Sozinha No Mundo

Marcos Rey

Resenhas - Sozinha No Mundo

Cíntia Costa 06/02/2021

Reeleitura
Sou muito apaixonada por essa série. Cada história sempre me surpreende.
Aqui conta a estória de Pimpa e de suas aventuras e/ou desventuras como menina órfã numa cidade grande como São Paulo. À procura de um tio, sozinha no mundo, Pimpa encontra várias pessoas que a ajudam nesse desafio.
Um livro cheio de ação e de mistério.
Marcos Rey é um dos meus favoritos dessa série.

Retalhos e Prefácios 03/01/2021

Favorito!
Li "Sozinha no mundo" em uma fase em que eu era completamente viciada nos livros da série vagalume. Tenho muitos até hoje, mas nenhum superou o favoritismo dessa história.
Emocionante, realista e apaixonante, essa é uma história que, em minha opinião, supera muitos clássicos queridinhos do grande público, como Poliana, por exemplo.
Deveria ter melhor reconhecimento. Amo demais!

Cinara... 01/11/2020

"Estava livre, porém continuava sozinha no mundo. "

Sozinha no mundo fazia parte da série Vagalume, aliás meu preferido de todos!! Mas minha edição antiga já estava muito capenga? Senti falta das ilustrações antigas ? Mas amoo essa história e sempre vou amar?
Kelly.Jesus 02/01/2021minha estante
Primeiro livro que li realmente, tinha 11/12 anos, que a professora Roselene ?obrigou? a ler! Depois disso não parei mais e descobri outros mundos!

Cinara... 03/01/2021minha estante
Maravilhoso né Kelly ?

Andrezza.Santos 07/01/2021minha estante
Eu li esse livro estava na quarta série hoje quarto ano do ensino fundamental. Eu gostei tanto que li em um final de semana e hoje é meu queridinho. Eu ainda tenho em minha estante. ??

Cinara... 07/01/2021minha estante
Andrezza leio e releio e pra sempre vai ser meu favorito da série Vagalume e um dos meus livros favoritos da vida ?

Carla 27/10/2020

Ótima recordação
Minha infância foi marcada pela série vagalume, através desse livro que tomei gosto pela leitura.
Super recomendo.

Pedrohenriqp 18/10/2020

Nostalgia.
Marcos Rey foi um dos primeiros autores que li, graças a maravilhosa coleção vaga-lume. Fiquei apaixonado por essa histpria.

Gab Canatelli 23/09/2020

Quanto suspense
Nunca iria imaginar tanta emoção e tanto suspense num livro como esse. É ação atrás de ação até a última palavra.

Rodrigues 17/09/2020

Primeiro livro da Série Vaga-lume que li na vida
Esse livro é muito especial para mim,pois foi atrás dele que eu me apaixonei pelo ato de ler livros e também pelo saudoso autor Marco Rey.
Esses livros foram escritos nós anos 70 e 80,porém são tão nostálgicos e bem escritos que nos anos 2000 eu já adolescente os lia e podia sentir a magia daquela época.
A história é sobre Pimpa,uma menina que está viajando para São Paulo com sua mãe muito doente,para conhecer e pedir ajuda a um parente seu.E logo no início desse capítulo tem uma cena que me deixou muito chocada,a um rapaz decide fazer uma gravação dentro do ônibus,e Pimpa fica super animada,sua mãe continua muito quieta e Pimpa quando percebe ver que a mesma está morta.
A partir de então a menina está sozinha no mundo,como é o título do livro.E essa menina tão forte vai enfrentar tantos desafios, dificuldades e até ser perseguida por uma misteriosa mulher.
Esse livro é simplesmente incrível,com personagens super mega carismáticos.Um dos melhores livros que já li dessa série.
Livro especial comeu coração sim ?
Lutty1 17/09/2020minha estante
Um dos que mais gosto. Muita "ação"...

Tama 19/08/2020

Marcos Rey possui um estilo agradabilíssimo de conduzir a narrativa.
Mesmo um tema simples e trivial, ao receber umas pitadas de tempero bem colocadas aqui e ali, se transformam em uma aventura interessante e capaz de prender a atenção do leitor.

Silvana 24/07/2020

Maria Paula Ribeiro, mais conhecida como Pimpa, praticamente não conheceu seu pai Evandro, porque ele foi embora para São Paulo quando ela ainda era um bebê, abandonando ela e a mãe Aurora a própria sorte na cidadezinha de Serro Azul. Mas algum tempo depois um homem apareceu por lá dizendo se chamar Leonel e que era parente de Evandro. Desde então elas começaram a receber cheques mensais e até alguns presentes chegavam nos natais para Pimpa, entre eles uma oncinha de pelúcia que virou a melhor amiga da garota a quem ela deu o nome de Lila.

Mas quando Pimpa completou catorze anos os cheques pararam de chegar e por coincidência a mãe dela adoeceu. Sem ter como pagar o tratamento Aurora escreve para o endereço deixado por Leonel e recebe a noticia de que Evandro faleceu. Então Aurora decide partir para São Paulo pois quem sabe o marido deixou algum dinheirinho de herança que ela possa usar no tratamento. O problema é que Aurora vem a falecer durante a viagem deixando Pimpa sozinha no mundo. Pimpa não sabe nem o sobrenome de Leonel mas tem o endereço para onde sua mãe enviava as cartas.

Durante a viagem de ônibus para São paulo Pimpa conheceu Noel e sua mãe a dona Berenice, e é na casa deles que ela fica temporariamente até o juizado de menores encontrar o tal Leonel. Noel é um garoto de quinze anos que sonha se tornar cineasta e ele até fez um vídeo durante a viagem de ônibus. Durante a filmagem os passageiros se mostraram bem receptivos com Noel, somente uma mulher que não quis ser filmada, uma mulher de óculos de aro de tartaruga. E essa mulher vai voltar a vida de Pimpa. Ela vai até a casa de dona Berenice e se apresenta como assistente social e diz que Pimpa tem que lhe acompanhar. Mas Pimpa sente que tem alguma coisa errada e foge começando assim suas desventuras pela cidade.

Para quem não sabe, e acredito que são poucos os que ainda não conhecem, esse livro faz parte da série Vagalume, que fez a infância de muita gente mais feliz. E Sozinha no Mundo ainda é do autor Marcos Rey, o autor preferido da galera dos livros dessa coleção. Eu particularmente amo o autor e eu li Sozinha no Mundo várias vezes. Por isso quando surgiu a oportunidade eu comprei alguns livros da série que foram relançados pela Global Editora e esse foi um dos primeiros escolhidos. Mas demorei para fazer a releitura e só agora depois de um livro mais pesado eu peguei ele para reler.

E a sensação é tão boa, a história mesmo sendo fraca se comparada aos livros que eu leio hoje, traz toda uma história junto com a leitura, tornado o livro ainda melhor de quando foi lido pela primeira vez. E deu saudade não somente da minha vida de então, mas também de toda uma infância que hoje em dia não existe mais. Para vocês term uma ideia Pimpa tem catorze anos e anda com uma oncinha de pelúcia no colo e conversa com ela. Hoje em dia nessa idade as crianças andam com celular do ano e quando não, carregando bebês. A infância termina cada vez mais cedo e infelizmente depois temos adultos que não querem ser adultos, querem viver o que perderam na infância e na adolescência.

A história da Pimpa é linda e em poucas páginas vamos viver uma grande aventura ou desventura porque a coitada até que conhece pessoas de bem, mas precisa fugir o tempo todo porque tem alguém querendo lhe fazer mal. Eu indico sem sombra de duvida esse livro para todas as crianças que estão começando a ler. Eu comecei com eles e me tornei uma desbravadora de novos mundos através da leitura. Quanto a edição eu gostei, mas preferia a edição da Editora Ática, além da capa mais bonita as ilustrações também eram mais agradáveis. Emfim, é uma leitura que vale a pena não só para os pequeninos, mas para quem quer ter aquele gostinho de infância de volta por alguns momentos.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2020/06/resenha-sozinha-no-mundo-marcos-rey.html

23/07/2020

Matou minha ressaca literária
Desde que começou a quarentena eu tenho tido dificuldade de terminar minhas leituras, mas essa finalmente deu fim na minha ressaca. Apesar das muitas reviravoltas na história é um livro bem leve de ler, super recomendo!

lendosabrina 18/07/2020

Sozinha no mundo, de Marcos Rey
de início eu achei que seria muito monótono, no entanto teve umas partes emocionantes e que me prendia a atenção, principalmente o final
por ser um livro nacional, foi muito legal ver nomes brasileiros e detalhes culturais
a pimpa (maria paula) sofreu bastante ao decorrer do livro, se metendo em cada furada, mas sempre sendo determinada, foi um personagem que me cativou logo de cara
um adendo: o livro foi publicado em 1984 pela editora ática (ao qual possuo), e apesar do tempo, a leitura foi simples e de fácil entendimento

May 11/07/2020

O primeiro livro que li na vida!??
Uma infância doce, regada a livros incríveis como os da série vagalume.
Lembro deste sempre com muito carinho, e através dele que adquiri o gosto pela leitura.

rickcabrall 10/07/2020

Inesquecível
Li na época do ensino médio! Um dos livros que mais gosto da série vagalume! Marcos Rey como sempre escrevendo ótimas histórias cheias de mistério, deixando o leitor muito curioso pra saber o que vai acontecer no próximo capítulo, e no próximo, e no próximo sem conseguir parar!(risos)

Dani 23/06/2020

Um dos livros favoritos da minha infância, inesquecível. Uma leitura leve e muita adequada para pré adolescentes. Tem aventura, mistério, ação e romance também.
Vaninha 23/06/2020minha estante
Também li enquanto adolescente...não conseguia parar de ler.