Bordados

Bordados Marjane Satrapi

Resenhas - Bordados

mari 22/04/2023

Fofocas iranianas
As melhores memórias da minha infância são os cafés da tarde ouvindo as histórias e fofocas narradas pelas mulheres da minha família. esses momentos me presentearam com uma sensação de pertencimento e confidência que nenhuma outra herança seria capaz de superar. pelo título, confesso que esperava aprofundamento sobre a discussão ao redor da cirurgia de reconstituição do hímen no Irã, mas a leveza dessa história acabou sendo muito bem vinda.

naclaxvz 29/03/2023

Uma leitura super rápida, esse quadrinho me fez companhia em uma ida de ônibus que é particularmente estressante e foi ótimo!

a história retrata, de forma divertida, as vivência matrimoniais de mulheres do oriente.

o livro me entreteu, foi uma forma bem didática de discutir o conservadorismo e observar na prática o quanto essas coisas impactam na vida das pessoas, principalmente das mulheres.

Nati Sampaio 21/03/2023

Sou suspeita pra falar, porque amo a Marjane Satrapi de outros carnavais rs. Mas esse livro é tão maravilhoso como o Persepolis! Porém mais íntimo, cômico e com mais críticas.
O feminismo da autora é sútil, mas carregado em todas as páginas.
Maravilhoso!

Thayná Krueger 20/03/2023

Graphic Novel cuta e divertida
Para quem procura uma leitura curta que debate questões de gênero de forma divertida, essa pode ser um excelente experiência.

Essa Graphic Novel vai tratar de diversos assuntos relacionados à cultura iraniana, o casamento, o desejo sexual das mulher e outros temos por meio de conversas entre mulheres que descrevem suas experiências e percepções.

"A vida é assim! Ás vezes você está montada no cavalo, às vezes é o cavalo que monta em você."

alinasjornadas 16/02/2023

Indicação Semanal = “Bordados" (publicação de Marjane Satrapi)
Indicação Semanal = “Bordados"
PUBLICAÇÃO DE = Marjane Satrapi
PÁGINAS = 136
Avaliação: 05;

Mais do que um romance gráfico (ou famigerada Hq), mas uma experiência biográfica riquíssima na qual discussões políticas e culturais iranianas são emergidas na forma de vivências dadas como “simplórias/comuns”. Com a extração de memórias experienciadas pela escritora e ilustradora, vivenciam-se os pós almoços de família na casa de sua avó, no Teerã, finalizados ritualisticamente da mesma forma: homens que realizam o período de sesta (descanso) e mulheres que limpam a cozinha, ansiosíssimas pelo seu “Bordado”

#literaturainternacional #literaturanacional #resenhaliterária #análiseliterária #biblioteca #livraria #história #leitura #livros #books #livroseleituras #indicaçãodeautores #bookstan #perfilliterário #booklovers #leitores #nerd #geek #orgulhonerd #culturanerd #geekpride #geekculture #Bordados #MarjaneSatrapi

site: https://codinomeviesacademico.blogspot.com/2023/02/indicacao-semanal-bordados-publicacao.html

Simone Brito 01/01/2023

Você sabe o que são "Bordados"?
Marjane Satrapi, escritora franco-iraniana, autora de “Persépolis”, nos brinca com mais um livro interessante, “Bordados”, através do qual nos mostra um pouco da sociedade aristocrática iraniana e o papel da mulher nesse ambiente.
Como todas as mulheres, a iraniana não é diferente, têm desejos, vaidade, carências e necessidades físicas e psíquicas, mas, infelizmente, é obrigada a submeter-se aos costumes e as exigências de um país que ainda as vê como moeda de troca, como troféu a ser exibido aos compatriotas para provar a dignidade de uma família.
Enquanto isso, a opinião de uma mulher nada importa, muito menos suas necessidades, sejam elas quais forem.
E nesse contexto, “Bordados” nos retrata a realidade de várias mulheres que, quando estão entre amigas ou familiares de mesmo sexo, somente nesse momento, conseguem conversar abertamente e externar suas opiniões, anseios e tristezas.
Curioso, intrigante e causador de indignação é a definição desse livro, a começar pelo título. “Bordados” seriam cirurgias para reconstrução do hímen.
Além da autora, que já conhecia, o título do livro me atraiu e “me chamou” a lê-lo, porém, ao finalizar a leitura, fiquei com um nó na garganta só em pensar que ainda possa existir nesse mundo algum país que, de uma forma ou outra, obrigue uma mulher, por vezes, uma menina, a ter que reconstruir o hímen, fazendo um bordado, para manter a honra e a dignidade de uma família.
Embora sendo um livro em quadrinhos, trata de um assunto sério e que nos leva a refletir.

21/12/2022

A partir do olhar bem humorado da escritora, acessamos velhos costumes que permanecem rondando, e as vezes assombrando, a vida de diversas mulheres dentro da cultura iraniana. Seriam questões apenas de uma cultura?!

Paula.MTerra 13/12/2022

Bordados
Leitura rápida e surpreendente sobre uma cultura (Iraniana) tão diferente da nossa..
"A intimidade dessas mulheres, contada com surpreendente franqueza, dá a impressão de que estamos ali na sala, ouvindo as confissões ao lado delas, com uma xícara de chá."

Tha_Reis 04/12/2022

sororidade e cultura
"A vida é assim! Às vezes você está montada no cavalo, às vezes é o cavalo que monta em você." (p.128)

Já conhecia os quadrinhos autobiográficos da Marjane Satrapi pela obra prima "Persépolis" e por isso havia salvo na minha lista de leitura os livros spin-off que abordam facetas mais específicas da sua trajetória familiar.

"Bordados" trata não apenas a relação cotidiana das mulheres do círculo de convívio familiar da Marjane, como também dos dilemas patriarcais enfrentados pelas mulheres orientais de modo geral.

Bordado é o momento de cumplicidade onde as mulheres vão tecendo fofocas umas sobre as outras. Bordado é a gíria para o costume cultural opressor do corpo feminino validado apenas pela virgindade. Bordado é a linha de desabafo e soridade com a qual as mulheres tecem umas com as outras, sem nunca terminar pois a luta delas é diária e constante.

Anninha 23/11/2022

Divertido e ácido como Persépolis, só que mais leve.
Se você já leu Persépolis deve estar familiarizado com a maneira que a Marjane Satrapi aborda temas de carga pesada de forma irônica e divertida. Entretanto, diferente de Persépolis, o qual discorre sobre vários períodos da vida da autora, Bordados retrata uma reunião de mulheres iranianas do convívio de Satrapi, incluindo a própria, na casa de sua avó. Elas comentam sobre suas vivências enquanto mulheres dentro de um regime extremamente machista e cerceador, falam de seus amores, suas paixões e até mesmo de sexo.
Devorei esse livro em apenas algumas horinhas, leitura agradável e dinâmica não deixando de ser culturalmente rica e crítica, demonstrando que as iranianas em muito se assemelham ao restante das mulheres do mundo.

Vicente 17/11/2022

Hilário
Conhecida pelo best seller Persepolis Marjane Satrapi conta suas lembranças Duran os almoços na casa da avó, onde as mulheres se reuniam para contar suas experiências de vida. Leitura divertidíssima.

caroline sn 06/11/2022

Gostei da leitura, mas achei que iria gostar mais. O mais legal da hq é perceber que num país distante e tão diferente culturalmente do nosso as questões femininas são tão semelhantes. Há um compartilhamento da condição da mulher no mundo independente de onde ela esteja inserida.

Pedro Peliciari 03/11/2022

Queria bordar com elas
9 mulheres cheias de história pra contar se reúnem, sozinhas, pra tomar um chazinho (samovar, na cultura iraniana) depois do almoço. Enquanto isso, os homens vão tirar um cochilo. Daí pra frente é só fofoca.
O livro é delicioso, de devorar numa sentada. Cada mulher conta suas experiências com homens, tudo de um jeito muito bem-humorado e com os exatos recursos estilísticos que esse tipo de obra pede. Assim, somos inseridos - pelo menos no recorte da classe a que pertencem essas mulheres - no contexto iraniano e notamos que, muito longe da noção ocidentalizada, elas conversam entre si com muito mais liberdade do que o fazemos aqui.
Ótima leitura pra descontrair nesses tempos difíceis. ??

Flávio 23/10/2022

Bordados - Marjane Satrapi
Um lindo trabalho de Marjane, tanto a arte quanto o texto dessa HQ mostra uma maior intimidade a sua própria história e da sua família, que acredito poderiam render histórias próprias. Recomendo a leitura.p

Tathy 11/10/2022

Sensível e sarcástico
Em um país machista e regido por um regime fundamentalista, as mulheres encontram forças ao se apoiarem, trocarem experiências e histórias.
Essa gráfic novel da Marjani aborda esse mundo feminino com sensibilidade e sarcasmo.