Tempos Líquidos

Resenhas - Tempos Líquidos

1 | 2 | 3 | 4

Carol 20/12/2022

Necessário
Em seu livro ?Tempos líquidos?, Zygmunt Bauman aborda questões emergentes no século atual baseado na teoria da volatilidade da água, em que seres cada vez mais individualizados ficam alheios ao mundo externo, tornando-se maleáveis a sucetíveis ?catástrofes?, e fragmentando cada vez mais seus laços afetivos com a comunidade.
A escrita do autor não é rebuscada mas exige um pouco mais da atenção do leitor para captar as principais ideias.

Davi846 07/12/2022

A melhor forma para não se liquefazer em época tão volátil e efêmera é ser você mesmo.Seguindo essa lógica, dentro da conjuntura do mundo globalizado, na qual o sentimento de insegurança é ainda mais aprofundado devido aos avanços tecnológicos, as relações humanas retonam ao pó metafórico da criação. Diante dessa perspectiva, o outro é visto não como ser humano, porém como competidor, ameaça que é à incerteza do futuro não concretizado. Além disso, essa ânsia de mal-estar e ojeriza ao outro dá margem à indústria capitalista de produção, que aproveita a vulnerabilidade das relações humanas e fomenta a ideia da defesa e cuidado mediante segreção social. Por conseguinte, é possivel fazer um paralelo em relação à obra 1984, em que o partido do grande irmão sustenta a narrativa de guerra entre os continentes para manter ainda mais o medo e uma alimentada sensação de desconfiança entre os indivíduos, originando, assim, uma sociedade "asociavel", fazendo emergir, ainda que de forma relativa e comparativa, o Estado de natureza defendido pelo contratualista Thomas Hobbes, na qual impera a insegurança, o medo e o conflito.
Assim sendo, produzir relações fortes junto de pessoas sólidas em tempos liquídos é de extrema importância.

Côrtes 10/09/2022

Difícil
Livro ótimo, reflete bem sobre os tempos modernos, porém tem uma leve complexidade talvez seja por isso q não avaliei como perfeito. Adorei a primeira experiência com Bauman.

LuckazTavares 31/07/2022

A única solidez do mundo globalizado é a perfeição de Bauman
Voltei rapaziada, quanto tempo não ponho uma resenha aqui. Então, finalizei Bauman, e, que livro fascinante. Um dia quero retomá-lo e lê-lo com os olhares de um adulto diante do inferno, trazido por Marco Polo na última página. Impossível acabar de ler e não ter a sensação de debater e refletir diante de tudo à volta, a sensação que fazemos parte do conluio de caça e ao qual não dá para se retirar, impressionante, formidável e incrível. Parabéns Bauman. Trarei futuramente resenhas de cada capítulo. Obg Bauman.

Viccthor | @mathvictor 20/07/2022

Quase terminei, mas...
Imaginava que a linguagem seria um pouco mais acessível. Até tentei ir até o final, mas como havia um período sem ler diariamente, desisti que seria melhor parar e lê-lo em um momento mais oportuno, quem sabe.

Gabriel 14/07/2022

A modernidade líquida e seus problemas
"Tempos líquidos", do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, oferece uma análise dos problemas e características da modernidade líquida em um "mundo negativamente globalizado".
No período líquido da modernidade há, segundo Bauman, a separação entre poder e política, surgimento de um capital do medo e a busca por soluções individuais para problemas coletivos em virtude do desmantelamento do Estado. Tudo isso em face da guerra ao terrorismo e o aumento do número de refugiados.
Destaca, ainda, a presença de mixofobia, ou seja, o medo de misturas em um meio urbano inseguro, e a existência de uma "utopia dos caçadores", que reflete uma visão desregulamentada, privatizada e individualizada da realidade. Estes dois fatores encontram-se em meio ao embate dos poderes globais nas cidades.
Uma leitura essencial para entender os problemas da modernidade líquida num mundo de injustiças e desigualdades globalizadas.

João Cosme 11/06/2022

Esse é o primeiro livro desse sociólogo que leio e, tomando esse livro como base, pretendo ler outros dele.
Esse livro faz relações com as cidades contemporâneas, o perigo apresentado nelas e também a ilusão do perigo através de marketing.
Uma das minhas partes favoritas - É impossível resolver problemas criados globalmente com proposta locais, a única forma de resolver problemas globais é com propostas globais.

Rodolfo 26/02/2022

Modernidade Liquida
Um leitura necessária para quem se sente incômodado com os rumos que a nossa sociedade vem tomando no que se refere as desigualdades sociais. Leitura angustiante e densa, que exige disponibilidade interna para olhar cara a cara a difícil realidade e talvez mais complexo ainda, futuro da nossa espécie.

Elpidio 12/02/2022

Ótimo!
Bauman nos leva a uma ótima discussão sobre as inseguranças de um mundo globalizado que carrega consigo a destruição da solidariedade social, o fortalecimento da individualidade e a violência generalizada no dia a dia das grandes metrópoles.

Cleuzita 13/01/2022

Livro relevante, necessário e muito atual.
Esse livro aborda temas que estão atualmente sendo vistos e discutidos cotidianamente na mídia e nas instituições de ensino e pesquisa. Questões sobre a imigração, Estado, democracia, os medos, a vida urbana, as utopias... Diversos assuntos tratados e refletidos. Recomendo muito a leitura.

veiraque 04/01/2022

Eu adoro um desafio intelectual, é arrumei um dos grandes, creio ainda não estar a altura de tal livro, o que significa uma futura releitura, o livro é curto, mas, extremamente denso.

Tinha de reler algumas vezes, mas eu adorei, eu não parava de pensar nesse livro! Primeira leitura de 2021 muito muito boa!

BruPimentel 22/12/2021

Primeiro contato com Bauman
Gostei muito do primeiro contato com esse autor tão conhecido.

Gostei da leitura, traz boas reflexões, mas é um livro denso.

Pode parecer que é um livro curto e será uma leitura rápida, mas pra mim não foi. Pra mim foi uma leitura boa, profunda e lenta.

Wallace17 30/07/2021

Liquidez? Temos!
Termino a leitura de Tempos Líquidos, do pós-moderno Zymunt Bauman, tomando uma cerveja! Para comemorar o fim deste livro que me trouxe reflexões, críticas e conversas construtivas com duas mulheres incríveis! O fim do livro é bárbaro, termina com uma citação de Italo Calvino "O inferno dos vivos não é algo que será: se existe um, é o que já está aqui, o inferno em que vivemos todos os dias, que formamos estando juntos. Há duas maneiras de não sofrê-lo. A primeira é fácil para muitos: aceitar o inferno e se tornar parte dele a ponto de não conseguir mais vê-lo. A segunda é arriscada e exige vigilância e preocupação constantes: procurar e saber reconhecer quem e o quê, no meio do inferno, não são inferno, e fazê-los durar, dar-lhe espaço"

site: https://www.instagram.com/p/BgHZAP4Buei/

Diogo.Faria 12/06/2021

Primeiro livro que leio de Bauman, é uma leitura bem densa e sofisticada, cheio de pontuações importantissimas que afetam a forma como vemos e vivemos atualmente, trata de assuntos relacioandos a globalização, medo, poder, afrouxamento dos vinculos, individualização, e consumo descontrolado de recursos naturais.

Durante este leitura, tive a sensação de estar sendo atropelado por um caminhão varias vezes. A escrita prende muito, mesmo não sendo uma leitura muito facil e fluida.

1 | 2 | 3 | 4