Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess

Resenhas - Laranja Mecânica

Vanessa Isis 24/08/2010

Certo. Acho que sou doente. É a única explicação plausível para explicar o tamanho do carinho desenvolvido por Vosso Humilde Narrador, Alex. Tudo me prendeu nessa história, a forma como é escrita, os acontecimentos em si, o jeito que Alex compreende e reage às coisas, o vocabulário utilizado e até a ultraviolência. Minha mais profunda admiração a Anthony Burgess por tamanha criatividade e por uma história tão "horrorshow". Uma ótima pedida para quem está cansado de historinhas comuns.
Tarciso 05/12/2011minha estante
Sim, de doente e Alex todos temos um pouco. Ótimas palavras Vanessa, muito "dobi", é difícil ler laranja e não sentir certo afeto por Alex, Anthony Burgess consegue, miticamente, nos transportar para aquele cenário e logo colhemos uma série de elementos que dão sentido às ações de nosso anti-herói.

Alex BS 20/03/2012minha estante
Também acho Alex o carisma em pessoa! Ele é puro, por mais loucas e depravadas que sejam suas ações. Um dos melhores livros que eu li na vida. É difícil não sair falando como o Alex depois de ler!

3.0.3 31/08/2012minha estante
Há uma certa complexidade inicial na leitura desse livro. Confesso que o deixei de lado por três vezes, pois não conseguia terminar o primeiro capítulo. Mas minha vontade de lê-lo foi bem maior e acabou ganhando (ainda bem), porque logo que eu me habituei a sua linguagem, a leitura fluiu de forma extraordinária. Um ótimo livro, uma obra prima! Somos todos doentes, ó meus irmão.

Guilherme Tomás 04/11/2012minha estante
Se gostar do livro é sinônimo de doença, somos doentes! Mas se amar o livro significa algo ainda pior, tenho más notícias para nós!

Marcia 26/02/2013minha estante
Pelos comentários, não vejo a hora de ler este livro!

Fernanda 28/06/2013minha estante
Também sou viciada em Laranja Mecânica, li o livro, e o filme ilustrou maravilhosamente bem a história! Sou devidamente uma doente também! Sem dúvida, o melhor livro!

Sil 21/03/2014minha estante
Pois acho que sou a única pessoa saudável desses comentários entao rsrs, terminei de ler o livro agora mesmo e posso dizer com todas as minhas forças: eu odeio o Alex, senti raiva dele o tempo todo e ficava feliz quando ele se dava mau. Queria muito que ele e seus "drugues" tivessem um final terrível!!!!! Nada disso aconteceu, para a minha grande tristeza...Porém, como escrito no comentário principal acima: este não é um livro comum.
Isso não significa que não gostei do livro...achei o livro "horrorshow", Burgess foi muito criativo.
Sem mais :)

Daniela 21/03/2014minha estante
Também devo ser doente kkkkk não tem como ter um carinho pelo Alex. Esse livro sem dúvidas tornou-se meu preferido, aquele que mesmo depois de um certo tempo, não o esquecemos.

Cristina 24/10/2015minha estante
Ai que alívio! Pensei que estava sozinha na minha simpatia pelo Alex.
Foi difícil ler o livro no início, tanto pelo Nadsat que me cansou um pouco, quanto pela ultraviolência que me chocou. Mas depois do esforço inicial a leitura começou a fluir e este livro se tornou um dos melhores que li na vida!

Evelin.Lins 01/11/2016minha estante
Adorei a resenha, nunca li o livro e so de ler a sinopse ja me interessei, agora to igual a doente que saiu do hospital maluca por esse livro.
Necessito mesmo, quem tiver e quiser trocar nele to aceitando :`)

Marcos Martins 03/11/2016minha estante
hahaahah somos todos doentes, mas o personagem apresentado pelo escritor é altamente cativante. Porém, acho que o filme peca nisso, no livro a gente consegue ter uma enorme empatia pelo Alex.

srttaherondale 14/06/2020minha estante
mas o personagem é sociopata e estuprador ?

Sil 14/06/2020minha estante
Eu sou a que não amou o Alex, conforme mencionei hehe achei ele bem doentio e a repulsa que senti foi enorme. Mas o livro é incrível demais. Faz 6 anos que li e acredito que esta na hora de uma releitura. Que bom que o skoob notifica a gente de comentarios atuais.

Dari 27/08/2020minha estante
Sil, me senti assim como você. Gostei muito do livro, porém não gostei do Alex. Senti raiva e repulsa dele o tempo inteiro. Torcia pra que ele e seus druguis se dessem mal hahahaha.
Também gostaria que tivessem um final terrível, porém isso não aconteceu kkkkk

Kah 30/12/2020minha estante
Eu ainda estou lendo e até agora sinto o horror das pessoas que são abordadas pela trupr do Alex

Nathan. 18/02/2021minha estante
O Alex é tipo assim horrorshow mesmo, me vem ódio na gúliver da kal total que aqueles vek o fizeram, mas bom saber que virou um bom malthik e deve esta agora em um lugar tipo assim no ague da moda nadsat.

Nathan. 18/02/2021minha estante
Fumando um cancer com novos druguis no auge da moda nadsat*** (Obs: tava incompleto)

Kah 18/02/2021minha estante
Eu não senti nenhuma simpatia pelo Alex queria que ele se ferasse mesmo! Ai que me toquei que ele conseguiu gerar a vontade de violência da minha parte contra a pesdoa dele

Vih 10/03/2021minha estante
Seu comentário a respeito da leitura me define em tudo e todos os sentidos. Quando começamos a ler e a ter a conclusão nossos sentimentos mudaram completamente!

Juliana.Cruz 28/03/2021minha estante
Alex estuprava meninas de 10 anos, espacou até a morte uma senhora, agredia pessoas por puro prazer... na minha opinião ele não chegou nem perto de pagar pelo que fez, e quem tem simpatia por é realmente doente.

Tati Baceti 25/04/2021minha estante
Ok, acredito que irei amar o livro com todos estes comentários. Porém as notas, explicações e afins, do início, o que acharam? Eu estou começando agora, terminei essa parte, mas achei bem chato.
Vou continuar, quero a história, mas esse início me fez começar, amanhã rs

Tati Baceti 01/05/2021minha estante
Gente?! Sério? Empatia pelo Alex?! Eu o vejo como um manipulador, um jovem que chega e agrada as pessoas para que ninguém diga o que ele realmente é. Estou em 48% do livro, me adaptando agora com a linguagem depois de parar, no meio do primeiro capítulo por achar sacal ter que "adivinhar" as palavras. E a não ser que tenha um plot gigantesco com o nosso narrador, só posso ter asco dele. A história é ótima, te envolve e te coloca nas cenas, principalmente as de ultraviolência. Mas gostar dele, não. Achei o máximo ele apanhando dos maliquinhas

elw 12/09/2021minha estante
Minha "Gulliver" agora está devidamente ansiosa para ler esta obra. Eu literalmente sou a ansiedade adiposa do Jack Kkkkk.

Cristina.Amaral 01/11/2021minha estante
Afeto? Eu tô tremendo de ódio! Um abusador sexual que maltrata crianças e idosos... Tenho zero empatia por esse infeliz.

Cristina.Amaral 01/11/2021minha estante
Gostei do livro justamente porque entendo que o que o autor quer é criticar a violência desmedida e a exaltação da maldade. Não é porque o personagem é o principal e narrador que o autor concorda com as atitudes adotadas. Na verdade, o que mais me surpreende é que um estuprador, pedófilo seja endeusado...

Clara 16/11/2021minha estante
kkkkk senti a mesma coisa e não tava sabendo explicar, não da pra não sentir empatia pelo Alex em certos momentos da história, principalmente na parte 3. Acho ele um personagem muito bem escrito e carismático, apesar dos apesares.

Murilo.Soares 29/12/2021minha estante
Mano estou aqui só porque sei que o thomas shellby fez uma peça com esse nome

Itana.Romano 30/03/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso!! Foi uma das melhores leituras da minha vida!

Bruno 29/08/2022minha estante
Alex é carismático demais, acho que todos q leram criam um tipo de afeto com ele. Não sei como o autor conseguiu fazer isso.

David184 21/03/2023minha estante
O cara é supremacista branco ?-?

Diego Miúdo 22/04/2023minha estante
Ele é construído exatamente dessa forma, o que chamam de "Woobie", um personagem feito para que se sinta pena.

Niiihhh 25/06/2023minha estante
doente mesmo. Ele é carismático com certeza, mas só por causa disso que endeusam ele? Ele não fez nenhuma ação ou algo do tipo que seja digno de admiração, é apenas um sádico supremacista branco e estuprador. Por mais que ele seja doente ou algo do tipo não vejo o que há nele para se gostar. Mas claro, um adolescente branco criativo, "divertido", com boas piadas e um carisma acentuado são capazes de conquistar simplesmente pela estética que transmite. É doentio sim gostar dele, todos temos afeto por personagens que fazem coisas ruins e não tem exatamente boas ações, e isso é normal até porque nenhum ser criado é perfeito, mas um sádico que, seja por doença ou não, é o mal em pessoa é realmente doentio. Desculpe mas não entendo por que aclamam tanto alguém que não tem nada pra mostrar de bom além de boa fala e carisma. Lembro a vocês que carisma é algo relativo, nem sempre é algo bom. Todos os psicopatas se mostram carismáticos, é um comportamento pelo qual não se pode ter em tão alta estima.

JAlia698 09/09/2023minha estante
Carinho pelo Alex? Você é maluca!

Regis 16/08/2022

Atemporal...
Clássico que abstrai o tempo, que desperta emoções e questionamentos sobre vários assuntos, entre eles o Behaviorismo, área de estudo da psicologia usada como base para o desenvolvimento do tratamento Ludovico.
O Behaviorismo prega: que o livre-arbítrio não existe, que nossas escolhas não são totalmente determinadas por nossa vontade. São influenciadas pelo meio em que vivemos (cultura, ciclo familiar, genética?).

É correto privar uma pessoa de suas escolhas para que ela não possa optar pelo mal?

É essa discussão que é proposta pelo autor de uma forma crua através do personagem Alex DeLarge, de 15 anos.
Alex nos é mostrado como um delinquente juvenil, que comete todos os tipos de atos nocivos (roubo, estupro, invasão, agressão e assassinato) com sua gangue de delinquentes Georgie, Peter e Tosko.
Os garotos têm até uma linguagem própria, o nadsat, uma espécie de gíria adolescente, numa mistura do inglês e do russo.
Li o glossário antes de começar a leitura, e depois não o consultei mais... acho que a confusão com a rarrativa cheia de gírias (o autor criou mais de 200) é proposital, para causar estranheza ao adentrar o mundo dos jovens delinquentes.
E no decorrer da leitura você se adapta a linguagem e aprecia a jornada.

Ao ser preso... Alex, do latim "a-lex" (sem lei), é submetido ao tratamento Ludovico, que se propõe a fazer dele alguém "condicionado" a viver longe da criminalidade, tirando dele o livre-arbítrio, fazendo com que ele seja quase um zumbi.

O livro é narrado pelo protagonista, mostrando toda sua dor e sofrimento, se sentindo uma vítima inocente. Mas ele também narra de forma gráfica toda a dor e sofrimento que provoca, e vê-lo falando com tanto orgulho e prazer, não deixou espaço para que eu fosse sensibilizada por todas as escabrosidades as quais ele é submetido.

A história continua atual e provoca vários questionamentos, sobre a autoridade, criminalidade, psicologia, psiquiatria e manipulação política. Aborda temas fortes e reflexivos, além de ser uma exemplar crítica social em vários aspectos.
Com certeza continua nos fazendo pensar.

Gostei muito desse livro e recomendo a leitura.
AnonymousCow 16/08/2022minha estante
Acho curioso quando livros criam línguas novas. Mas não como Tolkien, acho mais legal como algo bem menor marca bem mais. Nunca quis aprender a falar élfico, mas me surpreendi com a Novalíngua de 1984 e com o objetivo por trás da sua criação.

Mesmo meu irmão sempre elogiando este livro eu nunca senti muito interesse por ele (boa parte disso é em relação aos estupros), mas sua resenha me deixou bem interessado. Vou aproveitar que o Vi tem o livro e lerei mais para frente rs

Alex 16/08/2022minha estante
Depois de sua resenha me encorajou tentar. Confesso que o filme me foi impossível. Mas dado o contexto que vc apresentou me parece que vale a leitura.

Núbia Cortinhas 16/08/2022minha estante
Régis, vc sempre aguça a minha curiosidade em querer ler o livro resenhado. ???

mpettrus 16/08/2022minha estante
Totalmente sem defeitos a sua resenha, Poderosa Regis!!! ???????? Um brinde a essa interpretação genial ???

Brujo 16/08/2022minha estante
Belíssima resenha !!!! ???

Regis 17/08/2022minha estante
Giovani, os estupros no livro não são explícitos igual no filme do Kubrick. Você pode ler sem problemas. ?

Regis 17/08/2022minha estante
Eu gostei do livro Alex, e espero que você possa gostar também. ?

Obrigada Núbia. Não ?

Regis 17/08/2022minha estante
Fiquei sem jeito, com o "poderosa"... Mas adorei mpettrus! ?

Obrigada, Brujo. ?

Carol 22/08/2022minha estante
Esse livro é fantástico

Regis 22/08/2022minha estante
Também achei Carol. ?

Lorena 15/06/2020

PÉSSIMO
Esse livro é simplesmente horrível. Não tem sentido algum, as questões sobre o governo e a sociedade foram tratadas de forma tão rasa que pareceu que foi uma coisa jogada no meio do livro só pra dar um pouco de sentido pra ele. O vocabulário inventado = aberração, atrapalhou MTO o entendimento do livro, e o pior de tudo é que quando o autor escreveu ele não fez um glossário desse idioma. Parece que o livro foi feito só pra vc passar os olhos pelas palavras sem extrair nada e no final fingir que extraiu mil significados.
A primeira parte foi a pior: uma grande sucessão de atos de violência mto descritivos, absolutamente horrível e sem sentido algum.
Quando o Alex foi pra cadeia e começou o experimento, foi a única parte que eu achei interessante no livro, e que teve algum significado, mas da parte que ele saiu da cadeia pro final tudo desandou de novo, e a ?cura? dele foi absolutamente sem sentido ALGUM.
MUITO RUIM, não sei se vc tem que ser mto inteligente pra entender os grandes significados desse livro ou se todo mundo apenas finge que tira grandes lições da leitura por ser um clássico. Acho um ultraje comparar essa bomba com 1984, esse sim é um livro muito bom sobre a opressão governamental e uma sociedade que vive um governo ditatorial.
Go vegan 15/06/2020minha estante

alissonferreira.c1 15/06/2020minha estante

Teteu 15/06/2020minha estante
Adoro laranja mecânica mas também adoro resenhas que falam tudo na cara sem medo de criticar. Adorei a resenha kkkikk

wileninha 15/06/2020minha estante
concordo com cada palavra..

Go vegan 15/06/2020minha estante
"eu já chupei a laranja mecânica e lhe digo mais, plantei a casca na minha cabeça" Raul Seixas

Steffany.Lima 24/06/2020minha estante
Vim dar uma olhada nas resenhas pra ver o que a galera tem a dizer sobre o livro e me deparei com a sua e to me sentindo contemplada até agora. Eu acabei o segundo capítulo do livro, apenas o início e já estou achando o livro meio tosco. Cenas de violência, até mesmo de cunho sexual muito descritivas, sem propósito nenhum. Não sei se continuo a leitura ou paro por aqui, pq esse inicio, foi o suficiente pra ligar vários gatilhos e quanto ao vocabulário nem se fala né? Me parece totalmente sem sentido

Lorena 24/06/2020minha estante
steffany, sinceramente, eu só terminei de ler o livro pq vi q era bem curtinho, pq desde o começo fiquei com a mesma sensação que vc. pra mim as cenas de violência não acrescentam em NADA pra história, praticamente metade do livro é só nessa ladainha de violência, ai tem uns 3 capítulos que são os ÚNICOS que trazem alguma verdadeira reflexão sobre oq o livro propõe a ser (uma crítica a governos totalitários) mas o resto, podre. não recomendo pra ninguém e se fosse vc nem continuava lendo kkkkkkk terminei por pura força de vontade mesmo

Lorena 24/06/2020minha estante
e o vocabulário meu deus, coisa mais horrorosa do universo, lá pela metade do livro eu consegui ter alguma noção do que as coisas significavam sem ter q ir no glossário, e essas idas e vindas do glossário atrapalham mto a leitura

Steffany.Lima 24/06/2020minha estante
Sim essas idas e vindas ao glossário são bem desgastantes. Ainda mais para quem lê o livro através de leitores digitais, meu caso. Entendo a proposta diferentona do autor, mas não curti muito não.

Lorena 24/06/2020minha estante
eu tb li no kindle e as vezes ficava com tanta preguiça de ir no glossário que preferia ficar sem entender a frase

Rodrigo 24/08/2020minha estante
Eu estava procurando uma resenha negativa nesse livro só pra poder concordar, li e odiei também, 0 desenvolvimento, 0 evolução, em geral um livro bem non-sense. Eu tava apostando nele pois a premissa parecia ser muito boa, e ele deveria ter parado por ai, na premissa.
O melhor de tudo é, pra quer dias de tratamento se no final era só bater um papo no banco da praça com seu amigo.

@falavaleria | Valéria Martins 28/09/2020minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk tudo que eu queria dizer e mais um pouco! Minha experiência também foi assim, achei insuportável.

Rodrigo 31/07/2020

1 Estrela pela coragem.
Ai Ai kkkkk, me perguntando se vale a pena a fazer uma resenha pra ter que relembrar os momentos desse livro. Mas em resumo essa é a típica obra do " não entendi nada mas como é clássico vou falar que é bom pra pagar de cult", quem não tem um conhecido que paga de cinéfilo por assistir Donnie Darko, ELA e etc, se achando genial pq "ai eu gosto de física e viagem no tempo" clb mano tu nem sabe matemática básica direito.

Sim eu entendi o que o livro queria dizer, mas não disse, e ele acabou entregando migalhas de um assunto que realmente seria perfeito de se discutir, mas é tratado tão raso que fica chato.

Eu de inicio odiei esse "dialeto" que o autor "inventou" porque parece mais que ele teve um derrame em cima da máquina de datilografar e saiu esses conjuntos de letras, sem falar que se palavras como desculpaculpas (desculpa) e escolacolas (escola) é sinônimo de criatividade e conceito, bom prefiro nem argumentar. Essa tentativa de gírias de jovens utilizada só atrapalha o entendimento e a fluidez do livro, afinal você, em tese, tem que ficar consultando o glossário no final do livro pra traduzir essas palavras ( glossário esse que se não me engano nem foi feito quando o autor lançou esse livro). Eu como tenho mais o que fazer, logo nas primeiras páginas, traduzir as palavras com base na minha fé e minha capacidade de entender pelo contexto ( da pra entender realmente pelo contexto), e se por acaso traduzir errado, bom, problema do autor que é retardado de fazer isso, pra mim criatividade seria inventar um novo idioma inteiro e escrever todo livro nele.

Agora falando sério, sem me apegar tanto esse "dialeto", afinal não seria o suficiente pra dar 1 estrelas.
Ao meu ver o livro se propõem a entregar algo e não é isso que o leitor recebe. Não faz sentido algum como os temos são abordados, todas as questões sobre o governo e a sociedade são apresentadas de formas tão rasas que parece que só foram jogadas no livro pra dizer que teve. É uma história muito atropelada, os acontecimentos simplesmente aparecem sem motivo aparente e vão embora mais rápido ainda. Os personagens então meu deus, parecem NPC, ninguém tem peso e muito menos desenvolvimento na história, o melhorzinho é o Alex, afinal ele é o protagonista.

A primeira parte do livro é basicamente composto de tentativas descritivas de cenas violentas e etc, acredito pra também fazer o leitor criar uma repulsa daqueles atos, e o Alex vai preso, é isso gente 70 páginas pra isso.
A segunda parte parecia que ia melhorar mas é só mais narração atropelada do tratamento ludovico e rapidamente o Alex ta curado e solto na rua ( sim sim eu sei, teve todo um peso a se pagar, a liberdade dele foi tirada bla bla bla, mas nessa nem é tão falada).
A terceira parte, meus amigos foi aqui que eu achei que o livro estava se salvando, questionamentos como: Vale a pena utilizar do tratamento Ludovico como ferramenta de controle social, se o livre arbítrio humano é violado continuamos a sermos humanos? Criminosos perigosos devem ter os seus direitos violados? Até que ponto somos verdadeiramente livres? ( isso foi so em algumas páginas de conversa entre Alex e o autor de Laranja mecânica ). Pensei que finalmente o livro iria engatar em algo realmente bom, porém era uma ilusão, o livro segue a mesma rotina non-sense de reviravoltas do nada, e o alex aparece curado do tratamento de cura Ludovico ??? Depois aparece com uma nova gangue, pois a antiga não deu certo, fazendo a mesma violência de sempre e em seguida volta atrás se tornando um cara bom pq teve uma conversa com Pete e agora tem um filho ????? Enfim já escrevi demais

É isso beijos, adorei a fanfic, nota 0, mas 1 estrela pela coragem da ideia.
Old tbm que ele só tem 4.5 de avaliação porque toda a galera que dariam uma nota baixa pro livro, desistiu da leitura nas primeiras páginas, e eu não julgo.
Leonhard 31/07/2020minha estante
Rindo, mas refletindo. Eu não gosto do filme, da meneira que as ideias que, como você disse, parecem que viriam a serem desenvolvidas, são apresentadas. Respeito a sua coragem de enfrentar o livro e ainda de se esforçar para ler até a última página. Achei até desonesto essas migalhas interessantes que o autor solta. Pareceu que ele queria fazer hora com a cara de quem estivesse lendo, rs.

Rodrigo 01/08/2020minha estante
É exatamente isso, ainda na minha opinião a galera usa essa máscara de "é um clássico" e não aceita que ele é cheio de buracos e defeitos. Mas enfim né, eu gosto de ler pra poder falar mal com propriedade.

Leonhard 01/08/2020minha estante
"Eu gosto de ler pra poder falar mal com propriedade" é o novo mantra que estou colando ali na geladeira. lol
É bem isso mesmo, a falta de autoconfiança tende a frear o compartilhamento de opinião quando essa foge ao padrão. Temos vergonha da autenticidade que tanto pedimos!

Babs 10/08/2020minha estante
Hahahahah muito bom!! Concordo 100%. Tô decepcionada e não é possível que alguém realmente achou esse livro incrível ( COMO ASSIM???).
Na minha opinião o que já estava ruim, piorou no último capítulo. Como se com a maturidade a perversidade fosse sumindo, como se fosse algo intrínseco a juventude. Até agora tentando entender qual era o objetivo do cara em ter feito o Alex voltar a ser mal pra logo em seguida "aí quero ter minha família, casa, não quero mais ser violento" pqp!!!!

Babs 10/08/2020minha estante
Sem contar que os atos violentos que aparentemente deveriam causar repulsa, não me causaram nada. Muito provavelmente pq o autor, como vc comentou, só ficava lançando no texto sem desenvolvimento nenhum kkkkk

Rodrigo 10/08/2020minha estante
Siiim, o autor perde tempo descrevendo cenas, que se comparadas ao contexto, irrelevantes. Alex é curado rapidamente do nada, sem mostrar arrependimento, depois ele volta pro seu estado inicial ( atenção que todo o tratamento foi feito enquanto ele dormia ) e depois de voltar pra rotina de pilantra, a vontade de ter uma família faz ele, MAGICAMENTE DE NOVO, ficar bom ??????????? tipo wtf ??? E mesmo com tudo isso você ver um total de 0 evolução dos personagens.

Rodrigo 10/08/2020minha estante
E eu nem vou citar os outros buracos do livro pq se não fico aqui digitando o dia todo.

Hahahaa Rodrigo sou tua fã

Adoni 13/12/2022minha estante
Haha... Adorei sua resenha, Rodrigo. Virei fã. Mas não esqueça que a história é o que é porque o autor estava morrendo. eu sei que é difícil, mas tenta dar um desconto pro cara, haha.

Rodrigo 31/01/2024minha estante
esse detalhe aí eu estava por fora kkkkkkkk

Rômullo 01/02/2010

"Então, o que vai ser, hein ?"
A obra de Burgess é fascinante por embora ter sido escrita em 1962 é contemporânea. O modo de narrar do jovem Alex é envolvente e mesmo ele sendo um completo criminoso que estupra mulheres não conseguimos sentir raiva ou ódio dele. O livro ainda possui a linguagem 'Nadsat', cercada de gírias, o que torna a leitura um tanto quanto confusa, mas brilhante e muito "horrorshow"!

"Todo ser humano tem direito de escolha. Se uma pessoa não tiver a liberdade de escolher o mal, tampouco terá liberdade de escolher o bem. Não importa se a pessoa opta pelo mal ou pelo bem, o que importa é se ela tem a liberdade ou não de poder escolher.

É melhor ter as ruas infestadas de assassinos do que negar a cada um deles a liberdade de optar".

O que o livro transmite é a incapacidade do Estado de compreender os criminosos, no caso, as gangues de adolescentes que, por puro prazer, destroem, roubam, estupram e matam. O maior exemplo dessa incompreensão é o fato de Alex, o adolescente protagonista, cometer altos crimes e, simultaneamente, amar a música clássica de Beethoven e ler a Bíblia.
De fato, o Estado e talvez o próprio ser humano, não compreendem a verdadeira natureza dos homens e sequer as consequências das suas próprias decisões.

Até mesmo nós estamos amarrados em camisas de força, nossos olhos estão abertos sem possibilidade de fechá-los e ainda somos obrigados a fazer o que o sistema nos impõe. A cada dia nosso direito de escolha, de contestação e nossa capacidade de despreendimento e raciocínio crítico nos são tirados.

A violência não será curada por lavagem cerebral. Não adianta tranformar criminosos em "laranjas mecânicas", como máquinas, tirando-lhes o direito de escolha. A técnica ('Ludovico') usada no jovem Alex é a pura síntese do Totalitarismo e de como esse tipo de governo não se importa com a liberdade de expressões e ideias. O tratamento de usar imagens de ultraviolência para curar a violência do indivíduo é totalmente contraditório.

O Mal está em todos nós, inclusive naqueles que pretendem acabar com ele.

"Quando um homem deixa de escolher, deixa de ser um homem."
Constantinne 01/02/2010minha estante
Meu..você é bom nisso!!!

AStefan 04/02/2010minha estante
Quando eu ler o livro, comento melhor

Felipe 22/02/2010minha estante
Adorei a resenha, me dispertou interesse em ler esse livro. Parabéns pelo modo como escreveu, está ótimo *-* Quando der vou ver se pego esse livro pra ler =D

Rafael 12/07/2011minha estante
Falou exatamente o que eu queria falar mas não sabia como.

Excelente visão sobre a narrativa, parabéns, ótima resenha!

mands 20/01/2012minha estante
Wow!ótima resenha.Realmente trasmite tudo o que eu pude sentir quando o terminei.

Nalice 25/01/2012minha estante
Que resenha fascinante... ! *_*
Você é talentoso! oowoo

Haha, agora já sei que livro pedir de aniversário ¬¬ Valeu, aê ^^

Lulu 16/06/2013minha estante
Discordo da sua resenha em alguns pontos, mas tenho que admitir que foi muito bem escrita. Antes de continuar, queria pedir desculpa pelas faltas de acento e cedilha, pois nao sei como coloca-los pelo ipad.
Inicialmente, gostaria de comentar sobre o que voce tinha dito, de que pelo fato de o narrador gostar de musica classica e ler a Biblia ele poder ser considerado um criminoso "menos pior". Considero que Burguess fez o personagem Alex de forma que pudesse ser cativante a ponto de eu sentir-me como ele em algumas ocasioes, mas isso em nada se relaciona com ler a Biblia ou com o tipo de musica que ele escuta (alem de que as partes que Alex gostava da biblia eram as violentas e que tinham "o velho entra e sai").
A segunda coisa que discordo do seu comentario foi o modo como analisou o tratamento Ludovico; ao meu ponto de vista pouco se relaciona com o Totalitarismo, mas sim com o Behaviorismo. O proprio narrador tinha se oferecido como cobaia para este tratamento. Entretanto, concordo com o que voce disse, "nao adianta transformar criminosos em laranjas mecanicas", pois o Alex nao deixou de ser alguem com instinto criminoso, apesar de nao poder mais exerce-lo por se sentir mal; a bondade eh o homem que escolhe. Alias, o tratamento de usar imagens de ultraviolencia (com a musica que ele gostava como forma de punicao) e as "vitaminas" injetadas no narrador antes baseavam-se no ato de ele associar a violencia com algo ruim, pois era o que a sociedade considerava como resposta positiva a ocasiao; sendo assim, nao era totalmente contraditorio, simplesmente baseava-se em um metodo Behaviorista radical (onde o comportamento eh tratado por estimulos positivos e negativos).
O filme laranja mecanica tambem relaciona-se com o pensamento de Durkheim sobre a criminalidade na sociedade (fato social e etc).

Ninha Machado 14/10/2014minha estante
Cara, sua resenha foi "horrorshow". Apenas fazendo um à parte sobre o comentário abaixo; não achei que na sua resenha você descreve o Alex como um criminoso "menos pior" por gostar de música clássica, pelo contrário, você enfatiza essa nossa falta de compreensão ao comparar um ato bom com um ato ruim vindo da mesma pessoa. O legal de o autor ter incluído no Alex essa peculiaridade, é que nos faz refletir que por mais ruim que uma pessoa seja, ela sempre terá algo de bom dentro de sí

Luh 29/06/2016minha estante
Já queria ler faz tempo esse livro, aproveitei as férias da faculdade e terminei ontem. Uma leitura fácil, criativa , bom livro , apesar de não ter morrido de amores pelo Alex, gostaria que ele sofresse um pouquinho mais rsrsr...

Bárbara 21/04/2023

Ah gente?
Com assim esse livro está entre os 1001 livros para serem lidos antes de morrer? Como assim é um clássico? Ou eu sou a ?diferentona? que não gostou nenhum pouco? Só eu que não gosto de distopias?
Ester375 21/04/2023minha estante
É tão ruim assim? Quero ler algum dia.

Bárbara 21/04/2023minha estante
Nossa! Leia e me fala hahaha

Bárbara 21/04/2023minha estante
Tb tinha vontade, apesar de já ter tentado duas vezes antes e só agora consegui, por ter saído no clube do livro.

Ester375 22/04/2023minha estante
Meu Deus, fiquei até com medo de ler agora. Acho que vou ler só quando eu tiver realmente pronta. Kkkkkk

Bárbara 22/04/2023minha estante
???

Isabela Capetti 15/06/2023minha estante
O que que você achou ruim no livro? Não gostei do final, achei sem sentido, como se tivesse tudo bem o Alex aprontar tudo o que aprontou porque era muito jovem. Pra mim o final estragou o livro.

Bárbara 26/06/2023minha estante
Todo o livro, a Barbarie o vocabulário. E ainda o fim. TUDO

Tangerina 14/12/2020

Esse livro ou você ama, ou odeia, por ter uma fórmula muito peculiar, e um dialeto próprio(no meu caso, eu AMEI).
Confesso que no começo eu tive um certo estranhamento com as palavras, e com o fato de ter que recorrer tanto ao Glossário, mas logo me acostumei e aprendi as palavras, e em seguida foi só sucesso!
Os levantamentos que essa história traz, a forma com que é narrada, o misto de sensações, e amigos, o final, é tudo muito...

Vou indicar esse livro a absolutamente todo mundo!
Erberson.Rodrigues 14/12/2020minha estante
Agora eu fiquei curioso para ler ele.

Tangerina 14/12/2020minha estante
É magnífico, creio que será uma experiência única. Leia!

Hibrael.Araujo 14/12/2020minha estante
Hahahahaa muito bom que gostou

Tangerina 14/12/2020minha estante
Agora eu entendo seus surtos com esse livro, amigo hahaha

Vitor 14/12/2020minha estante
Agora fiquei curioso. Vou acelerar a leitura.

Fred 14/12/2020minha estante
Seu penúltimo parágrafo me fisgou. Eloquente.
Entrou pra lista de 2021.

Tangerina 14/12/2020minha estante
Me contem depois o que acharam, por favor! Hahaha boa leitura.

Luísa 27/10/2020

Uma razkaz umni e horrorshow
Nas primeiras linhas o nadsat me deixou tão perdida que eu pensei "ah, que se exploda, não vou mais ler isso". Mas aí eu pensei "caramba, não tem nem uma página, se controla e continua, vai que melhora". E ó, meus irmãos, não é que melhora? Quer dizer, o nadsat ainda está lá, transbordando de cada página, mas quanto mais você lê, mais entende o que o Alex diz e como ele vê o mundo. E mais interesse você tem em saber o que vai acontecer.

Eu sou doente por simpatizar com ele? Provavelmente, mas normalmente é isso que acontece quando se lê uma história em primeira pessoa, ainda mais uma história tão horrorshow. Mesmo com o desgosto inicial de não entender 80% das palavras de uma frase e a teimosia de não consultar o glossário antes de ler tudo pra ter a experiência que o autor imaginava, eu terminei o livro entendendo perfeitamente o que o Alex dizia e me perguntando onde será que ele chegou na vida que iniciou após o final da narração.
Luna e o caos 27/10/2020minha estante
Eu queria usar o nadsat com meus drugis, mas eles não leram. É reason horrorshow

Realmente* não "reason" hahaha

Luísa 27/10/2020minha estante
Muito ruim ficar odinoki porque os druguis não colaboram... :'(

Luna e o caos 27/10/2020minha estante
Eu mesma quase esqueci tudo, mas sempre que tomo um pouco de moloko me lembro do drugui Alex.
Quero ver o filme em breve!
Você já viu?

Luísa 27/10/2020minha estante
Sim, eu na verdade assisti há muitos anos por recomendação de uma prima minha, que sempre amou essa história. Mas queria rever, justamente porque já tem bastante tempo.

Luísa 27/10/2020minha estante
O filme é muito bom, mas ele pode ser meio confuso porque no livro o Alex tem entre 15 e 18 anos. No filme, o ator que o interpreta tem 20 e tantos. Aí você escuta um cara de quase trinta anos dizer pra mãe que não vai pra escola e fica perdida. Além disso, a ultraviolência que vem descrita no livro com termos que não estão claros desde o início, no filme é mostrada explicitamente, o que pode incomodar algumas pessoas (não sei se é o seu caso). Mas o filme é muito horrorshow mesmo assim, recomendo. XD

Lou 27/06/2021

Horroshow
De início, achei que seria apenas violência gratuita, q bom que não é apenas isso, mas mesmo achando que seria, as cenas conseguem ser engraçadinhas de certo modo. O Alex narra a história como se suas atitudes fosse algo certo e com isso,a narração acabou tendo um efeito em mim de "normalizar" oq ele faz.

Algo bizarro e interessante é a fascinação do personagem principal pela música classica e o efeito que ela trás no protagonista,ao inves de relaxar ,como é comum nos ouvintes desse gênero ,o efeito nele é ao contrário ,a musica agita ele e acaba criando uma dramatização e um clima caótico tão necessário e emocionante no livro

Gostei que cada grupo/comunidade tanto sendo gangues ou pessoas normais ,tem seu jeito de falar,isso mostra um pouca da diversidade da linguagem e coloca uma certa criatividade na história do autor.

Estava com anseio de ler o livro, pois, grande parte das pessoas falavam que seria algo difícil por causa das palavras criadas mas isso não autera em nada.

É um livro super interessante, bem diferente de outras distopias e consegue resgatar uma vibe 1984 do George orwell.

Laranja mecânica é um livro INCRÍVEL!
Tiago Dalmaso 27/06/2021minha estante
É um livro muito horroshow

Lou 27/06/2021minha estante
Demaais

Gabriella.BarrAto 27/06/2021minha estante
essa resenha só confirmou mais ainda minha vontade de ler laranja mecanica

Lou 27/06/2021minha estante
Vale mttttt a pena,Gabi. Das 4 distopias (1984,mundo novo, fahrenheit e laranja mecânico) sem dúvida essa foi a melhor p mim!

Gabriel 27/06/2021minha estante
Amei a resenha, amor! Te amo ?

Gustavo616 26/01/2021

6655321
A adaptação cinematográfica dirigida pelo Kubrick foi algo maravilhoso, mas o livro em si é infinitamente melhor.

O começo do livro pode ser chocante para muitas pessoas, isso por conter algumas situações da famosa "ultraviolência", e o nosso narrador-personagem é um grande apreciador de tal ato.

É incrível como o livro lhe faz odiar o Alex (e seus druguis) por conta de suas ações durante os capítulos mas, pouco tempo depois, o sentimento de raiva some e o de pena aparece, e você não sabe mais o que sentir em relação ao nosso querido narrador.

Algo super legal e criativo é a presença do dialeto nadsat em todo o livro. No começo pode ser um pouco difícil entender todas essas gírias ditas pelo Alex e seus druguis, mas em pouco tempo você começa a se familiarizar com as palavras mais usadas, até mesmo sem perceber, e a leitura flui naturalmente.

Essa, com toda certeza, se tornou uma das minhas obras literárias preferidas. Um livro que mais pessoas deveriam conhecer e apreciar, da mesma forma como o Alex aprecia seu Beethoven.
Cassia.Strazzacappa 17/02/2021minha estante
Só por essa resenha já está na minha lista. Assisti o filme diversas vezes e sou mega fã... Agora quero ler. ?

Gustavo616 17/02/2021minha estante
O filme é perfeito, mas o livro vai muito além. Me prendeu do início ao fim, muito difícil você esfriar na leitura. Fico feliz por você ter lido e gostado da minha resenha, isso é beeem importante para mim!
Espero que você leia o quanto antes. ^^

Lip Balestra - 08/03/2021minha estante
Caramba, essa resenha eh exatamente o que eu sinto.

Núbia Cortinhas 15/07/2023minha estante
Arrasouuu!! Parabéns pela resenha! ?? ?? ??

Gustavo616 15/07/2023minha estante
Muito obrigado, Núbia!

Emi 28/08/2020

Deus quer a bondade ou a escolha da bondade? Um homem que escolhe ser mau talvez seja, de algum modo, melhor do que um homem a quem o bem foi imposto?
Ó meus irmãos, no início eu fiquei perdida em meio ao vocabulário nadsat que o narrador usa, a leitura estava demorando muito, pois tinha que consultar o glossário umas 3x por linha, mas no meio já nem precisei mais. É um livro muito envolvente e horrorshow, que permite a reflexão sobre autonomia da vontade e controle do Estado.
"A virtude vem de nós mesmos. É uma escolha que só a nós pertence. Quando um homem perde a capacidade de escolher, deixa de ser homem."
Bibs 28/08/2020minha estante
kkkkkkkk ameii

Emi 28/08/2020minha estante
aii tu tem que lerrrr

Bernardo.Bastianello 30/08/2020minha estante
Que resenha foi essa Brasil? Da pau em muito articulista essa Eme

Emi 31/08/2020minha estante
KKKKKKK eu nem sei como faz, mas tamo aí

Juliana663 14/12/2014

"Ó, meus irmaõs"
Alex é um jovem líder de uma gangue que reproduz com êxito o sentido literal da palavra violência. É agressivo, cínico, egocêntrico, pretensioso e extremamente carismático. Sua paixão pela musica e sua busca significativa por algo que o complete de algum modo o torna mais humano que os seus druguis. Um protagonista tão bem construído por Burgess que nos faz oscilar entre sentimentos distintos, que vão de nojo e desprezo à pena e compaixão (por incrível que pareça).
O nosso "humilde narrador" cresce e amadurece através da trama de uma forma tão natural quanto o desabrochar de uma flor, principalmente após ter o “bem” imposto a ele de uma forma desumana.

Laranja Mecânica é, sem dúvida, uma distopia maravilhosa. Suas críticas subjetivas nos deixam livres para tirar as próprias conclusões acerca desse mundo futurista, da violência e de um governo corrupto que não se contenta em punir – querendo converter virtudes e tirando total e completamente o livre-arbítrio. Nos faz pensar na relatividade do significado do bem e do mal , na nossa liberdade individual e em como a capacidade de escolha nos define como seres humanos. Um enredo que, apesar de escrito em 1962, é extremamente atual e se encaixa perfeitamente nos padrões contemporâneos.

Uma obra Horrorshow que merece o título de clássico da literatura mundial e uma leitura para refletir sobre nós mesmos.

Simplesmente amei ♡.
Jéssica 16/12/2014minha estante
woow~ meu deus que resenha ??

Jéssica 16/12/2014minha estante
nossa eram pra ser dois corações. ...broxei

mas ok~ ficou demais

Juliana663 17/12/2014minha estante
Que bom que gostou Jejé!!!

MaislaSilva 19/06/2020

Horroshow
O livro é incrível, vosso narrador tem um linguajar próprio, oque torna a leitura interessante. No livro retrata sobre a ultraviolencia oque nos faz pensar no punitivismo e até quando ele é válido, mostra muito bem como o Estado é capaz de tomar a liberdade do indivíduo.
Lais544 19/06/2020minha estante
Ba! Eu tenho que ler esse livro!

Leitura e . 19/06/2020minha estante
Oii... Bom diaa...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

di aninha 19/06/2020minha estante
Eu sou louca pra ler esse livro....

MaislaSilva 19/06/2020minha estante
recomendo muito a leitura, eu amei o livro

Katia.Caja 09/02/2012

Simplesmente detestei o livro. É um ode à brutalidade masculina adolescente justificando-a com o falso pretexto de "era apenas imaturidade".
O personagem principal é extremamente violento, mas não há nenhuma justificativa para a sua maldade sem limites: nenhuma história por trás, nenhuma explicação de onde saíram todas aquelas atitudes condenáveis.
Quando ele é preso e, depois, submetido a um experimento para torná-lo uma pessoa decente, o autor condena tal experimento com o argumento ("cristão") de que o livre-arbítrio do personagem está sendo retirado - e um ladrão estuprador é superior a alguém que não teve escolha a não ser a honestidade. Será? Talvez. O objetivo do livro era provar que sim, mas a mim não convenceu. Mesmo tentando fazer o personagem engraçado, colocando ele como vítima de violência policial e traição, além de abandono dos pais, para que nós nos apegassemos ao "coitadinho", o autor não conseguiu me fazer simpatizar ou torcer para um personagem que, sem qualquer justificativa, cometia violência tão extrema, por hobbie.
No meio do livro é que acontece a cena mais imperdoável. O protagonista, após obter a "cura" para sua perversidade, é espancado e reage de maneira caricatural, "lambendo as botas" do seu agressor. Nessa parte a gente deve se questionar se é saudável retirar toda a agressividade de uma pessoa, chegando ao ponto de impedí-la da auto-defesa legítima. Afinal, alguma agressividade seria natural e até saudável. Mas logo após, ao personagem é mostrada uma mulher belíssima e semi-nua, despertando no personagem um instinto de estupro e agressão. Ele reage de maneira cortês e cavalheiresca, dando a entender que o estupro é um instinto natural masculino, e tratar uma mulher razoavelmente, uma mostra de domesticação patética e indesejável. O autor coloca no mesmo patamar lamber as botas de quem o espancou, e tratar cortesmente uma mulher que lhe provocou desejo. Absurdo!
No final do livro, o protagonista se emancipa, por si mesmo, da vida "ultraviolenta" resolvendo casar e ter filhos, um final burguês e medíocre digno de novela da globo. É um final moralizante no sentido de mostrar que o certo é escolher pelo bem por si mesmo, e não por meio de coação. Mas a explicação para essa mudança de atitude é simplesmente "cresci, envelheci"? Bem insuficiente.
Todos nascemos dotados de instintos de alimentação, reprodução, auto-proteção, etc. Se dermos vazão a esses instintos de maneira irrestrita, satisfazendo a eles sem qualquer consideração pelo próximo, a civilização é impossível. Por isso, somos aculturados de modo a nos conformarmos em não suprirmos todas as nossas demandas. Mas, nos homens, os instintos de agressividade não são tão reprimidos quanto na mulher. Os video-games violentos, os desenhos animados violentos, os filmes de terror de ação, a pornografia violenta, tudo isso é bem-visto se for consumido por rapazes, mas não se dá o mesmo com as moças. A elas só se dá de distração o que há de mais inofensivo: bebês, casinha, comidinha, rosa. E tudo o que um garoto possa fazer de errado, é perdoado com o falso-pretexto de "mas ele é moleque, moleque é assim mesmo"... é assim mesmo porque nasceu destinado a ser assim mesmo, ou é assim mesmo por causa da permissividade com a qual esses comportamentos são encarados?
Laranja mecânica é uma maneira ultra-sofisticada de dizer moleque é assim mesmo.
Está tudo perdoado, assim que o cara cresce um pouco e forma uma família burguesa tradicional. As vidas das estupradas que ele arruinou? Não vem ao caso.
Aliás, falando em vida arruinada, pobre diabo o Alexander. Teve a mulher estuprada e morta por 4 homens diante de seus olhos, além de sua obra literária destruída. Depois acolheu com todo o carinho o estuprador: lhe deu banho, comida, bebida, carinho, cama, e quando descobre sua verdadeira identidade, o governo o afasta da possibilidade de vingança. Nunca senti tanta pena de um personagem.
Enfim, só não dou a pior nota para o livro pelo grande mérito que ele tem em termos de uso da linguagem.
Katia.Caja 09/02/2012minha estante
Mérito do livro: caricaturar a esquerda, mostrando como ela NÃO se compadece dos que sofrem, e sim, quer usar os que sofrem para ameaçar o poder estabelecido - e tomar o poder pessoalmente =)

Lucas 16/04/2013minha estante
Concordo com vc em varios aspectos. O livro não me agradou muito, não me afeiçoei ao Alex. Mas acho q o autor quis dizer da impunidade que acontece atualmente, de criminosos que cometem brutalidades e escapam ilesos. O livro me fez pensar. Não gostei dele todo, mas de fato, atrás de uma bondade do homem, pode haver uma grande perversidade.

Aymee2 12/08/2015minha estante
Quero casar com sua resenha.Resumiu tudo que penso sobre Alex
Obrigada, me poupou tempo e gastos médicos com úlceras (que provavelmente eu teria se eu lesse esse livro por completo)
Cogitei começar a leitura pra ver se encontraria algo diferente do filme, mas já vi que não vai ter nada de novo.

Del 13/09/2016minha estante
Já estava me sentindo um malenk bizumni por não ter achado o Alex horrorshow. Concordo demais com a sua resenha e não vejo sentido algum em querer entender e aceitar toda a violência de alguém pelo fato do Estado ter "errado" na forma de "reabilitar" essa pessoa. Não consegui gostar nem um pouco do Alex.