Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

null 31/05/2020

J. K. Rowling sendo maravilhosa
Um livro com uma pegada super desligada de Harry Potter, mas a escritora caprichou, apesar de ser um pouco difícil de entender o começo por ter muitos personagens, a história é incrível pra mim, considerei como se fosse uma crítica a atual sociedade. Um livro que merece ser lido por todos.

@estantedatabis 22/06/2020

Morte Súbita
Demorei demais pra engatar esse livro. No começo, foi uma leitura bem difícil, cada capítulo apresentava uma família/personagem, demorei um pouco pra associar cada pessoa quando a história se entrelaçou.
Não é um livro cheio de aventura, fantasias e etc, é um livro "vida real", diferentes camadas sociais convivendo entre si.
Comecei a me interessar pela história da metade em diante, o final achei bem triste. Em resumo, é um livro ok, não é ruim.

Melina.Mollica 01/05/2020

Um aviso: você nunca mais vai conseguir escutar Umbrella - Rihanna da mesma maneira.
@pedro.h1709 01/05/2020minha estante
Fiquei curioso! kk

Jana 02/04/2013

Quem precisa de Londres quando se tem Pagford?
Eu não queria ler esse livro. J.K. Rowling é responsável por uma das maiores alegrias da minha vida (Snape, te amo!) e, quando eu soube que seu livro inédito de afastava completamente da proposta de Harry Potter,adquiri um pré-conceito terrível. Achei que ia ficar decepcionada.

Mas, claro que se tratando da tia Rowling, algo assim jamais iria acontecer.

A primeira coisa que se deve ter em mente (e creio que todas as críticas estão dando esse mesmo aviso) é: esqueça Harry Potter. Esqueça a magia,os personagens puros. Não espere encontrar qualquer homenagem ou correspondência - o único elemento que temos em comum entre as obras é que a autora é a mesma. E acaba por aí.

Em Morte Súbita, temos um típica cidade pequena, onde todos se conhecem e sabem da vida de todo mundo. Nas proximidades de Pagford, temos uma vila problema chamada Fields, que está sob a jurisdição do imaculado vilarejo. E, no meio de tudo isso, temos o Conselho de Pagford. Um local tranquilo e supostamente entendiante,até que um dos conselheiros mais importantes - Barry Fairbrother - cai duro de forma prematura. E a partir dessa morte, todos os acontecimentos futuros são desencadeados.

Barry morre nas primeiras páginas, mas seu nome é citado no livro todo. É partir da morte desse cara que o vilarejo pacífico vai se revelando, assim como seus moradores. Todo mundo conhece todo mundo? Acho que não é bem assim.

Nesse livro temos diversos personagens e somos apresentados a todos no decorrer das primeiras páginas. Claro, é difícil se lembrar de todos os nomes o no início, mas, conforme suas histórias vão se aprofundando, percebemos elementos íntimos da personalidade de cada um. Logo, me peguei odiando alguns e amando outros. Mas, independendo do sentimento, nos envolvemos na vida desses moradores de Pagford de uma forma impressionante - e é aí que reside a beleza da obra de Rowling. Cada personagem consegue despertar algo no leitor, uma reação profunda que faz com que a história fique ainda mais real.

Porque Morte Súbita é, sem dúvida, um livro realista. Cruel até. Temos de tudo nele: sexo, drogas, juventude e maturidade transviadas, traição, relações familiares distorcidas.É muito forte e com cenas, inclusive, detalhistas. Cada personagem tem suas motivações, seu passado, seus desejos e segredos. E todos eles estão relacionados de alguma forma: nenhuma fala ou ação é descartável e existem diversas ligações, mesmo que indiretas.

E com tantos personagens, acaba acontecendo também uma identificação. Pequenas características que fizeram com que eu encontrasse um pedacinho de mim em alguns deles. Por isso, eu me descobri tensa com o destino que os aguardava, o que mostra o grau de envolvimento que tive com essa história. Tenho que destacar as páginas finais, nas quais Rowling utiliza pequenas cenas, aparentemente desconectadas, para culminar num acontecimento que transformará o modo que muitos dos personagens estavam agindo até então. Foi incrível.

Eu, sinceramente, amei esse livro. J.K. Rowling provou que sua habilidade não pode ser limitada por um gênero: ela assumiu os riscos e lançou mais uma obra de extrema qualidade. Sério, leia esse livro. Talvez você não goste, talvez se decepcione. Mas vale os riscos. Eu ri, quase chorei, me indignei e fiquei com raiva. Valeu a pena. Longa vida á Pagford.

Silvio 04/04/2013

Muito fraquinho, água com açúcar, bem chinfrinzinho. Uma pequena cidade com seus problemas e suas fofocas.

Alguns personagens guardam "terríveis" segredos,porém se comportam como se tivessem conduta ilibada; outros somente fingem gostar de certas pessoas. É a hipocrisia do ser humano.
Alguns adolescentes com suas dúvidas e revoltas, não se dão bem com os próprios pais e acham os pais dos outros melhores, ou seja, a "tradicional dúvida" típica da adolescência;uma pincelada no erotismo. Tudo assunto já muito batido.

A morte de Fairbrother é quase irrelevante; se ele não morresse, a história teria uma alteração ínfima.

Qualquer um que more em uma cidade pequena e goste de fofocas pode escrever um livro como esse; é só contar as fofocas!

Alguém aí, por favor, diga a Joanne para continuar com os infanto-juvenis, por exemplo: Harry Potter 8. Aí lhe farei minhas reverências novamente.

GeekCansado 10/04/2022

Levei uma eternidade meu deus
Chato.

Que livro chato sério.

A história tinha tudo pra dar certo, é um conto complexo que passeia por assuntos delicados e gatilhos inimagináveis. Porém foi realizado muito mal.

Pessoalmente eu odeio a escrita da J.K. não consigo ler com naturalidade seus milhares de bordões descrições e sua narração omnisciente que vagueia entre os núcleos dos personagens sem mais nem menos.

O livro apresenta VÁRIOS núcleos com VÁRIOS personagens, o que torna a leitura muito difícil de se pegar no início. É muito personagem, muita família/amigos/parentes e você fica jogado ali no meio.

Se ele fosse escrito como roteiro de filme/série ele daria muito mais certo, pois se tornaria algo visual e mais tragável.

Não valeu a pena o tempo perdido, e a ressaca literária que ele me fez passar.

Obs.: achei que o fim pelo menos salvaria... Tadinho de mim.

Adria 28/05/2022

Meio merda
Achei longo demais e a história demora demais pra ficar interessante, li meio que me obrigando pq gastei dinheiro com o livro

Rodrigo Soares 24/11/2013

Morte Súbita
Estou simplesmente encantado com esse livro!! J.K. Rowling se mostrou mais uma vez porque é a autora mais lida do mundo!!
Livro maravilhoso. Claro que não podemos comparar com Harry Potter, até porque esse livro é totalmente diferente. É um outro estilo. É uma leitura adulta e não infanto juvenil como HP. Mas mesmo mudando de gênero a autora brilhou! Amei. Super indico!!

Arthur Peixoto 06/12/2022

A realidade de um vilarejo...
Depois da morte súbita de um dos conselheiros do vilarejo de Pagford, inicia-se toda uma trama de intrigas, confusões, mentiras, segredos e desejos entre os moradores desse lugar. Tendo em pauta a luta interna do Conselho sobre o distrito de Fields, vemos núcleos familiares se relacionando de maneira caótica, onde o que importa é somente a vontade de cada um. Com situações muito reais, que abordam temas delicados, o livro traz uma história não tão feliz. Tendo em vista, que a leitura pra mim as vezes é uma fuga da realidade, esse livro trouxe tristes situações reais, que me deixou um pouco desconfortável. É um livro que nos prende, porém acho que irei relê-lo.

Bernal 31/05/2022

Favoritado!
São muitas histórias dentro de uma história, o que pode parecer uma leitura bem chata e sem emoção dependendo do que está acostumado. Se, por exemplo, não é sua praia relatos sobre casos reais de problemáticas familiares, eu não recomendo esse livro a você. Esse é um tema que gosto muito, o que fez a leitura ser muito tranquila. A personagem Krystal para mim foi a que mais teve destaque, talvez porque conheço muitas dela por aí afora.
Resenha completa no IG @be.thereader

Cristiano 27/08/2020

Monotonicidade e um final fantástico
Depois de abandonar esse livro duas vezes, decidi que era hora de ler de vez. O livro tem uma história enrolada, com muitos personagens e seus pensamentos do início ao fim. Não é convidativo a continuar a leitura, pelo menos até a metade. A partir daí, a leitura engrena e arrisco dizer que o final dele (marcante e chocante) quase compensa toda a enrolação do início.
Ademais, o jeito monótono com que o livro se desenrola se encaixa perfeitamente na história: é como se estivesse lendo sobre todas fofocas e intrigas que acontecem em uma cidade pequena.
No fundo, traz reflexões muito importantes através dos personagens e suas histórias: polarização política, dependência química, sexualidade e depressão são alguns exemplos.

Luis 06/08/2020

Pior livro que já consegui terminar
Eu até queria falar sobre coisas positivas do livro, mas são tão TÃO poucas...
Muitos personagens - o que não seria um problema se não fossem todos odiáveis - narrativa confusa e história rasa.
Eu esperava bem mais, talvez por ser da J.K., mas comigo não funcionou.

@fugiprascolinas 20/09/2022

Morte Lenta
Meu Deus... Esse livro pra mim é uma evidência de que não foi a JK que escreveu os livros do Harry Potter (isso e as "opiniões controversas" dela). Que bela bosta! Nota: dó.
julia¡ 06/02/2023minha estante
Exatamente

Ruth167 03/10/2020

Bom.
É um livro bem escrito, não é enfadonho, tem um desenvolvimento muito bom de todos os personagens (são tantos que fiz até uma lista para não me perder), e é possível identificar muitas críticas fortes a realidade social em que vivemos e a hipocrisia que envolve essa relação de boas pessoas/más pessoas.
O livro é bem grande, e pela quantidade de personagens é compreensível, mas, a verdade é que poucas histórias realmente foram algo que considero agregador. Não acho que seja uma história que eu sentiria falta de ler na minha vida, mas se você estiver com tempo e curiosidade em perceber o quanto as pessoas podem ser más apesar da sua vontade de serem boas, é um bom livro.