As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Deymos 03/04/2024

Que aventura, meus amigos.
O "segundo livro" de Senhor dos Anéis ou As duas torres, como foi nomeado, é um pouco abaixo do primeiro livro, A sociedade do Anel. Entretanto, tem seus pontos altos, como a derrota de Saruman e a aventura "final" de Sam e Frodo.

Bem, o duelo entre Sam e Gollum é para mim o ponto alto do livro. Smeagol agora tem um protagonismo maior. Tolkien nos leva a ter pena do pobre maldito, que foi corrompido pelo Um Anel.

Galadriel também é um dos pontos fortes do livro, não tem como não se apaixonar pela Senhora de Lórien, a qual Tolkien teve o grande cuidado de conceder a ela toda a delicadeza e feminilidade sem que ela deixe ser poderosa e atemorizante.

Samwise, com certeza é o personagem mais forte desse livro.

Asyk 03/04/2024

Eita como andam
E a caravana se separa?? caos morte sequestro passar fome gente pra frente louco com o famoso "my precious" e mais caos retorno de um velho e mais poder nesse velho

BergsonFonseca 03/04/2024

Onde estiver Gandalf, eu estarei lá
Pois é Frodo destruir um anel nem sempre é tão fácil.
Ninguém tanka legolas como de costume .
Não sei o que dizer sobre saruman

ItsEmily 03/04/2024

Esperançar
Quando se trata de alguma obra de Tolkien, podemos esperar grandes descrições de um universo tão rico. Dificilmente encontro uma trilogia que mantenha o mesmo nível em todos os livros, mas de maneira inexplicável, me cativei e criei realmente afeto pelos personagens, assim como repulsa por outros. É uma história de jornada longa e até mesmo difícil de ler para alguns, só gostaria de relatar minha experiência e o que levei após a leitura: a amizade, amor e lealdade.

Para a sociedade do anel, nada saiu como o "esperado", ao não ser o conhecimento de que um fim teria. Samwise, diz em uma parte que as aventuras são assim, nunca sabemos como será o fim ou como vai ser contada... acredito que o maior ato de coragem é imaginar e acreditar no impossível. E Tolkien, tornou possível.

Alguns livros tem esse aspecto de lar, "aconchego" como vive os hobbits.

Holecramh 02/04/2024

O épico dos épicos
A história continuar a se desenvolver muito fluída e dinâmica, nós apresentando novos mistérios deste mundo tão rico. Tenho alguns pequenos pontos que deixaram a minha experiência um pouco menos agradável, o primeiro ponto é o tamanho da fonte utilizada na impressão, ela é pequena o que faz a vista ficar cansada rapidamente e o segundo ponto é a falta de informações no mapa, diversas vezes me sentir perdido por simplesmente não encontrar a localização no mapa e tive que recorrer a fontes externas para sanar minha dúvida.

Tiago.Costa 01/04/2024

Que história maravilhosa, só mostra o quanto Peter Jackson também fez uma grande obra cinematográfica. Por mais q a adaptação para o cinema tenha cortado muitas partes boas que no livro daria uma ótima cena para o filme.

Danlmg 29/03/2024

Meio do quebra-quebra..
Isengard caiu e Mordor está indo a guerra
Iraaaaaaaaa
Mas não foi assim com as histórias que realmente importaram, ou aquelas que ficam na memória. As pessoas parecem ter sido simplesmente embarcadas nelas, geralmente ? seus caminhos apontavam naquela direção, como se diz. Mas acho que eles tiveram um monte de oportunidades, como nós, de dar as costas, apenas não o fizeram. E, se tivessem feito, não saberíamos, porque eles seriam esquecidos. Ouvimos sobre aqueles que simplesmente continuaram ? nem todos para chegar a um final feliz, veja bem; pelo menos não para chegar àquilo que as pessoas dentro de uma história, e não fora dela, chamam de final feliz. O senhor sabe, voltar para casa, descobrir que as coisas estão muito bem, embora não sejam exatamente iguais ao que eram.

Roberta Estevam 29/03/2024

Já desde o início pude perceber as diferenças entre o livro e o filme. Muito satisfatório poder mergulhar mais nas histórias da terra média com os detalhes que os livros trazem, já ansiosa para iniciar os demais livros, principalmente os contos da primeira Era que chamam mais minha atenção com a queda de numenor, a forja dos anéis e tudo mais

baobao 28/03/2024

Só livro bom, que isso?
Eu simplesmente DEVOREI esse livro. Além de ser menor que o primeiro, ele tem alguns aspectos que me atraíram mais a atenção. A parte do Pippin e Mery em Fangorn, a volta de Gandalf e as batalhas de nosso trio preferido, Aragorn, Legolas s Gimli com o Rei Théoden e sua gente.

Como é Senhor dos Anéis, se torna impossível esperar menos de qualquer livro da trilogia. Uma história riquíssima, bem narrada e instigante.

Confesso, de acordo com a excelência do livro, um ponto que achei interessante no filme foi adaptado um pouco diferente. A relação de Frodo e Sam. No livro, não sinto a mesma angústia que sinto nos filmes, do anel mudando a relação deles. Isso é algo que, por mais que me deixa imensamente chateada nos filmes, trás uma sensação mais forte em relação ao Frodo e seu fardo.

Muito em breve começarei a leitura do terceiro, portanto esse aspecto pode acompanhar o caminho do filme de qualquer jeito, mas ainda é um pouco que me chamou a atenção.

E é claro, a única coisa que senti falta foram dos Elfos. Sou a mais suspeita para falar de Elfos, já que eu adoro qualquer fração que eles aparecem. Essa é a única coisa que eu realmente sinto falta do primeiro livro.

Uma leitura digna de cinco estrelas, assim como o primeiro.

Lua 27/03/2024

Um belíssimo capítulo dessa magnífica aventura, temos as belas paisagens e personagens cada vez mais fortes e determinados.

Lucas.Piccin 26/03/2024

Obra de arte
As duas partes do livros são de tirar o fôlego! O primeiro traz uma leve pincelada sobre os personagens, neste segundo você já começa a ter seus preferidos e os preteridos e entender a personalidade, e uma aventura e tanto!

Fica a mesma ressalva de sempre; extremamente descritivo e extremamente desgastante fora dos momentos de ação

Luvale 25/03/2024

Eu continuo cada vez mais apaixonado pela magia e ambientação da Terra Média. Todos os lugares incríveis, os povos, magias, histórias e personagens icônicos me fazem entender a grandiosidade e importância da obra para o cenário da Alta Fantasia atual. Esse segundo livro conseguiu manter o nível do primeiro, trazendo cenas muito boas e um significativo progresso na jornada dos personagens rumo ao fim de seus caminhos.

Ainda acredito que essa série não seja para todos os públicos, devido às suas carregadas descrições, desenvolvimento lento e enredo relativamente denso. Esse segundo livro continua na mesma proposta, porém, como já estamos mais entrosados e dentro do universo, acaba sendo mais fácil de se ambientar do que o primeiro.

O livro é dividido em duas partes que seguem núcleos distintos, proporcionando um gigantesco crescimento para vários personagens, além do acréscimo de vários outros. É significativamente mais lento que o primeiro, que cobriu uma parte muito maior e mais cheia de acontecimentos, porém traz etapas importantes e pistas sobre o desfecho da saga e o papel que cada personagem vai desempenhar.

Primeiro, logo após o final do volume anterior e a dissolução da Sociedade do Anel, seguimos Aragorn, Legolas e Gimli, que estão à procura de Merry e Pippin, que se enredam em tramas envolvendo Orcs e Ents. Tudo isso envolto em muitas subtramas que dizem respeito ao mundo dos homens. Em paralelo, Frodo e Sam se aproximam ainda mais de Mordor e acabam cruzando seus caminhos com Gollum, que vai fazer de tudo para reaver o Um Anel.

Achei o livro um pouco arrastado demais no início, com muito pouco progresso na história geral, mas mesmo assim cheio de desenvolvimento do universo. Queria muito ver o que aconteceu com Frodo e Sam, que só é mostrado na segunda parte, porém gostei muito de ver a jornada em busca dos Hobbits, conhecer mais sobre os Ents e acompanhar a investida contra Isengard e Saruman. Amei a volta do meu personagem favorito, Gandalf, e tudo fica muito mais claro do que nos filmes. Entendi muitas coisas e gostei ainda mais dos personagens que já conhecia e dos novos, principalmente do povo de Rohan.

A segunda parte foi de longe a minha favorita, com Frodo sentindo o peso do Um Anel enquanto tenta dar o máximo de si para cumprir a tarefa que recebeu. Sam tem um crescimento absurdo e se mostra muito capaz e perspicaz, ao mesmo tempo em que vemos a ambiguidade de Gollum, e Tolkien nos faz amar e odiar um dos antagonistas. O final é emblemático e tem uma cena frenética que acaba com um grande ponto de interrogação, deixando muitas coisas no ar e elevando as expectativas. Gostei muito do livro e, mesmo sabendo do final, uma vez que já vi os filmes, quero entender as minúcias e me aprofundar nessa jornada.

Elizabeth.Woolridg 23/03/2024

O Senhor dos Anéis
Os momentos do Sam e do Frodo nesse livro? amo a trilogia, uma leitura muito agradável, detalhada e complexa

eduarda2418 23/03/2024

5??
Gostei bastante, estou gostando de todo esse universo, a escrita do Tolkien não é das mais fáceis de se ler, mas toda a história é bem cativante.
Gosto dos personagens e de como eles são inseridos na história, todos têm uma história bem estruturada.