O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Cláudia 01/05/2024

"... o terror também é pai da loucura"
O conto se passa na fictícia cidade de Itaguaí, perto do Rio de Janeiro, onde o renomado psiquiatra Simão Bacamarte decide retornar de Portugal para se dedicar ao estudo da loucura. Ele constrói um hospício, a "Casa Verde", onde começa a internar os habitantes locais que, segundo seu critério cada vez mais amplo, demonstram algum sinal de desequilíbrio mental. A população da cidade, inicialmente favorável ao projeto do Alienista, começa a questioná-lo quando quase todos acabam confinados.

A história se aprofunda nas ironias da definição de sanidade e loucura, com Bacamarte ajustando frequentemente seus critérios para quem deveria ser internado. Ao final, após uma série de reviravoltas e reconsiderações sobre os c bem engraçada, e em algumas horas, terminei!
Gostei!

Anne778 01/05/2024

A linha tênue entre loucura e sanidade
É um clássico. A leitura é complexa (para mim, pelo menos) precisei buscar o significado de diversas palavras ao longo da história e isso fez com que eu demorasse muito para finalizar o livro. A história é muito interessante, é engraçada em diversos momentos mas fica fácil de presumir como ela irá terminar, não há grandes surpresas. Esse foi meu primeiro contato com Machado e, apesar de ter achado a leitura cansativa, tentarei ler outras obras dele.

Gabriela4290 30/04/2024

Um maluco decide ter um hospício fala q todo mundo tá maluco e depois fala q nn e depois descobre q ele é maluco. Enfim brasileiros...

Barbara193 30/04/2024

Limites da racionalidade e da loucura
O livro explorou temas como a razão, loucura e poder. A história gira em torno do Dr. Simão Bacamarte, um médico que decide investigar a mente humana construindo um hospício em sua cidade. Por meio das experiências do Dr. Bacamarte e das reações da comunidade, Machado de Assis faz uma sátira inteligente sobre a busca pelo conhecimento e os limites da racionalidade. A obra continua relevante e instigante, trazendo a reflexão sobre a natureza humana e as noções de normalidade e loucura.

"Com a definição atual, que é a de todos os tempos, acrescentou, a loucura e a razão estão perfeitamente delimitadas. Sabe-se onde uma acaba e onde a outra começa. Para que transpor a cerca?"
Ótima visão.

Thais 30/04/2024

Um clássico né, mas talvez não seja meu estilo.. é uma leitura mais complexa, palavras com significados desconhecidos pra mim.
Gabriel1994 30/04/2024minha estante
Achei também, mas é do século 19, então era de suspeitar o enriquecimento do vocabulário.

thewolfstarkid 28/04/2024

Se todo mundo é louco, a loucura é normal!
O Alienista foi a primeira obra do Machado que eu li, e que sorte! Por ser uma história curta, acaba sendo um bom começo pra quem está querendo começar a ler clássicos. A escrita pode ser bem complexa, mas ao mesmo tempo é muito bonita e traz uma reflexão interessante.
Gabriel1994 30/04/2024minha estante
Eis a questão até que ponto a loucura é normal? O normal é a loucura?

Isadora1155 27/04/2024

Loucura em discussão
Livro um pouco difícil de ler, mas já era esperado.
Gostei do tema do livro e me fez pensar demais, a loucura em um ponto de vista diferente. Quem imagina que o único louco seria o alienista?
O alienista era o alienado.

Lacrimosa 27/04/2024

"Preso por ter cão, preso por não ter cão!"
Aqui, Machado brinca bastante com a linha tênue entre quem é louco e quem não é. Será que as pessoas de Itaguaí que eram as loucas ou Bacamarte que era o mais louco de todos?
A narrativa é envolvente, e mesmo eu demorando dois meses para ler essa história curta - e não porque o livro é ruim, mas por infelizmente não ter tempo de me dedicar mais a leitura - quando eu pegava o livro novamente, me adentrava na história sem dificuldades e não esquecia os detalhes, garantindo uma leitura fluida apesar do espaçamento entre ler x não ler.
Leiam Machado!! Leiam nossa literatura nacional!!

Bê. 27/04/2024

A teoria verdadeira da loucura
Essa é a minha novela preferida de Machado!
É leve e bem humorado, ainda que repleto de ironias e críticas sagazes as arbitrariedades dos discursos morais, políticos, religiosos e afins que tentam encarcerar a natureza humana num paradigma do ser humano ?normal?.
Quem define é quem julga o que é normal? Costumes, ciência, politica, um ente divino?
A verdade é que somos todos normalmente doudos e não vale a pena perder a razão em busca da razão enquanto a vida passa por nós.

Zé bob 25/04/2024

Não funcionou comigo
Embora seja um clássico que traz um traço marcante da história no Brasil não, achei algo tão impactante.

Letícia 25/04/2024

Literatura nacional sempre provando pq é a melhor do mundo, né?
Muito bom, embora seja do Machado de Assis, a leitura é bem fluida e em um dia é possível lê-lo todo.
É bem satírico e cômico em alguns trechos, muito cativante também!

Ao final da leitura, fiquei me questionando oq Assis queria dizer com o enredo. Talvez, nada. Mas serviu para consolidar aquela clássica teoria de que médico e louco, todo mundo tem um pouco.

Erick.Serafim 24/04/2024

Eu li só por causa da escola mesmo ksksks achei o livro interessante, mas não é o estilo q eu gosto...

Catpetta 24/04/2024

Clássico ainda atual
Aquele clássico que continua atual? afinal, o que é normal? O debate prevalece?
Quem dita as normas sociais? O que é aceitável? E a hipocrisia?
Livro muito bom, que te faz pensar de maneira bem humorada

Isa 23/04/2024

O alienista
A ideia do livro é muito boa, mas a escrita do Machado não me agrada. O estilo clássico não me desce ?