Admirável mundo novo

Admirável mundo novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Maria.Printes 28/06/2021

Não é um livro simples, não foi feito para ler de forma rápida.
É surpreendente a visão futurista do autor quando damos conta da origem do mesmo.

luadepaginas 30/09/2020

Um surto atrás do outro
Acho que se tornou minha distopia favorita. Eu marquei tantas reflexões, tantas críticas e tantas coisas que me deixaram indignada! Dá pra aprender demais com esse livro.

Gilberto 18/06/2021

Admirável Mundo Novo é aquele tipo de livro atemporal. Que você imagina o autor vivendo em qualquer época da história da humanidade e se inspirando com a realidade que ele vivencia.

Ler as particularidades desse mundo e pensar que sim, o ser humano se tivesse a tecnologia faria tudo isso, é assustador. Mas o mais assustador é perceber que de certa forma, essa realidade tenta se firmar entre nós...
Leo Ratão 18/06/2021minha estante
E essa capa é maneira tambem!!

Celsin 08/10/2020

Felicidade é tudo?
Livro atemporal e muito aquém do seu tempo! Com certeza vai entrar na lista de releituras!
Será mesmo que a felicidade é tudo na vida? Como seremos felizes sem experimentar a tristeza? Com certeza uma dose de ?soma? não é a solução é nem a abolição dos problemas da sociedade...
Bruna Rodrigues 09/10/2020minha estante
Excelente questionamento! ??????

nalu 25/06/2021

Oh, admirável mundo novo.
Sinceramente, uma das melhores distopias que já li. Que mente fantástica é a do autor. Um livro incrível para repensar as próprias ações, para tentar entender a que caminho estamos sendo guiados, e sobre como os costumes criados por um cara em 1932 podem ser encontrados no dia a dia. Estranho, mas gosto de literatura que te pega pelos ombros e sacode. Não poderia levar uma nota menor que cinco.

Ferreira Linhares 08/07/2021

Admirável mundo novo
Depois de ler 1984 e Fahrenheit 451, resolvi ler também Admirável Mundo Novo. Não sei nem como explicar a doidera que é imaginar um mundo dessa forma que foi escrito, sinceramente...

Lu_Augusto 19/07/2023

Um livro que levanta inúmeras discussões e que certamente, a partir de agora vai fazer parte das minhas aulas de sociologia.
As hipóteses de diálogos são imensas. Podemos falar sobre as diversas faces de totalitarismo no período pré-Segunda Guerra Mundial; a questão do perigo da privacidade (para quem detém o poder) e da homogeneização da população (o indivíduo reduzido a massa, onde ama a escravidão que faz parte e defende a estrutura de exploração); dialoga com Platão em "A República" com a ideia de sociedade ideal e com seres humanos divididos em castas; deturpa a ideia do Iluminismo onde a ciência seria sempre o caminho da emancipação, aqui é usada para domínio dos indivíduos em todas suas esferas, uma verdadeira doutrinação, extinguindo qualquer possibilidade de individualidade, de pensamento crítico e de liberdade.

U.F. 24601 05/02/2011

Admirável Gado Novo
Êeeeeh! Oh! Oh! Vida de gado! Povo marcado, Êh! Povo feliz!...

Analisando a obra, podemos dizer que tudo gira em torno de Henry Ford, o “Ó Deus”, é substituído por “Ó Ford”, as cruzes do cristianismo cortada a ponta, formando um “T” faz referencia ao Ford T, primeiro carro feito em série, vale dizer, que até mesmo os adjetivos usados para as pessoas, são estilo automotivo, por exemplo, “pneumático(a)”

Observei a artificialidade dos objetos, por exemplo: pseudomarroquim, pseudomarmore, pseudossangue, pseudochampanha, ... As comidas sintéticas, os sentimentos sintéticos, tudo é falso.
Não posso deixar de falar do melhor chavão: “Cada um pertence a todos” e do Orgião-Espadão (sim, isso é referente a orgia e espada/genital masculino), que no final se transforma em Orgião-Espadão Sadomasoquista.

Atualmente temos quase tudo o que cita o livro, (para o processo Bokanovsky: temos o clone; para o soma: temos as drogas em geral; para o sistema de castas; temos a desigualdade social) porém menos aperfeiçoadas.
“Para a fuga da humilhação, do mundo, apenas um comprimido de meio grama de soma, e pronto” (conceito hipnopédico) nos fazem lembrar das pessoas, e muitas das vezes nós mesmo, quando tentamos "fugi do mundo" ou esquecer alguém, por meio da bebida, e das drogas.

Saindo da resenha séria, e indo para a pilhéria, não posso omitir o grande paradoxo, em que a civilizada, Lenina, quer liberar pra todo mundo, em contrapartida o não civilizado, Selvagem, quer recitar Shakespeare :P
Guilherme Roque 11/02/2011minha estante
Gostei da sua forma de retratar o livro.

Engraçado como fui gostar desse livro. O li a primeira vez para uma prova de Língua Poruguesa na faculdade. No início queria matar a professora pela indicação. Achava ele muito chato, mas foi só no começo. No decorrer da leitura meu interesse começou a aumentar e um capítulo me interessava mais que o outro, queria saber o que aconteceria com o John, o Selvagem.

Agora, que até a gente precisa de umas pílulas de 'Soma' de vez em quando... Ahhh... Isso precisa!

U.F. 24601 11/02/2011minha estante
Como seria bom esse "soma" *-*

Um aspecto que vejo frequentemente é a comparação deste livro com o "1984 - George Orwell", mesmo os dois sendo distópicos, e falarem basicamente sobre a alienação do povo, sobre as consequências das tecnologias, e dos poderosos no poder, enfim, eles abordam aspectos diferentes, enquanto "Admirável" faz uma alerta contra o controle mental, "1984" denuncia não apenas uma sociedade que poderá vim ser, mas que existe, não com teletelas, mas com espiões, com torturas, com 'evaporações' de vizinhos, com filhos denunciando pais, que era o caso de Stalin na URSS, ou seja, se for comparar qual é o melhor, temos que ver em que sentido primeiramente, eu particularmente, gosto mais do "1984" por ter mais ação, e até mesmo por causar terror, pois quando notamos que realmente isso acontecia na antiga União Soviética, ficamos nauseabundos, e o que é pior, ainda pode estar acontecendo, por exemplo, na Coréia do Norte.

Cristiane 21/06/2012minha estante
Huahahah Muito engraçado seu comentário em relação à bonitinha, mas ordinária, Lenina. O Selvagem é o último romântico nessa terra de devassos.

Giovannaa1 22/02/2021

Oh, admirável mundo novo
Uma sociedade onde o amor, a poesia e a construção da família são repudiados e os jogos sexuais e prazeres individuais são estimulados desde a infância. Demonstrar carinho ou qualquer outro sentimento é considerado obsceno. Esta é a Londres de 632 depois de Ford, este é o Admirável mundo novo.

No começo, a leitura foi bem confusa, mas depois tudo foi fazendo sentido e pude entender o motivo desse livro ser considerado uma das maiores distopias do século XX e ainda ser muito atual.

Com certeza, um dos melhores livros que já li.

Recomendo muito.

Vanessa 15/02/2020

complexo
interessante apontamento do que poderia ser o futuro, em algums momentos me prendeu em outros me deixou divagar .

Lilian Freitas 13/01/2021

Texto bem atual
Achei a ficção bastante atual, interessante que levanta questões sobre snso comum, ética, bom senso, moral, organização de grupo, sociedade, entre outras coisas. Embora eu tenha achado alguns trechos enfadonhos, marquei com cinco estrelas porque acredito que todos deveriam ler.

Renata.Deplanck 17/01/2021

Respeito às Diferenças
O tempo todo me fez relembrar que não podemos julgar ninguém, porque cada pessoa cresceu em uma cultura diferente e tiveram suas próprias experiências.

Gostei da ideia, porém, pra mim, o fim deixou a desejar...

Ana 28/05/2023

É um bom livro, assim como todo clássico. Livros clássicos no geral não são pra mim, mas eu me arrisco nessas leituras pelo simples fato de que só se torna clássico aquilo que é relevante e bom.
É um texto um pouco confuso, vários núcleos de histórias se mesclam sem que você nem perceba, e isso as vezes atrapalha. Em suma, o livro é legal, a história interessante mas não é o tipo de leitura que é prazeroso pra mim, e tudo certo.

@ine.reads 20/10/2020

O mundo desse livro e? ta?o absurdo, que me causou um desconforto so? de imaginar, mas na?o surpreende que o ser humano poderia chegar a esse ni?vel de absurdo. As pessoas na?o sa?o mais criadas pelo pai e pela ma?e, a constituic?a?o da fami?lia na?o existe mais, o governo controla absolutamente tudo, inclusive o pensamento das pessoas (percebemos ao longo do livro frases pre? prontas que os personagens sa?o acostumados a repetir de forma robo?tica), para eles nesse mundo a imagem de um pai e uma ma?e gerando uma crianc?a e a criando e? simplesmente absurdo.
Fiquei impactada a cada pa?gina, e a forma que eles encontraram de administrar o mundo e os problemas de falta de ma?o de obra trabalhadora justificando va?rias das suas ac?o?es de forma descarada, no mais puro modo de sobrevive?ncia me fez pensar que falta pouco para o ser humano agir dessa forma.

Ao longo do livro tive dificuldades em me conectar com a histo?ria dos personagens, mas tenho esse problema em livros de ficc?a?o cienti?fica justamente por que o foco na?o e? a histo?ria deles e sim todo o contexto da sociedade que eles vivem.
O final me deixou no cha?o, fiquei horas pensando em tudo o que rolou nesse livro. Esse e? o efeito que um livro precisa e por isso esta? favoritadi?ssimo ??