Bordados

Bordados Marjane Satrapi

Resenhas - Bordados

Ju 15/12/2023

Um recorte no bordado
Apenas um recorte da vida dessas mulheres que se mesclam em todo tipo de personalidade e realização, uma Grafic Novel curta que diz muito mais do que suas palavras e desenhos.

gabriela nagel 11/11/2023

Quando comprei o livro, imaginei que a temática seria outra, mas foi uma leitura muito rapidinha é gostosa

Felipe HQs e Mais 02/11/2023

Ventilar o Coração! ?
? Hahahaha! Como 'Bordados' é divertida! Escrita e desenhada por Marjane Satrapi, a mesma autora de 'Persépolis', a HQ da editora Quadrinhos na Cia só prova que boas obras são atemporais e não se restringem às suas fronteiras.

?? Satrapi traça em 'Persépolis' o universo do Irã após a revolução que submergiu seu país em uma onda religiosa e conservadora (aliás, se você ainda não a leu, está dando mole!). Já em 'Bordados' o universo da história se restringe às mulheres que a cercam: avó, mãe, tias, amigas, todas reunidas para tomar um chá e fazer o que há de mais gostoso nessa vida, independente de qual seu país: conversar. Ou melhor, 'ventilar o coração', como bem lembra a avó de Marjane no início da HQ.

? Mas a tal 'ventilação' esconde o real motivo daquelas mulheres estarem juntas: falar dos outros pelas costas! Hahaha ? Cada uma das mulheres conta uma história própria, ou de alguma amiga ou conhecida, mas todas sempre envolvendo temas como casamento, sexo, relações com maridos e as diferentes visões de mundo que a Europa e o Irã têm.

? Ler 'Bordados' é dar risada do início ao fim. Mesmo simples, o traço de Satrapi consegue trazer as emoções certas na expressão de cada uma das mulheres que 'ventilam seu coração'. Só lendo pra entender! Um pequeno spoiler: uma delas, mãe de quatro filhas, nunca viu o 'pinto' do marido! Hahaha ?

? E você, conhecia essa HQ? Já leu? Eu recomendo: é diversão garantida! Siga meu perfil lá no Instagram: @hqsemais

Karla 19/10/2023

Maravilhoso!!! Uma roda de fofoca Phd kkkkkkkkk a história traz várias mulheres ?tricotando?, ou melhor, falando delas mesmas e de outras mulheres, em meio a tabus, costumes e muita furada.

ludcohen 16/10/2023

Estava ansiosa para ler esse livro e sabia que não iria me decepcionar. Sou apaixonada por graphic novels e Persepólis é com certeza uma das minhas favoritas. Essa obra não é tão grandiosa quanto a obra prima de Marjane Satrapi e nem se propõe a isso, mas não deixa de ser uma leitura sensacional. É um livro curto, mas podemos conhecer a história de algumas mulheres de três gerações da família Satrapi e suas mais diversas relações com casamento, sexo, homens e, principalmente, entre elas. Ótimo, vale a leitura!

Carol749 24/09/2023

Um dos meus quadrinhos favoritos, amo como a autora vai tecendo as narrativas de resistência que é contada por cada uma das mulheres num ritual de conversa (e fofoca) ao redor do samovar.
Adoro também o traço simples da arte que enlaça uma história complexa onde em muitas passagens os texto e diálogos ultrapassam os limites de um simples balão e tomam conta da página.
Uma ótima história para as fofoqueiras de plantão.

Mello 30/08/2023

HQ sobre as mulheres iranianas e toda a pressão social sobre virgindade, casamento, sexo. As relações das mulheres com homens golpistas, traidores, gays e etc e que suportam inúmeras situações em nome da moralidade. Bordado refere-se a reconstituição do himen que muitas mulheres se submetem.

Rodsluvian 21/08/2023

Cafezinho Dona Helena?
Me senti sentado com Marjane e todas as conhecidas dela, tomando um cafezinho da tarde, ouvindo histórias, opniões e aprendendo sobre uma cultura que ao meu ver se parece muito com as do Brasil, vistas de perto. Uma leitura cercada de risos, não muito leve, mas necessária. Adoro o humor da autora!

Vivian 13/07/2023

Divertido
Me diverti muito lendo esse quadrinho. Muito leve a forma que a autora narra o cotidiano das mulheres iranianas.

Mike 08/07/2023

Immensely entertaining despite the challenging topic
I love how Satrapi brought levity to what were mostly tragic and abusive events epitomizing just how brazenly oppressive and destructive the world is towards women, especially women in countries like Iran.

I will never forget the story with the tea and key....this is a must-read for its brevity and levity.

Eduarda.Colognesi 03/07/2023

Muito gostoso de ler, ler e ver um retrato certeiro de uma cultura que não temos tanto contato mas com certeza traços claros se cruzando.
Foi uma leitura prazeroza feita no horário de almoço do trabalho!

Camila.Macedo 08/06/2023

Mais do que fofoca
Marjane Satrapi, muito bem sucedida na obra Persépolis, apresenta histórias de mulheres, que fazem parte do seu universo, em Bordados. A avó, a mãe, tias e amigas, relatam, no momento do chá tradicional, a vida da mulher iraniana, com revelações íntimas sobre casamento e sexualidade. Boas fofocas que nos remete a tabus, os quais, me arrisco afirmar, ainda não foram inteiramente superados. Divertido e leve!!

babipalhuzi 14/05/2023

HQ bem realista e sensível
É interessante perceber o quanto Marjane consegue mostrar semelhanças da vivência feminina em culturas com valores, aparentemente, tão opostos.

iane.books 06/05/2023

Bordados
Desde o meu primeiro contato com Marjane Satrapi em Persépolis, me apaixonei por esse tipo de hq.
Bordados retrata um diálogo entre mulheres iranianas, que expõem suas fragilidades mediante à cultura machista de seu país e tudo que elas passaram na vida em nome do moralismo e da honra da família.
Vale muito a pena ler, além de ser rapidinho e bem descontraído.

Bela.scosta 29/04/2023

Uma história em quadrinhos para ler em uma tardezinha ?
"Bordados" retrata, em formato de quadrinhos, uma reunião familiar onde mulheres iranianas sentam para tomar chá e conversar. Nessa conversa, são compartilhadas várias histórias sobre casamento, sobre sexo e outros, e até alguns pontos delicados sobre os mesmos, mas que são retratados de uma forma leve e engraçada. Simplesmente adorei, li em uma tardezinha! Doida para ver mais da escritora, Marjane Satrapi!