Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess

Resenhas - Laranja Mecânica

Tiago Doreia 04/02/2021

Ame ou odeie
Laranja mecânica, um clássico que nos faz refletir sobre a relação do homem com a violência, bem como a deturpação dos valores e a busca do interesse próprio em detrimento ao seu igual.

Uma distopia nem tão distópica assim se levarmos em consideração nossa sociedade atual. Com os meios de comunicação e autoridades exercendo controle sobre nós a todo o momento, de maneira bem mais sútil, mas ainda assim um controle.

Um livro extremamente violento, que por ser tão visual, pode ser nauseante para alguns. Eu particularmente apreciei como o autor conseguiu exprimir tão bem as cenas em palavras.

Algo que teria sido muito válido era uma maior exploração do universo pelo autor. Ele tinha muito espaço pra fazê-lo, mas optou por não. Eu gostaria de ter conhecido um pouco profundamente essa sociedade.

Uma crítica ao exagero de neologismos e gírias utilizados no dialeto, que é super válido tendo em vista que o narrador é um adolescente, mas que perde parte da fluidez na leitura pelo uso exarcebada, apesar do glossário no final.

Outra pequena crítica à segunda reviravolta no enredo, que não foi nem minimamente explicada, nos restando simplesmente aceitá-la.

No mais é um livro muito bom, recomendo a leitura.
Pâmela 14/02/2021minha estante
Tenho esse livro para ler há tantos anos! AMO o filme.

Tiago Doreia 14/02/2021minha estante
Eu também sempre especulava como próxima leitura mas deixava pra lá, até que surgiu a oportunidade e resolvi lê-lo de uma vez, não me arrependi, o livro é ótimo!

Pâmela 14/02/2021minha estante
Okay.

Maína 27/06/2020

Como um livro pode causar tantos sentimentos adversos em cada pessoa?
Isso é o incrível de ler! Confesso que eu tinha uma expectativa muito grande por esse livro, muita gente glorifica Laranja Mecânica, porém para minha tristeza não achei nada de mais.
Achei o enredo legal, gostei da história e do desenvolvimento do Alex porém não me cativou!
Entendo perfeitamente a ideia do autor em nos mostrar um dialeto diferente, mas pra mim foi totalmente chato ter que ficar indo ao glossário e entender o que eles falavam. Talvez foi justamente pela escrita que eu dei apenas 3 estrelas, e por ter esperado uma leitura maravilhosa de um clássico que muitos amam e que infelizmente para mim não causou tanto amor assim. Mas foi uma leitura ok, que levanta muitos questionamentos que confesso que gostei, que achei interessante em ser abordados.
Babis 02/07/2020minha estante
Estou com esse livro na estante a dois anos, fico com receio de ler, devido a tantos comentários bons, na mesma medida que falam ser cansativo, então estou sempre passando vários livros na frete dele na hora da leitura kkkkk

Maína 03/07/2020minha estante
Na minha humilde opinião, se você possui outros livros, continue a sua leitura. Mas vai chegar o momento de você ler ele, e tirar as suas próprias conclusões. Eu espero que vc goste, porém, se não gostar, vale o aprendizado, pois esse livro levanta alguns temas bacanas, mesmo sendo cansativo ? rsrsrs

Babis 03/07/2020minha estante
Compreendo, mas desse ano não vai passar kkkk

André Lucena 20/05/2021

Um mergulho na adolescência
O livro começa mostrando a crueldade de um grupo de jovens em suas noites de crimes e curtição, mas durante a narrativa do próprio protagonista podemos observar as consequências dos seus atos e para onde a vida os leva.

É bastante interessante o modo como o Anthony Burgess conseguiu construir todo um arco de total inconsequência juvenil, sofrimento, lavagem cerebral, cura e amadurecimento. É impossível, apesar de tudo, não simpatizar pelo Alex e torcer que tudo dê certo para ele no final.

Amei este livro do início ao fim. Agora sei o motivo dele ser considerado um clássico. Quem não teve ainda a oportunidade de lê-lo, deveria tentar, pois garanto que será uma experiência fantástica, cheia de reflexão.

?????
Suéllen 20/05/2021minha estante
Muito bom ????
Adorei a resenha, confesso que fiquei mais interessada ainda pela história.

André Lucena 21/05/2021minha estante
Eu recomendo demais, Suéllen. A história é muito envolvente e bem construída. Assim como tive boas recomendações sobre ele, eu faço o mesmo e super recomendo-o para você.

Suéllen 21/05/2021minha estante
Só ouvi falar bem desse livro mesmo.
Toop ..vai para minha lista sim.
Obrigada pela recomendação, André !! ????

Gustavo Rodrigues 25/02/2023

Inicialmente, não é um livro muito fácil de ler. Além do autor usar uma linguagem meio arcaica em alguns momentos, também cria um vocabulário totalmente novo. Porém, vale muito a pena sofrer um pouquinho no começo, porque depois de algumas páginas você já acostuma com o estilo/vocabulário, e a história flui de uma forma muito natural.

Sendo bem honesto, acho que Laranja Mecânica foi a distopia que eu menos vi uma crítica tão direta e reta a algum tipo de governo. Até tem, mas não vejo como foco principal (ou eu não percebi). Isso não é um ponto negativo, já que a narrativa vai pra outra crítica muito pertinente: livre arbítrio.

O questionamento é sobre o bem e o mal. Quem é mal por natureza pode ser forçado a ser do bem? Uma pessoa que tem prazer em cometer atrocidades pode - através de um ?tratamento? - tornar-se uma pessoa boa e ficar absurdamente aversa a violência? Muita coisa dita te faz pensar sobre diversas perspectivas.

O protagonista é bem detestável, e não poderia ser diferente. Mas até que você chega a ter um pouco de pena dele - a empatia fala mais alto - em alguns momentos do livro.

Livrão que traz diversos questionamentos sobre bem e mal, liberdade, e afins, além de trazer críticas mais sutis ao governo.
Aline MSS 27/02/2023minha estante
Tenho receio de ler esse livro e achar chato, mas pela sua resenha me deu vontade de ler.

Gustavo Rodrigues 27/02/2023minha estante
Eu também tinha esse receio, mas o estranhamento com o vocabulário passa rápido e depois fica de boa. Dê uma chance que vale a pena!

Aline MSS 27/02/2023minha estante
Pode deixar. Confiarei ?.

gugaavila 04/07/2011

Descascando a Laranja Mecânica
A obra Laranja Mecânica, escrita em 1962 por Anthony Burgess, traz consigo uma originalidade e um brilhantismo sem igual. Nesse livro, Burgess retrata uma Inglaterra futurista infestada de gangues e violência. E é nesses pontos que a Laranja Mecânica se destaca de outras ficções científicas, pois aproxima de uma realidade bastante perceptível para o leitor.
Ao ler a obra, é inevitável não se surpreender com o protagonista Alex. O jovem conta sua história de maneira bem informal, aproximando ainda mais o leitor do livro, deixando-o, praticamente, íntimo de Alex.
Alex, de fato, é um jovem muito controverso e altamente complexo. Tem os princípios de um revolucionário, louco, gênio, mas para o Estado ele é só mais um perturbador da ordem e para a sociedade não passa de um jovem mal educado e ingrato aos pais. Na verdade, Alex é mais um que não se encaixou na sociedade, não compreendeu as regras ou simplesmente ignorou-as. Como diria Raul Seixas Ninguém é igual. Mas a civilização, através dos séculos, não respeitou a integridade do homem, criando leis absolutas e tentando impor uma vontade comum a todos. Isso é a mesma coisa que entrar numa sapataria e mandar o sujeito só vender um número de calçado, sem respeitar aqueles que possuem os pés menores. E se o sapato escolhido não cabe em nossos pés, nós somos de qualquer forma obrigados a usá-lo. E usamos.. Nesse caso, Alex preferiu não usar, e descalço levou sua adolescência à sua maneira, fazendo o que lhe agradava e não se importando com o resto da sociedade, que, segundo o nosso protagonista, não dava a mínima para ele também.
Alex demonstrava um gosto refinado para música, diferente de seus druguis (amigos) e outros adolescentes. Apreciava música clássica, em especial Ludwig Van Beethoven. Além disso, tinha o dom de liderar. Sua inteligência e força o credenciavam como o líder de sua gangue. E por menor que seja seu grupo de comando, sempre haverá aquele que vai querer derrubar esse líder. Com Alex não foi diferente, traído pelos seus amigos, o jovem acaba preso, retratando assim a ânsia do homem pelo poder ou então a agonia do homem em ser comandado.
Na visão do The New York Times, a Laranja Mecânica é uma sátira brutal das distorções das mentes individuais e coletivas. Qual a real natureza do ser humano? Porque é tão mais fácil pensar numa coisa ruim do que o contrário? Será que só fazemos o que é certo por causa das leis que nos regem? Afinal, quem disse o que é certo? O que é certo? No livro conseguimos analisar de uma maneira bem chocante, assim como nas nossas vidas, a pressão constante sobre as pessoas, o estresse generalizado, o desejo de vingança e a capacidade de guardar rancor e ódio que cada ser humano tem.
Laranja Mecânica.O título por si só já é algo bastante impactante e de forma que ao ler a história pode ser interpretado de diversas maneiras. Quando Alex é preso e passa por um processo de lavagem cerebral a partir de substâncias injetadas e outros meios de alienação terapêutica realizadas pelo Governo, o jovem é então impedido de escolhas éticas como o bem e o mal, o certo e o errado, pois todas suas atitudes tinham de ser boas ou então seu próprio corpo reagia de forma negativa consigo mesmo, sentindo dores e enjôos. Para o Estado o método foi uma maravilha, pois não importa o que você pensa, quais seus desejos, desde que esses não se manifestem. Trazendo para a nossa realidade, vemos as pessoas assim também, tantos desejos e revoltas que ficam guardadas, mas não às manifestamos, muitas vezes para não se incomodar, manter um pouco de tranqüilidade em nossas vidas, fruto da grande alienação que fizeram conosco. Como uma laranjeira dando sempre frutos iguais, nem um pouco mais doce, nem mais amargo, todos mecanizados. Laranjas mecânicas.
Enfim, Laranja Mecânica por si só é espetacular devido a grande variedade de interpretações. Sua leitura é muito subjetiva e cada um guarda pra si o que conseguiu chupar dessa Laranja. Temas impactantes, polêmicos e controversos são retratados nessa obra-prima de Anthony Burgess, que apesar do tempo continua tão atual como nunca.
Recomendo!
raaizac 16/09/2011minha estante
Ótima a sua interpretação sobre o livro! Parabéns!

Mari Ferginari 30/11/2013minha estante
Adorei sua resenha, a melhor que li por aqui. De fato, o livro nos leva a refletir sobre a questão do que é o bem e do que é o mal e o quanto podemos ser laranjas mecânicas em nossas vidas sem nem nos darmos conta disso. Certamente um livro marcante para qualquer um que se aventurar a lê-lo e tentar compreendê-lo.

SG1 11/02/2014minha estante
Que resenha maravilhosa! Conseguiu me cativar mais que o próprio livro.

@booklitera 02/07/2020

Mto horrorshow
Hahahah
Gostei no entanto fica na mesmice parte 1 e 2, mas não é chato é uma leitura fluida.
Babis 02/07/2020minha estante
Estou com esse livro na estante a dois anos, tentando tomar coragem pra ler

@booklitera 04/07/2020minha estante
Menina não espera não.. Vale a pena... Eu gostei pelo menos... Leia e depois me fala

Babis 04/07/2020minha estante
Certinho, vou dar uma chance a ele em breve

Reginaldo 20/10/2022

Excelente livro. O autor utiliza uma linguagem própria para dar vida ao jovem Alex e sua trupe de adolescentes. A princípio, achei uma leitura penosa devido alguns termos/gírias utilizadas pelos personagens. Porém, com o decorrer da história, o texto fica fluido. Não é minha distopia favorita, mas vale muito a pena a leitura.
Moranguette 24/10/2022minha estante
Qual seria a sua distopia preferida? Estou em busca de outra para ler e piedosamente em dúvida...

Reginaldo 24/10/2022minha estante
Olha, bem difícil dizer, mas _Admirável mundo novo" é uma das melhores. Além dele, "1984", " A Revolução dos Bichos" e "O processo" são meus favoritos. Recomendo que comece por "Admirável mundo novo" mesmo.

Moranguette 24/10/2022minha estante
Obrigada!

Juliana.Gomes 21/06/2017

Ótimo livro
Livro mt bom
Bruno 21/06/2017minha estante
Que comentário mais superficial.
Não agregou nada a ninguém.
Pessoa sem conteúdo e simplória .
Patética

Juliana.Gomes 21/06/2017minha estante
KKKKKKKKK sai daí louco

Mylena.Leticia 05/09/2019minha estante
Bruno ficou putasso kkkkkkk

Brunna G 18/04/2018

Horrorshow!
Eu nem sei o que dizer sobre esse livro. Estava a muito tempo na minha lista de leitura, e eu confesso que quando comecei a leitura fiquei muito bolada da vida.

Não era o que eu estava esperando, não era uma narrativa regular, eu não entendia nada do que estava acontecendo e chegava a passar um parágrafo inteiro sem saber exatamente o que caralhos estava acontecendo.

Tantas girias, tantas palavras diferentes e... Tanta violência. Violência tensa, mas que era narrada de uma forma tão natural e sem escrúpulos.

Confesso que quase larguei o livro no primeiro capítulo. Mas ainda bem que eu não desisti! É impressionante como apesar de tudo que foi citado (e muito mais, podem ter certeza) eu fui cativada pelo Alex. Fiquei interessada, queira saber mais sobre ele e o que ia acontecer. Aguentei todas as malditas girias e palavras bizarras e no final... Bom, eu acabei gostando. De verdade. De tudo. Muito horrorshow esse livro, ó meus irmãos!

Vale a muito a pena ler, especialmente pelo assunto tratado, sobre a sociedade descrita e como as coisas acontecem nesse universo. É chocante e ao mesmo tempo curioso. Você simplesmente não consegue soltar o livro. Recomendo muito! Fazia tempo que eu não pagava a língua depois de achar que um livro seria horrível e perca total de tempo. Não desistam da Laranja Mecânica! Vale cada página.
Sarah 19/04/2018minha estante
Eita

Brunna G 19/04/2018minha estante
Eita, escrevo tudo errado pelo celular. Que vergonha. HUASHUASH *vendo pelo pc*

Ana Pivotto 04/05/2018minha estante
undefined

Evelyn 29/01/2016

Somos robôs feitos de carne.
Neste livro há um profundo descontentamento com o rumo que a sociedade contemporânea está tomando, e a expressão mais clara disso são as crianças e os jovens, os quais funcionam como uma espécie de "espelho", refletindo todas as patologias.

O livro retrata um sistema onde as pessoas são tratadas como máquinas. Um delinquente é um indivíduo defeituoso, assim, ele deve ser "consertado" para não ferir à sociedade, que é nada além de um amontoado de drones com pensamentos, emoções e desejos previamente configurados pelo o que chamamos de "educação sociocultural".
Contudo, tratar um ser orgânico como uma máquina gera consequências gigantescas, uma delas é a chamada "ultraviolência" inerente aos jovens.

A Juventude Moderna é extremamente violenta sem nenhum motivo aparante. Os pais e as escolas não sabem mais que fazer. As crianças simplesmente nascem beligerantes. Pequenos seres sanguinários, verdadeiros sociopatas.

Essa juventude "defeituosa" gera um caos enorme. Todos chegam a mesma conclusão: ela precisa ser urgentemente consertada.
Assim, um grupo de médicos cria um modo de consertar definitivamente os criminosos.
O tratamento não os tornam pessoas boas, mas sim os privam da decisão de serem bons ou não. O mero pensamento em algo maldoso causa um mal-estar insuportável.
Como punição, eles adicionam ao "ligamento automático do mal-estar" alguma coisa que o cobaia goste, como por exemplo um estilo de música. Ouvi-lá, após o tratamento, torna-se a pior das torturas.

Mas até onde chega esse mal-estar? Sendo ele tão insuportável, o suicídio não poderia ser considerado um modo de escape?

Até que ponto pode-se tentar fazer uma laranja tornar-se mecânica?
Acelino Álvaro 30/01/2016minha estante
Já tinha interesse nesse livro, após a sua resenha, o interesse ficou mais evidente. Quero ler...ou melhor, vou ler! rs

Evelyn 30/01/2016minha estante
É muito bom! Eu tenho vários livros favoritos, mas esse é realmente especial. Espero que goste tanto quanto eu gostei :)

Acelino Álvaro 01/02/2016minha estante
Bom, ao menos este já vem bem recomendado rsrs a história parece muito boa! E parece que podemos trazê-lo bem aos dias atuais...vou gostar rs

Gabriel.Rodrigues 12/02/2021minha estante
KKK mano amei a resenha parecia o Alex falando

Mateus Daversa 13/02/2021minha estante
Obrigado meu drugui kkkk

Izadedo 19/02/2021minha estante
Muito bom hahaha

Ebenézer 23/03/2021

Muito bom além de chocante
Que livro, esse Laranja Mecânica!
Inusitada experiência: desconhecia aversão literária, até chegar Laranja Mecânica; folheei algumas páginas, virei outras, "videei" aquele dialeto estranho e fui sentindo enfado com aquela linguagem.
Há amor à primeira vista? E ódio? Entre um e outro eu não conseguia iniciar Laranja Mecânica.
Pensei não beber dessa água, e só a custo fui me convencendo.
O "Aviso ao Leitor" me instigou: "Seja qual for a opção, prepare-se: o choque será grande. Mas você vai gostar."
Mergulhei para experienciar o tal "choque grande".
Passei, então, a 'conviver' com Alex, Pete, Georgie e Tosko, uns elementos gângsters de ideias perversas, violentos, sem respeito ao próximo, incivis mesmo com os iguais, em atuação orgástica à base de alucinógenos.
O fim dessa galera: cadeia ou adesão aos miliquinhas.
Laranja Mecânica surpreende pela curiosa inovação estatal para conter a violência com experimentos duvidosos manipulando as percepções sensoriais dos infratores usados como cobaias.
Vistas assim, angustiam as sessões de tortura psicológica, todavia não estaríamos igualmente submetidos a métodos sofisticados e invasivos, cujas consequências são imprevisíveis, mas certamente danosas à nossa privacidade? Inconscientes, mas cordialmente, aceitamos as induções que alteram comportamentos que nos tornam robotizados, por um fenômeno típificado como "servidão voluntária"?
A deterioração nunca é isolada, vem junto o esgarçamento das relações familiares cujos liames afetivos sofrem perdas irreparáveis e sem perspectivas de restauração, cuja realidade é tão evidente no tecido social.
Enfim, sem nenhuma dúvida, Laranja Mecânica, um belo livro que choca pela rudeza que apresenta a vida do submundo da humanidade, no qual nem mesmo a religião, sua sacralidade e seus representantes lançam tanta luminosidade.
Pena que só na Edição Comemorativa de Laranja Mecânica há Nota Extra e A Condição Mecânica que tornam ainda mais brilhante a feitura do livro.
my stuff 23/03/2021minha estante
Muito bom, me convenceu a ler! ?

Ebenézer 24/03/2021minha estante
Sucessos!! Espero que vc também goste. Abs

Estante.Naiara 24/03/2021minha estante
Não consegui assistir o filme! Será que dou conta de ler a obra? Tenho mto interesse.

Bruno 29/08/2022

Fenomenal
O que é que vai ser, hein?

O livro nos conta a história de Alex, um garoto que pelo que entendi tem uns 14 ou 15 anos e é um completo filho do capeta. Alex é mau, perverso e escroto de verdade até a alma.

Nosso bom e velho drugui Alex é o humilde narrador dessa história. O que para mim tirou muito do peso das cenas brutais, além disso o livro tem um linguajar bastante peculiar, acabei achando a narrativa engraçada e me apegando muito ao Alex, apesar de não torcer por ele, claro. Aqui vale ressaltar o ótimo trabalho de tradução e edição da versão que li no Kindle, que trazia também um glossário das gírias.

O livro é dividido em 3 partes. Cada parte fala de aspectos diferentes da sociedade e mente humana, trazendo muitas reflexões acerca dos nossos instintos e como lidamos com ele na sociedade. Acompanhamos tudo de perto com Alex que para mim foi um excelente protagonista (não no sentido de bondade) e narrador.

O livro tem gatilhos de estupro e pedofilia, além de várias cenas de ultraviolência muito horrorshow mesmo (kkkkk).

Para quem gosta de livros como 1984 de Orwell, não tem como se decepcionar com esse aqui. Recomendo demais.
Tenha uma ótima leitura!

Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

EduardaMarquess 31/12/2022

Em alguns momentos pensei em abandonar a leitura, pois estava achando ujasni, mas decidi continuar pois já havia visto sobre ele em tantos locais e a estrutura, a linguagem e, diria que, a tradução/interpretação ficou realmente horrorshow. Li a parte do livro ao som de Sergei Rachmaninoff, Ludovico Einaude... em homenagem ao pequeno Alex. Enfim, apesar de alguns bons aspectos, achei muito pesado e não recomendo a leitura.
Cleciano.Souza 01/01/2023minha estante
O que é ujasni?

EduardaMarquess 01/01/2023minha estante
É linguagem nadsat, leia e saberá hehe

Cleciano.Souza 01/01/2023minha estante
Suspeitei desde o princípio kkkk