A parte que falta encontra o grande O

A parte que falta encontra o grande O Shel Silverstein

Resenhas -

Pamylla.Souza 17/10/2021

Novamente muito lindo o livro
Um pegada pueril com a mão pesada .
Uma delicadeza incrível que nos deixa um recado muito claro.
Uma delícia o livro.

Rayssa 15/12/2021

É engraçado como as lições que tiramos de um livro diz muito mais sobre nós do que sobre o livro, né? De acordo com as experiências, vivências de cada um, cada pessoa tira seu entendimento e aprendizado. Incrível.
Ari 15/12/2021minha estante
O livro mais lindo já publicado

JP 15/12/2021minha estante
Amo demais esse livro ?

Nyx5 29/01/2022

A Parte Que Falta Encontra o Grande O
Tão magnífico quanto o primeiro ( A Parte Que Falta), a leitura que a primeira vista parece ser algo sem nexo ou fútil, nos traz grandes ensinamentos. Fazendo metáforas a necessidade humana de companhia, de se encaixar a algo ou alguém, é uma leitura que trata de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, uma jornada de descobertas e aprendizados.
Amei o primeiro, e sigo amando a sua continuação.

toledo 07/04/2022

A parte que falta: monogamia e Freud
Estamos chafurdados na necessidade de encontrar alguém que ?nos complete?, influenciados pela ideia do amor romântico nos vendida pela cultura pop. Essa é a meta de vida, o objetivo final. Essa é a hierarquia da estrutura monogâmica.

Nos acostumados com a ideia de que quando encontramos esse alguém, nada mais importa. Nos privamos de todas as experiências incríveis que podemos ter para sermos ?completos? por esse outro. E a vida passa, passa rápido como o personagem que nada mais pode aproveitar. E com isso se isola.

Freud ? se não estou equivocada ? dizia que ao sermos arrancados do útero seguro de nossas mães, desenvolvemos um ?trauma?, uma falta causada pela vontade de voltarmos para aquele local. Essa angústia nos acompanha até a morte (que, para mim, nada mais é que o retorno para o útero de nossa mãe Terra).

Como conclusões, podemos tirar que sempre sentiremos que algo nos falta, mas isso não quer dizer que você é incompleto, que você precisa de alguém para ser feliz.

Que nunca abramos mão de experienciar a vida em sua completude.

E, ?A parte que falta?, releio você daqui uns anos.

arilopes 04/05/2024

A parte que falta encontra o grande O
Infelizmente, ainda não tenho acesso ao livro físico de Shel Silverstein e necessitava muito descobrir sobre a continuação da história. Inspirado pelas lembranças de quando as professoras liam fábulas e contos de fadas durante a infância, decidi buscar alguém para ler para mim. A nostalgia desses momentos é palpável, eles parecem pertencer a uma era longínqua, quase tão remota quanto a própria infância. Após uma breve pesquisa, encontrei um vídeo de uma comunicadora lendo o livro e, ao ouvi-la, me senti uma criança de novo, um aluno ouvindo um professor descrever um mundo mágico. Crescer traz a dura realidade de que as leituras compartilhadas são raras para adultos.

É uma situação embaraçosa não saber exatamente como descrever esse livro. Bebendo da mesma ideia inicial do outro livro ? A parte que falta ?, acreditamos que falta algo em nós. E, desesperadamente, queremos preenchê-la. Chamando a atenção de outros, se escondendo daqueles que achamos que não combinam conosco, espantando aqueles com nossa vulnerabilidade ou nossa grandeza ou subestimando nossa intensidade. Às vezes, nos decepcionamos com alguém, porém esquecemos que podemos decepcionar também. Construímos uma caixinha e nos colocamos dentro dela, um invólucro para nossa incólume capacidade de errar, acreditando, erroneamente, que somos melhores, que não tomamos atitudes impulsivas ou que não reproduziríamos determinados comportamentos. Estamos enganados. Nós podemos errar com outrem e ainda ser dignos, dispostos a aprender com esses erros.

Silverstein discute essa ideia de crescimento e, para mais, que esse crescimento não precisa ser em conjunto, por vezes, é um aprendizado individual ? afinal, tudo acontece dentro de nós! Podemos quebrar algumas pontas afiadas e mudar de formas de diversas maneiras e vezes. Para que isso aconteça, é necessário coragem para levantar e puxar o corpo condoído da queda apenas para tombar novamente. E, preventivamente, doí esse processo, por isso Nietzsche nos convida a refletir sobre isso ao questionar: "a pergunta diante de tudo e de todas as coisas: você quer isto mais uma vez e incontáveis vezes?". Dizer sim para essa pergunta é assinalar a sentença que você quer viver uma vida com inúmeros altos e baixos ? e isso não significa uma vida ruim. A vida é descobrir que estamos errados e errando o tempo inteiro quando, na verdade, queremos apenas acertar em algo. E crescer é perceber onde erramos, onde podemos errar de menos.

Em A parte que falta encontra o grande O, aprendemos que devemos ser como somos. Incompletos e em nossa metamorfose. Você pode rolar sozinho. Você pode crescer ao lado de alguém com sua individualidade e respeitando a do outro. Você pode mudar por si mesmo, não porque os outros querem ou esperam. Você pode descobrir que é autossuficiente e capaz. E que ao rolar, ao trilhar seu próprio caminho, depois de muitas derrocadas e reconstruções, você não pertence a ninguém e não precisa de um encaixe para a sua plenitude. Você pode seguir em frente, imperfeito e livre, sem se preocupar com onde deveria estar, encontrando e desencontrando outros ao longo do caminho.

"Quem é você?"

"Mas não falta parte alguma em mim. Não há lugar para você se encaixar."

"Não sabia onde estava e nem se importava."

Bernardo S. 21/09/2020

Continuação que vale a pena
Essa continuação nos traz a história da parte que falta que foi deixada no livro anterior.
Assim como o primeiro livro, esse traz inúmeras possibilidades de conversas com os pequenos sobre relações. Incrível como até adultos podem ser tocados pela obra.
O caminho da parte que falta para se tornar una, perceber ser suficiente para si mesma e capaz de realizar seus objetivos é lindo.

leticiabsilva 24/05/2022

a parte que falta
achei bem fofinho é bem profundo
inicialmente quem lê pode até pensar que é ?infantil? mas de infantil não tem nada
bom pra refletir sobre os lugares que buscamos nos encaixar e essa necessidade de ?encaixar? a algo e alguém. gostei

elisleyferreira 22/08/2022

Acho que nunca chorei tanto
Não há palavras para descrever as coisas que senti lendo esse livro. É sobre aquela frase: não sei dizer, só sei sentir.

Iago 17/07/2021

Mudança e crescimento.
Um livro com uma arte simples, textos curtos e uma mensagem revigorante. É o complemento natural do livro anterior, tão natural que poderia estar no mesmo volume, sendo seu segundo capítulo/parte. A mensagem sobre amor e transformação continua a te pegar enquanto prossegue a leitura, somada aos cativantes e simples rabiscos, cuja expressividade é surpreendente. Reserve mais cinco minutos para ler este, vai gostar de saber se és parte ou um todo.

Rafa Doresi 08/08/2021

Auto conhecimento impulsiona!
O livro retrata uma intensa estória de superação.
Descreve a necessidade de uma busca de si mesmo.
Em muitos casos, pessoas acreditam que têm de se encontrar e se tornarem completas em outras.
O autor demonstra que pessoas podem se conhecer a ponto de não haver necessidade de procurarem suas partes fora, mas se moldar até serem completas em si.
Dessa forma, podem acompanhar pessoas também completas, agregando e sendo agregadas. Agrega-se não por lhes faltar, mas por lhes fazer bem.
Kah 13/11/2021minha estante
Q liiiiiiindo ???

Brunna.Pires 29/07/2022

Um livro q vale a pena ler, e uma lição quando não temos amor próprio, é com pensamento q precisamos de alguém para ser feliz, mais na verdade não precisamos, basta nos termos amor próprio....

Dija Darkdija 17/04/2024

Muito maravilhoso
O que acontece quando pensamos além da nossa caixa, além das formas que nós deram, além dos limites que o mundo falou que a gente é? O livro traz essa pergunta e algumas possíveis respostas.

Andressa 09/08/2022

P-E-R-F-E-I-T-O
Estamos buscando pessoas que nos completem, mas a verdade é que ninguém nunca vai nos completar. Precisamos ser inteiros sozinhos. Não somos parte de ninguém e ninguém é parte nossa. As pessoas podem andar juntas. Lado a lado. Trilhar o mesmo caminho. Mas nunca vão se completar, vão se COMPLEMENTAR.

Jardii 09/01/2024

Sobre progressos
Esse com certeza não é um livro só para crianças. Desde o primeiro livro eu já tinha amado. É tão lindo e nele vi muito sobre os processos da vida. Às vezes precisamos rolar, e talvez doa, mas só assim alcançaremos nossa melhor versão.

Laila 04/01/2022

Novamente, um livro tocante e repleto de ensinamentos sobre a necessidade de alguém para nos completar. O livro mostra como é possível ser feliz sozinhos, bastando apenas encontrar seu caminho. História fascinante e linda.