Admirável mundo novo

Admirável mundo novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Rubens Chaves 18/01/2022

Liberdade ou felicidade?
Aldous Huxley escreveu este clássico distópico em 1931 e é incrível como conseguiu prever muito do que aconteceu depois. Estamos a caminho de um Admirável Mundo Novo ou já vivemos nele?

O livro conta a história de uma sociedade futura em que todas as liberdades individuais são retiradas em nome da felicidade e da estabilidade social. O governo controla a população desde do nascimento, e todos são o produto de um tubo de ensaio. O condicionamento individual é feito aliás, desde antes do nascimento, até a idade adulta. Através de traumas na infância e de frases incansavelmente repetidas até que se tome como verdade, cada um era condicionado para amar sua servidão. Todas as fontes de instabilidade são moralmente proibidas. Família, pensamento filosófico, solidão, religião, amor individual são todos condenáveis. A promiscuidade sexual e as drogas eram a fonte estabilizadora individual para o contentamento e felicidade. Cada um trabalhava para a felicidade da sociedade. O corpo social subsiste, embora as células componentes mudem. Eram adultos intelectualmente durante as horas de trabalho, porém criancinhas no que diz respeito ao sentimento e ao desejo. Não havia motivo para não fazer tudo o que se desejava.
Nesse contexto vive Bernad, um homem da casta mais alta que não foi muito bem condicionado. Ele encontra um selvagem e ambos tentam questionar o mundo. Até que ponto eles conseguiram chegar? Até que ponto esse mundo novo pode chegar?

Recomendo a leitura desse livro visionário, escrito a 90 anos, que nos faz questionar muitos aspectos de nossa sociedade.
Dalila 22/01/2022minha estante
Adorei sua resenha.
Acho que hoje vivemos uma mistura de Admirável mundo novo, 1984 e a revolução dos bichos, incrível e paradoxalmente convivendo e se replicando em todos os lugares para onde se olha.
O que era distopia há 90 anos é a realidade hoje.

Rubens Chaves 22/01/2022minha estante
Com certeza todos esses autores conseguiram perceber para onde se encaminhava a sociedade e, hoje, aqui estamos nós!

Daniel-Ef2:8 12/06/2021

Um livro que com certeza entra para minha lista de melhores leituras de 2021!! Tanto ele quanto 1984 mostram uma sociedade com valores alterados ou esquecidos, uma manipulação da história e com governos que tem a intenção de anestesiar a sociedade!! Profético?? Acho que não!! Como cristão sempre procuro tirar bom proveito em quaisquer que sejam minhas leituras, porém é uma história onde Deus foi colocado no banco de reservas, para mim mostra apenas como o ser humano é mal e sempre tenta modificar, abafar e até mesmo acabar com a história. Claro é uma ficção, porém não tem como ler esse livro e 1984 e não comparar com o que vem acontecendo em nossa sociedade atual! Vale a pena a leitura!! É uma distopia que mostra uma sociedade anestesiada diferente do livro de George Owerl que já é mais macabro.

Iara 12/03/2023

Distopia
Um clássico que não se pode deixar passar sem ler. Reconheci muito da sociedade atual no livro. É impressionante o quanto nos tornamos e agimos parecido com a sociedade retratada no livro.

Emily 12/11/2020

Por ser muito fã do gênero, Admirável Mundo Novo foi um livro muito agradável, descreveria como genial se fosse mais aprofundado na questão ?principal?.
Bééé! 12/11/2020minha estante
É um baita livro mesmo, só é uma pena não ter se aprofundado muito na questão principal

Emily 12/11/2020minha estante
Eu fiquei TÃO impressionada, e tinha tantas coisas que podiam ter sido aprofundadas na área da tecnologia e ciência...

Bééé! 12/11/2020minha estante
Pois é!! E eu também fiquei muuito curioso pra saber como é a ilha que os amigos do selvagem foram enviados no final do livro

Karuê 02/04/2021

Complexo e fascinante
Um clássico. O início do livro é difícil e complexo, a leitura foi um pouco travada. Para além disso, ao longo da leitura não consegui manter um ritmo bom. Mas, é um livro fascinante e que continua atual mesmo após tantos anos de sua escrita.

Rebs 01/07/2021

Esse livro é do início ao fim sobre aquele conjunto de sensações deliciosas que apenas uma boa e velha distopia causa no leitor: incômodo, estranhamento, indignação, impotência diante do terror dos fatos, mas apesar disso, e sobretudo, identificação (infelizmente).

Clássico atemporal, membro da tríade distópica clássica e escrito de forma simples, Admirável Mundo Novo me pegou de cheio. Leitura sensacional e obrigatória. Daquelas que não acaba quando termina...

Cris 19/05/2020

Clássico indispensável
Assim como 1984 e Farenheit 481, Admirável Mundo Novo é uma leitura essencial, que pode ser surpreende e/ou assustador, dependendo da realidade em que você vive.

Dulcinha 26/03/2021

É um livro diferente de tudo que já li,onde mostra que para alcançar a felicidade suprema é preciso ser solitário.

twoghtz 18/11/2022

O livro tem críticas maravilhosas, achei uma leitura um pouco pesada, mas ainda assim consegui absorver o que autor gostaria de passar.

Tamires 02/06/2021

Alienação coletiva
Achei incrível como um livro antigo traz à tona algumas alienações de hoje, assim como o 1984, me fez parar para refletir sobre os meus próprios comportamentos várias vezes. O livro é sensacional, muito bem escrito, um dos melhores que li.

André 16/07/2021

Sexo, drogas e... Shakespeare?
Junto com 1984 e Fahrenheit 451, Admirável Mundo Novo é um dos maiores romances distópicos do séc XX.

Eu achei fantástico que, nesse livro, a ciência é usada não para o bem da população, mas sim para suprimí-la. A sociedade é dividida em castas manipuladas geneticamente e condicionadas desde o nascimento a aceitarem seus papéis, garantindo a manutenção do regime.

O governo aliena as pessoas por meio do sexo desenfreado e do uso de drogas, com o intuito de que: Não tendo a exoeriência da dor, da falta de prazer e até mesmo da tristeza, as massas estarão acomodadas e não se rebelarão contra o governo. Eu particulamente achei essa parte simesmente genial, mesmo sendo um tanto quanto perturbador.

O Bernard Marx é o típico herói distópico que pertence ao sistema, mas consegue ver que ele é errado e precisa mudar, mas será que Bernard é mesmo o herói?

A figura do selvagem também é muito impactante. É muito legal ver a felicidade e decepção do John com o Admirável Mundo Novo. Além disso o paralelo que ele faz da sociedade com as peças de Shakespeare foi uma tirada muito boa do autor

Enfim, adorei muito a leitura de Admirável Mundo Novo e todas as reflexões que vieram junto. Únjca coisa que eu não gostei tanto da obra: achei o início meio lentinho, mas de resto, livro fenomenal.

Esh1403 11/06/2023

Leiam
Meu Deus do céu, eu terminei o livro AGORA e já sei que vai ficar marcado pro resto da vida.

Meus amigos, que final bom.

Nathan.Diniz 03/12/2020

Necessário, reflexivo e chocante.
No geral, ótimo livro, ótima experiência. Possui os 4 últimos capítulos escritos de forma extraordinária. Não consegui parar de lê-los. Não classifiquei como 5 estrelas por conta da presença de cenas, capítulos e explicações desnecessárias e confusas. O livro começa com um capítulo extremamente confuso e específico que tem potencial de fazer muita gente desistir da leitura.
Mas vale a pena continuar. Possui bons personagens, bom universo distópico, ótima história e um EXPLÊNDIDO final.
Procurarei ler mais obras do autor.

juliarfs 03/08/2020

''náo há civilização sem estabilidade social. não há estabilidade social sem estabilidade individual.''

a idéia de falsa felicidade foi o que mais me chamou atenção nesse livro, é simplesmente impossível chegar à perfeição e ser feliz o tempo todo, afinal, não há felicidade sem tristeza. uma leitura que te faz pensar a todo momento, não gostei tanto igual eu queria, mas eu recomendo muito mesmo assim.

Mawkitas 14/12/2021

O livro retrata o alto preço que se paga pela segurança e pela felicidade, enquanto entidades que viriam acabar com a falta e a angústia humanas. É o sonho obsessivo levado às raias do absurdo: no admirável mundo novo todo desejo é reduzido a uma demanda, tudo está sob controle, todos são felizes e ninguém é livre.
Erikcs_ 14/12/2021minha estante
perfeita representação!!