Filosofia do Vazio

Filosofia do Vazio Igor Teo

Resenhas - Filosofia do Vazio

mais1capítulo 02/08/2023

O vazio
É o vazio que nos faz buscar por mais
É o vazio que nos faz querer o algo a mais

Uma leitura fluida
Boa
E reflexiva ?

Saori Malfoy 30/04/2023

?Talvez o mundo mude para melhor.?
Estava olhando os livros que havia pegado gratuitamente no Kindle e me deparei com este, ao ler a sinopse, decidi ler. Este livro traz com ele uma forma de refletirmos sobre o tempo de isolamento que tivemos na pandemia, em como isso afetou cada um de nós e lendo agora após o fim de isolamento e o ?fim da pandemia? refleti comigo mesma sobre como estava durante toda a quarentena e agora. Um dos maiores problemas que a pandemia gerou nas pessoas do mundo todo foram problemas mentais. Por exemplo, mesmo antes da pandemia, eu já sofria com problemas como depressão e ansiedade, no final de 2019 achei que este problema já estava resolvido, contudo, veio a pandemia e mesmo que antes eu raramente saísse de casa, porém voltei a ter crises fortes de ansiedade, crises que hoje em dia eu não consigo controlar tão facilmente e nem mesmo com ajuda de terapia resolve. O livro também mostra o conceito da meditação e espiritualidade e como isso pode ajudar a humanidade controlar e amenizar os problemas mentais. Acho que este é um livro extremamente necessário, ainda mais após termos passado por aquela pandemia. Recomendo muito!

Mariana113 30/01/2023

Filosofia do vazio
Trata-se de um ensaio de pouco menos de 30 páginas que foi escrito durante o período de pandemia. O autor busca destacar a importância do silêncio, da quietude e do vazio.

Considero que foi uma leitura bastante reflexiva, com trechos que me causaram impacto positivo e me proporcionaram uma nova perspectiva sobre o meu uso frenético do tempo.

Alguns dos meus destaques:

?Blaise Pascal dizia que a infelicidade do ser humano está em sua incapacidade em se manter quieto, em seu próprio quarto, solitário.?

?A necessidade constante de fazer alguma coisa ou responder a nossa ansiedade é a incapacidade de lidar com o vazio.?

?Estamos desejando constantemente alguma ação porque não suportamos a não-ação. O que, no fundo, está relacionado com a nossa necessidade de controle e domínio do ambiente ao redor, inclusive do próprio tempo.?

* O ensaio está disponível no catálogo de e-books gratuitos da Amazon.

Lhyz 30/03/2021

"Aceitar a morte é reconhecer o nosso próprio vazio."
"As nossas definições simbólicas não são apenas compreensões de uma realidade independente, pois são também maneiras de nos ancorarmos em uma identidade, em uma forma de existência. Adquirir materialidade para este eu invisível que habita em algum lugar estranho de nós. A partir do momento em que crio meu personagem existencial com minhas identificáveis imaginárias, eu garanto simbolicamente minha existência. Deixo de ser um Vazio e passo a ser algo no mundo que creio profundamente ser."

O autor-psicanalista, Igor Teo, consegue - nessas poucas páginas - tirar o peso da produtividade, do ser útil, do estar sempre preenchendo nosso tempo. Aos poucos, ele introduz a ideia da meditação - quebrando a ideia de controle mental - com budismo e o taoísmo.

Achei super interessante e foi uma leitura que eu estava precisando... Às vezes, a gente precisa lembrar que não precisamos estar correndo o tempo todo.

FabioMartineli 11/01/2022

Muito válida
O livro é muito oportuno, principalmente pelo momento de pandemia. Poucas páginas com grandes lições. Apresenta o valor do vazio em uma sociedade que supervaloriza a produtividade desenfreada.

abacaxeira 11/03/2022

"Quantas belas experiências perdemos por antecipação de nossos próprios preconceitos?"
- Igor teo

Danyelle22 29/07/2022

A inquietação do vazio... ????
O autor analisa o vazio sob a perspectiva do silêncio (vazio da palavra), da quietude (vazio de ação) e da angústia (vazio de desejo).
O livro é curtinho, mas demanda algumas pausas para a absorção do conteúdo. O trecho que fala sobre a meditação traz a provocação sobre a pausa, principalmente buscando o vazio de pensamentos. O que achei interessante diante do contraste com o acesso a redes sociais, onde reina o frenesi de cores e informações.
Gostei muito da conclusão do autor, onde ele explica o contexto em que o livro foi escrito: durante o isolamento social ocasionado pela pandemia de covid, como o isolamento provocou a reflexão sobre o vazio.

Marcela 12/07/2023

Leitura obrigatória pra qualquer um que se perdeu pelo 1 vez ao longo desses 2 anos de pandemia ! Esclarece muita coisa, mudou minha maneira de ver o o mundo !
fontbooks 12/07/2023minha estante
oi pode curtir minha última publicação

amamjx 10/08/2023

?Sem tempo e quietude não há a chamada originalidade.?
Filosofia do Vazio aborda sobre quão importante é, de vez em quando, praticar o mais puro ósseo. Escrito na pandemia da Covid19, onde todos nós tivemos que aprender a viver, o autor decidiu escrever esses tempos difíceis e que a prática do ?não fazer nada? não é errado, muito pelo contrário...

Honestamente, queria ter tido conhecimento deste livro durante a pandemia. De fato, foi uma realidade cruel para todos nós. Apenas descansar, depois de uns dias, passou a ser entediante e frustante. O medo de socialização aumentou, e a fobia social, depressão, ansiedade e pânico passaram a ser comuns em seres humanos.

Alugou um triplex em vários momentos na minha cabeça. Pois, em momentos de quietude, da mais pura arte de não realizar nada e apenas deixar os pensamentos virem, formamos opiniões e pensamos em coisas que nunca seriam cogitadas e arranjamos soluções para situações. A arte de não fazer nada é confortante quando não há autocobrança para sempre estar em atividade. Como poeta, posso afirmar que são nesses momentos de reflexão que formamos as melhores poesias.

Reconfortante, eu diria! A minha eu, que existiu nessa pandemia de maneira exasperada, agradece.

Lara1822 28/10/2023

É um livro muito calmo, singelo...
Apesar de eu não concordar totalmente com o vazio eu sei que ele é necessário para nossa existência. Eu não concordo porque em parte acho que eu fico em silêncio demais para algumas coisas que deveriam ser faladas, porém sei que para acalmar nosso coração, para nos encontrarmos, o vazio, o silêncio, são essenciais.
E esse livro vem nos apresentar justamente isso, em como o vazio pós pandemia se mostrou algo necessário para nossa humanidade.

Arlindo.Ramos 18/07/2023

Filosofia do Vazio
Não sou muito de ler esse tipo de livro, mais esse me encantou. Fácil de ler e compreender, eu super recomendo.

Giulia 09/10/2023

Apenas o vazio
É uma leitura rápida e fácil, o autor não filosofa muito ou enrola para dizer diretamente o que pensa e entende como vazio. Destaquei muitas coisas no ebook e sinto que é uma leitura que precisarei fazer com uma certa regularidade, para não me esquecer de algumas coisas que são meio óbvias, mas que mesmo assim deixo passar no meu dia a dia. Recomendo a leitura e ele é pequenininho!

julinha_wtf 23/06/2023

Me deu um modo de pensar
A forma como ele mostrou que na pandemia foi um choque em que não tínhamos como sermos produtivos e como o ser humano quer sempre ser produtivo, precisamos aprender a lidar com a calmaria.

akilaw 28/01/2023

A morte ensina que nenhum personagem é para sempre.
Foi uma recomendação de uma amiga minha, e é um bom livro.

"Antes de existir nosso personagem não éramos nada. Depois voltaremos a ser nada outra vez."

Fiquei pensativo diante vários trechos dessa obra. Sempre me pego olhando pra o nada, pensando sobre vazio da nossa existência. A filosofia que nos acompanha a cada dia que existirmos.

Enfim recomendo esse livro, pode ser a porta para livros que abrangem mais sobre a filosofia.

"Lembre-se de que é mortal."

Thaina130 28/09/2021

O livro é totalmente bom para aqueles dias em que você sente que você realmente precisa dar uma pausa. Porque é justamente, esse tema. Sempre estamos a procura de ficar ligado, procurando sempre algo para fazer, para ocupar nossa mente. O livro trata disso, lembrar das pessoas que precisam de pausa. Uma meditação para relaxar. Ficar parado sem fazer nada.
Eu nunca parei para pensar sobre o que é o vazio. Sobre o vazio que estamos procurando, sobre o vazio que tanto queremos preencher.