Tempos Líquidos

Tempos Líquidos Zygmunt Bauman

Resenhas - Tempos Líquidos

1 | 2 | 3 | 4

Lenon, André Lenon 30/05/2021

O primeiro que li do Baumann, pretendo ler algumas outras obras dele, mas nesta acredito ainda não ter o nível necessário para uma compreensão plena do escritor.

Hélio 08/05/2021

Tempos Líquidos ? Zygmunt Bauman
Zygmunt Bauman é um sociólogo polonês que desenvolveu o conceito de modernidade líquida. Sobre este conceito ele escreveu dezenas de livros, como por exemplo: "Amor Líquido" em que trata sobre a fragilidade dos laços afetivos; Vida líquida; Nascidos em tempos líquidos; Vigilância Líquida; Medo Líquido, e este é mais um livro de Bauman que nos leva a refletir sobre os problemas da sociedade.

Neste livro, Bauman como sempre faz duras críticas ao capitalismo. Fala sobre uma "Globalização Negativa" que gera uma série de problemas, dentre os quais: desigualdades, miséria, terrorismo, guerras, insegurança... E estes problemas geram os medos atuais, a insegurança nos grandes centros, medo generalizado do terrorismo. São esses medos que legitimam a política, onde seus agentes administram e exploram cada vez mais os medos que estes mesmos "fabricam".

Sobre o medo Bauman diz:
"Os medos nos estimulam a assumir uma ação defensiva. Quando isso ocorre, a ação defensiva confere proximidade e tangibilidade ao medo. São nossas respostas que reclassificam as premonições sombrias como realidade diária, dando corpo à palavra. O medo agora se estabeleceu, saturando nossas rotinas cotidianas; praticamente não precisa de outros estímulos exteriores, já que as ações que estimula, dia após dia, fornecem toda a motivação e toda a energia de que ele necessita para se reproduzir".

Bauman também faz críticas a desumanidade no tratamento que recebem os refugiados, ele diz que os refugiados são para a modernidade um "lixo humano" que precisa ser removido.

"Os refugiados são a própria encarnação do "lixo humano", sem função útil a desempenhar na terra em que chegam onde permanecerão temporariamente, e sem a intenção ou esperança realista de serem assimilados e incluídos no novo corpo social".

Dos livros que já li do Bauman esse é um dos menos densos, a leitura flui de uma forma mais fácil de compreender

Elizangela 24/04/2021

Insegurança
Bauman, sociólogo e filósofo polonês, traz numa introdução e em cinco capítulos, reflexões a cerca da insegurança nas cidades, no ritmo de uma globalização ferrenha e esmagadora.
O livro em si, como bem alerta o autor, não se apresenta como respostas aos muitos caos vividos em tempos líquidos, flexíveis e confusos. Pelo contrário, sua leitura nos traz muitas perguntas e muitas dúvidas sobre a condição humana.
São tratados temas como o medo nas grandes metrópoles, os refugiados e o problema da "capacidade administrativa do planeta", como os Estados nação estão lidando com a democracia e a administração dos medos, a construção de guetos "voluntários" e "involuntários" gerados por esta insegurança.
O livro termina com a discussão da utopia. Estamos diante do fim?

Ádria Loiola 22/04/2021

Mesmo tendo que ler cada parágrafo duas vezes foi muito produtivo. Uma leitura da faculdade mas que posso levar pra vida. Gostei muito!

Jessica.Goncalves 10/04/2021

A leitura desse livro do Bauman é um pouco mais fácil. O livro traz muitas questões sociais a serem analisadas

gabriel 01/04/2021

Que pancada!

A sensação de ler este livro é a de ser atropelado por um trator pelo menos umas cinco vezes. É pesado, pessimista, desesperançoso, e mais para o final, adquire um tom irônico e anedótico (mas não menos pessimista). O estilo de escrita é sedutor, com uma exuberância de ideias e agudeza intelectual raras - mas, mesmo por isso, perigoso, pois é muito fácil se deixar levar por elas e acreditar acriticamente em tudo o que o autor fala. Mesmo assim, levanta discussões e reflexões importantes.

O estilo tem outro detalhe que me incomodou bastante. Não é um estilo exatamente agradável, não é uma escrita que te puxa e te atrai. A fraseologia às vezes é desnecessária e tem aqueles vícios "academicistas" que vemos em muitos textos de pensadores da área de Humanidades. É um estilo um tanto vaidoso e um pouco pedante. Muitas ideias que poderiam ser colocadas de maneira mais objetiva se perdem nestes vícios de linguagem.

A análise que ele faz dos processo de globalização, passando pela questão dos imigrantes, dos super condomínios obcecados por segurança (ele inclusive menciona a cidade de São Paulo neste momento), com foco na questão do medo, é brilhante e elaborada. A tentativa de compreensão dessa "psicologia do medo" é muito bem construída e dá muito a que se pensar. Só achei que faltou identificar melhor o verdadeiro perpetrador deste medo, que é a elite global, montada em cima da grana. No texto, isso fica um pouco vago. E isso é um tanto irônico, porque um dos pontos do livro é como essa elite se esconde e joga o medo em todo o resto - no imigrante, no pobre, no outro, no vizinho...

Um livro brilhante e muito complexo, de um pessimismo arrasador, um livro que não traz saídas, quase que um "cyberpunk sociológico" no pior sentido, faltou identificar a luta social para além do sonho (que, para ele, é anedótico). Mesmo com minhas críticas, dou um cinco estrelas, porque as qualidades superam as falhas e fazem dele um autor necessário.

Jéss 18/03/2021

Uma discussão necessária!
Com uma escrita bastante densa e sofisticada, Bauman apresenta reflexões e pontuações importantes e necessárias para se pensar na sociedade em que vivemos. Afrouxamento dos vínculos, individualização, egoísmo, uso desenfreado dos recursos naturais e descartes desnecessários, são temas abordados neste livro.
Gostei muito, demorei para terminar pois exige uma leitura bem concentrada.

Fernanda Sleiman 14/09/2020

Bauman
Ler Bauman é um misto de desalienação e impotência. E perceber onde estamos indo sabendo que quase nada se pode fazer para que o caminho não desande.

Lucas.Pasqualini 02/08/2020

Análise precisa
A visão de Baumman é muito coerente com a realidade. Os assuntos do livro são atuais e abrangem o mundo todo.

Jaylan 13/06/2020

A era da liquidez
A obra de Bauman cumpre o que promete ao analisar a perspectiva dos tempos líquidos na sociedade pós-moderna. Segundo o autor, estaríamos vivendo em uma era marcada pelas inseguranças e por relações humanas rasas, dadas principalmente pela velocidade de alteração constante das coisas e pelas incertezas sobre o futuro no que se refere a condição social. A sociedade entra em um novo patamar, permitindo a relação com os mais diversos tipos de pessoas e em diferentes lugares do mundo (A sociedade se transforma em uma rede com múltiplas possibilidades de conexão). A obra não analisa apenas a questão sentimental, mas perpassa para uma análise da relação entre os paises, trazendo à tona também a questão dos imigrantes. Desta forma, o processo de globalização é parte da análise trazida pela obra. Quem já leu o livro: " A Condição Pós-Moderna" de David Harvey encontrará similaridades e uma leitura bem complementar.

Bea 10/06/2020

Necessário
Extremamente importante para adicionar um olhar crítico e embasado a respeito dos dias atuais, aprendi coisas que irei levar ao longo da vida. Pra quem estuda e busca repertório pra redação é extremamente útil

BJekyll0 14/05/2020

"Quando
O sonho e a esperança de uma vida melhor se concentram em nossos próprios egos e se reduzem a consertar nossos corpos e almas[...] "

Gabriel Dummer 14/02/2020

Sociedade
Baumann observa a sociedade em seu âmago trazendo questões sobre a insegura que nos fazem parar a leitura e refletir a cada página. O tempo líquido nos envolve em suas profundezas e nos tira o fôlego em sua atualidade.

jisolavilar 07/09/2019

Tempos líquidos e nosso angustiante cotidiano
Bauman retrata de forma crua as dores do planeta, das sociedades e dos seres humanos. Consegue refletir e buscar na raiz a origem de toda essa angústia que diariamente, aos poucos, nos consome e leva a entrar em um ciclo vicioso: quero, tenho, descarto. É interessante perceber a analogia das utopias existentes em nosso dia a dia, nas pequenas coisas que fazemos, e que muitas vezes não percebemos. Uma leitura necessária e esclarecedora.

Juliana Costa 01/09/2018

Tempos de Insegurança.
Gostei muito dessa leitura e pretendo ler outros livros de Bauman. Tempos líquidos é um relato dos medos e da insegurança da humanidade que caracterizam os tempos atuais decorrentes de problemas políticos globais e que se pressupõem serem apenas locais. Daí o grande equívoco e insucesso das tentativas de assegurar segurança e bem estar para a sociedade: tratar a insegurança ou a sensação dela como um problema local quando suas causas decorrem da globalização e das barreiras criadas para darem proteção, ao passo, que só aumentam a ansiedade e o medo das pessoas.

1 | 2 | 3 | 4