Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Ronaldo 31/03/2023

Profundamente cru
É um livro cru. Texto cru. Páginas e páginas de sofrimento inimaginável, mas que, ainda assim, consegue ser singelo e bonito.

Excelente livro. Faz refletir um monte.

kroth 27/04/2020

Bom porem cansativo
livro um tanto repetitivo em alguns momentos, uma temática boa, porem arrastada
guii.books 27/04/2020minha estante
Li algumas páginas de claraboia de José Saramago e achei cansativo tbm

kroth 27/04/2020minha estante
nem me fale kkk eu dormia a cada 50 paginas

Paloma 04/11/2021

Se imagine ficar cego, agora!
O livro retrata a história de uma epidemia de cegueira, uma pessoa ficou cega, e é como se a cegueira passasse apenas de olhar para a outra pessoa cega.
E como na pandemia que vivemos sobre o coronavirus, o governo criou um espaço para acomodar os cegos das demais pessoas.
Imagine, um bando de pessoas cegas, vivendo no mesmo espaço, sem monitoramento, dependendo do governo para receber mantimentos, produtos de limpeza, etc? Mas e quando todos ficam cegos do lado de fora, como fica a vida dessas pessoas? É um contra todos e todos contra um. E o final é extraordinário!
Leiam, é uma chuva lições que o livro nos traz em relação ao convívio coletivo, amor e respeito ao próximo.

Mariana 20/02/2020

E se todos ficassem cegos sem explicação?
É essa a pergunta que José Saramago responde em "Ensaio sobre a cegueira" -com certeza uma das obras mais desafiadoras e pesadas que conheci.
A maneira própria do autor de escrever, sem distinção de parágrafos e dispensando travessões, pode tornar a leitura arrastada e mais complicada. Entretanto, a mensagem contida no livro manteve o meu interesse e provocou reflexões relevantes.
Qual a importância de valores sociais em um mundo em que nada se vê? Até onde vale à pena ir pela sobrevivência em meio a uma sociedade "destruída"?
Nesse, os momentos de dificuldade levam o ser humano a um estado indigno e de selvageria capaz de evidenciar o quanto nossa civilização e normas são frágeis.
Em nenhum momento o autor se preocupa em explicar a epidemia, sim foca nas consequências de tal cenário paralelo. Ademais, a descrição minuciosa de cada cena brutal e repulsiva consegue aumentar a sensação de incômodo e cumprir com o que parece ser o objetivo de Saramago: tornar "Ensaio sobre a cegueira" uma obra perturbadora e incrível. Muito além do puro e simples, um soco no estômago.

site: instagram.com/eu.melivro

Michelle 30/03/2021

Ensaio Sobre a Cegueira
Uma cidade é atingida por uma epidemia de "cegueira branca" que não poupa ninguém. As autoridades confinam os cegos em um hospital psiquiátrico vazio, mas lá o elemento criminoso mantém todos em cativeiro, roubando rações de comida e agredindo mulheres. Há uma testemunha ocular desse pesadelo que guia seus pupilos - entre eles um menino sem mãe, uma menina de óculos escuros, um cachorro chorando - pelas ruas áridas, e sua procissão se torna tão misteriosa quanto os arredores são angustiantes.

Raquel 17/11/2021

Maravilhoso
Definitivamente o livro pra vc odiar estar lendo mas admitir que é maravilhoso! O filme já causa muitas sensações, mas a leitura te faz em migalhas por dentro.

Leitura complexa com paragrafos longos, pontuações em lugares não habituais, estilo saramago, porém não sem ter um objetivo: parece que o autor está dialogando com o leitor. Não é uma leitura difícil mas não indico para quem está começando a ler ficção agora.

Alerta: contém gatilhos, e quantos!

helenacruz 31/12/2020

Um livro ideal para a pandemia
Este livro faz você refletir sobre o momento que estamos vivendo em 2021. Ele é pesado, em alguns momentos senti náuseas e por várias vezes abandonei o livro e foi a leitura mais arrastada do meu ano. Mas ao finalizar, a vida também é assim: momentos bons, incertezas dos próximos capítulos, acontecimentos onde queremos desistir mas só podemos pausar... e o mais importante: retomar nossa vida para chegar ao final de cada história, e ver que valeu a pena. Parabéns Saramago!

Dave.Christian 07/04/2021

O retrato da decadência humana
O livro é pesado e em vários momentos repugnantes mostrando quão baixo podemos descer em momentos de crise e necessidade.
A leitura é difícil pela escrita e forma. Então se torna um pouco arrastado, mas as mensagens e alegorias são a triste realidade do ?sapiens? voltando as raizes animais em momento de desespero.

Cintia295 28/05/2021

"É desta massa que nós somos feitos, metade de indiferença e metade de ruindade."

E se do nada o povo começassem a ficar cegos, ninguém sabe o porque, da onde está vindo, como está acontecendo. Os primeiros a cegar são levados para um "sanatório" e a cada dia que passa chega mais e mais gente cegas. Fica prometido que o governo irá alimenta-los e distribuir produtos de higiene, mas que estarão a própria sorte. Apesar de estarem no mesmo "barco" sempre tem os espertinhos ou maldosos que acham que são melhores, merecem mais e começam a roubar a comida e fazer exigências. Mas tem também os que acham errado tudo isso e querem os que é de direito. Agora só lendo para descobrir mais kkkkk.
Esse livro nos mostra vários tipos de cegueira a dos olhos, da humanidade, da maldade, do preconceito, da alma, do corpo, do coração. Será que estamos todos enxergando ou cegos com tudo que nos acontece??

"Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que vendo, não vêem."
spokey dokey 29/05/2021minha estante
Ela gostou brasiiiiil ?

Cintia295 29/05/2021minha estante
Ehhh finalmente ?????

Rafael 23/04/2020

"Morrendo o bicho, acaba-se a peçonha"
Esse foi o meu segundo livro do Saramago. O primeiro havia sido Intermitências da morte. Acredito que me adaptei melhor com a pontuação, ou ausência dela,característica do autor. Trata-se de um livro cujo tema nos deixa ligados a todo momento, esperando como o enredo irá se desenrolar. Imagine só, de repente uma cegueira branca começa a se dissipar sobre as pessoas com uma rapidez inimaginável. Assuntos como pandemia e quarentena vieram muito bem a calhar nesse momento de COVID-19. O que acaba tornando a leitura um pouco mais angustiante. Nesse ano, ainda havia lido Sapiens e visto o filme "O poço". Algumas inferências podem ser feitas com base nessas três obras. Principalmente sobre o comportamento egoísta do ser humano. Em Sapiens o autor fala que a capacidade de colaborar da espécie foi um dos fatores determinantes para seu destaque entre outros primatas. Mas colaborar com que propósito? Servindo a que fim? Escravidão e outros horrores conduzidos pelo homem, como a inquisição, são lembrados pelo autor. No livro de Saramago, o medo das pessoas ainda não contaminadas as levam a uma espécie de surto, não são capazes de ajudar as pessoas cegas e ainda tem a capacidade de isolá-los e abandoná-los a própria sorte. O livro tem cenas extremamente pesadas como a retenção de todo alimento no confinamento e o preço não monetário cobrado pelos alimentos durante essa quarentena a que os contaminados foram submetidos. Outra cena que chama atenção é a da igreja com as imagens vendadas dentre outras bem construídas, como o banho de chuva das mulheres após um período difícil de abandono. Outro ponto que vale destacar são as sacadas de Saramago, antecipando algumas cenas, esclarecidas no decorrer da história e colocando alguns ditados populares que acabam deixando o texto ainda mais interessante! Resumindo: uma obra que vale a leitura, com calma e paciência. Afinal, foi essa obra que possibilitou o Nobel de 1998 ao autor.

Vivi 27/03/2021

Narra história de um vírus da cegueira branca que infecta toda a população do local. Apenas a mulher do médico que continuava enxergando. Excelente livro. Li em 2007 e reli em 2021.

Luiza 22/04/2020

se não formos capazes de viver inteiramente como pessoas, ao menos façamos tudo para não viver inteiramente como animais

Vini 03/01/2021

Espetacular e Tenso!
Certo que a pandemia atual não é uma maravilha, mas em comparação a situação do livro... seria algo terrível, uma calamidade global.
Me senti preso à leitura pela forma da narrativa. Um pouco diferente do acostumado, a tradução do português de Portugal tem algumas pronúncias diferentes, mas nada que atrapalhe a compreensão.
Prepare-se pois terá aflição, alegria, medo, compaixão. Sentimentos múltiplos pois os personagens são muito específicos em suas características.

OgaiT 01/07/2020

"Cegos que, vendo, não vêem"
Não é de hoje que canto essa bola: Saramago é o grande escritor a ganhar o Nobel. Reafirmo isso, pois muitos cultivam a ideia equívoca de que foi esta obra que lhe concedeu o prêmio literário, mas a verdade é que a academia concedeu a honraria pelo conjunto da obra.
Posto isso, cabe a mim revelar que essa obra reflete o que estamos a viver durante esta pandemia, sobretudo a nossa realidade política brasileira. Nós, brasileiros, sofremos uma dupla epidemia, isto é, além do Covid-19, convivemos com a cegueira, visto que fingimos não ver a miséria humana, as desigualdades de gênero, os conflitos étnicos. Literalmente, "Cegos que, vendo, não vêem" como o próprio Saramago afirmou.
Sobre a obra, propriamente dita, acompanhamos o caos que se instaura em uma cidade, não nomeada, após pipocarem diversos casos de uma cegueira branca. Como é de se esperar, o Governo, cerceia a população infectada em uma espécie de manicômio, em condições desumanas análogas ao Hospital Colônia de Barbacena/MG. Enfim, sem mais delongas, indico na só a leitura de Ensaio Sobre a Cegueira, mas também a sua continuação, Ensaio Sobre a Lucidez.
Paulinho 01/07/2020minha estante
Adorei a sua resenha. Como disse Harold Bloom, tem autores que tem duas ou três obras-prima, mas oito livros impressionantes, só Saramago. A relação entre a cegueira e nossa pandemia como vc tão bem colocou torna essa obra ainda mais urgente. Fico super feliz que ela esteja sendo lida.

OgaiT 01/07/2020minha estante
Obrigado!