A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal Soman Chainani

Resenhas - Nosso Verdadeiro Rei

Bryna 12/03/2022

Autor sensacional
Eu só queria saber de onde o autor consegue tirar tantas ideias?!.
O amadurecer dos personagens é incrível; pelo fato de não ser de uma hora pra outra e sim com o passar da estória.
-Tedros finalmente cresceu e se tornou o personagem inteligente e digno de ser rei
-Agatha confiou mais no príncipe dela
-Sophie finalmente abriu o coração pro pobre do Hort (mais do que na hora)

A trama foi bem elaborada e o final não deixou fios soltos.
Os plots foram maravilhosos ao ponto de me deixar com o coração na boca. E nem vou falar dos planos mais loucos e mirabolantes, em que eu jurava que ia dar ? mas no final dava certo.
Vou sentir muita saudade da doida da Sophie que me matava de rir e da Agatha com seu coração gentil e bom.
E de novo: o autor é genial

E mal posso esperar pra ver A escola do Bem e do Mal na Netflix.
Bruna Araujo 28/03/2022minha estante
Vai ter adaptação na Netflix? Eu só li o primeiro, e achei muito infantil, mas, animei de ler o seu relato!

Bryna 28/03/2022minha estante
Vai sim, esse ano ainda

Bruna Araujo 28/03/2022minha estante
Bom saber!!! Acho que vou tentar pegar o livro novamente! ?

Gabs 16/05/2022minha estante
Acabei de ir pesquisar as notícias, nem acredito!!! Vai sair ainda esse ano ?

Bryna 17/05/2022minha estante
Pois é, tô mega animada

Maju 08/01/2023minha estante
Acabei de ler e estou aqui,amei tudo oq vc mencionou

Isadora 25/07/2023

Todos tiveram seus finais felizes!
Saga finalizada! Achei que foi um bom final e os livros são bons!

A história do último livro começa com o Coven procurando Merlin enquanto isso Sophie perdeu todas as suas memórias e seu casamento com o Japeth está cada vez mais próximo...
Quando chega o dia do casamento, Agatha e Tedros aparecem para tentar salvar a Sophie e percebem o que o Japeth fez com ela.
Assim, tera o início ao Torneio dos Reis que após sobrar apenas o anel do Tedros para salvar o Storian, aparece uma mensagem do falecido Rei Arthur dizendo que os dois concorrentes ao torno devem realizar 3 testes e assim descobrirão quem é o vencedor será rei e o perdedor terá a cabeça cortada.

Minhas considerações sobre toda a saga é que as histórias são muito boas tendo um início, meio e fim. A leitura só flui em momentos mais intensos, mas de resto não flui. O livro é muito bonito com ilustrações em inícios de capítulos e os nomes dos capítulos são muito criativos.

Recomendaria sim essa saga! A cada livro a história melhora mais ??

Bia 01/12/2022

Tô tão triste que acabou
Eu vou tentar mas não acho que consigo expressar o que eu senti lendo esse livro. Escola do bem e do mal é uma série que me acompanha há muito tempo, e eu fico feliz mas muito triste de chegar ao final. E que final, viu.

Se tem uma coisa que o Soman Chainani sabe fazer é deixar os leitores malucos, porque o tanto que eu surtei lendo eu não sei nem como escrever. Foram tantos momentos cheios de sentimentos: raiva tristeza alegria emoção desespero. eu terminava cada capítulo desesperada pra ler o próximo, ao mesmo tempo que queria me demorar na leitura pra não acabar.

Toda a trama é construída tão bem, eu fiquei realmente impressionada. As informações são dadas aos poucos e por mais que eu tentasse juntar elas de uma maneira que fizesse algum sentido, eu não conseguia. Várias vezes eu ficava me perguntando se o autor ia conseguir justificar tudo e responder todas as perguntas que eu tinha (porque acreditem, eram MUITAS) e ele de fato conseguiu; e a cada vez que eu descobria mais um pedaço da verdade eu ficava mais chocada e mais deslumbrada com o quão bem trabalhado foi todo o enredo.

Uma outra coisa que eu sou muito fã dessa série é o universo. Adoro toda a ambientação de contos de fadas e como eles são explorados, e eu gostei muito de como o universo se expandiu bastante nessa segunda metade da série, acho que só deixa a história mais interessante e completa. A escrita também é incrível, acho que ela passa os sentimentos de uma forma bem única que, mesmo que seja de certa forma simples e não tão profunda, consegue sensibilizar a gente.

Eu também me apeguei muito a esses personagens. Acho que a maioria teve finais muito bons, e foi bem tocante acompanhar todo o desenvolvimento de cada um e ver o quanto eles amadureceram. Tenho um carinho enorme por todos eles, e digo principalmente da Sophie, que no primeiro livro eu odiava e hoje tem todo meu coração. Gosto muito de como as personalidades e os relacionamentos foram trabalhados, por mais que alguns tenham deixado um pouquinho a desejar.

A escrita imersiva, a trama eletrizante e as revelações e reviravoltas de deixar sem chão (de verdade, teve uns momentos que eu só parava de ler e ficava encarando o nada por minutos inteiros) foram essenciais pra me prender e me envolver totalmente no livro. Vou confessar que teve uma ou duas coisas que eu achei mal explicadas ou meio forçadas mas honestamente por esse livro eu tô disposta a desconsiderar esses problemas.

E eu não sei nem o que falar sobre o final. Sério, O QUE FORAM esses últimos capítulos. Provavelmente foram uns dos capítulos mais desesperadores e tensos e emocionantes que eu já li. Foi uma montanha russa de sentimentos, passei desde choque e desespero a emoção e alegria e todos esses juntos e muito mais. Acho que as coisas se concluíram bem, por mais que essa conclusão pudesse ter sido melhor, porque senti falta de mostrar mais um pouco de como as coisas ficaram depois. O final não foi exatamente como eu queria ou esperava, mas foi muito lindo e deu um desfecho digno pra história.

É uma sensação boa e ruim ao mesmo tempo terminar. Ruim porque acabou e eu fico muito triste de ter que me despedir, mas também é muito bom chegar ao final, ver como os personagens evoluíram e os finais que eles tiveram, ver toda essa história se concluindo de um jeito tão bonito e bem feito. Essa série vai ficar guardada com carinho no meu coração, como uma aventura bonita e emocionante e que me marcou muito.
morgana 02/12/2022minha estante
aa q resenha incrível!! fiquei com muita vontade de ler!!!!
eu assisti ao filme mas n gostei mt :c mas me disseram q os livros são MUITO melhores

Bia 03/12/2022minha estante
@morgana aaa muito obrigada!!
eu gostei do filme como forma de entretenimiento mesmo, eu reconheço que não ficou muito bom, achei inclusive meio tosco kkkk mas eu realmente gosto MUITO mais dos livros, talvez se vc der uma chance vc goste também!

Menezes 04/12/2022minha estante
A adaptação da Netflix do primeiro livro da escola só não ficou realmente bom por 3
motivos primeiro eles resolveram fazer um filme ao invés de uma série o que na minha opinião não ficou muito bom pois além do filme ter ficado longo e um pouco cansativo ele tirou vários personagens e plots que seriam importantes tanto para a história do primeiro quanto suas futuras sequências. Segundo tirar toda construção da Sofia como vilã e o mistério sobre o Rafael e o terceiro e último que eu acho que incomodou todos os leitores dos livros que tirarem o misticismo da série de que a cada quatro anos 2 jovens eram levados para a escola do bem e do mal

Bia 04/12/2022minha estante
@Menezes sim!! concordo plenamente com tudo que você disse. se fosse uma série provavelmente não teriam que mudar ou tirar tanta coisa legal que tem no livro

jeslendo 01/07/2022

Eu não sei como começar a explicar o que foi esse livro. Na verdade, não sei como explicar o que foi ficar quase um mês dentro dessa história e com esses personagens que aprendi a amar através de tantos desafios e aventuras.

Esse livro é um outro nível de fantasia. Um nível altíssimo que eu não estava esperando receber.

A todo o momento achava que não poderia me pegar de surpresa, mas, como sempre acontece, eu estava enganada e ficava chocada e atordoada com cada nova coisa revelada e com cada nova descoberta. Muitos segredos foram revelados e acontecimentos que eram impossíveis de prever.

Todos os mínimos detalhes perfeitamente encaixados, até os que não sabia que poderiam se encaixar. Absolutamente nenhuma ponta solta.

Esse livro, essa série, foi um salto no escuro e eu amei do início ao fim.

O amor incondicional entre Agatha e Sophie é um dos mais lindos que li até então, e aprender com essas personagens, entender os seus erros, aceitar os seus defeitos e confiar em seus planos foi tudo o que eu não sabia que precisava ler até ter chegado ao fim e saber que vou morrer de tanta saudade de cada canto dessa história.
Bia 01/07/2022minha estante
uau eu amava essa série mas parei de ler porque não tinha o resto em português. já tava planejando reler e sua resenha me deu mais vontade ainda!

Felipe 03/07/2022minha estante
Gosto muito da série e concordo com o que você disse, aprendemos muito e aprendemos a amar as personagens, mesmo as que começam mais secundárias e vão crescendo, são livros que acrescentam muito!

Sayuri 25/09/2022minha estante
Concordo super, o final tinha que ter um epílogo
para mostrar eles no altar e o povo finalmente
chamando a Agatha e o Tedros de Rei e Rainha
de Camelot, faltou encerrar de verdade a história.

Menezes 27/09/2022minha estante
Só espero que quando adaptarem esse livro eles resolvam preencher essas pontas soltas do casamento da Agatha e o que a Sophie vai fazer depois de renúncia o cargo de reitoria da escola do bem e do mal se vai ter um novo diretor para escola mais sendo honesto pode bem difícil os diretores que resolvem fazer adaptação de algum livro muitas não conseguem ser muito fies a história e o que acaba muitas vezes decepcionando nós fãs mais não custa sonhar que quando ou se resolverem fazer uma adaptação de livro eles tentem melhorar esse fantástica história e não tentar copiar outras obras de sucesso para ter fama ou o diretor se desviar muito da história da obra para tentar criar algo original como por exemplo a primeira tentativa de adaptação de percy Jackson

Paola66 25/03/2022

Final perfeito, essa série fez parte de toda a minha jornada pela leitura (foi um dos primeiros livros "grandes" que eu li) e nem acredito que se encerrou agora. Tenho muito carinho por todos os personagens e fiquei muito feliz com a evolução de todo mundo ao longo dos livros.
10/10 o soman arrasou
(To muito animada pro filme aaaa tomara que faça jus a esses livros)

Ainda não acredito que acabou de verdade, a última página me deixou com um vazio e um entorpecimento :(

bacelar2 08/02/2023

"O Storian só inicia nosso conto. Somos nós que devemos terminá-lo."
Eu me encontro, nesse momento, completamente estarrecida com o final desta série que estimo tanto. Foram muitas revelações, momentos marcantes e declarações que ficarão pra sempre em minha memória, fazendo dessa saga uma das minhas favoritas de todas.

Em um panorama geral, acho que os seis livros tiveram seus altos e baixos. A primeira triologia é notoriamente fraca, com um enredo clichê e diversas passagens problemáticas; todavia, os últimos três livros conseguiram resgatar a essência dos contos de fadas, com uma trama realmente ambientada em um cenário apropriado (saímos da Escola do Bem e do Mal e vamos para a Floresta Encantada) e novos personagens super carismáticos, com um melhor desenvolvimento do elenco principal.

Devo dizer que a questão da representatividade foi a cereja do bolo: Soman percebeu seus erros nos primeiros livros e buscou se redimir, trazendo personagens LGBTQIA+, mais diversidade étnica-racial e um empoderamento feminino realista (diferente do caos que foi a segunda continuação), tudo com bastante naturalidade. Assim, tudo isso somado à escrita super emersiva do autor colaborou para que essa série tenha me marcado, sobretudo nos últimos anos.

Se você está começando agora a série e quer desistir, meu conselho (e peço isso implorando) é que chegue pelo menos até o quarto livro, quando o arco é totalmente alterado. Você pode se surpreender bastante...

esteclara 15/12/2023

Soman um gênio!
Terminei a saga da minha adolescência, estou sensívelkkkkkkk enfim o Soman como sempre colocando várias surpresas e desfechos INCRÍVEIS.... EBM sempre será uma obra completa, misturando a fantasia e trazendo tantas metáforas sobre todos os tipos de amor.

sofia 24/03/2022

o fim dos fins
acompanho a saga desde 2017, então tenho um amor muito grande. Saber q acabou dói o coração mas QUE LIVRO, TUDO LINDO E PERFEITO tô devastada e triste, chorando em posição fetal. Soman chainani é um artista e eu venero ele, entregou simplesmente TUDO e um pouco mais. A Sofia do passado q ficou anos esperando pelo fim se sente altamente agradecida ?

Não é o Gabriel 27/03/2022

Surtos e choros
Enfim queria deixar claro que nunca critiquei Agatha e Tedros, nunca chamei eles de plantas do livro, amo muito eles, sou fã. Inclusive a gente vai sair esse final de semana. Tmj
Sophie vc nunca errou, sempre estarei ao seu lado, espero que vc seja feliz apenas cmg.
Fico mal de ser o último livro, chorei horrores. E espero numca mais ter que ler esse livro de novo.
Obrigado, lerei o livros do diretor da escola, espero chorar mais até secar toda a água do meu corpo.

Maria10364 10/10/2022

O Fim dos Fins
Essa série de livros é incrível. Da para ver o amadurecimento dos personagens através dos livros, pq não acontece de uma hora para outra. Eu senti que vi eles crescendo e q cresci junto com eles.

? O Tredos realmente virou alguém digno do legado de Arthur, e se tornou um rei de verdade;
? A Agatha começou a confiar mais no principe dela;
? As meninas do Coven viraram uma família muito linda;
? E a Sophie finalmente abriu o coração para o amor verdadeiro (as minhas precês e as do Hort foram atendidas).

*O primeiro livro foi lançado em 2013, e naquela época não se tinha muito a conversa sobre representatividade. Mas o último livro da saga foi lançado esse ano (2022), e muita coisa mudou daqui pra lá. Então da para ver isso ao decorrer dos livros, pois eles começam a ter mais representatividade, tanto racial, quanto LGBTQIA+.

Estou muito ansiosa pra ver a maluca da Sophie e a Agatha com seu coração gentil nas telas :))
Tô vendo q elas vão deixar saudades