Bordados Marjane Satrapi

Resenhas - Bordados

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 23/03/2022

No Irã, após o almoço, é a hora q as mulheres da família de Marji se reúnem na cozinha p/ tomar o samovar enquanto os homens fazem a sesta.
É nessa hora q as confidências acontecem e elas podem colocar p/ fora suas insatisfações, dramas, restrições e histórias do mundo machista q vivem, colocando um pouco de humor em suas experiências e aconselhando uma a outra.

De forma muito íntima, a autora coloca nessa HQ as próprias histórias q escutou tantas vezes enquanto preparava o samovar p/ a avó, mostrando como pode ser difícil a vida das mulheres iranianas q vivem uma vida de restrição devido a sua cultura, mas mesmo assim sem deixar o bom humor e a esperança de lado!

Olivia 24/02/2022

Apesar de ter uma sinopse levemente ilusória, o livro retrata sem preâmbulos a sexualidade de um grupo de mulheres em que a sociedade insiste em rotular como puritano. A história deixa a desejar no aprofundamento do costume típico de se reunir, mas compensa quando escancara inimagináveis confissões de cada parente, vizinho ou conhecido desse diverso conjunto de mulheres iranianas.

Laiza0 07/02/2022

Bordados
Falar sobre sexualidade feminina é um tabu para as mulheres do ocidente, afirmo isso porque acredito que é um tema que ainda precisa ser desconstruido.

Agora imagina como esse tema é tratado entre as mulheres do Irã. Após o almoço as mulheres da família Satrapi e amigas se reunem para tomar um chá e o assunto é a sexualidade feminina.

O papo começa descontraído mas vai até lugares imagináveis e curiosos. Você sabe o que é prepúcio? É casada, tem quatro filhas e nunca viu um pinto?

A HQ é sensacional, a diagramação é incrível e foge do padrão conhecido tanto pela organização das tirinhas quanto pela letra utilizada.

Ler Satrapi é saber que uma nova barreira será quebrada, sempre é satisfatório! Não preciso dizer mais nada apenas leiam.
Nicki 07/02/2022minha estante
Fiquei curiosa pra ler

Laiza0 07/02/2022minha estante
É maravilhoso, acredito que vc vai gostar!

Livia_Labanca 31/01/2022

Gostei muito de retornar a escrita de uma das minhas autoras preferidas, esse livro é lindo, importante e incrível, é uma reunião de memórias e histórias que precisam ser contadas

Armando.Edra 28/01/2022

Tá na hora do chá!
Bordados é a primeira obra que leio de Marjane Satrapi. Também tenho na minha coleção Persépolis, mas decidi investir nesta pequena leitura que, por sinal, é muito prazerosa.

A história é bem desenvolvida e possui um ritmo muito gostoso, com um humor na medida certa, que dá a sensação de levar o leitor para a mesma sala onde aquelas mulheres se encontram para contar sobre suas histórias de vida, ou melhor, "estão ventilando o coração".

O Irã, por ser um país muito tradicionalista em relação a sua fé ao islamismo, sempre foi visto como retrógrado e ofensor aos direitos das mulheres. A obra aborda sobre isso com leveza, e mostra que as mulheres iranianas estão cientes sobre os seus desejos e que querem ter o comando de suas vidas.

A HQ merece as 5 estrelas por fazer um trabalho competente naquilo em que se propõe a debater.

@jaquepoesia 26/01/2022

Necessária!
• BORDADOS
• Marjane Satrapi
• Quadrinhos na CIA

Obter sucesso na vida matrimonial costuma ser um desafio e tanto para muitas pessoas em muitos lugares do mundo. Mas no Irã ser feliz a dois pode ser um desafio ainda maior, uma vez que muitas meninas são obrigadas a se casar no início da adolescência com homens bem mais velhos. Esse foi o caso da tia de Marjane Strapi, que foi obrigada a se casar com um general de 69 anos.

Strapi conta estes e outros dramas das mulheres iranianas com um ar cômico e descontraído. O que faz desta uma HQ contestadora, porém divertida.

Para contar as histórias dessas mulheres que representam o quanto a cultura de seu país pode ser por vezes cruel com o sexo feminino, a ilustradora nos leva às reuniões em torno do samovar (tradicional bule de chá iraniano) onde via suas parentes mais velhas compartilharem as experiências sexuais delas e de outras mulheres.
Feminista e irônica esta obra irreverente grita sobre como as práticas machistas do Irã podem ser uma tortura para as mulheres.

🧵 Em um país onde a virgindade é superestimada, muitas mulheres recorrem a cirurgia de reconstituição do hímen, chamada de
"bordado". Para muitas mulheres em um país onde o falso moralismo impera essa é uma solução para serem aceitas por um novo "parceiro".
Mas o que as conversas em torno do samovar mostram é que o problema nunca foi a virgindade ou a falta dela, e sim os homens perversos que se usam das regras culturais do país para se aproveitarem das mulheres.

💬 Essa é uma HQ que faz o leitor(a) pensar no quanto mesmo tudo sendo diferente no Ocidente, ainda sim aqui muitas mulheres também focam suas vidas em agradarem os parceiros mesmo quando isso custa sua felicidade. Muitas são igualmente traídas e manipuladas, enganadas por falsas promessas de amor. Enfim seja aqui ou no Irã ainda há muito o que mudar!

Anne 25/01/2022

Que livro
Amei a tranquilidade e atitude delas comentarem sobre a vida sexual com as mulheres da família enquanto bordam. Amei descobrir o significado de "bordado cheio e parcial", eu achava que era qualquer coisa menos o que realmente é. É uma experiência muito boa para quem leu Persépolis .

naeobliqa 13/01/2022

recomendo leitura, muito rápido e gostosinho de ler. é engraçado. em uma roda de bordadeiras sempre é seguro fofocar né kkkkjjkkk

Larissa Abate 09/01/2022

Ler Marjane é sempre uma ótima ideia
Marjane Satrapi é genial! Amo o seu sarcasmo, a sua escrita afiada e ao mesmo tempo simples, amo as histórias que ela tem para contar.
Bordados é um livro para se ler em uma sentada, para pegar um chá e se divertir com as histórias sobre as mulheres de sua família e se sentir entre elas.
Uma delícia de livro, o único defeito é que é curtinho!

Fer Paimel 23/12/2021

Irônico e engraçado
Tinha lido Persépolis da autora e fiquei muito curiosa por seus outros quadrinhos. Bordados tem uma temática feminista, mas exposta de uma maneira sutil e leve.
Na realidade, o livro é triste, quando a gente pensa na objetificação dos corpos das mulheres, que são obrigadas a ?bordarem? (reconstruírem) seus hímens para serem aceitas como esposas, já que o casamento pode ser dissolvido pela falta de virgindade da noiva.
Não obstante, a maneira como as personagens discorrem sobre suas vidas faz com que seus relatos sejam cômicos e nos mostra como a sociedade ocidental, tida como ?livre? e ?evoluída?, na verdade ainda está longe de assegurar a igualdade entre os gêneros.
Livro muito curtinho, de ler de uma vez! Recomendo!!

Elaine.Magalhaes 07/12/2021

Vamos fazer uma samovar
Bordados é uma leitura rápida e recomendo.
Mais uma vez nossa personagem Marjane, em um samovar (tipo de chá irariano com importância cultural), nos mostra como é ser mulher no Irã.
Como é ser reprimida sexualmente, como é seguir regras absurdas como casar com um homem que você só vai conhecer no dia do casamento...AFF...kkkkk
Mais Bordados vem nos mostra esse lado do Islã que causa revolta em algumas questões, pois como mulher, jamais me submeteria a nenhuma delas. Aliás não sei o que faria se tivesse nascido num país assim. Acho que preferiria morrer...kkkk...
Bordados é uma caminhada íntima e sincera que nos leva a conhecer histórias e relatos são atuais de mulheres que querem ser unicamente mulheres.
A leitura é rápida e direta.
Recomendo fortemente.

Vitória Kusiak 04/12/2021

Hoje bati meu primeiro recorde e li esse clássico em algumas horinhas... pela primeira vez consegui ler um livro em apenas um dia!
Marjane Satrapi sempre me surpreende de forma positiva ao tratar temas importantes para nós mulheres e a nós ajudar a livrar de Tabus implícitos pela sociedade.

Gabriela Costa | @leia_preta 30/10/2021

Só amores
Esse livro é uma aconchego e uma obra incrível para discutir a experiência das mulheres. Marjane retrata o cenário das conversas depois do almoço na casa da sua avó, em as mulheres da família se reúnem e lá contram suas experiências amorosas, de vida e sexuais.

Me diverti muito e me lembrei porque gostei tanto de autora em Persepolis. Vale a pena demais!

Bi Bueno 08/08/2021

Bordados
O segundo livro que leio dessa autora nos mostra os sufocos por que passam as mulheres nos países fundamentalistas, ao mesmo tempo que revelam a criatividade delas em subverter determinadas situações que lhes são impostas.
E do bordado que ela fala, nenhuma mulher deveria ser, sequer, sugestionara a fazer?

Wacs 04/08/2021

Amo ler livros sobre culturas diferentes da minha. São quadrinhos diferentes que deixam a história tão gostosa de ser lida que acaba e você nem sente! A autora é a primeira que iraniana a escrever quadrinhos! Além desse, claro, super indico Persepólis dela!