Calafrio

Calafrio Maggie Stiefvater

Resenhas - Calafrio

Mandy Befer 10/09/2022

Perfeito
Pra quem gosta de clichê, porem levemente adulto, apesar de ser representado por protagonistas adolescente, com certeza, Sam e Grace, ja passaram muitas coisas e isso os torno mais experientes que os próprios pais, os dois vivem um amor impossivel, quando finalmente podem se tocar e se amar Sam tem que voltar a sua origem, ele faz tudo que pode pra ficar com grace e sabendo disso, grace faz que pode para nao perder ele, a quimica deles é palpável!! O tanto que eles sedentes um do outro, é algo que só leitores de romance podem entender o quanto é dificil achar livros de romance que realmente os dois protagonistas se amam incondicionalmente e nós transmite bem isso!!.
Eu amei minha experiência, li em um dia ^^

Giovana Varotti 10/09/2016

Olha, miga, não sei :/
Tenho relações confusas sobre o livro e é por isso que decidi escrever essa resenha, para tentar organizar minhas ideias.
Em geral me dou muito bem com romances, é algo que gosto de ler, acho leve e intrigante e o início desse livro tinha tudo que eu gosto mas com o passar das páginas ao invés de sentir aquela suavidade e delicadeza dos romances, eu estava começando a ficar com sono.
Grace é uma personagem principal chata, passa o livro todo com raiva dos pais mas não faz um esforcinho pra entender o lado deles, ao contrário de Sam que é um personagem bem construído, maduro e inspirador, o que pra mim, junto com Isabel, salvaram o livro.
O tempo todo a autora nos diz como aquela rotina dos dois é chata, é escola, casa, livraria, tarefa. E isso faz a gente acreditar e realmente começar a ver o quanto nada está acontecendo, e isso se estende por muitas páginas.
Comecei a ler o livro nas férias com expectativa de acabar em 3 dias no máximo, demorei 2 meses e mesmo lendo as vezes 7 capítulos de uma vez ele simplesmente não tinha fim.
Minhas relações com ele são complicadas porque os últimos capítulos são muito bons, toda a ideia criada em cima de uma "resolução do problema" foi muito inteligente e a personalidade incrível de Isabel, Jack e Olívia com certeza me ajudaram a aguentar até o final.
Podia ter sido explorado muito mais essa coisa toda da "resolução do problema" e até a personalidade das personagens antes, mas a autora decidiu correr tudo isso no final o que fez a história ser só mais uma história de romance adolescente pra mim.

Nicioli 14/10/2021

Calafrio
Relendo para continuar a série, como gosto de fantasia, e lobisomens é meu segundo preferido, precisava lembrar dos detalhes para seguir adiante.

Adriana 30/11/2010

Ai ai! A leitura desse livro já começou boa pelas impressões que tirei da capa! Eu achava que ela deveria ser um pouco mais chamativa, atrair mais atenção, mas depois de ler tenho certeza de que a autora quis é passar a ideia de todo o livro: muito frio! O livro conta a história de Grace e Sam, alternando capítulos em que o narrador é ela ou ele. Amei a história, é apaixonante! E o final, para variar me deixou na maior curiosidade... mais uma série sobre temas fantásticos com a qual vou gastar um bom dinheiro!!!

karine 04/02/2011

Não é um dos meus favoritos, mas me sinto na obrigação de dar cinco estrelas. Não pela história em si, mas pela criatividade, doçura e poesia com que é contada.

mystsan 18/04/2022

Eu não sei pq demorei anos pra falar sobre calafrio. Os Lobos de Mercy Falls é minha trilogia preferida, e eu sinto falta dela todos os dias.
Grace é uma menina que tá se encontrando no mundo ainda, tem muito amor dentro de si, é extremamente leal a seus amigos, ama sua família e acaba mascarando muita coisa ali.
Sam é um garoto quebrado, é inteligente e apegado a família. Acredita fielmente em quem ele acredita te-lo salvo.
Muita coisa muda para os dois.
Grace começa a entender o pq de não se transformar, Sam não entende o que tá acontecendo com ele mas é conformado com a sua realidade.
O amor dos dois é algo bonito e tranquilo. Desde o princípio ambos estão sempre pensando em viver o dia, o hoje, o agora.
A escrita da Maggie é maravilhosa, eu amo os capítulos tendo os dois como narradores.
Amo as passagens de Rilke.
manoela 26/04/2022minha estante
????

Douglas P Da Silva 22/02/2012

Excelente!!!!
Este não é, com certeza, um livro como outro qualquer; ele tem algo que cativa o leitor da primeira à ultima página, a começar pela estrutura narrativa, pois a história é narrada alternativamente por Grace e Sam, revelando os pontos de vista de cada um sobre os acontecimentos que os envolvem.Quem espera, porém, encontrar apenas mais uma série de teor romântico e místico, desta vez encenado no universo dos lobisomens, se engana, pois a autora constrói em cada página uma narrativa poética, densa e povoadas por questões existencialistas. O mais importante, porém, é a linguagem poética a declaração de amor à literatura, através do personagem Sam, e a força do amor, que move não somente Grace e Sam, mas também os principais integrantes da alcatéia, unindo-os em laços de fidelidade e amizade.
Vânia 22/02/2012minha estante
Douglas, a resenha ficou ótima.
Esse livro é perfeito.

Lud 24/02/2012minha estante
Douglas, gostei da sua resenha!
Esse livro é uma delícia, adoro! As descrições dos cheiros são tudo de bom! :))

Liv 25/07/2010

Um romance que não precisou ser meloso pra conter uma das histórias mais lindas que eu já li. É triste, emocionante e envolvente. Os personagens - Sam e Grace - são perfeitos sem serem perfeitos (se é que isso faz sentido), cada um com sua personalidade. E eu mal posso esperar pra ler Linger!

Coruja 08/07/2010

Alternância
Olha, se nada mais de positivo vier desse livro além do fato de apresentar ao leitor Rilke, eu já fico satisfeita. Já disse aqui antes que não sou uma aficionada por poesia, mas Rilke é um daqueles raros poetas que te arrebatam. O fato de nosso lobinho volta e meia declamá-lo contou muitos pontos para esse livro.

Eu gostei da forma como a autora narra a história, a cadência das palavras – há qualquer coisa de singelo, de terno, quase poético em sua forma de escrever. Não sei se isso é ou não mérito da tradução – talvez eu tenha de dar uma lida na versão em inglês depois para descobrir isso.

Ainda assim, eu tenho um porém com Calafrios. A autora escolheu escrever seu livro em primeira pessoa, alternando os pontos de vista dos protagonistas Sam e Grace. Eu acredito que ela teria acertado mais se tivesse escrito em terceira pessoa onisciente.

A questão é que quando você escreve em primeira pessoa, você dá vida ao personagem; mais que uma personalidade adivinhada através das entrelinhas do texto, ele tem voz e estilo próprios. Um tom que é apenas seu.

Essa é uma diferença que pode ser muito sutil, mas que deveria estar presente. Cada pessoa tem sua forma de pensar (eu, por exemplo, penso em listas e fazendo conexões bizarras entre coisas que não têm nada a ver. Talvez eu devesse dizer que penso em forma de palavras cruzadas...) e de se expressar.

Se há uma alternância de pontos de vista, também deveria haver uma alternância de vozes – o que não acontece entre os capítulos de Sam e Grace. Eles se expressam da mesma forma, no mesmo tom. Não há qualquer diferença de discurso entre os dois, eles são como uma única entidade.

Mas, bem, tem o segundo volume vindo por aí; talvez ele corrija essa pequena falha... Talvez não...

Dani 15/05/2010

Nossa!!!!
Apesar de ser um livro diferente dos romances históricos q eu amuuuu....achei essa história tão simples e tão bonita ao mesmo tempo....Um amor que apos 6 anos aconteceu.....(sei q ñ tem aquelas cenas HOTsss!!!! mas o contexto em si é bonito)e um "final" surpreendente....Vale a pena Ler...

Ansiosa para o lançamento dos outros 2....

Mariane.Domiciano 14/04/2020

Um típico romance sobrenatural adolescente
Calafrio é o primeiro livro da série "Os lobos de Mercy Falls" de Maggie Stiefvater, que nos traz um típico romance sobrenatural adolescente. Com enfoque nos lobos, a história se passará numa cidade chamada Mercy Falls, um lugar extremamente frio em Minessota, e terá como protagonista, Grace.
Grace, que fora mordida pelos lobos quando pequena e acabou não se transformando, possui uma relação com o lobo que a salvou do ataque, Sam, trocando olhares ao longo de anos através da floresta.
Mas, após seis anos, quando um novo ataque acontece, Sam é baleado e retorna a pele humana e se aproxima de Grace, juntos então vivem o que tanto ansiavam enquanto ela era humana e ele um lobo.
Porém, o frio se aproxima com a chegada próxima do inverno e agora precisam pensar na existência de uma possível cura.
Com sua escrita fluida e gostosa de se ler, o livro traz um universo sobrenatural comum em muitos livros com a mesma temática, contudo, não deixa de ter seu toque especial em relação às personagens e aquele gosto de quero mais.

Lia 03/09/2021

Maggie dá e tira em igual medida. Dá esperança e a tira, dá amor e traz angústia.
O livro demorou a engrenar, mas depois da metade, foram lágrimas, angústias e risadas. Grace, ah, coitada da Grace, não sei como ela é tão forte, como consegue.

Izandra 25/12/2012

A maior ofensa a esse livro é: compará-lo a "Crepúsculo". Sei lá o motivo, mas as pessoas parecem anexar "lobisomem" com a história da Stephanie Meyer...

E, não, "Calafrio" em nada tem haver com os vampirinhos que brilham no sol. Grace não é uma garota sem sal como a Bella, e Sam nem de longe é o cara que vai parar o sinal de trânsito com sua beleza.

Mas eles se amam. E o amor deles é milhões de vezes mais palpável que a humana e o vampiro já citados. O amor entre Grace e Sam se desenvolveu sem que eles tivessem consciência de que era amor, justamente porque ela era uma humana, e ele, um lobo. A forma como o sentimento deles se desenvolvem no momento em que percebem que podem ficar juntos... É simplesmente incrível, e muito difícil de dizer em poucas palavras.

Outra coisa que me chamou a atenção para o talento da autora foi a descrição dos capítulos em pontos de vista diferentes. Sam deixa claro que, como lobo, não vê o mundo com palavras, mas de forma mais poética. E isso é facilmente percebido nos capítulos em que ele descreve, mesmo estando como humano. O que é bem diferente de Grace, que é muito mais direta, e não consegue entender a poesia existente em certas coisas.

Definitivamente, um livro maravilhoso. Não se deixem levar pelo "fã de Crepúsculo" que a editora detestavelmente colocou logo na capa. Leiam e decidam por vocês mesmos se, ao comparar com"Crepúsculo", você está elogiando ou denegrindo um livro maravilhoso.

Miss Doctor 28/08/2021

A escrita da autora é sempre incrível e Nessa obra ela mostra um novo casal ao publico com um novo mistério e novas aventuras e dificuldades.