Primeiro amor

Primeiro amor Ivan Turguêniev

Resenhas - Primeiro Amor

Juliana1139 22/02/2024

Primeiro Amor
A sensação que tive ao ler este livro foi de estar tomando um café e ouvindo uma deliciosa e fervorosa fofoca. Aqui temos um jovem contando a história do seu primeiro amor e tal evento nos remete à lembrança de quão avassalador e assustador pode ser esse sentimento, que muitas vezes não é correspondido. Turguêniev retrata as nuances dessas sensações de forma fluida e com maestria. O livro é bem curtinho, mas não deixa de ser intenso e cheio de reviravoltas.

marrszs 22/02/2024

A história do primeiro amor
Escrita mt boa e fluída e o tema iniciado pelo anfitrião bastante instigante.

Confesso que todas as relações interpessoais me pareceram muito estranhas, mas especialmente a obsessão que todos tinham com Zinaida, o domínio que ela tinha sob todos e a relação do personagem principal com seu pai.

O que mais me tocou no livro foi a cegueira na qual a paixão de Zinaida colocou Vladímir, a ponto de estar disposto a fazer- como de fato fez- as loucuras todas que a agradassem.

A segunda coisa é que mesmo que ele a amasse muito e fosse capaz de tudo por ela- como era- não significa que seria amado de volta nem da mesma forma, como de fato não foi.

A realidade não se mostra tão diferente da história contada.

"Ah, Juventude! Juventude! Você parece não ligar para nada, parece possuir todos os tesouros do universo, até a tristeza lhe traz contentamento, até o desgosto lhe cai bem, você é confiante e ousada, você diz: Só eu vivo- cuidado! Mas também para você os dias correm e somem, sem conta e sem deixar vestígio, e tudo em você desaparece, como a cera sob o sol, como a neve..."

Julio503 16/02/2024

Primeiros (e não tão puros) amores
Domínio, controle, obsessão, paixão e inocência (principalmente a perda dela).

Esse foi o meu primeiro clássico russo, e foi uma surpresa ver um texto muito mais cristalino e acessivel do que complexo, como antes ficava presa a ideia dentro do meu imaginário.

"Primeiro Amor" te faz lembrar da sua primeira paixão, da primeira pessoa que ocupara seu coração e sentimentos no passado, e trás (pelo menos a mim trouxe) a pergunta: olhando para trás e analisando com olhos mais maduros, era tão puro e inocente assim o seu primeiro amor?

Nem todos os casos são iguais, fato, mas a relação do protagonista com a "princesinha" trás a tona toda uma gama de sentimentos de poder, controle, domínio, uso e desuso de um ser humano pelas vãs justificativas de um amor arrebatador. É um livro sobre obsessão (da parte do protagonista, Vladmir, de seu amor Zinaida, de seus companheiros, e de outros personagens que podem surpreender), sobre artimanhas e jogos dentro do amor, sobre como idealizamos o mesmo e decidimos ir até o fim (seja ele qual for) por um sentimento. E, acima de tudo, é um livro que diz que, não importa o quanto tentemos algo ou quão grande é o nosso sentimento por alguém, as vezes nada disso adianta ou é o suficiente, pois existe a chance de haver alguém a nossa frente, que toma o lugar que tanto almejamos.
marrszs 22/02/2024minha estante
muito bom!

Sena 15/02/2024

Vladímir Petróvitch na maturidade escreve a seus amigos as lembranças de seu primeiro amor aos 16 anos. Ele relembra as angústias e novas emoções nascidas de um amor não correspondido. Além disso também temos sua relação com seus pais. A sensação que fiquei é que a relação com seu pai era extremamente abusiva.

araujolivss 14/02/2024

é bom!!
O livro é muito bom, fala sobre sentimento e o plot é super legal.
Masss n foi pra mim, n fiquei surpresa demorei mt pra terminar, mas no geral vale a pena tentar.

KarolDMelo7 14/02/2024

Um livro curioso
Primeiro Amor, de Ivan Turguêniev, é uma obra que aborda de forma sensível e profunda o tema do primeiro amor na vida de um jovem. O autor consegue capturar de forma magistral os tumultos emocionais e as incertezas que permeiam essa fase da vida. No entanto, o livro peca ao apresentar uma narrativa arrastada e repleta de digressões que, por vezes, tornam a leitura cansativa.

A história gira em torno do jovem Vladimir, que se apaixona por Zinaida, uma mulher mais velha e experiente. Turguêniev explora com maestria as nuances desse sentimento, os conflitos internos de Vladimir e a complexidade das relações humanas, principalmente em uma fase de perda da inocência e aprofundamento das relações sociais.

Em suma, Primeiro Amor é uma obra que traz o inegável talento de Turguêniev em retratar as nuances do amor e das relações humanas, o que torna a leitura, apesar de seus defeitos, uma experiência enriquecedora e cheia de reviravoltas.

_cardosinho 11/02/2024

Processo do amadurecer
Apesar de ser um livro curtinho tem muita bagagem emocional. A escrita é super fluída e por conta disso se lê super rápido. O que me surpreendeu positivamente é que por ser um livro curto não esperava tanto desenvolvimento de personagem mas esse livro prova que é capaz sim e fez de uma forma muito bem feita. Gostei de várias coisas em relação a esse livro mas principalmente a forma como o protagonista enxerga toda a situação que ele passou.

Yoyo 07/02/2024

Intenso
Eu me identifiquei com o livro do início ao fim, mais especificamente com o personagem principal, Vladímir Petróvitch.

viver um primeiro amor, muitas vezes não correspondido, é algo intenso, avassalador, assustador, belo, mas terrível. é um evento canônico, não tem jeito.

mais um livro da literatura russa que conseguiu mexer com o mais interno do meu ser, me fazendo repensar e refletir sobre as questões emocionais e sensíveis da experiência humana. certamente, esse livro está marcado profundamente em mim.

Lukas 07/02/2024

Uma Obra de Arte
O Livro é sensacional daqueles que te prende desde o início.
É de fácil compreensão até pra aqueles que não estão acostumados com literatura russa ou clássicos.
Vão sofrer as emoções do protagonista adolescente e quem sabe se identificar com suas dores de juventude
Recomendo a todos

Guilherme Noronha 04/02/2024

Primeiro amor
A Forma como o Ivan Turguêniev retrata os sentimentos de um amor é simplesmente incrível. Esse livro é surpreendente, consegui me conectar com o protagonista e com seus sentimentos diversos a respeito de seu intenso primeiro amor.

Personagens: 10
Lógica: 10
Divertimento: 10

5,0 Estrelas

Flá Costa 04/02/2024

Uma forte razão para amar literatura russa
Uma ode às paixões da juventude, ao mesmo tempo que se tira o veu da inocência para vestir as noções da vida adulta. Um livro curto, rápido, que nos prende do começo ao fim. Conseguia imaginar com exatidão as feições da princesa e sua filha, com tanta clareza que foram descritas. Um livro e tanto!

Joice Antonholi 02/02/2024

Ouvi por aí que era um romance leve e gostoso para se ler, não achei. A ingenuidade do rapaz me irritou do início ao fim. Achei um livro arrastado, apesar de pequeno. Terminei por raiva e não teria a menor vontade de ler novamente.

Krishna.Nunes 31/01/2024

Não é só uma historinha de amor
"Primeiro amor", de início, se disfarça de um singelo conto de amor adolescente. É verdade que não traz todo o contexto social e político nem o debate filosófico de obras como "Memórias de um caçador" e "Pais e filhos". Mas ainda assim acaba sendo uma história sobre amadurecimento, perda da inocência, as falsas aparências, e termina com uma lição terrivelmente moralista sobre o destino das mulheres que não seguem as regras sociais.

Turguéniev inegavelmente sabe como contar uma história e escreveu um romance curto, porém melancólico, repleto de drama, sedução, paixão e desencantamento, com muitos diálogos de significados ambíguos.

Ainda que tudo esteja turvado por um véu de nobreza e aristocracia, os costumes ocultos da alta sociedade são expostos e a hipocrisia fica patente, ao mesmo tempo que se descortina uma reviravolta muito evidente para o leitor, mas que o ingênuo protagonista não é capaz de enxergar até que seja esfregada na sua cara.