Bordados

Bordados Marjane Satrapi

Resenhas - Bordados

nanarissa 21/01/2021

De fato, a sinopse bate com a história contada, mas não do jeito que eu esperava. Tinha esperança de uma narrativa empolgante, reflexiva, como trazem os outros dois livros de Marjane que li (Frango com Ameixas e Persépolis especialmente), o que não encontrei aqui. Acho que talvez o excesso de similaridade com a minha realidade, a "tricotagem" dos anos 90, tenham, ao invés de trazer algum senso de sintonia, trazido uma certa tristeza e desapontamento. Talvez com a realidade chata e absurda à qual ainda nos submetemos e somos submetidas do que com a obra em si. De todo modo, nesse momento, não gostei. Pode ser o caso clássico do livro que nos encontra na hora errada. Este parece que chegou com muito atraso.

Anselmo 18/01/2021

Uma boa fofoca.
Sabe aquela roda de conversas só de mulheres? Quem já teve a sorte de ouvir, deu muitas risadas, pois é uma conversa sem filtros e muito direta. Aqui, em Bordados é exatamente isso. Aquela velha e boa fofoca da vida alheia sem maldade. Mas a palavra, Bordados, não é exatamente p significado que sabemos, mas sim um gíria local para outra coisa, sem spoiler okay?! Hahahaha! Cada uma de mulheres presente, na casa conta um fofoca ou algo que lhe aconteceu, e são história com muito bom humor, vc corre o risco de se pegar rindo. A história do Chá para o marido foi nojenta e hilária, gostei de todos os "causos", vale a pena ler Bordados.

Giovanaacampos 07/01/2021

Um quadrinho pra se ler em uma sentada!
Marjane traz humor à tragédia e contagia ao levar o leitor ao momento exato do que conta. Sensacional!

Giulianapetrucci 18/12/2020

Mais um registro precioso de Marjane sobre suas memórias
O título desse livro não é sobre o que vc imagina que seja!

Antes da resenha, vou pedir pra que me sigam no meu bookstagram, caso gostem: https://www.instagram.com/crocoleituras/

Bordados, uma HQ menos conhecida de Marjne Satrapi, autora de Persépolis!

A HQ reúne experiências de mulheres iranianas familiares , colegas e vizinhas da autora. Bordados é como uma etnografia das relações entre mulheres iranianas de classe média quando estao sociabilizando a sós, sem papas na língua.

Numa tarde, elas se reúnem para tomar chá cozido pelo samovar :utensílio tipicamente usado para fazer chá no irã como em outros países.

Essas mulheres começam a por o papo em dia e, em português claro, a fofocar. Nesse momento, falam da vida delas e de conhecidas que viveram tragédias dentro de seus relacionamentos amorosos.

A cada história, percebemos como o casamento no irã é tido como uma promessa a mulheres que vêem a oportunidade de encontrar o grande amor ou ascender socialmente. Pra isso, porém, há normas bem conservadoras a se seguir, como manter a virgindade intacta para ser uma boa pretendente como esposa.

Na realidade, no entanto, as coisas nem sempre correm como o planejado. Muitas mulheres de casamento arranjado já não são virgens e, por isso, recorrem ao bordado. O bordado aparece no livro como metáfora para a hímenoplastia: a cirurgia de reconstrução do hímen feminino.

Assim, elas narram suas experiências a respeito de seus relacionamentos fracassados e as expectativas e frustrações sobre seus corpos. Corpos esses onde sempre falta algo: um olhar mais semicerrado, um nariz menor, falta juventude, curvas , falta até virgindade. Alguma confrontam as cobranças torturantes feitas às mulheres e outras contam como deram um jeito de se manterem atraentes para seus maridos.

O livro mostra a ingenuidade e opressão de gênero a qual as iranianas estão submetidas. Muitas acreditam que os problemas de sexo estão superados no ocidente, mas o que vemos na prática é que países como o Brasil e EUA são recordistas em cirurgias plásticas.

Bordados é muito legal porque entramos em contato com as aflições de mulheres que seriam, em teoria, muito diferentes de nós mulheres ocidentais. Percebi com a leitura que temos mais em comum do que se imagina...

site: https://www.instagram.com/crocoleituras/

Luly @projetocabeceira 05/10/2020

Mais um pérola
Mais uma Petrola de Marjani Satrapi. Um bate papo entre as mulheres da família que nós faz ver a mulher do oriente médio com outros olhos

Bia Hanako 20/09/2020

Bordados é uma graphic novel (ou quadrinho pros mais íntimos) bem curtinha da escritora iraniana Marjane Satrapi / já vou deixando avisado aqui que o tamanho do livro não muda em nada sua magnitude / o livro acompanha uma roda de chá e de conversa de mulheres que acontece depois do almoço / nessa reunião, a partir do compartilhamento de relatos, de opiniões e de sentimentos, o grupo de mulheres vai tecendo uma rede de histórias, das mais engraçadas até as mais chocantes / além da perceptível denúncia social que cada uma dessas falas carrega, Marjane abre uma fresta no universo das mulheres iranianas e levemente nos convida a vivenciar seu cotidiano / todas as histórias contadas têm mulheres como protagonistas, o que de cara já quebra alguns paradigmas que nós ocidentais temos a teimosia de criar quando olhamos para culturas que fogem dos nossos padrões / ao resumir as mulheres iranianas e orientais ao esteriótipo de mulheres submissas, deixamos as histórias serem contadas sob o ponto de vista do algoz, e esquecemos quem realmente merece atenção nesse cenário / esse retrato fiel das mulheres iranianas mostra uma união feminina e uma resistência que eu, erroneamente, jamais imaginei existir / Bordados dá uma aula completa sobre como a força do companheirismo feminino ameniza as dores do dia a dia

Baconzitas 30/08/2020

Falar mal dos outros ventila o coração!
Minha única reclamação é o tamanho do livro ? ele além de pequeninho, é curto.

Tirando isso, histórias cativantes, uma família muito fofa, leitura envolvente :)

char_benji 09/08/2020

Chocante!
É difícil ler e imaginar as situações se passando comigo, me dói ter lido todas essas coisas e pensar que tem gente que passou, passa e passará por isso. Esse livro me marcou muito, me ensinou que existem culturas diferentes e que, por muitas das vezes, ferem os direitos humanos e nem vêem, tratando com naturalidade. É bom ter um olhar mais amplo e poder analisar a situação como um todo, notando como o patriarcalismo é enraizado e doente.

Bi Sagen 25/07/2020

Marjane cresceu cercada de tradições, uma delas é que as mulheres de sua família e amigas se reuniam de tempos em tempos para tomar chá juntas e conversar.

A HQ bordados é uma referência direta a esse tempo de intimidade, de tricotar, fofocar.

Somos levados a conhecer as mais diversas histórias de amor (ou de desamor) das mais diferentes mulheres, mostrando um lado desconhecido das iranianas.

Sem tanta política e história quanto Persépolis, dessa vez conhecemos assuntos mais cotidianos (o que não quer dizer que sejam menos delicados).

site: https://www.instagram.com/leituras.da.gabi/

Paloma 23/06/2020

Queria conhecer essas mulheres...
Foi tão bom reencontrar a Marjane depois de tantos anos que li Persepolis. Ela conta tudo de uma forma muito engraçada, mesmo as histórias das mulheres da família que são envoltas em machismo e tragédias para nós do século 21 ocidental. Como? Com muito talento pra escrever e desenhar.
Além disso, neste livro, Marjane não é protagonista, e o protagonismo fica todo para as mulheres mais velhas com histórias maravilhosas da família dela. Esse livro é demais, recomendo muito a leitura.
Bruno.Costa 23/06/2020minha estante
Excelente resenha! Deu até vontade de ler. Muito obrigado. Vou ver se encontro um Bordados para ler também

Hannah Monise 26/04/2020

Uma leitura, nova cultura
Essa graphic novel foi uma leitura bastante divertida, leve e engraçada. Li numa tacada só e ri bastante!

É, de fato, essas histórias são tão comuns a nós que nem imaginaríamos que são de mulheres iranianas se não nos fosse contado este detalhe. É incrível ver o quanto essas mulheres, pelo menos algumas, são fortes e determinadas apesar de qualquer opressão que possam ter passado. Afinal de contas, mulher pode o que quiser, quando quiser e em qualquer lugar do mundo!

É tão interessante saber o porquê do título Bordados... A cada leitura, a descoberta de novos significados e culturas.

Assim, esse livro me despertou uma curiosidade imensa de ler Persépolis.

Mateus Sant'Ana 08/04/2020

Satrapi me conquistou com Persépolis, e fiquei feliz com a oportunidade de ler esse livro. É uma história simples, familiar, mas que muito nos revela a respeito da cultura iraniana, o que é essencial para conhecer essa cultura que é tão mistificada pelo ocidente do século XXI. A simplicidade mostra um lado mais real, humano, das personagens femininas, que são muito mais do que as mulheres submissas e sem vontade que costumamos ver nas representações ocidentais do mundo islâmico.

Gabrielly.Barbosa 19/03/2020

Livro maravilhoso!! Sem dúvidas, depois de Persépolis este é o meu favorito. A história vicia, amo a escrita da Marjane Satrapi e seu jeito de envolver o humor com histórias difíceis em uma só obra.

Karoline315 29/02/2020

Resistência Feminina
Essa HQ é maravilhosa e da pra ler em uma sentada. Dessa vez, Marjane conta a história pelos olhos das mulheres de sua família. É sobre como a mulher resiste, mesmo em um ambiente tão hostil a nossa existência. Sobre como a nossa união importa e é necessária pra nossa sobrevivência.