As Três Partes de Grace

As Três Partes de Grace Robin Benway

Resenhas - As três partes de Grace

Katita 03/04/2020

As três partes de Grace
É uma história muito bonita e bem contada. Trata de assuntos como adoção, gravidez na adolescência e conflitos familiares. Também fiquei pensando que muitas vezes aquilo que mostramos às pessoas de nós mesmos não expressa a verdade sobre nossos sentimentos. Não é fácil se abrir e ficar vulnerável, mas precisamos disso pra superar os desafios da vida e seguir em frente. Amei a história. Ótima leitura!

Lala 26/04/2021

As três partes de Grace
Esse livro me fez chorar muito, e eu amo ele por isso, sério ele é muito fantástico, uma leitura divertida e prazerosa, admito que a Grace não é minha preferida, acho lindo o jeito como eles três se aproximam e se ajudam sempre que precisam, realmente muito bom e quero sentir de novo a sensação de ler esse livro pela primeira vez. ??

Tati 09/10/2020

Uma fofura
Esse livro nos mostra a importância família em nossas vidas, que são as pessoas que realmente podemos contar e estão ao nosso lado independente de qualquer coisa. Cada família tem seu jeito, suas confusões internas, mas no fim o que importa é o amor que existe ali.

Torci muito por eles.

Confesso que alguns protagonistas me irritaram um pouco algumas vezes, mas nada que tire a beleza da mensagem do livro, especialmente por tratar de um tema diferente: a adoção e tudo que pode se passar na mente de quem vive esse tipo de situação.

Tycianna 07/05/2020

Lindo!
Nesta obra temos três irmãos que descobriram a existência um do outro, são completamente diferentes, vivem vidas diferentes, mas juntos irão viver momentos lindos, de descobertas e muitas emoções.
É isso, uma premissa simples... mas com uma história linda por trás, por isso trouxe essa resenha em motivos para ler:

1- TEMA
O que posso dizer é que adoção foi abordado aqui nessa obra de uma maneira tão linda e delicada que é impossível não nos colocarmos no lugar de quem entrega a criança para adoção, de quem é adotado e da família que os adota. Vários lados de uma mesma moeda!

2- EMOCIONANTE
Essa é a palavra que define esse livro! Ele é uma obra que traz descobertas de si mesmos, a busca pela mãe biológica e ainda mostra que a escolha que fazemos em nossa vida, é capaz de mudar tudo.

3- PERSONAGENS
Impossível dizer um personagem preferido, cada um é interessante e importante para a história. Os três irmãos: Grace, Maya e Joaquim juntos da vontade de guardar num potinho. Você rir e chora com eles, e as famílias de cada um... Maravilhosas! Com todas as qualidades e defeitos.

4- ESCRITA
A maneira como a autora faz o leitor se sentir é maravilhosa, ela faz com que a gente se sinta próximo dos personagens. Os capítulos são intercalados entre os três irmãos, assim, fazendo com que a gente entenda seus medos, sentimentos e receios.

5- MARCANTE
Vocês devem imaginar que pelo tema seja um livro que você vá chorar do começo ao fim, mas não! Apesar da história deixar o coração apertadinho e trazer lágrimas, a forma como foi narrado, deixou tudo de maneira leve, doce e em alguns momentos até divertida.

Super indico, um dos favoritos do ano. Amei!!

Maria.Eduarda 25/06/2020

PERFEITO
Acabei de ler o livro....ainda com lágrimas nos olhos....axo que vai entrar para minha lista de preferidos!!!
História linda, com temas polêmicos, mas leitura leve e fluida! recomendo!!
Palloma :) 20/08/2020minha estante
vou adicionar na lista de leitura, obg

Ranne 11/06/2020

"A busca pela verdade pode mudar a história de uma família" - Eis um subtítulo que diz tudo!
Uma mãe, três irmãos, uma busca por identidade.
Joaquim, Grace e Maya são irmãos que não tinham conhecimento da existência uns dos outros, até o momento em que Grace, após entregar a própria filha para a adoção decide querer saber sobre a mãe biológica e acaba descobrindo que tem dois irmãos. Após um jantar e algumas trocas de mensagens, os irmãos relutantemente combinam de se encontrar. Medo, angústias, dúvidas, receios, e mais um turbilhão de sentimentos assolam essas três pessoas que apesar de terem o mesmo sangue correndo pelas veias, são completos desconhecidos, mas que estão ali para criar esse vínculo que vai surgindo aos poucos. O pensamento entre eles é que todos tem uma vida maravilhosa, com pais perfeitos, mas ao decorrer dos encontros eles vão percebendo que cada um tem seus próprios dramas familiares, seus segredos e nem tudo é tão perfeito como parece. Mas acima de tudo o que eles aprendem a compartilhar é o desejo de procurar a mãe biológica, e ter todas as respostas para perguntas que fazem a anos como: Porque ela me abandonou? Será que ela me amava?
Porém, essa busca vai trazer grandes revelações para cada um desses irmãos, gerando com ela amadurecimento, laços familiares mais fortes e gratidão!
Demorei um pouco pra finalizar, mas não por ser uma história maçante, mas por má administração do meu tempo e colocando outras coisas na frente.
Mas, foi o segundo livro que me fez chorar na vida!
Joaquim, Grace e Maya são personagens cativantes, e a busca pela verdade, pela história deles te comove, te faz pensar nos questionamentos que pessoas que são adotadas tem e em como família e pais, não são aqueles que te colocam no mundo são os que te criam, te dão amor, te mostram o verdadeiro significado de família!
Mas ainda assim, te faz pensar nos dois lados da moeda como, quais motivos levam mães a entregarem seus filhos pra adoção?! Nem sempre é um motivo fútil e em algumas vezes, tomar essa atitude pode ser mais difícil do que nós imaginamos!
Um livro que vale a pena. Para quem der uma chance, boa leitura!
E é isso pessoal!

Ellen 17/05/2020

Incompleto
No geral gostei, mas faltam muitos detalhes que deixaram a historia solta.
Bruna A Santos 17/05/2020minha estante
Achei a maya uma chata

Ellen 18/05/2020minha estante
Dos 3 irmãos a mais ingrata mesmo.

IslaCG 09/10/2021

Um livro bom, cheio de emoções com muitos conflitos, te deixam com um mix de sentimentos, com abordagem em gravidez na adolescência, adoção, alcoolismo, amizade, amor, família, abandono e o encontro, são o que leva esses 3 jovens a questionar e ir atrás de respostas.

Danielle.Soares 03/11/2022

Um dos livros mais lindos e delicados que eu já vi na vida. A história de três irmãos biológicos que se encontraram. Um elo de sangue e de alma. Toda pessoa que tem um coração deveria ler.
Talititinha 03/11/2022minha estante
Esse livro é muito bom.

Bárbara 25/03/2020

Uma lição sobre empatia e a importância da família.
Grace é uma adolescente que, em pleno ensino médio, engravida do namorado. As amizades se afastam, e Max, pai da criança, assina um termo abrindo mão de quaisquer direitos. Sozinha, ela tem o apoio dos pais e, juntos, se convencem que o melhor é dar a criança para adoção.

Grace é adotada, e não quer que sua filha seja adotada por qualquer um. Assim, ela mesma escolhe o casal que criará sua menina. Com dezesseis anos, que futuro poderia garantir, se não abrisse mão da criança?

Maya também é adotada, e se vê como uma estranha no ninho: num mar de ruivos, ela é a única diferente. Mas esse é apenas um dos problemas. Seus pais estão às vésperas de se separar e a mãe começa a se entregar à bebida como fuga da realidade.

O vazio que fica no coração de Grace a faz querer saber sobre sua própria história. Esse desejo a conecta a Maya, que são irmãs, e elas descobrem que há ainda um irmão, chamado Joaquin. Este, ao contrário das meninas, nunca conseguiu ser adotado, viveu vários traumas com famílias acolhedoras e agora está com mais uma família temporária, que deseja adotá-lo. Mas ele tem medo, "gato escaldado tem medo de água fria". Os três caminhos se encontram. Nenhum deles imaginou que tinha irmãos, nem que moravam tão próximos uns dos outros.

Com capítulos dedicados a cada um dos irmãos, vemos suas angústias e segredos, e o nascimento de vínculos familiares. A dor e a emoção estão presentes em cada página desta obra, especialmente nos capítulos dedicados a Joaquin, de longe o irmão que mais sofreu pelo abandono da mãe. Há muitas dúvidas, muitas perguntas e, ao final do livro, a emoção eleva-se, quando descobrem o passado da mãe.

É um livro que ensina que a família é sempre mais importante, e que é possível criar laços naturais e indissociáveis, apesar de cada um ter uma história de vida. A vida é frágil e efêmera, e certos motivos e razões devem ser deixados de lado em prol do que realmente importa. Uma estória sobre dor, mágoa e dúvidas, mas também sobre afeto e, principalmente, sobre pertencimento.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Ale Salvia @estantedaale 06/06/2020

"As três partes de Grace" no blog Estante da Ale
Nessa história, conheceremos a história de Grace, uma adolescente adotada que engravida do namorado do ensino médio e que dá seu bebê para a adoção. Esse é o estopim para ela querer buscar sua verdadeira história e sem esperar, descobre que tem mais dois irmãos, Maya e Joaquin, os quais nunca teve contato antes.

O enredo sobre família, adoção, perdão e recomeços é belíssimo! Totalmente sensível e coerente, um dos melhores livros que li com certeza, pois não é uma premissa apelativa, ou com grandes reviravoltas, é uma história linear sobre a vida, talvez não a sua ou a minha, mas a de alguém tão importante quanto, que quer ser amado, que busca seu lugar no mundo. Realmente acredito que a força e o impacto da obra é por conta desses sentimentos reais que ela nos traz. Nos colocamos em outra posição, refletimos sobre o que é certo e errado, sobre o que representa dar um filho à outras pessoas.

Admito que esses temas familiares, como aborto e adoção, são complicados. São tabus para muitos e realmente acredito que você só sabe o que fazer quando se está naquela determinada situação, porque opinião todo mundo pode ter, mas quando nos envolvemos emocionalmente toda a situação muda de figura. E são essas diferentes figuras que "As Três Partes de Grace" nos dá, uma criança adotada por pais ricos, outra adotada por mais classe média e outra presa ao sistema público de adoção, que pula de lares adotivos em lares adotivos. Cada um tem um futuro, cada um tem um sentimento. É para refletir, para emocionar, para melhorarmos como seres humanos.

Gosto muito do fato de não apenas a busca pela família biológica nos ser mostrada, como também os relacionamentos das famílias adotivas que afetam diretamente os filhos e tudo isso é abordado de uma maneira tão natural: casais que adotaram e mantiveram um casamento, casais que estão se separando, casais que não tiveram a oportunidade de terem filhos e depois de anos querem essa chance... Admiro demais a versatilidade da obra e de como ela abrange detalhes simples para construir todos os cenários. Claro, alguns tem mais drama que o normal, principalmente, a família de Maya, mas eu ainda acredito que funcionou (super valeu pela cena final de Maya com a mãe adotiva, chorei demais ali! rs).

Os relacionamentos amorosos também tem vez. Adianto que são totalmente secundários perto de toda abordagem familiar, mas queria dizer que temos sim representatividade e aqueles pequenos momentos nos quais vejos adolescentes sendo adolescentes.

Desta forma, finalizo aqui dizendo que indico "As Três Partes de Grace" de olhos fechados para todos os públicos. Realmente acredito que este é um livro necessário. Sensível e humano. Tornou-se uma das minhas obras favoritas!!!

site: http://estante-da-ale.blogspot.com/2020/06/livro-as-tres-partes-de-grace.html

jailxon 09/02/2020

AS TRÊS PARTES DE GRACE
Aqui temos um livro com uma carga emocional enorme, uma vez que o enredo gira em torno de família e adoção. Por isso, espere derramar algumas lágrimas durante a leitura, isso vai acontecer!

Robin nos apresenta a três adolescentes com personalidades completamente diferentes uns dos outros, tão diferentes que sem nenhuma dúvida, se você tem irmãos, vai se identificar com muitas das situações relatadas.

Eu nunca havia lido um livro que trouxesse a adoção como temática central e posso dizer que a autora cumpriu bem o seu papel de informar sobre essa atitude que é tão linda, que é uma demonstração de humanidade.

Além disso, podemos encontrar representatividade, questões raciais, problemas de adolescência, entre outros. Enfim, é um livro simplesmente incrível.

Ah, a escrita da autora é super leve e descontraída. Soltei boas risadas (mas confesso que as lágrimas dominaram!)

Rafa 13/08/2022

Merecia maior reconhecimento!!!
O livro é emocionante, não sei em quantos páginas chorei!!

Depois de ver tudo o que Grace passou, ela ter ido atrás de sua família e de quem ela verdadeiramente é, apenas para se curar mexeu comigo.

Por outro lado, bem todos querem a verdade ou saber quem são. Eles já sabem essa resposta. Maya é filha de um casal conturbado com uma namorada legal e uma irmã completamente diferente dela. Joaquim é um Zé ninguém que está tendo um tempo de indecisão com a família.

Na minha opinião, a maneira como a história é contada pelos três pontos de vista é de tirar o fôlego. A relação entre os três e como isso os deixa felizes ou tristes, quererem se curar de seus próprios traumas e descobrindo que não estão sozinhos é de tirar o fôlego.

Recomendo muitoooooo!

Luciana.Paiva 24/02/2020

Um livro pra tocar o coração!!!! No início desconfiei se leria, porque a história parecia ter dramas demais, e as vidas dos 3 personagens estava sendo contada isoladamente! Mas depois que as coisas começam a se encaixar tudo se torna fluido e cativante. O drama de cada um toca o coração de forma diferente, mesmo que você não tenha sofrido cada uma das dores e mágoas de Maya, Grace e Joaquim!!!!!

ay.2502 13/03/2021

Fiquei com aquele gostinho de mais ?
Dos três irmãos, a que não me conquistou imediatamente foi a Maya, com o desenvolver da história ela ganhou um espaço no meu coração.
Mas no geral, os três irmãos tem histórias envolventes. É uma busca pela própria história, o medo do abandono e como eles se unem.
Fiquei o livro inteiro querendo abraçar Mark e Linda bem forte por simplesmente amarem Joaquin, abraçar Rafe por ser tão bom pra Grace, os personagens secundários foram bem essenciais na história, eu gostei bastante.