Eu Perdi o Rumo

Eu Perdi o Rumo Gayle Forman

Resenhas - Eu Perdi o Rumo

Marlonbsan 20/07/2021

Freya está no meio das gravações de um álbum, mas não está conseguindo cantar. Harun pensa em fugir de casa. Nathaniel chegou em Nova York para seguir o seu plano. Até que o destino age para que eles se encontrem.

O livro é narrado em terceira pessoa e foca entre os três personagens principais. A linguagem é bastante simples e bem fluida, o que ajuda muito na condução da leitura.

A temática abordada no livro tem uma carga emocional considerável, além de atiçar a curiosidade para saber o que levou cada um deles até aquele ponto e o que se passa com eles, porém, isso tudo é feito na base de manter segredos, o que poderia ser resolvido se as pessoas conversassem, apesar de entender essa técnica para postergar as situações chaves, mas não dá pra usar em tudo.

Cada personagem tem uma história, um passado e várias situações para lidar, é interessante ver essa construção, mas ao mesmo tempo, alguns detalhes me incomodaram, como as questões da fama e preocupações relacionadas à vida da internet, assim como não fez muito sentido pra mim a obsessão de um personagem em dizer que conhecer a pessoa ?famosa? era a solução para sua vida amorosa. Como também as atitudes de outro personagem ao fugir em determinado momento. Aí que fica complicado, já que qualquer um dos três poderia ter contado um pouco sobre seus planos e ter resolvido ou evitado algumas situações.

Eu particularmente gosto quando a história traz algo meio que predestinado, desde que explique alguns caminhos que levaram a chegar naquele ponto, não somente por pura coincidência. E o livro tem uma construção legal nesse quesito, mas parece que falta algo, principalmente por conta do seu desfecho.

Conteúdo literário no meu IG @marlonbsan

Patricia Lima 16/07/2020

Eu Perdi o Rumo
O livro se passa somente em um dia, mas nós conhecemos esses personagens tão afundo, que o livro ganhou uma profundidade incrível para mim.

Eu me surpreendi muito com esse livro, eu não esperava nada dele, e ele acabou sendo muito legal mesmo, eu acabei favoritando o livro.

Primeiro, porque eu amei demais a conexão entre os personagens. Adorei muito também o fato do livro abordar o quanto uma amizade acaba sendo importante pra te ajudar a encontrar uma saída em situações difíceis.

O livro fala também sobre nada ser por acaso, e que talvez fosse destino eles terem se encontrado neste dia. Então a história foi muito interessante para mim.

Meu personagem favorito foi o Nathaniel, ele também foi o personagem que mais me tocou durante a leitura, e você também fica muito curioso a respeito dele, até o final do livro.

Fiquei encantada com a escrita da autora, foi o primeiro livro dela que eu li, e agora quero ler mais.

Vênus_Alice 11/08/2023

Eu perdi o rumo
(Esse livro foi seguindo a cadência de uma música clássica, começando lento, apresentando os instrumentos e seguindo ao clímax da música, na qual todos os instrumentos são intensos e demonstram a agonia!)

Li esse libro sem pretensão alguma, gostei do início, leve e fluído.
Achei incrível como a história de três personagens que perderam o rumo, se entrelaçam. Todos jovens, mas com grandes problemas e sem perspectivas de melhora.
O livro todo se passa em um dia, o que deixa a leitura bem fluída. A medida que cada personagem vai trazendo mais da sua história, arranjos e lacunas me veio na mente, tentando compreender a história deles.
Até que se completam da maneira que podem e vemos como é perder o rumo!

Thauany 07/01/2023

Os três se encontraram.
1 dia, 3 narrativas paralelas com problemas que parecem não tem solução em 1 cidade, resumindo virou favorito.
A narrativa é fluída e conversou muito comigo, a história do personagem Nathaniel me emocionou como há muito tempo eu não me emocionava com um livro.
Enfim, leiam este cristal.

Bruna.Martins. 20/12/2023

Assim gente? Não sei o que dizer sobre esse livro , acredito que eu estava com muita expectativa quando li ele, não sei o falar sobre.

Joel.Martins 07/11/2020

Eu perdi o rumo.
Muito boa a leitura.
O leitor se envolve com as histórias dos três personagens (Freya, Nathaniel e Harun), os seus traumas e a empatia que há entre eles.
Meu personagem favorito foi o Nathaniel, mas os três se completam perfeitamente. ?

Cinara... 10/04/2023

Parece que estive lá...
"Nesta versão Nathaniel não está só.
Porque hoje Nathaniel não ficou só.
Nenhum deles ficou. Não depois de se encontrarem."

Parece que neste dia eu estava presente! A leitura foi tão vivida pra mim que eu fui a quarta integrante do trio.
Amei a escrita, até da pra ter um raio de fé na humanidade.
Não existe sociedade de dois...

Karime 12/07/2020

Comecei a leitura com o pé atrás, achei que seria o tipo de história que não me pega, mas a sinopse me interessou e fui em frente. Depois disso não sei mais.. devorei o livro, queria os detalhes de tudo e de todos, torci até o final.. até que percebi que a história aqueceu meu coração.
João 28/07/2020minha estante
E o canal de resenha no youtube sai quando?

Karime 03/08/2020minha estante
HAHAHAHA vou providenciar!

Fael.Souza 09/03/2022

Freya, Harun e Nathaniel, os perdidos do rolê
Primeiro livro da autora que leio, comecei como desafio do clube do Geefe em ler um livro que estava abandonado há um tempo na estante.
Eu acho que se você encarar que a história toda do livro se passa em apenas um dia, tudo faz mais sentido. Como não muito de ler sinopses antes de pegar o livro, ao terminar fiquei com aquele sentimento de ?é só isso??
Pra explicar os acontecimentos de um único dia, fatos do passado de cada personagem são contados separadamente para que mostre o motivo desse encontro inusitado de três completos estranhos. Cada um está ?sem rumo? de uma forma diferente e esse encontro ajuda no desenrolar dos problemas da vida de cada um?
Mas é só isso, sabe aquele filme de final aberto que você tem que imaginar o futuro dos personagens? O livro termina exatamente assim?
Mas o livro é bom, o Nathaniel é o personagem que eu mais gostei, e de certa forma é angustiante a vida que ele levava e não conseguia enxergar, os motivos que o levaram até ali, no fim do livro foi o plot que salvou pra mim, apesar de triste.
O livro termina com sentindo de esperança, mas quase como um ?coito interrompido?, perdão pelo uso de palavras.
Acho que é um livro bem curto, apesar dessa coisa de se passar em único dia, muitas coisas podiam ter sido melhor exploradas, não sei rs.
Gostosinho ler, indico, mas já aviso pra não criar grandes expectativas.

@osilenciodoslivros 22/06/2020

Bom...
A história possui três personagens principais: Freya, Harun e Nathaniel.
Por um acaso, ou pelo destino, os três se encontram em um acidente inusitado e passam o dia juntos.
Logo você percebe que as quatro frases na capa de trás do livro diz respeito a cada um deles: "eu perdi minha voz", Freya; "eu perdi meu amor", Harun; e "eu perdi minha casa", Nathaniel. O que leva os três a "perderem o rumo", que é a última frase.

E a história se desenrola com os três passando o resto do dia, pós acidente, juntos. Os capítulos se intercalam entre eles três juntos e a história sobre como cada um perdeu o rumo. E conforme passam tempo juntos, eles percebem que precisam um do outro, eles vão se curando, cada um por seu motivo particular, então eles começam a inventar desculpas para estenderem a companhia um do outro. Depois, eles meio que percebem que estão de alguma forma conectados e começam a se abrir um para o outro, se sentem conectados de alguma forma, com a sensação de que se conhecem a tempos.
Então todos vão se ajudando a resolverem esses problemas que os levaram a perderem o rumo.

Não achei a história tão profunda ou tocante e também ficou várias pontas soltas, por isso a nota, mas é muito fácil e fluida de ser lida, então você consegue ler em um dia e meio no máximo. E mesmo não te tocando tanto assim, você quer saber o que aconteceu com os personagens para terem chegado onde chegaram, então você lê o livro com certa curiosidade.

Por fim, acredito que a ideia principal do livro é nos dizer que as pessoas a nossa volta têm influencia em nós. Seja para te fazer mal, te arrastar para o abismo, seja para te melhorar, te mostrar a saída. Mas que todo mundo, para o bem ou para o mal, tem suas histórias e estão conectados e que não devemos julgar o sofrimento alheio.

Mateus Ferreira 30/08/2023

Sem rumo mesmo
No início da leitura eu não estava entendendo nada e no final parecia que eu ainda estava no início. Gosto muito de livros que trazem a visão de cada personagem e quando intercalam os capítulos, mas nesse livro ficou tudo tão confuso, sem emoção e parecia que eu estava assistindo casos de família. Gostei não.

Cristiane 10/04/2023

Perdidos se encontrando.
É um livro repleto de sentimentos.
Senti dor, aflição e tristeza lendo. Mas também senti muita alegria, esperança e carinho pelos personagens.
Três pessoas perdidas.
Três corações partidos.
Três jovens que perderam o rumo, mas que juntos, o retomaram!
Ainda mais fortes e mais confiantes. A amizade entre eles foi o suporte que precisavam para que não desistissem.
Achei muito bacana o modo como se deu o encontro dos três personagens principais, e como se tornaram essenciais na vida um dó outro.
Suas histórias pessoais foram bastante tocantes para mim e pude sentir suas dores ao ler.
O final foi muito fofo!
Gostei dos personagens e do desfecho da história. Esse livro também é uma história que flui muito rápido.
Vale muito a pena a leitura.
Recomendo!

Mari 16/02/2022

Não sabendo o que sentir
Gostei que me conectei com os personagens em pelo menos um aspecto. A história é gostosa de ler e bem escrita. Nada muito surpreendente de NOSSA que revelação. O final deixa a desejar, não vou mentir, podia ter sido mais explorado em alguns aspectos. Mas é uma boa leitura.

bianany 09/09/2021

?As vezes a situação sai dos trilhos.?
Três adolescentes completamente diferentes, vidas diferentes se conhecem em uma situação completamente, babaca eu diria rs.

O livro traz perspectivas dos três personagens, e então conhecemos seus medos e inseguranças, fazendo com que nos conectemos com eles através de seus problemas, e como citado várias vezes, sobre perder o rumo.

Harun de longe me ganhou, personagem decidido, a forma como ele se comporta e como está disposto a perder o amor de sua vida em nome da família.

Eu Perdi o Rumo é daqueles livros que você senta em uma tarde e o lê todo; nem de longe um dos melhores que já li, mas sua leitura é bem confortável e bem indicada.

?As pessoas têm que ser pacientes umas com as outras?.

diliterando 21/09/2023

Os segredos entalham fissuras, que se tornam valas,que se transformam em canais que viram rachaduras, e de repente você está só, sobre um bloco de gelo, separado de todas as pessoas que ama. Já faz muito tempo que ele se sente só.
????
3 personagens principais narra este livro, tudo acontece em um único dia quando eles se esbarram no Central Park. Todos com essa sensação de terem perdido o rumo de suas vidas.
Freya é uma jovem cantora que quando ia gravar o seu primeiro disco, simplesmente perde sua voz misteriosamente e precisa interromper as gravações.
Harum muçulmano e de família conservadora, ele é gay e por não ter coragem de contar a família, acaba afastando que ele ama de verdade.
E Nathaniel é um mistério, chega sozinho até a cidade grande de Nova York do interior. Um garoto triste e com desentendimentos com o pai.
É uma leitura primorosa que indico para todos, que se sentem meio perdidos na vida, sem saber qual caminho escolher. Há sempre uma luz no fim do tunel, por mais difícil que posso parecer a princípio.
??
" Pode soar um fardo, mas na verdade é o oposto. Portar a perda de alguém é ser o guardião de seu amor. Compartilhar a própria perda com alguém é uma forma de dar o próprio amor."