil
Com o português bem arcaico foi necessário varias notas no texto, o que era pra ajudar atrapalha de mais na fluidez da leitura. Vou reler pra ver se consigo me conectar de forma melhor com a história.
Luana 27/07/2022minha estante
Conheço um canal no yt MUITO BOM e bem desconhecido de literatura. Nele, a prof explica letra por letra nas leituras comentadas.
Esse é o link: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q