A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Patrini.Veiga 05/07/2021

Um clássico romance que se passa em Paris, taciturno, ardente, bem descrito, e de fácil leitura e entendimento. Realmente, o meu tipo de livro : Amor impossível, paixão, fervor. Tudo em um único livro. Personagens vivos, cativantes, cheios de humanidade.
Simplesmente um clássico verdadeiro!! ???

belle 16/06/2022

Quando comecei o livro não tinha muitas expectativas, mas conforme fui lendo a história me cativou muito.
A forma com que o autor conseguiu equilibrar o passado com o presente foi incrível.
Adorei a maneira com que os sentimentos eram descritos com tanta precisão que o leitor se sentia dentro da história em si.
Enfim, o livro é maravilhoso e recomendo muito.

Livinha 13/04/2021

Foi uma leitura relativamente curta mas me fez sentir várias emoções, principalmente raiva, tive muita vontade de estapear o Armand!
Apesar de ser uma história bem melodramática, a escrita de Dumas Filho é muito envolvente e sem muitos preâmbulos, o que deixa a gente preso e sempre querendo saber o que vai acontecer em seguida!

Camila Dias 31/08/2015

Amor...
Um livro lindo...que fala do mais puro amor em todas as suas formas...impossível não se emocionar.

Bruna B 16/05/2022

Apesar de um clássico antigo a leitura é fluída. Não posso dizer que me envolvi com os personagens, porém ter a perspectiva da vida de uma mulher como Marguerite foi interessante. É uma história de amor, com bastante romance, para quem gosta do gênero.

Cris Paiva 16/02/2016

Eu sempre tive curiosidade para ler A Dama das Camélias. No colegial eu cheguei a ler um daqueles livros adaptados, com o resumo da história, mas não entendi muita coisa. Sequer consegui perceber que a mocinha era uma prostituta de luxo. Esses dias, eu andei fazendo uma limpeza em casa e desentoquei umas caixas onde eu guardava a coleção Obras Primas da Abril Cultural, que estavam encaixotadas desde a minha mudança em 2008 (mudança dá uma preguiça...), e aproveitei para ler A Dama das Camélias.
Antes de começar a leitura eu fiz uma pesquisinha básica na Wikipedia e descobri que o autor, Alexandre Dumas Filho escreveu esse livro movido pelo remorso, por conta de uma relação que ele havia tido com uma cortesã que havia morrido. O livro tem toques autobiográficos, e o Armand Duval seria um alter-ego do próprio escritor.

O livro é narrado por um homem que não se sabe o nome, que depois de participar de um leilão dos objetos da falecida Marguerite Gautier, uma cortesã famosa em Paris, e ele compra um livro com dedicatória de um tal de Armand Duval, que dias depois o procura para reaver o livro.
Armand está sofrendo enormemente com a morte da antiga amante, e é acometido por uma febre fortíssima que o põe de cama, e ele aproveita para contar a sua história com a amante para o novo amigo.
Eu fiquei surpresa por me deparar com um livro que trata tão abertamente de um caso de amor com uma cortesã, apesar da historia pegar leve no assunto a vida de prostituta de Marguerite é deixada bem clara para o leitor. Ela é sustentada pelos amantes, vive em festas regadas por bebidas e orgias e apesar de estar doente de tuberculose continua com a mesma vida de antes. Armand se apaixona a primeira vista e praticamente se joga aos pés de Marguerite implorando o seu amor. Ela é uma mulher vivida, com os dois pés firmemente plantados no chão, e está gravemente doente, sabe que tem no máximo, uns dois anos de vida pela frente, e acho que por conta disso que ela decide se entregar ao amor de um rapaz apaixonado e sem fortuna.
Ela assume o novo amante, mas não deixa os antigos que a sustentam de lado. Afinal, ela tem contas para pagar e sabe que não se vive só de amor. Coisa que Armand ainda não aprendeu. Na sua cabecinha de jovem tolo, ele acredita que o amor redime tudo, que Marguerite pode se tornar “pura” pela força única de seu amor.
Entendi perfeitamente a Marguerite, ela se entregou a um amor que ela sabia que seria a sua ultima chance de redenção, mas infelizmente resolveu amar um rapaz idealista e ingênuo. A situação foi demais para ele o que desencadeou os fatos que se sucederam e causaram o remorso que lhe corroía a alma no inicio do livro.
Por ser um clássico do século XIX a narrativa tem outro estilo, mais devagar do que estamos acostumadas e o livro em primeira pessoa se torna cansativo. Mas também não precisa ter medo de ler, pois a historia é bem fluida e curta, quando você percebe, já terminou.
Silvana Barbosa 16/02/2016minha estante
Uns 200 anos atrás - eu era menina ainda , pasme ! - assisti um especial da BBC com esta história . Lembro que era bem triste , me marcou na época . Depois disto todas as vezes que a história é recontada , em qualquer versão , eu paro pra assistir , mesmo sabendo do final , e que vai haver chororô .

Cris Paiva 16/02/2016minha estante
Triste né! Eu sabia o básico, mas me surpreendi com a trama.

Silvana Barbosa 16/02/2016minha estante
Ô . Ah, eu nunca li o livro . Deve ser bem melhor que os filmes sobre ele .

Cristine 18/02/2016minha estante
pensando agora, nunca li o livro e acho que nem vi nenhum filme...só conheço a história de "ouvir falar"!!
a gente escuta tanto falar nesse livros que acha que já leu....rssss

Erica 11/05/2021

Mediano
Não gostei mto da história... é apenas um menino mimado sendo amado por uma mulher livre, que é julgada o tempo todo. Esperava mais.

Josiane PADIAR Zoch 19/04/2021

História fascinante que prende sua atenção do começo ao fim. O autor conta o romance entre uma das mais famosas cortesãs de Paris e um jovem loucamente apaixonado por ela. Margareth, a dama das camélias, é dotada de um coração imenso e generoso, capaz de sacrifícios enormes em nome do amor. Armand, cego de amor, só pensa em se vingar, através de atitudes impensadas. O mais intrigante de tudo é a dúvida se a história é real ou não. Alexandre Dumas Filho, filho bastardo de Alexandre Dumas, diz que há sim a possibilidade de ser uma autobriografia, porém, alguns trechos, pode não ter ocorrido.

Mr. Brownstone 05/04/2021

Esse livro traz uma história muito interessante sobre Marguerite e Armand. Achei a escrita um pouco arrastada no começo mas depois acostuma.

Sonia.Fernandes 06/06/2021

Factos históricos
Dá-nos o conhecimento da vida em sociedade daquela época. As dificuldades que as mulheres passavam, o exagero que se atribuía (atribui ainda?) à imagem e supostos valores mesmo que isso traga tristeza e infelicidade. Crenças e etiquetas que são "regras idiotas" criadas por uma sociedade de aparências e interesses.
Mostra-nos acima de tudo algo que ainda hoje sentimos na pele... Quando os outros interferem na nossa vida e nós deixamos, principalmente os pais. Quem não tem coragem de cortar padrões, mudar o que se crê e aceita como regra... sofre. Ao dizer não a tudo isto a vida da pessoa em questão poderia ser muito diferente, mais que não fosse a aprendizagem seria pelas nossas opções.
De resto a história não é nada de surpreendente, o livro lê-se bem e ficamos curiosos com o que se seguirá.

Marinara.Klem 30/06/2020

Clássico Francês
A algo nos romances clássicos que me atraem, e me prendem até o final. Como me prendeu "A Dama das Camélias". Existe neles a mesma "pieguisse", dos romances de hoje: -Necessidade de morrer por amor- mas os de época me atraem. Talvez porque eu sinta neles a verdade que não sinto nos clássicos de hoje.

A obra é um documento social, mas sobretudo um belo hino ao Amor...

Escrito no século XIX, por Alexandre Dumas Filho. Retrata a história de Armand Duval e Marguerite Gautier, uma jovem cortesã e o filho de um homem honrado. Um amor proibido, sincero. Mas algo separou em vida o que a alma uniu até depois da morte.

Marcos 02/07/2020

O autor inovou na forma de romance, deixando de veias abertas a realidade da sociedade na época.

Thifa 25/07/2020

A história se passa por um personagem contando a história de Armand e Marguerite, mas, ao decorrer do livro, a relação é descrita de tal forma que é como se pudéssemos visualizar as cenas. Além disso, uma das partes mais interessantes é que foi inspirada em uma experiência real.

Daniel.Cardoso 04/08/2020

O amor
Este é daqueles livros que nos prende,conta como o amor é capaz de mudar pessoas e que por ele somos capazes de nós sacrificarmos.