O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Enrico 23/06/2024

O livro é bem interessante e também muito bom para quem gosta de vários fatos históricos,mas ele também nos dá uma grande lição sobre amizade de como ela é preciosa para a vida das pessoas.Eu curti bastante esse livro,na minha opinião é um dos melhores.

Lincom com M 21/06/2024

Triste e impactante.
Aqui vemos uma obra completa e direta. Levando em conta os fatos históricos, infelizmente essa história do Bruno não teria um final feliz.

Me simpatizei por ele e por Shmuel, a inocência e a pureza deles, fizeram com que ambos se conectarem.

Muito legal a simbologia que a avó de Bruno trás na história. E como ela e Bruno tinham o mesmo pensamento sobre.

Enfim, ótimo livro.

Sandrine.Santos 20/06/2024

O menino do pijama azul
Já havia assistido o filme, triste por sinal mas a leitura me deixou perplexa com a inocência de Bruno e quanta dor Shamuel carregava ...

Isadora1407 20/06/2024

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
Um dos livros mais tristes que já li. Ler a história pela inocência do protagonista consegue deixar o coração mais apertado durante a leitura.
Deveria ser um livro obrigatório para todos lerem, para refletirmos sobre toda essa tragédia que aconteceu durante a 2 Guerra Mundial.
Quase chorei lendo as últimas páginas, é um livro extremamente triste que carrega dor nas palavras.
Tem uma escrita muito boa e fluída, em um dia dá para terminar o livro. Uma história tragédia e impactante.
Recomendo para todos, um livro muito importante que aborda assuntos importantes.

Rafaela.Oliveira 20/06/2024

Como já havia assistido ao filme já sabia o final mas gostaria de não saber porque me surpreenderia muito mais.
Como é a inocência de uma criança ?
História super impactante,um livro que fica na mente por muito tempo.

Ellen Reis 20/06/2024

Gente, o filme já é muito triste, mas o livro, a gente consegue perceber como o Bruno é inocente, como ele não tem maldade nenhuma e pensa que todos tem a mesma vida que ele.

As conversas entre ele e o Shmuel acabam comigo, pois mesmo ambos com 9 anos, a gente percebe que o Shmuel é mais esperto, porque ele está sendo tratado como os adultos (o que já é um absurdo!).

As formas que o Bruno entende as palavras, como ‘Fuher’ ele entende Fúria (o que não deixa de ser né?), ‘Auschwitz’ ele entende Haja-Vista, nos mostra sua inocência e nos deixa mais abalados.

Quando Shmuel fala que tem milhares deles ali, “morando juntos”, não tem como descrever, porque a gente sabe que realmente aconteceu, milhares de pessoas sofreram apenas por terem nascido, eu não consigo aceitar como aqueles monstros conseguiram fazer isso e coisas muito piores com pessoas inocentes, o ódio que os N@z’stas sentiam de pessoas que nunca fizeram nada de mal a ninguém!

Citações: (olhem o peso dessas passagens)

“Talves aqui seja nossa casa de férias”

“He1l H1tler” - disse, o que Bruno presumia ser outra forma de dizer: “Bem, até logo, tenha uma boa tarde”.

“O Fúria tem grandes planos para o meu pai justamente porque ele é um soldado tão bom”.

“Não entendo por que não podemos ir ao outro lado. O que há de tão errado conosco a ponto de não podermos ir até o outro lado da cerca e brincar?”

“Você é o meu melhor amigo, Shmuel, meu melhor amigo para a vida toda”

LanaPolachinideSou 20/06/2024

O menino do pijama listrado
Eu amei o livro, me ajudou a aprofundar no assunto que precisa ser conhecido, ainda mais que estou estudando sobre a segunda guerra.
O livro fala sobre um menino chamado Bruno, que se muda de Berlin e decide explorar a propriedade da nova casa, assim, encontrando um campo de concentração nazista e um novo amigo que vive no outro lado da cerca

Seu pai se foi 20/06/2024

O livro gira em torno da historia de Bruno quando ele e sua família se mudam pra perto de um campo de concentração, ele conhece um amigo e tudo vai por agua abaixo ao decorrer da história. Achei muito bom, com um desenvolvimento dos personagens e da história muito bons.

Gabriel Dias 20/06/2024

Sim
O livro conta a história de Bruno, um garoto alemão de oito anos, que se torna amigo de Shmuel, um menino judeu preso em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Através de uma cerca, eles compartilham uma amizade inocente, sem perceber a realidade horrível ao redor deles. A narrativa explora temas de inocência, amizade e os horrores do Holocausto, resultando em um final comovente e trágico.

Vinicius39 20/06/2024

O livro é incrível, recomendo para qualquer pessoa que busca uma leitura emotiva e reflexiva. Ele nos força a confrontar o passado e pensar sobre como podemos construir um futuro mais humano e empático. "O Menino do Pijama Listrado" não é apenas uma história sobre amizade, mas também um lembrete da importância de nunca esquecermos os horrores do passado.

Gustavo.Larranhaga 20/06/2024

Eu achei um livro muito bom ,pois a história é muito boa e emocionante ,porque fala de uma época muito complicada e difícil para o mundo. O livro retrata a história de Bruno, que saiu de sua casa, seus amigos, sua vida antiga para ir em um lugar totalmente novo, pelo fato de seu trabalho. Em uma casa nova, sem seus amigos, morrendo de tedioe solidão, em um dia passeando pela área de fora, encontrou um novo amigo, que vivia a triste e dura realidade de uma guerra!

Bianca.Moreira 20/06/2024

Incrível!
O livro O Menino do Pijama Listrado, conta a história de Bruno, um garoto da Alemanha de nove anos que se muda para uma nova casa por conta do trabalho do pai. Bruno se sente muito sozinho e entediado até que, conhecendo a área, faz uma amizade com um menino (Shmuel) do outro lado de uma cerca, que sepera dois mundos diferentes. O livro traz realidades de inocência, carência, amizade, dor, sofrimento e a dura realidade de uma guerra.
Este livro é surpreendente, te faz enxergar coisas que você nunca poderia imaginar que conseguiria, eu recomendo muito esse livro para todos!!