Bordados

Bordados Marjane Satrapi

Resenhas - Bordados

Carol @solemgemeos15 21/08/2022

Mulheres iranianas reunidas comentando sobre suas relações sexuais e românticas uma para a outra. Enquanto os homens iam fazer a sesta, as mulheres lavam a louça e depois se juntam para fazer o bordado – que é esse momento de socialização entre mulheres.
Além dessa acepção, no Irã, o bordado também pode significar outra coisa – uma cirurgia de reconstituição do hímem para mulheres (cis).
Como é o grupo de mulheres da família Satrapi, mesmo elas tendo vidas e experiências bem distintas em relação a relacionamentos e sexo; elas possuem algum nível de condições financeiras e um grupo de apoio (seu lado da família).
Elas revelam coisas como: uma mulher que possui filhos, mas nunca viu um pênis (!), uma mulher que caiu em um golpe, cirurgias plásticas, entre outros. Há um tom cômico que emula a conversa entre as pessoas a que Marjane Satrapi se baseia e não há necessariamente um julgamento de valor sobre os relatos.
Acho que é importante mencionar que fiquei incomodada com a menção de um dos maridos que é gay, pois os comentários foram preconceituosos.
De forma geral, acredito que a proposta da graphic novel é interessante, mas faltou um tom crítico sobre os temas levantados.

leiturasdabiaprado 18/08/2022

Ser mulher no patriarcado é sempre sofrido, seja no Brasil seja no Irã...
Mas no Irã é ainda pior!
Nesse livro, que eu li em menos de uma hora, a Marjane Satrapi, nos mostra um bate papo entre as mulheres da sua família, aqui eles vão falar de casamento, de virgindade, de tabus e até de bordado, que é a cirurgia de reconstrução do hímen!
É interessante vermos alguns dilemas de mulheres tão distantes, mas mesmo assim tão próximas de nós em suas dores e anseios!

Érika 09/08/2022

Segunda leitura da Marjane?
A graphic novel é curta e simples, ainda assim é possível entrar na cultura iraniana através das histórias narradas. Depois de ler Persépolis esperava muito mais, fiquei com aquele gostinho de quero mais.

Thainá @thaii.limab 03/08/2022

Mais um livro da Marjane com relatos reais, interessantes e cheios de ensinamentos.

"A vida é assim!
Às vezes você está montada na cavalo, às vezes é o cavalo que monta em você."

Caroline 22/07/2022

Mais uma história extremamente necessária e contada de uma forma que apenas Marjane consegue.
Todas mulheres deveríamos ler e lembrar que essa realidade está próxima de nós.

Estante Acumulada 16/07/2022

Tem coisa melhor que uma boa fofoca?
Esse quadrinho é TUDO! Que coisa divertida, provocante e afiada! Um grupo de mulheres que se reúne dividindo suas experiências e frustrações com homens que passaram pelas suas vidas e em alguns casos ainda estão presentes.

Dei boas risadas. Pode ler sem medo de ser feliz.

kelly.maq 12/07/2022

A fofoca edifica haha
Ao final desse livro você também vai querer ter o momento do chá após o jantar!

A leitura flui facilmente e a história é tão envolvente que é impossível parar para continuar no dia seguinte. A Marjane trás o cotidiano de um modo que quando acaba o único desejo é que tivessem mais páginas para saber o que mais aquelas mulheres têm para contar, um assunto puxa o outro e que maravilha.
Me arrancou boas risadas e também fiquei indignada, parecia que eu estava ali naquela sala.

Ana 09/06/2022

Bordados.
Em Bordados, Marjane apresenta o Samovar é um chá servido após o Jantar onde as mulheres se reúnem para tomar chá e contar histórias íntimas, fofocar e compartilhar suas vivências familiares. Através de um bate-papo íntimo e informal onde todas se sentem muito confortáveis em falar o que tiver vontade, sobre casamento, romances, sexo na realidade iraniana.

eve 07/06/2022

Para "ventilar o coração"
Marjane nos chama pra perto para "ouvir" as historias dessas mulheres, com boas fofocas que trazem o tom cômico pro livro . Me senti na sala com elas e vi algumas similaridades culturais que temos por conta do machismo. Marjane sabe fazer uma narrativa envolvente, nem vi o tempo passar.

Marcos Toledo 04/06/2022

Eu amei esse livro.

Foi bem levinho de ler, deu pra ler numa sentada.

Ele é bem rapidinho e de grande aprendizado.

A gente aprende sobre a vida dessas mulheres. É um livro que choca nós ocidentais.

Senti muitas emoções lendo esse livro ??

Fabio 20/05/2022

Uma saudável fofoca e confidências em volta do chá
Uma agradável leitura sobre uma cultura diferente, sobre um tema que é conturbado aqui no ocidente, imagina no Irã. Rápida e bem fácil de ler, uma boa leitura. A autora sabe conduzir. Adorei!

Josi 08/05/2022

Incisivo
Conhecia a autora apenas por Persépolis, entretanto, esse livro me surpreendeu positivamente.
Seus traços marcantes e storytelling envolvente conseguem tratar de assuntos difíceis e considerados tabus com leveza e humor. Achei interessante que muitos dos problemas femininos enfrentados no ocidente, são comuns também no Irã, e que somos muito mais parecidas do que pensamos.
Leiturinha rápida e feminista (mas prefiro Persépolis) ??

Gi @gigiilendo 03/05/2022

Incrível. Se já era fã de Marjane Satrapi pelo seu impecável Persepolis, Bordados não me traz nenhuma surpresa do quão ótimo seria. Personagens femininas incríveis, engraçadas, tive altas crises de riso com essa história que é nada mais que uma grande conversa entre mulheres de diferentes gerações, trazendo fofocas, histórias e pontos de vista sobre relacionamentos, valores e homens.
Como diria a vovó, falar dos outros pelas costas é ventilar o coração. Estou com o coração ventilado de ter participado dessa fofoquinha.

Thamiris.Treigher 20/04/2022

Marjane é MARAVILHOSA
Depois de ler Persépolis, fiquei com vontade de ler tudo da maravilhosa Marjane Satrapi.

Com certeza o título não é algo que você está pensando. "Bordado" tem um significado a mais bem diferente no Irã: é a cirurgia de reconstrução do hímen, que muitas adotam no país para conciliar seus próprios desejos com o machismo estrutural imposto socialmente.

Marjane tem um talento único em seus desenhos e suas histórias. Mesmo com tantas situações difíceis, sempre existe um humor incrível em suas narrativas. Nesse livro, várias mulheres se reúnem e contam as diversas experiências que tiveram com os homens. É uma história melhor que a outra! Nesses quadrinhos, Marjane usa uma linguagem um pouco mais "íntima", digamos assim, o que torna tudo mais cômico!

Mais uma vez são apresentadas as lutas e perrengues das mulheres iranianas, que têm uma realidade bem diferente. Mas, no fundo, podemos ver que nossas aflições e aspirações acabam sendo muito parecidas!

Amei amei amei! ??

Carol 10/04/2022

Da mesma autora de Persépolis, este gibi também traz discussões acerca da cultura iraniana.
Entretanto, aqui, as questões são colocadas de uma maneira mais leve e, muitas vezes, cômica.
Vale a pena!