O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

Van_woods 21/05/2023

2° livro do box.
Apesar de ser uma nova história com outros personagens, entrelaça com O Castelo Animado, aspecto que me surpreendeu positivamente durante a leitura.

sopadebanana 21/06/2021

bom
acabei.
é melhor que o castelo animado? não
vale a pena ler? sim
sabe é tanta reviravolta que fiquei confusa mas sabe a sophie e o howl aparecem?????

Clara.Contiero 24/07/2021

O plot desse livro me deixou ?0?
Diana Wayne Jones novamente não erra em sua escrita maravilhosa e mágica. A história é bem gostosinha e passa rápido.

Não achei Abdullah um protagonista muito carismático, não como os do Castelo Animado. Aliás, esses roubaram a cena desde o comecinho e eu fiquei chocada de descobrir no final como isso aconteceu!

No geral, essa história é mais bobinha. Não consegui extrair uma lição de moral tão valiosa quanto no Castelo Animado, com a questão do amor próprio e tudo o mais (perdoem a comparação, é inevitável hahaha). Acredito que ponto forte desse livro seja a humildade e a honestidade; fora isso, case-se com uma mulher que acabou de conhecer :P

Porém recomendo, sim. Estou ansiosa para ler o terceiro e último livro desse box, A casa de muitos caminhos S2

Karol 08/05/2022

Para quem gostou do primeiro, pode se decepcionar um pouco se acha que o segundo vai continuar contando com os mesmos personagens. Eles aparecem, mas com um papel secundário e pequeno.
O castelo no ar é uma história um pouco parecida com Aladdin. O início é muito parado deixando a história cansativa, mas o final com suas reviravoltas e revelações supera o restante do livro.

Ana 13/09/2022

O castelo no ar resenha
Eu gostei do livro, achei a história muito divertida, me lembrou um pouco Alladin. Mas eu achei a leitura meio difícil. Apesar disso, recomendo.

Naty Alves 06/06/2023

Joia do deserto
Princesas perdidas, reis, castelos, feiticeiras, profecias, um tapete voador, lâmpada mágica, um gênio (rabujento), aventuras, e etc.. São os elementos de um autêntico conto de fadas, e é algo que funciona muito bem. Confesso que não dava muita coisa por esse livro, mas a leitura vai te conquistando até que você não consegue parar. De início achei muito parecida com o enredo de Alladin, porém, quando você acha que conhece a história ou sabe para onde a autora vai ela surpreende.

Aqui conhecemos Abdullah um jovem vendedor de tapetes que sai em busca de salvar sua amada de um sequestro, e que ganha vejam só um tapete voador de presente, e vive aventuras no deserto tendo que enfrentar bandidos e saqueadores, ao lado de um soldado, gatos perdidos, e um gênio, mas não é só há também um castelo encantado além das nuvens, o castelo no ar.

Os personagens principais de o castelo animado fazem sua aparição de forma muito legal, e curiosa, e apesar disso o livro não é uma continuação do livro anterior e pode ser lido separadamente, ou antes até. Foi muito divertido, confesso que o achei ainda melhor e que a leitura fluiu muito mais. E claro não devemos esquecer de Flor da noite, e Sophie duas mulheres fortes, e corajosas, que tomam partido quando necessário.

Quanto a Abdullah ele é muito esperto e nada ingênuo um gatuno, ainda que se atrapalhe no meio do caminho, há muita ação também, correria e confusão. Se lê num piscar.

Sara 04/03/2023

É um mundo mágico que vocês querem ???!!!
Um mundo mágico , com magos , gênio da lâmpada , tapetes encantados , príncipes e princesas , um misterioso castelo nas nuvens , e ainda com a presença lá no final da Sophie e do Mago Howl , do Castelo Animado , muito divertido de ler. Confesso que no começo achei meio chatinho o livro , mas depois foi ficando cada vez mais curioso. ????

galaxyyie 06/08/2021

O castelo no ar
Já amei só de ler a sinopse, mas fiquei pensando em como esse livro seria a continuação do castelo animado, já que os personagens eram totalmente diferentes. Porém tudo se conecta e com grandes surpresas. Mágico, lindo e engraçado. Muito divertido de ler, só elogios ??

Isabella658 22/12/2022

Um reconto de Aladdin engraçadinho
Comecei a ler sem saber sobre o que se tratava, então fiquei um pouco surpresa quando percebi as semelhanças com Aladdin. Pra quem curte a história, provavelmente vai amar esse livro também.
Eu, no entanto, nunca fui muito fã de Aladdin e o gênio da lâmpada, então sofri um pouco pra ler.

Como já disse, é bem semelhante com o filme da Disney que a gente já conhece: Abdullah compra um tapete mágico e sua vida muda radicalmente. Tem um gênio da lâmpada também. Ele conhece Flor da Noite, que é uma personagem que me surpreendeu e eu gostei muito, e a historia gira em torno da vontade dele em se casar com ela.
Eu amo as personagens femininas que conheci até agora da Diana Wynne Jones, ela são sempre determinadas e fortes. As outras princesas também, não é atoa que o Studio Ghibli, famoso por suas protagonistas femininas fortes, tenha escolhido fazer uma adaptação de um livro dela.
Abdullah, por outro lado, é um babaca. Ele mente sobre quem é, tem algumas falas problemáticas e gordofobicas, é todo amargo com qualquer um que não seja sua amada, até mesmo com gatinhos.
Os episódios de gordofobia foram só 2, mas bem desconfortáveis. Tento entender que eram épocas super diferente, mas não consigo separar essa parte da personalidade do Abdullah, então acaba sendo um super defeito dele. Pra quem se sensibiliza com isso, pode ser um desfeito do livro todo e estragar a história toda, eu entendo. Pra mim não foi tanto assim.

Junta isso com o fato de eu não ser muito fã de Aladdin, o começo acabou sendo bem tortuoso. Não tem mesmo muita ação por boa parte, acredito que começa a ficar interessante quando Flor da Noite é sequestrada e o Abdullah tem que ir atrás dela, acontecendo muitas coisas interessantes. Antes disso eu tava me forçando a ler um capítulo por dia, porque queria muito ler os outros livros do box (que comprei só pra ler castelo animado). Talvez isso seja chato pra alguns também, já que é basicamente um livro todo dele viajando e indo atrás da princesa, mas sou fã de Tolkien e isso é um tipo de narrativa que curto muito.

Porém, a história pode ficar super interessante mesmo quando chega a hora de finalmente enfrentar o grande vilão. Revelações acontecem, um pouco no estilo do livro de castelo animado, e uma pequena confusão também. Eu amei essa parte, certos personagens roubaram a cena toda do livro e o foco do casal principal, não tem como, mas eles são muito divertidos.

Por falar em diversão, um dos motivos de dar uma nota um pouco mais alta do que pretendia, já que não sou fã de Aladdin e suas variações, é que é super engraçado o livro todo. Os apelidos que o povo de Zazib usam me fizeram rir demais. A autora é ótima em fantasias, eu me diverti e senti a mesma sensação de quando li outros livros do tipo, como o hobbit, percy jackson e Harry Potter. Enfim, só os últimos capítulos e alguns personagens que aparecem super vale a pena a leitura. É um livro fluido com uma escrita gostosa, da pra ler tudo em 1 ou 2 dias, só demorei mesmo porque o começo me desanimou.

Nanda 23/07/2021

A história é legal, porém não é grande coisa!
O enredo desse livro chega a ser legal, porém por se tratar de um livro escrito antes dos anos 2000 tem algumas coisas que não são politicamente corretas como gordofobia, por exemplo.
A história acaba sendo bem genérica se tratando de suas inspirações que acabam se tornando bem claras com Aladdin , os quarenta ladrões e outros contos do oriente do qual a mídia possui diversas releituras e adaptações.
Não considero uma leitura essencial , mas para quem tem interesse em saber o depois dos personagens de ?O castelo animado? é bem interessante!

Malu 02/03/2022

Diferente do esperado
A leitura me prendeu de um jeito diferente, quando me vi já estava apegada ao Abdullah e suas fantasias, ri bastante, me diverti muito. Me surpreendi com alguns velhos personagens, mais do que recomendo a leitura.

Espero um dia ter ao menos um pouco do jogo de cintura de Abdullah e seu raciocínio para lhe dar com problemas.

Isa 19/09/2022

Gosto muito dessa trilogia, mas esse foi bastante inferior ao primeiro, a escrita é um pouco mais arrastada e tem uns diálogos da autora que a editora teve que justificar de tão preconceituosos que eram, o que realmente salvou foi a aparição dos protagonistas da primeiro livro
É um livro bom mas não ótimo, é legal de se ler lendo focando em outro

teentitans 23/07/2021

é meio que uma releitura de aladdin, num crossover com o castelo animado, muitos plot twist e um personagem principal extremamente cansativo

mais uma vez, assim como em o castelo animado, é um livro cheio de cenários mas que parece que a história não anda - confuso em algumas partes, com reviravoltas desnecessárias e as vezes explicadas muito de qualquer jeito.

eu gostei do final e de ter visto os personagens já conhecidos e como eles se encaixaram na história (essas reviravoltas foram legais), mas no geral é tudo bem meia boca, esquecível e os personagens são bem enjoadinhos?

funciona bem pra uma criança, se a criança tiver paciência de ler.

ferngeov 27/05/2022

Um pouco menos bom quanto o anterior
Comecei a ler achando que era apensa uma continuação do primeiro, logo pensei: Quem diabos é Abdullah? Mas logo conheci ele e seu pequeno universo, que foi se conectando aos poucos a história anterior. Incrível.