Uma Fortuna Perigosa

Uma Fortuna Perigosa Ken Follett
Ken Follett

Resenhas - Uma Fortuna Perigosa

isabelli 13/11/2022

Traídos pela luxúria, unidos por um legado em comum
Demorei bastante tempo pra terminar esse livro. Não que ele seja ruim, muito pelo contrário, porém achei bem maçante em alguns momentos.

Personagens maravilhosamente construídos, enredo perfeito. Acho que li pouquíssimos livros com personagens tão bem construídos como esse. É sério, os vilões são tão bem escritos que é até difícil em alguns momentos dizer se você ama ou odeia.

O livro se passa na Inglaterra, começa em 1866, mas tem várias passagens de tempo. O lugar principal é Londres, onde conhecemos tanto a elite, quanto a escória da sociedade. Desde os famosos bordéis londrinos até o maior banco do mundo. E é em torno dessa sociedade de bancários e suas famílias que a história se passa. Também à menções a Córdoba (América do Sul) e Estados Unidos.

Tem intriga política e amorosa, assassinatos, crises financeiras. Enfim, um thriller perfeito e maravilhosamente escrito. Já tinha ouvido falar muito bem do autor, Ken Follett, na verdade esse é um dos autores favoritos do meu irmão (inclusive peguei o livro emprestado com ele kk). Então estava muito curiosa pra ver se era tudo isso mesmo. Assim, com sinceridade, o livro é muito bem escrito (isso eu não posso negar), porém achei bem maçante.

Talvez seja porque livros de mistério não sejam meu forte, ou não sei? Mas eu não amei esse livro, apenas gostei. Para pessoas que gostam do gênero, esse livro vai ser uma obra prima, mas para mim não se encaixou muito bem.

Sobre os personagens. Gente o que falar do Micky??? Ele, pra mim, é o vilão principal do livro. Eu sei que devia odiar ele desde o começo, mas só que ele é tão bem construído, que o mesmo charme que ele usa pra influenciar os outros personagens acaba atingindo você também (QUE ÓDIO). E o final dele foi mais do merecido. Eu acho que o final de cada personagem foi merecido (menos pros inocentes que morreram). Inclusive, uma coisa que tem que ser dita: o livro começa com uma morte (que é onde o enredo começa) e praticamente acaba com morte.

É um bom livro. Então, se você é fã de thrillers de época com bastante mistério, romance e intrigas, esse é livro perfeito pra você.

3,5 estrelas

'Se houve algum espírito do mal, ele já retornara ao fundo do poço. E Hugh sobrevivera.'
Magda 14/09/2023minha estante
Eu tbm demorei a ler esse livro, só no final eu ficava com vontade de lê-lo. Mas no final é bom, não é dos melhores.

Mila.Maluka 06/10/2023

Uauuuu
Que história intensa! Adorei.
Aliás, logo no começo já ficou intenso. Apesar de ter muita narrativa, elas não são cansativas. São fluidas. E isso dá a vontade de não parar da ler.
Adoro livros assim. E o final é sensacional. Merece todas as estrelinhas ?

Andre.Vieira 22/07/2022

Novelão do bão
Mais outro livro do melhor autor do mundo que eu tive o grande prazer e a feliz oportunidade de ler.
Eu já tinha amado o livro "O Homem de São Petesburgo", dentre tantas coisas a parte da novela que tinha lá. E lendo esse aqui "Uma Fortuna Perigosa", foi totalmente novela. Follett me fez ter vontade de ler livros desse estilo agora. Mas vou focar nesse aqui mesmo.
Como muito de vocês sabem, Follett é um excelente professor de história e aqui, como sempre, mais uma vez, eu fui agraciado com essa maravilhosa aula.
Pude viajar na antiga Londres, conhecer os bordéis, conhecer os locais que a maldita gente de "classe" frequentava, os trabalhadores também. Eu viajei pelos belíssimos trens, tanto nos vagões dos ricos, quanto dos professores e os dos operários. Fiquei inteirado de toda a sociedade, os preconceitos sócias, machismo, a visão de mundo das mulheres da época, seus sofrimentos, muitas delas sendo machistas também devido a sua criação. Foi uma aventura sensacional!
Na obra em si, começa quando ocorre uma tragédia num grupo de estudantes em uma escola para ricos. E como você sabe, na alta sociedade, eles sempre tentam acobertar os crimes cometidos por eles ou seus filhos. Ao passar dos anos, Follett faz um ótimo e bem elaborado trama ao redor do banco onde ele mostra como era o seu dia a dia no funcionamento da época. Aqui rola as maiores pilantragens, falsidades, manipulações que eu já li. O engraçado é que dos livros do senhor Ken, ele admirei todos os vilões. Seja Nazista, admirador de Nazista, assassinos. Entretanto nesse livro aqui, eu odiei do fundo do meu coração, com toda a força do ódio possível. Foram os seres mais deploráveis, odiosos, nojentos que podem existir... Para quem gosta de uma boa trama, jogo de poder, uma pontada de espionagem,romance, adrenalina, Thriller, assassinatos, não pensem duas vezes. Esse livro é para você!
Agora se preparem, porque a turma do mal aqui se cria, e como se cria. Os bonzinho(a)s chegam ao fundo do poço. E a recuperação só no final do livro. Pois é, passei muita raiva lendo, nem dormir direito, nem fui pra academia apenas para ler. Impossível parar de ler essa maravilhosa obra de arte.
Alô Globo, tú estás perdendo uma ótima história para fazer uma novela.

Minha nota? A quantidade de estrelas que existem em todas as galáxias.

Felipe 24/10/2023

Um romance histórico com suspense e ambientação.
O livro se passa numa época de "recessão" de um grande banco em meados dos anos 1800 e também passa por todo o crescimento de personagens que são caricatos e icônicos ao longo da obra.

Ken Follet conseguiu mostrar muito bem o funcionamento da alta sociedade em Londres no fim dos anos 1800 e também conseguiu mostrar a sociedade um tanto quanto "perigosa" que se construía na terra.

A aventura se dá claramente interessante pelos corações maravilhosos de Hugh Pilaster e Maíse Robinson se proporem a fazer tudo o que conseguirem para deixar a sociedade melhor e em contra partida os jogos de manipulação de Augusta Pilaster e Mick Miranda fazem a obra ficar cada vez mais tensa e você pegar um certo ranço pelos dois.

O livro se enquadraria muito mais em um romance histórico do que um livro de suspense, mas posso falar que é um livre super gostoso de se ler, apesar da época que se trata. Foi meu primeiro contato com Ken Follett e já sei que em um futuro próximo vou querer ler Os Pilares da Terra :D

Nara.Godoy 16/09/2020

Bom, mas esperava mais
Sou fã do Ken Follet, e sabemos q os livros dele são excelentes. Sendo assim, esperava mais deste livro. O livro é bom, mas já estava cansada no final. Não m prendeu tanto igual os outros.

Leticia Dourado 23/04/2023

É demais pedir uma adaptação? haha

Ken Follett nunca decepciona e aqui não poderia ser diferente, a sensação que tive ao terminar o livro foi de que a família e o banco Pilasters realmente existiam.

Trama muito gostosa, com direito a muitas intrigas, assassinatos, paixões arrebatadoras, crimes, reviravoltas, mistério, vilões que conseguem despertar amor e ódio ao mesmo tempo.

Até a próxima aventura Follett.

Monick.Markic 23/10/2023

Que livro ??
Foi meu primeiro contato com o autor, eu amei. Gosto de livros em que podemos acompanhar o desenvolvimento dos personagens através dos anos. Aqui acompanhamos as diversas fases da vida dos integrantes da família de banqueiros Pilaster e amigos.
Em meio ao cenário londrino de 1866 até a virada do século, nos deparamos com roubos, assassinatos, mistérios, traições, busca pelo poder, manipulação, mudanças na sociedade em relação às mulheres, intrigas, ódio e amor.

sonia 11/04/2014

uma descrição da política e da economia bancária no século XIX
O autor é mestre na descrição de personalidades a partir de suas ações ao longo do tempo. Descreve personalidades coerentes, fortes, complexas. Vai descrevendo as estratégias comportamentais de sobrevivência de cada um, e as reações, algumas imprevisíveis, do mundo a essas atuações.
Não há grandes surpresas no enredo, mas o livro é realmente muito bem escrito, e o gancho apresentado no primeiro capítulo, fica suspenso como plano de fundo e só vai ser resolvida no ultimo capítulo, e fecha a história com perfeiçào.
Recomendo.'
Só não dou 5 estrelas porque ele tem livros melhores!

Liceli 29/01/2024

Muitas nuances
Esse é um daqueles livros com inúmeros personagens que vão se envolvendo ao longo da história.
Tudo começa com meninos em um colégio interno da Inglaterra. Alguns eram amigos e dois deles são primos. A trama vai se desenrolando (e as vezes se enrolando) ao redor da família desses dois primo, a família Pilastar, dona de um dos bancos mais importantes da época e cheia de pessoas ambiciosas e mesquinhais.
O livro acontece ao longo de 24 anos e envolve várias conspirações, traições, chantagem e ganância.
Achei o livro muito bom e mesmo que seja longo e se passe durante tantos anos e com tantos personagens, o escritor não é prolixo e não se perde no desenrolar da trama. Um suspense muito bom e que me deixou envolvida como a tempos não acontecia.
Recomendo pra quem gosta desse estilo de literatura!

Wagner 29/01/2021

Previsível, porém bom passatempo
Os livros do ken follett que eu mais gosto são os de espionagem e guerra, normalmente envolvendo personagens fictícios e reais em algum período histórico marcante. Não é o caso deste livro, que está mais para uma trama de novela das oito, com mocinhos e vilões. Previsível, mas funciona como passatempo.

DeBem 12/05/2021

Expetacular
Como todo livro de Ken Follet, uma ramance de época, perfeito. Intrigas, reviravoltas surpreendentes e uma narrativa onde explora em paralelo ao enredo principal, a luta de classe, a luta das mulheres, o que nos faz viajar no tempo. Resumindo, um livro de tirar o fôlego, impossível de parar de ler.

Diana279 24/02/2021

Simplesmente perfeito
O livro é simplesmente perfeito, não achei um único defeito, os personagens foram extremamente bem detalhados e bem criados, as cenas também, é totalmente envolvente. Não tinha criado muita expectativa, mas me surpreendi. Com certeza Ken Follet está entre meus favoritos.

Adriana.Aquino 11/05/2021

Mais um bom romance de Ken Follet, no entanto , esse demora um pouco a ?engrenar? a história. A trama se desenrola um pouco depois da metade do livro. Faltou pouquinho pra desistir

Fabio.Barbosa 04/04/2022

Muito diferente dos outros livros dele que eu li, o tema em si mas com a mesma pegada de mistério envolvendo também costumes da sociedade da época

Francielle 10/03/2023

Muito bom! Achei a história bem fluida, sem enrolação e cheia de reviravoltas! Com um final fodaa! Primeiro livro do autor que leio e já me conquistou! heheh
Barbie 10/03/2023minha estante
Sabia que tu ia gostar! Bora ler outros ?