O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

rkive 29/02/2024

Remédio pra doido é um doido e meio
Esse foi o segundo livro que li do Machado de Assis e acho que por conta disso consegui me acostumar melhor com a gramática, para mim esse livro foi fácil de ler e de entender e em todo momento a história traz a tona essa questão da loucura.

basicamente a história gira em torno de um psiquiatra que com a ajuda do governo abre um local chamada de casa verde, que funciona para tratamento e estudo de pessoas consideradas loucas. e então conforme a história vai desenrolando qualquer pessoa que tenha uma atitude considerada "anormal" é levada a casa verde, e isso começa uma revolta na população e também pensamentos em torno da sanidade.

particularmente eu gostei muito desse debate sobre o que é o "anormal" e acredito que foi uma coisa nova/revolucionária para a época que "o elienista" foi lançado.

Ryan Colossal 16/05/2020

QUALQUER PESSOA: A
DR. SIMÃO: E VAMOS DE INTERNAÇÃO, O CASO É GRAVE!

O livro surpreende, ao criar uma abordagem tão interessante em pouquíssimas páginas, retrata uma estória que envolve o leitor, trás muitos pontos de reflexão e mesmo com todo esse aspecto de ciência, é um livro bastante cômico. Você vai rir em diversas partes, ao tentar entender como o personagem enxerga a loucura em cada uma de nossas atitudes humanas e como a concepção de loucura e normalidade diverge de cada pessoa.
Destaca ainda como o fanatismo e a obsessão transformam os assuntos públicos em questões particulares, que visam somente o próprio interesse.

heloisa karin 23/05/2022

O alienista
Que coisa de doido, literalmente.
Achei a história bem engraçada e, levando pelo lado sério, bem interessante, achei um retrato maravilhoso de como o Brasil via os transtornos psicológicos e como lidava com eles. Certa vez ouvi um podcast cujo tema era ?Holocausto Brasileiro? e foi chocante ver como a saúde mental era entendida. Achei a obra bem legal e muito bem ilustrada acerca da psicologia e estudos, gostei :)
Thay 23/05/2022minha estante
uma excelente obra!! Minha favorita do Machado. ?

Raphaella39 19/03/2021

O livro é escrito com um português antigo e literário, logo, a leitura pode ser, por vezes, dificultada. Apesar dos hipérbatos, palavras desconhecidas e outras particularidades, é possível compreender tudo o que está acontecendo. A história contada é incrível, vale a pena conhecer a obra.
Denise 19/03/2021minha estante
Concordo. Apesar de certa dificuldade, vale a pena ler. Eu gostei muito.

Dan 07/01/2011

Louco aqui, meu amigo...
...é você!

Um clássico.

Daniel Pedrosa 09/05/2022

O continente da loucura...
Um livro divertido e cheio de críticas sociais.
Vale muito a pena ler.

Resenha completa em vídeo : https://youtu.be/5TVrfuEyxTc

JuPenoni 20/09/2021

Divertido
Leitura feita em conjunto com o clube de leitura, o que possibilitou um aprofundamento muito bacana na história.
Simão Bacamarte, o alienista e sua Casa Verde leva um certo medo pra cidade ao identificar loucura em todo mundo. Inclusive nele mesmo.
Como discutimos no clube, o livro é sobre o conhecimento científico, o status que ele carrega.
celithma 20/09/2021minha estante
Saber que eu li esse livro na época do vestibular de uma maneira tão mecânica que eu nem sabia o que tava escrito, me entristece. Com essa idade (16/17 anos) a gente não tem nem vivência, nem experiência e nem paciência de ler e entender esses clássicos e refletir sobre eles. Tudo gira em torno de uma prova, é bem triste.
Mas acho legal esse movimento de, no meu caso, reler esses livros de vestibulandos, anos depois, com outros olhos e outra cabeça, nem que seja pra não gostar, mas que seja um não gostar consciente rs

JuPenoni 20/09/2021minha estante
Pois é. Eu acho que nem cheguei a ler os livros, me contentei com os resumos pra fazer as provas e via tudo como se fosse uma grande chatice e perda de tempo.
Ainda bem que a gente amadurece e tem a oportunidade de ler essas obras com outros olhos. =]

Lais544 19/07/2020

Clássico
Embora seja um clássico que tem muita relevância ainda hoje em dia, não vi tamanha grandeza na história, gostei, achei diferente, uma leitura pra um domingo à tarde.

Nada para mudar a vida...

É um bom livro.

Noerbeck 17/07/2021

Quem é louco? Quem é são?
Machado de Assis nos remete a confrontar questões acerca da nossa sanidade perante a sociedade. Essa mesma sociedade, aqui representada pelo Dr. Simão Bacamarte, que julga a loucura dos outros pelos seus conceitos científicos .
A leitura deste conto(ou novela), é leve e hilária, porém, nos leva a refletir sobre a maneira como vemos e somos vistos pela sociedade, e como estas visões são muitas vezes distorcidas por preconceitos (conscientes ou subconscientes) internalizados em cada um de nós.

madoo :) 24/04/2022

Uma leitura complexa e cansativa porém muito breve. Tive bastante dificuldade para entender, se é que realmente entendi algo. Valeu a experiência mas quero distância...
Camila 24/04/2022minha estante
"Valeu a experiência mas quero distância" KKKKK eu vou levar essa expressão pra minha vida

Kássio Meniglim 29/09/2022

O alienista
Foi uma experiência nova com Machado de Assis.

Embora tenha gostado do conto, não senti grande impacto como em suas outras obras.

Entretanto, recomendo a experiência.

luisa302 26/12/2022

"Todos carregariam uma forma adormecida, escondida, velada de loucura? Qualquer trepidação poderia despertá-lo? Qualquer olhar de outro ângulo? Ou haveria mesmo uma prática científica capaz de desvelá-la? [...] O louco seria eu ou o outro?"

a parte que eu mais gosto de clássicos é como os assuntos são atemporais, e oq é mais atual que discutir saúde mental e loucura? depois de uma pandemia acho que ninguém tem o equilíbrio perfeito e absoluto das faculdades kkkkk o alienista ia estar maluco internando todo mundo, inclusive eu.

o livro é ótimo, mesmo não entendendo cada frase o sentido da obra como um todo é oq vale. mesmo assim acho que não tive como absorver tudo que machado podia me dar, vai merecer uma releitura daqui uns anos

amandafffdo 20/07/2023

Ela era a esposa do novo Hipócrates
Vindo de leituras intensas e de um cansaço que culminou na demora em dar atenção à esse livro, finalmente pude matar a saudade do Bruxo.

O Alienista traz traços críticos à sociedade brasileira de seu tempo como de costume e é especialmente sarcástico no que diz respeito o cientificismo, aproveitando-se da figura de personagens caricatos e de um narrador que deposita sua história nas passagens de outros autores, outros cronistas...

Fico imaginando o que estaria pensando nosso autor hoje, acerca de nossas concepções psico-emocionais e comportamentais, dos vícios ou obsessões que tão facilmente nos invadem silenciosamente...

Machado... ?
Fabio 22/07/2023minha estante
Excelente resenha Amanda!?

amandafffdo 22/07/2023minha estante
Obrigada Fabio!

Jai 21/01/2021

#9 O Alienista
Este livro, é por muitos considerado uma crítica de Machado de Assis, a sociedade do seu tempo. É uma leitura agradável e bem humorada, recomendo.

"Nada tenho que ver com a ciência, mas, se tantos homens em que supomos juízo, são reclusos por dementes que nos afirma que o alienado não é o alienista?"
Gilliard 21/01/2021minha estante
Tô lendo e amando