Querido John

Querido John Nicholas Sparks

Resenhas - Querido John

Evie.vitoria 04/11/2023

Me senti desapontada
Me decepcionei por ter criado aquela expectativa de que ele seria fiel ao filme, porém adorei a leveza da escrita.
Assisti o filme logo depois e o livro descreve bem o cenário.
Vivo num impasse se amei ou odiei o final
Não leria de novo kkk

Juh 02/11/2023

Li esse livro por conta do filme que eu gostei bastante e esperava ter mais detalhes da história com o livro, e foi exatamente oque aconteceu. O filme é uma adaptação ótima, mas o livro obviamente tem mais detalhes e é mais completo. Não dei 5 estrelas porque em alguns momentos fiquei muito entediada e achei muito lento o decorrer de alguns capítulos e porque eu sinceramente odiei o final, tipo como assim??? Eu esperava algo totalmente diferente e de alguma forma pensei que seria diferente do filme e sei lá não me agradou a forma como livro terminou acho que os protagonistas mereciam mais; fora isso o livro é muito bom, eu me emocionei bastante durante a história e com os personagens e esse livro aborda temas importantes e muito necessários, então no geral recomendo a leitura.

Poliana127 30/10/2023

Nicholas sempre perfeito em seus livros,mas impossível não pegar um ranço da Savanah,foi difícil terminar o livro por causa dela rs,mas de resto o livro é bom,a história contada é genial
sereia reads 30/10/2023minha estante
sim!! ela é insuportável, o john é um amor

Gleyci Matos 29/10/2023

Amo como o Nicholas Sparks da um jeito de deixar a trama familiar tão importante quanto o romance.
É muito bom ver o amadurecimento do John em relação ao pai dele, e como ele pode o compreender com o passar do tempo.
Sobre o romance a gente sempre espera que o casal fiquem juntos no final, mas mesmo não ficando juntos, o final não deixa de ser perfeito.

Rayyyyy_giuu 29/10/2023

Querido John
?Cada uma das pessoas à nossa volta está lutando por algo, e que para elas as coisas são tão difíceis quanto as que você está enfrentando.?

Um livro bem gostosinho de lê e cheio de ensinamentos, jurei que era mais um livro clichê que o namorado vai pra guerra e tals, mas sério o jeito que a história se desenvolveu me surpreendeu.
O jeito que retrata a dificuldade de quem está na guerra, como é conviver com uma pessoa autista e com sindrome de Asperger (ele e o pai era a coisa mais fofa sério) e amar tanto uma pessoa ao ponto de se importar mais com a felicidade dela.

Mauriceia2 24/10/2023

Querido john
Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos Savannah.Eu adorei a história e o que mais gostei na leitura foi da narrativa de John: Ele é sincero na condução dos fatos e cativando o leitor com uma descrição verdadeira de seus medos, dos seus sonhos, e de sua trajetória rumo ao amadurecimento. Eu também gosto  de pensar que a obra tem três grandes pilares: a descrição do amor entre John e Savannah, do relacionamento de John com o pai, e da descrição de uma perspectiva diferente sobre a guerra. Todos esses aspectos são parte do grande encanto da história, afinal eles colaboram para o crescimento do protagonista que, sem dúvida, é o principal enfoque da narrativa. Com relação à guerra, a realidade descrita é dura porque o personagem não fantasia seu papel no exército. Ele mostra a parte dolorosa e crítica de estar envolvido em uma guerra política, como também a parte angustiante de treinar para uma missão de escala global. Foi doloroso e cruel acompanhar suas experiências. Já na parte familiar o Sparks já vem abordando sobre o autismo e uma de suas variantes: A síndrome de Asperger,  algo pouco abordado no nosso país mas muito comum nos Estados Unidos. Esse aspecto torna a relação entre John e seu pai delicada, e deixa o processo de amor e aprendizado entre eles ainda mais bonito e tocante. Foi incrível acompanhar como eles, à luz do conhecimento sobre tal doença, estabelecem uma relação linda.Já sobre o romance é difícil falar: Sinceramente que relacionamento à distância consegue durar mais de quatro anos? Visitas anuais, algumas ligações e escassas cartas não são capazes de sustentar um namoro, ainda mais quando ele se baseia em poucas semanas de convívio diário. Savannah não é uma prioridade para John. Ele a ama, mas tem que cuidar do pai, se preocupar com a guerra, e ser fiel ao seu compromisso com o exército.O desfecho da história não foi o que eu esperava, entretanto gostei de como as coisas terminaram. Não é o típico final feliz, mas de certa forma é real e tocante.

Yara 22/10/2023

Arrastaaaaado
Faz tempo que li, mas lembro de ter sido um sacrifício. Os personagens são rasos desde o início e só aceitam o destino ao invés de terem alguma atitude para serem felizes (ou no mínimo menos miseráveis), é forçado. Na metade do livro você já sabe o final - que é forçado também, à mercê da conveniência e acasos da vida.

Achei raso e pacato, não sei se todos os livros do autor são assim, mas esse foi o único que li e não me prendeu nada. Tem quem diga que "a vida é assim, nem tudo sai como o esperado ou com uma trajetória feliz", mas na minha opinião tem livros que trazem essa vibe de vida frustrada de um jeito 500% mais instigante. O livro não me prendeu no conflito e não é muito emocionante, quase abandonei.

bea romao 20/10/2023

Dear John
Costumo ser dessas pessoas que tem apego emocional com o primeiro livro que leio de um autor, mas Nicholas faz isso em absolutamente TODO livro seu.

Querido john foi minha introdução ao gênero Romance, em meados de 2014, quando eu iniciava minha vida como leitora. Me lembro extamente a sensação que foi ter escolhido esse livro, retirado da estante da biblioteca escolar, observar a página e me ver desafiando a mim mesma a uma coisa nova. "Um casal?" me lembro de ter pensado. "Será que isso está certo?" "Será que vai difícil para mim? E se eu me cansar?"

Tantas questões foram sanadas logo quando lí as primeiras páginas da historia de John e Savanna, um cara do exército e uma jovem inteligente e voluntária. Já faz alguns anos que lí mas nunca me esqueço o quanto me marcou ser envolvida por um romance verdadeiramente romantico. Com dificuldades, sorrisos e verdade.

Indico para quem gostaria de conhecer o autor, embora acredite que pode-se começar por qualquer obra dele, e para quem necessita de uma dose de amor sem interesses.

Gabiih 17/10/2023

Chato
Confesso q esse foi um livro q eu empurrei com a barriga, os personagens são muito rasos e a trama é muito cansativa e simples. Confesso q esperava mais, com relação ao final? ODIEEEEIIII

Leitora surtada 16/10/2023

Já faz tempo
Tudo que eu lembro é que foi triste, eu odiava todo mundo e acabei na força do ódio me arrastando horrores

Nick 15/10/2023

Que perfeição lindo demais, nunca imaginei que seria cadelinha desse autor.

O meu livro favorito de romance! De Nicholas sparks e sem dúvidas esse é o melhor livro do autor

Só queira um final feliz, me emocionei demais
Chorei horrores

Isabelle 09/10/2023

Bom, este livro não tem tanto mistério assim por que no começo ele já dá uma ideia de como toda a história vai acabar, porém se você for como eu uma pessoa um quanto pouco iludida vai achar só que entendeu errado e que no final vai dar certo, só que na verdade não acontece e é nesse momento que você senti uma mistura de todas as emoções indignação, raiva, tristeza, ódio nessa ordem especificamente.
Mais ele também te faz chorar, rir e te dá aquela sensação de estar se apaixonado junto com os personagens e até sentir a dor do afastamento que acontece em um momento do livro te fazendo prever o que irá acontecer.