Uma Professora Muito Maluquinha

Uma Professora Muito Maluquinha Ziraldo

Resenhas - Uma Professora Muito Maluquinha

Vânia 24/03/2009

Ó do borogodó
Todo mundo teve na vida pelo menos uma professora chata feito o cão chupando manga e uma professora maravilhosa, do tipo que fazia a gente ter vontade de ir à escola. Ziraldo nos presenteia com esta segunda. Boas recordações!

Beatriz2268 01/07/2023

Uma professora muito maluquinha?????
Uma professora que ama seus alunos, e faz questão que eles aprendam a ler. Eu amo essa professora por fazer uma dinâmica diferente em cada aula, ela é incrível.
Segunda vez que leio esse livro, li ele em um dia, amo demais. Leiam, recomendo muito!

#JV 14/08/2023

Nostálgico.
Sempre assistia quando pequeno ao filme na televisão. ADORAVA. Era apaixonado pela professora maluquinha, acho que creci é até puxei a maluquice dela. Li o livro pela primeira vez, agora, e achei muito nostálgico, emocionante e fofinho. Na contra capa, fazia referências ao livro do Menino Maluquinho, e QUE NOSTALGIA!!! Simplismente AMEI, e reviveu memórias minhas que gostaria que fossem revividas eternamente.
hicarolinesouza 14/08/2023minha estante
Um dos primeiros livros que eu li na infância. Amo demais

Sara 10/12/2022

Fofo demais!
Um dos meus preferidos da estante... Gostei muito de conhecer o método de ensino da professorinha, os seus alunos e toda a história. Gostei muito das páginas que tem como se fosse caligrafia infantil. Muitas imagens, e muitos detalhes. Muito bom de ler e li em uma hora praticamente. Recomendo muito. ???

Lílian 29/09/2013

Uma aula aos "professores múmias"
Ziraldo, mesmo sem ser da área de Educação, conseguiu criar uma personagem fantástica, que dá uma lição a todos os professores que, ainda hoje, na era da dinâmica, insistem em dar aulas monótonas, desinteressantes e sem criatividade.
Com uma pegada bem forte (e anacrônica) de Construtivismo, a professora maluquinha conduz os seus alunos pelo caminho do saber e da leitura pelo prazer, pela ação e pela experiência. Estimula a curiosidade e a pesquisa nos pequenos e propõe aulas dinâmicas, lúdicas e interativas.
Como foge ao padrão tradicional da época (anos 40), a jovem professorinha desperta a ira e a incompreensão das outras professoras e da escola e da sociedade de modo geral, que a consideravam "maluquinha".
Ótima leitura. Espero que leve à reflexão todos os educadores que venham a ler esse livro, em especial aqueles que estão em processo acelerado de mumificação por conta do rigor e do tradicionalismo fora de tempo e de espaço.

Tauana Mariana 19/08/2013

S2
Ziraldo é Ziraldo. E como não poderia ser diferente, a história é encantadora e fofinha.

Segue a linha do Menino Maluquinho, mas obviamente, adaptando a história para a professora maluquinha, que ao meu ver, pode ser considerada como uma crítica ao jeito arcaico de ensinar, que infelizmente, ainda é utilizado por aí.

Lendo o livro, é impossível não voltar no tempo e lembrar da época que eu era professora de currículo. Eu "aterrorizava" as professoras antigas com algumas ideias malucas, mas meus alunos aprendiam e adoravam. Se não, não teria ganhado tanto Tazo e bonecos do Goku, eu acho. ;)

estantedogabs 05/08/2022

Hoje eu tenho uma visão muito diferente dessa história. Amava demais esse livro e foi muito bom voltar a ele.

Samara 22/05/2022

Adorei
Li esse livro quando era criança, foi minha porta de entrada para o mundo dos livros rsrs super indico, é um livro leve e divertido

Ana Clara 03/09/2009

"É imposssível ser feliz sozinho..."
Uma Professora Muito Maluquinha é um livro muito bom. Ele fala sobre uma professora que morava em uma cidade onde ela conhecia várias pessoas como: o padre, o padreco, o gerente do Banco do Brasil e o dono do cinema. Ela ia dar aula em uma classe onde os alunos não iam muito bem na leitura. Quando ela chegou, todos os meninos apaixonaram por ela e as meninas queria ser bonitas iguais a essa professora, eles até compararam-a com um anjo quando entrava dentro da sala. Mais o que eles mais gostavam era de suas aulas. Ela levava várias coisas para os alunos treinarem a leitura, fazia caça-palavras e forca para saberem mais as palavras, os levou ao cinema, faziam várias outras brincadeiras para a diversão da turma, não mandava para casa chatos, tanto é que certa vez os pais dos alunos reclamaram por causa dessa ausêcia das tarefas de casa. Mais a professora sempre arrumava um jeitinho e fazia o que era melhor para os alunos. Essa professora era muito maluquinha, eles faziam tanto barulho em suas aulas, que um dia a diretora foi lá ver o que era. Teve um dia que o padre morreu, e a professora chorou muito e foi se consolar com o padreco, no qual nunca ficaram sem brigar, mais esse dia era necessário, ela tinha que ter um consolo, pois o padre concerteza era seu confidente, ela contava tudo para ele. Mais quando ele morreu, seu mundo caiu de repente. O tempo foi passando e essa solidão sem o padre por perto ia melhorando cada vez mais com a ajuda dos seus alunos. Ela também confiava neles, pois eles entregavam a ela todos os bilhetinhos com versos escritos pelo seu admirador: O gerente do BB.
O tempo passou e já estvam no fim do ano. Então a professora se casou e mudou de cidade deixando os alunos apenas na escola, pois a lembrança de todos os momentos que viveram felizes ainda continuava no coração de cada pessoa que ela conheceu. Em sua despedida eles fizeram uma homenagem a ela com a foto de toda sua turma com a professora maluquinha, na qual nunca mais ia esquecer.

Esse livro nos mostra a importâcia de uma verdadeira amizade, independente de qualquer pessoa que seja. Eu li, gostei muito e recomendo.

Roberta Nunes 03/09/2009minha estante
Este livro é mesmo uma gracinha, todo mundo precisa ler...

Mais uma vez: parabéns pela resenha!!

=)

Karla23 21/12/2009

Amei esse livro. Simplesmente encantador e emocinante.
Lembro do quanto desejei que toda a história fosse baseada numa história real.E ainda hoje escrevo usando o cóigo que ela - aprofessora maluquinha - criou.

Celia91 16/06/2022

Maravilhoso
Esse livro tem uma historia boa, tem filme, é curtinho e levinho, e é mto nostalgico falar dele pq foi esse livro q me trouxe pro mundo da leitura. Ent eu tenho um apego grande com ele e recomendo mto lerem esse livro, pra qualquer idade msm q vc pode gostar :)

Daniel.Malaquias 19/04/2024

Uma professora maluquinha de amor
Ziraldo é sem dúvidas um de nossos maiores escritores. Isso é fato, como também é fato que sua Professora Maluquinha seja uma ode à educação, ao ensino, aos alunos e a todos os que fazem a educação de nosso país. Assim como o Menino Maluquinho, essa professora é sem sombra de dúvidas uma pessoa feliz e que também faz feliz as pessoas ao seu redor. Salve Ziraldo, salve todas as professoras e professores maluquinhos de nosso Brasil.

Book.eeu 29/10/2022

Perfeitinho
Gostei muitoo!!
A forma como o livro é narrado ( pelas crianças) deixa mais simples na forma como é escrito, é muito bonitinho e traz uma baita nostalgia!
Traz aquelas memórias maravilhosas das minhas professoras do jardim de infância que nós nunca esquecemos!
Conheci a obra através do meu professor de português. Pelo nome e capa (confesso que julgo pela capa kk) achei que seria um livro bem bobinho e sem graça, mas quando li me apaixonei, pelas memórias que me trouxe...sem spoiler, o final é muito fofinhooo!!
Li em 45 minutos e me prendeu do início ao fim.

Juh 03/09/2022

"É impossível ser feliz sozinho".
Haaa que livro...nossa li esse livro ainda criança e foi um dos livros responsáveis por me fazer apaixonar pela leitura e por esse universo.
Essa história não é só sobre alunos que nunca esqueceram uma professora muito maluquinha, mas também sobre a vida, é um livro infantil mas com críticas tããããão importantes que mesmo qaundo pequena consegui entender. Todos deveriam ler esse livro.

Sarah587 14/02/2023

Primeiros traços do amor romântico para jovens/crianças
Um livro cheio de descobertas, sobre o amor entre outras coisas. Posso dizer que foi crucial para formação da criança que existe e exige (e como exige) em mim. O primeiro contato com o amor romântico. Tão sensível quanto belo. Tão doce quanto macio.

Na minha época, toda menina queria ser a professora maluquinha quando "cresce-se". De fato, uma professora que muitos precisaram na infância. Ziraldo foi mais esperto e colocou ela num livro. Aconchegante, sensível e acolhedor.