As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Camirota 16/04/2024

O Precioso vive!
Por enquanto, esse é o meu preferido, gostei muito.
Primeiro vemos a versão e o que o resto da Comitiva está fazendo, e na segunda parte do livro, a mais aguardada para mim, vemos o que aconteceu com Frodo e seu fiel empregado, Samwise.
Personagens que estavam desaparecidos voltam à tona, novos e curiosos personagens aparecem e novos caminhos são desvendados, ansiosa para ver como a história irá terminar com o 3º livro!

Ana Claudia 15/04/2024

Após algum tempo. quatro anos, de ter lido o primeiro livro "A Sociedade do Anel" fiz a leitura do segundo livro "As Duas Torres".

Dominique53 14/04/2024

Estou apaixonada
Tolkien é realmente genial, em 90% da história eu ficava pensando, caramba, quanta criatividade, que mente genial.
Além disso, assim como o primeiro livro, este também tem uma leitura bem devagar ao decorrer das história, o que me fazia querer ler bem aos poucos, e pensava em fazer uma leitura de outro livro aleatório mais fácil entre os três livros.
Só que chega no fim do livro e tem uma sacada genial, que te deixa extremamente ansioso pela continuação.

Não indico pra quem gosta de leitura fluída, ele é um livro com linguagem mais difícil e capítulos grandes.

malu 12/04/2024

O final da primeira parte é bem chatinha, e fiquei bem frustrada com a narração da guerra dos Ents contra o Saruman?mas quando o foco vai pro Frodo e pro Sam na segunda parte a leitura ficou BEM melhor!

Esse livro parece um grande preparo para as coisas acontecerem no terceiro, então nada fantástico acontece, mas o livro conseguiu me entreter e acabou de um modo q me despertou vontade de ler o próximo!

(E mds pq a adaptação pro cinema MATOU a personalidade do Faramir, vou bater panela!!)

Manoel 11/04/2024

Bom, mas lento
Confesso que demorei um tanto para ler. A leitura não estava me pegando. E olha que gostei de A Sociedade do Anel, mas esse livro de algum jeito não me pegou.

Karollyne9 09/04/2024

A lenta e sombria jornada continua
Em As Duas Torres, a jornada de Frodo através da Terra Média sofre grandes baques.

Membros são perdidos, a comitiva se parte ao meio, a sombra cresce cada vez mais rápido.

Com uma escrita tão tortuosamente lenta quanto no livro anterior, As Duas Torres narra os atos corajosos de Frodo e Sam junto com seu guia improvável e asqueroso, enquanto a outra parte da comitiva, que foi deixada para trás, tem seus próprios problemas para resolver.

As Duas Torres está recheada de mistérios, magias, seres repugnantes, caminhos sombrios e amizades improváveis feitas ao longo da jornada.

O caminho sombrio a frente ainda é longo, mas sem dúvidas vale a pena ir adiante.

Elesania 07/04/2024

Um ataque-surpresa pôs fim à jornada conjunta da Sociedade do Anel. De um lado, o trio formado pelo elfo Legolas, pelo anão Gimli e por Aragorn, herdeiro da realeza dos Homens, tenta resgatar os jovens hobbits Merry e Pippin, capturados por guerreiros-órquicos. A busca pelos companheiros perdidos levará os três a confrontar os cavaleiros do reino de Rohan e o mago renegado Saruman, que também deseja o Um Anel para si.

Enquanto isso, do outro lado das montanhas, Frodo e Sam buscam uma maneira de entrar em Mordor e chegar até a montanha onde o Anel foi forjado, único lugar onde é possível destruí-lo. Para isso, acabam recebendo a ajuda de seu mais improvável aliado: Gollum, a criatura que chegou a ter o Anel sob seu poder durante centenas de anos e que ainda é devorada, em corpo e alma, pelo desejo de voltar a possuí-lo.

Jessica1248 07/04/2024

Uma boa sequência
O livro continua indo muito bem, continuo envolvida com os personagens e interessada na história. Diferente do que eu imaginava, gostei mais de acompanhar o livro do Frodo. Esse livro me pegou mais de surpresa porque eu me lembro bem menos dos dois últimos filmes.
Apesar de ter gostado mais do volume "a sociedade do anel", a história não perdeu o brilho pra mim e pretendo pegar "o retorno do rei" muito em breve.

Elton120 07/04/2024

O senhor dos anéis: As Duas Torres
O senhor dos anéis: As Duas Torres. O livro explora temas de amizade, coragem, sacrifício e a luta entre o bem e o mal. Livro muito bom.

brandaod_ 06/04/2024

Tolkien o que aconteceu com você aqui?
Adoreii!!! Após a leitura extremamente massante e conturbada do primeiro livro achei que não conseguiria vencer mais um livro do Tolkien. Mas retiro tudo o que disse sobre ele.

Não sei o que aconteceu aqui, mas adorei a história, adorei a escrita, adorei como as jornadas são divididas junto com o livro, mas ocorrem simultaneamente. Não sei se foi porque eu já estava acostumada com escrita ou se foi pq esse livro contém menos descrições de cenários do que o primeiro, mas achei ele muito mais fácil e fluído.

No início enrrolei muito tempo pra engatar na leitura (oq particularmente achei que nem aconteceria) até que depois de um mês e meio só tendo conseguido ler 4 capítulos, eu desisti. Decidi que seria melhor abandonar e ler em outro momento. Quando fui ler um último capítulo antes da minha desistência (tenho q parar o livro em capítulo, se não me dá nos nervos) eu engatei e não quis mais parar de ler kakakaka fiquei incrédula.

Enfim, recomendo demais e espero que o terceiro seja tão bom quanto esse, mas acho difícil de superar viu!? Vou esperar um tempinho pra ler o último livro, pq realmente quero sentir saudades desses personagens antes de dar adeus pra eles definitivamente.

Raina.Carrion 06/04/2024

Escritor malvado, revele seu tão aclamado mundo logo
A escrita do Tolkien - embora linda - segue sempre da mesma forma: seja narrando uma batalha ou descrevendo lugares. Esse tom monótono somado a total carência de desenvolvimento das relações entre os personagens torna muito difícil se emocionar com algo durante a leitura, pois não há apego por ninguém.
Seguidamente, a segunda metade do livro segue sem nada para impulsionar a leitura. Além disso, a escrita tão reveladora e a seleção lexical usada tornam muito fácil saber o que vai acontecer, não tendo nenhuma surpresa nesse segundo volume de novo.
Em suma, as espécies introduzidas são muito interessantes. Entretanto, a total falta de conexão impedem uma imersão nesse mundo e em suas mazelas, transformando tudo em indiferença entediante.

Liar1 06/04/2024

Página 759
"Contempla! chegaste a um perigo maior do que a própria astúcia de Língua-de-Cobra poderia tecer em teus sonhos. Mas vê! não estás mais sonhando. Tu vives."

Página 865
"Queria ter sabido antes de tudo isso", disse Pippin. "Eu não tinha noção do que estava fazendo."
"Oh sim, você tinha", respondeu Gandalf. "Você sabia que estava se comportando de modo errado e tolo; e você mesmo se disse isso, apesar de não escutar. Não lhe contei tudo isso antes porque foi só meditando sobre tudo o que aconteceu que finalmente compreendi, enquanto cavalgamos juntos. Mas, se eu tivesse falado antes, isso não diminuiria seu desejo nem o tornaria mais fácil de resistir. Ao contrário! Não, a mão queimada ensina melhor. Depois disso o conselho sobre o fogo alcança o coração."

Página 887
"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem a vida. Você pode dá-la a eles? Então não seja ávido demais por conferir a morte em nome da justiça. Pois nem mesmo os sábios conseguem ver todos os fins."

Página 967
"Ele pode ser boa gente," pensou, "ou pode não ser. Uma bela fala pode esconder um coração desonesto."

Página 1016
"Eu me pergunto em que espécie de história nós caímos."
"Eu me pergunto", repetiu Frodo. "Mas não sei. E é esse o jeito das histórias de verdade. Pegue qualquer uma de que você goste. Você pode saber ou adivinhar que tipo de história é, de final feliz ou de final triste, mas as pessoas que estão nela não sabem. E você não quer que elas saibam."

Ana Bernhard 05/04/2024

A amizade em meio a escuridão.
"As duas torres" foi mais uma leitura sem igual. Diferente de "A Sociedade do Anel", este caminha mais devagar e nos dá tempo pra desfrutar melhor os personagens. Ver todos eles separados da uma angústia no coração, mas ler os reencontros faz valer a pena.

Algo que me chamou muita atenção foi a interação entre Sam e Frodo. Sinceramente, eu não sei o que seria da história da terra média sem o Sam. Isso é engraçado pois ele parece um personagem mais secundário, mas não! Através da amizade dele, da perseverança, da fidelidade ao Frodo e a missão somos levados a ter uma fé nos homens que não vemos nos outros personagens. Esse livro me fez pensar muito sobre a importância de termos boas amizades que nos fortalecem em meio a escuridão.

ATHOS 05/04/2024

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres: Uma Jornada épica em meio à escuridão
**As Duas Torres**, o segundo volume da trilogia épica de J.R.R. Tolkien, mergulha o leitor em um mundo de fantasia rico e detalhado, onde a esperança luta contra a escuridão em uma batalha épica. A narrativa segue a jornada de Frodo Bolseiro e seu fiel companheiro Samwise Gamgi em sua árdua missão de destruir o Um Anel, enquanto Aragorn, Legolas e Gimli se unem na luta contra o mal que ameaça a Terra-média.

**Uma história envolvente e personagens memoráveis**

Tolkien tece uma trama complexa e emocionante, repleta de suspense, ação e reviravoltas inesperadas. A história é impulsionada por um elenco de personagens memoráveis, cada um com suas próprias motivações, dúvidas e lutas internas. Frodo, o hobbit que carrega o fardo do Um Anel, é um herói hesitante, mas determinado, enquanto Sam, seu leal amigo, demonstra uma bravura e fidelidade inabaláveis. Aragorn, o herdeiro legítimo ao trono de Gondor, busca encontrar seu lugar no mundo e liderar seu povo na luta contra o mal.

**Um mundo rico em detalhes e mitologia**

Tolkien cria um universo vibrante com uma rica história e mitologia. As paisagens da Terra-média são descritas com detalhes vívidos, desde as florestas verdejantes e os campos floridos até as montanhas imponentes e os pântanos sombrios. O autor também apresenta uma variedade de raças e criaturas, desde os hobbits pacíficos e os elfos majestosos até os orcs cruéis e os trolls monstruosos.

**Temas universais e atemporalidade**

**As Duas Torres** explora temas universais como a luta entre o bem e o mal, a importância da amizade e da perseverança, o poder da esperança e o sacrifício necessário para alcançar a vitória. A obra de Tolkien é atemporal e continua a inspirar leitores de todas as idades e origens.

**Conclusão**

**O Senhor dos Anéis: As Duas Torres** é uma leitura imperdível para os fãs de fantasia e aventura. Uma obra-prima da literatura que te transportará para um mundo mágico e inesquecível.

**Alguns pontos fortes do livro:**

* A narrativa envolvente e emocionante.
* Os personagens memoráveis e bem desenvolvidos.
* A riqueza de detalhes e mitologia do mundo criado por Tolkien.
* A exploração de temas universais e atemporalidade da obra.

**Alguns pontos fracos do livro:**

* A lentidão da narrativa em alguns momentos.
* A quantidade de detalhes e termos específicos do universo de Tolkien pode ser um pouco intimidante para novos leitores.