Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

PaulaSilva88 18/01/2024

Simplesmente incrível empolgante
e emocionante, jamais imaginei que
Os Testamentos me faria chorar.
Tia Lydia se um dia te critiquei, me
perdoe. Amei com todo meu coração

Raphaela.Zamuner 17/01/2024

Esperava uma continuação da história de ?um conto de aia? mas na verdade os testamentos vai muito além disso, faz toda estrutura, organização e funcionamento de Gilead.
Com novas narrativas e personagens, fiquei obcecada pela história, mas confesso que o final muito ?fácil? das irmãs me decepcionou, não abordar a queda do governo e seu desenrolar, bem como o reencontro da família em detalhes e os pais das irmãs foi um erro bem grande na minha experiência?

Sadrak 17/01/2024

Depois do fim
Ufa, não resisti à carreira para terminar a leitura. Depois da página 300, peguei direto até terminar. Acho que os bons romances provocam isso na gente.

"Os testamentos" é uma excelente continuidade do "Conto da aia". Um presente para quem já era apaixonado por essa obra.

Ju 17/01/2024

Quando comecei a ler este livro me perguntei porque não o li antes. A história é muito bem construída e conseguimos entender melhor como a tia Lidya acabou se tornando uma tia. Também é possível entender como é se viver no lado oposto, sendo um cidadão de Gilliad. Vale muito a pena.

Fraan Fontes' 17/01/2024

Um bom desfecho
A história se passa 15 qnos depois dos acontecimentos do primeiro livro e fecha algumas pontas que ficaram soltas. Uma narrativa a em três perspectivas e admito que as partes estratégicas da Tia Lydia me pegaram mais. Quando foi afunilando pro final eu já tinha pego todos os plots antes de serem revelados mas ainda assim não estragou a história
Se a Margaret demorou 35 anos pra fazer esse livro já temos que ficar conformados que não teremos um terceiro com certeza haha

MAnica143 16/01/2024

Maravilhoso
Li em três dias
Queria saber o final dessa história maravilhosa
Muito bom recomendo ??
??????????+??

Kelly 15/01/2024

Esse livro não foca nas aias, foca em Gilead. Senti falta das aias, mas mesmo assim vale a leitura. Personagens odiados deixam de ser odiados.

duda 15/01/2024

A Tia Lydia, cheia de mistérios, se torna uma peça-chave, desvendando os segredos escondidos de Gilead. Sua moral ambígua e o papel de mudança que desempenha acrescentam uma intensidade emocional à história. Margaret Atwood traz uma trama envolvente que desafia nossas expectativas, explorando de forma profunda as complexidades da resistência em um mundo distópico. É uma obra incrível que mexe com as emoções e nos faz refletir sobre poder, sobrevivência e lealdade.

Sofia 09/01/2024

Os testamentos
Este livro é a sequência á ?história de uma serva?, e na minha opinião deu um excelente final para esta duologia.

Esta história passasse 15 anos após ?a história de uma serva?, e o regime ditatorial e conservador de Gilead começa a demonstrar as suas fraquezas.

Neste livro vamos acompanhar o ponto de vista de 3 personagens, uma tia, uma rapariga que foi criada em Gilead e outra que é do Canadá, a história destas três mulheres completamente diferentes cruza-se em algo que pode ter resultados explosivos.

Gostei imenso de poder ver o ponto de vista de outras mulheres noutras posições que não serva, em especial saber mais sobre a Tia Lydia. Ela é uma personagem muito complexa e foi extremamente bem desenvolvida. Fiquei muito impressionada com esta sequência e conclusão deste universo distópico tão envolvente.

As outras duas personagens foram igualmente bem desenvolvidas e foi muito interessante comparar uma com a outra sendo que elas cresceram em meios tão destintos.

?Ficarias espantado ao perceber a rapidez com que a mente fica entorpecida na ausência de outras pessoas. Uma pessoa sozinha não é uma pessoa completamente:nos existimos na relação com os outros. Eu era uma pessoa arriscava-me a tornar pessoa nenhuma.?

?Ninguém quer morrer?mas há pessoas que não querem viver de nenhuma da maneiras que lhes lhes são permitidas?

5/5?

PAULINE 09/01/2024

Ponto final?
30 e alguns anos depois, Margaret Atwood nos presenteia com a continuação de O conto da aia. Enfim podemos saber o que aconteceu com Giliead e seus Comandantes, Tias, Esposas, Aias, entre outros segmentos apresentados nessa distopia. Confesso que me questiono se estamos tão distantes de viver algo próximo à sociedade apresentada pela escritora canadense. E se vivêssemos, teríamos rebeldes e pérolas dispostos a se arriscar para destruir um regime tão corrupto? Afinal, de regime corrupto já entendemos tão bem.
Fica a reflexão e o convite à leitura.

Jonathan Feitoza 06/01/2024

Você se considera uma raposa ou um gato?
Neste exato momento, acabo de concluir esta leitura e estou atônito, sem palavras. Sinto que um pedaço de mim se foi junto com a última página. Confesso que estava apreensivo em relação a como seria essa continuação lançada após tantos anos do primeiro livro. Tinha receio de que fosse apenas mais um aproveitamento comercial, surfando na onda do sucesso dos leitores. No entanto, estava totalmente enganado; este livro é necessário!

Saber como tudo se desenrola e chega ao fim acrescentou uma dimensão extra a todo o universo criado por Margaret Atwood. Compreender os passos de Tia Lydia e todas as suas motivações me causa um aperto no coração. Admito que, inicialmente, no primeiro livro, não sentia compaixão pelas tias e, principalmente, pelas esposas. Receber esse "soco" no estômago ao voltar à realidade de que, não importa em qual classe social você esteja ou em qual posição hierárquica de Gilead, se você for mulher, está sujeita a baixar a cabeça diante de todo o governo dos homens.

Sem dúvida, precisarei de um bom e longo tempo para digerir essa história, assim como ainda não consegui assimilar completamente O Conto da Aia mesmo após anos de leitura. Ainda sinto o impacto no estômago. A maneira como este livro é habilmente escrito faz com que eu nunca me canse de admirar o talento de escrita de Margaret. Estou estupefato com tudo isso. Este desabafo é, acima de tudo, uma expressão da dor e da intensidade arrebatadora desta história.

Ana Flávia 06/01/2024

Esse livro é uma continuação que se passa alguns após o Conto da Aia. O livro tem uma leitura mais fluida e menos pesada que o seu antecessor e da um fechamento merecido para a história.

Lucas Galvão 05/01/2024

Resenha - Os Testamentos
Os Testamentos trabalha com o relato de três personagens, Tia Lydia que viu o regime de Gilead ascender, Agnes que cresceu dentro dessa nova realidade e Daisy que cresceu no Canadá (fornecendo a visão de alguém de fora). Margaret Atwood consegue conduzir muito bem as três narrativas diferentes e entrelaçar as histórias.
O livro é emocionante e complementa muito bem O conto da aia. Além disso, nos faz refletir sobre como golpes de estado e ascensão de regimes autoritários e teocráticos podem ocorrer. O livro mostra como a violência física e psicológica são utilizadas durante a criação e manutenção do Estado de Gilead, sempre com base na misoginia e no machismo idênticos aos que observamos no passado e presente de nossa sociedade.
Quem decidir ler Os Testamentos irá se deparar com uma excelente história que trará muitos questionamentos e reflexões.