O menino do pijama listrado

Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Taynarak9k 18/04/2024

Lágrimas para doar
"O Menino do Pijama Listrado" é uma história que vai direto ao coração e literalmente lacera a sua alma mais profunda , mostrando a amizade entre dois meninos de mundos diferentes durante um período sombrio da história. Enquanto eu lia e acompanhava Bruno e Shmuel explorando os limites da cerca que os separa, vendo com a crueldade e injustiça do Holocausto, mas também com a beleza da compaixão e da conexão humana sem o ensinamento de odio. É uma leitura que me faz refletir sobre a essência da humanidade e o poder do amor em tempos de adversidade.

Beatriz.Mitsuiki 18/04/2024

Simplesmente maravilhoso, sem palavras para descrever o quão bom esse livro é. Um dos melhores livros que eu já li.

literaliza 17/04/2024

A inocência das crianças
A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial e é contada sob a perspectiva de Bruno, um menino alemão de 8 anos, cujo pai é um oficial nazista. Quando sua família se muda para uma casa perto de um campo de concentração, Bruno conhece Shmuel, um menino judeu do outro lado da cerca. Apesar das diferenças, os dois desenvolvem uma amizade improvável e inocente. O livro explora temas como amizade, inocência, e as consequências do ódio e da intolerância. A narrativa emocionante e os personagens cativantes fazem deste livro uma leitura poderosa e inesquecível.

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Depois da minha leitura descobri q esse livro não é muito aceito, q não retratou a verdade do que aconteceria de fato, porém quando li a história eu sentia muito compaixão, pelas duas crianças, acreditando na sua inocência, chorei com o final.

Sou eu 15/04/2024

Romantizado é eufemismo.
Por onde começar?
Gosto de começar contando um pequeno resumo do livro, mas a esse ponto acho que todos já conhecem essa história.
Tudo nesse livro é romantizado - e nem pretendo entrar no fato de que o Bruno é um ignorante - porque, por favor, se você me disser que uma criança judia foi capaz de chegar perto da cerca ficar parada sentada brisando sem ninguém ver ela, vou ter que jogar a toalha pra educação brasileira. A começar que as cercas não eram tão simples como são descritas: The camp was surrounded with two lines of electrified barbed-wire fences. Tradução: O acampamento foi cercado por duas linhas de cercas eletrificadas de arame farpado. - texto encontrado em post da plataforma Intagram na conta oficial do Memorial de Auschwitz, e sim, a história se passa em Auschwitz - e ?Os segmentos de construção foram divididos em setores (?acampamentos?) separados por cercas eletrificadas de arame farpado. Torres de guarda cercavam todo o acampamento.? - texto encontrado no site oficial do Memorial de Auschwitz. Tudo isso prova como seria impossível Bruno e Shmuel se encontrarem, e isso só falando em como é a estrutura do campo de concentração.
Além de que era muito difícil uma criança menor de treze, catorze anos estar viva, pois era muito difícil ter uma criança capturada pelos alemães, sobreviver, e se sobrevivesse ela seria escrava. ?Por serem incapazes de trabalhar, essas crianças foram enviadas da rampa de descarga para as câmaras de gás e aí condenadas à morte. Às vezes, um pequeno número de meninos e meninas era selecionado para trabalhar.? Texto encontrado no site oficial do Memorial de Auschwitz.
E só um parênteses, Bruno é a criança mais ignorante da face da Terra, pois mesmo - possivelmente - fazendo parte da Juventude Hitlerista (seu pai era um soldado de alta patente no exército, o que só mostra que ele deveria fazer sim parte desse movimento) o garoto não fazia ideia que seu país estava em guerra, e nem sabia um A da história de seu próprio país.
Esse livro possui mais furos do que verdades e é idolatrado por boa parte do mundo, descrito como educacional quando traz desinformação. Em nenhum momento foca realmente no ?menino do pijama listrado?, e se você chorou no final, foi por causa do garoto alemão, que ao ser encontrado junto do garoto judeu, disse não o conhecer.

PS:Falei, falei e no final ficou uma bosta. Aposto que não deu pra entender nada.
AliJu 16/04/2024minha estante
O orgulho que estou em saber que ajudei nessa meia estrela! ??

Lavinia.Rodriguez 13/04/2024

Fala muito sobre o holocausto e a segunda guerra mundial. No começo não estava dando nada, mas no final me acabei de chorar, a paste da Gretel acaba comigo?

Kaly Schnapp 13/04/2024

E então o cômodo ficou escuro e de alguma maneira,apesar do caos que se seguiu, Bruno percebeu que ainda estava segurando a mão de Shmuel entre as suas e nada no mundo o teria convencido a soltá-la.....?
Mas dolorido do que terminar esse livro e assistir a cena final do filme.... é de partir o coração,mesmo tendo modificações.?

Gigihvs 13/04/2024

O menino do pijama listrado
Esse livro acabou com o meu estado emocional de um jeito que nenhum livro fez, o tanto que eu chorei não tá escrito, mas o livro virou um dos meus favoritos! Cinco estrelas dmss, recomendo mas antes se prepare mentalmente pra esse final ?????

Mimi âºï¸ 12/04/2024

Que livro.
Nossa, durante todo o livro fiquei agoniada. A escrita é ótima, mas eu gritava mentalmente pro pobre do Bruno que não tava entendendo nada que o mundo é ruim kkkk ele todo inocente, minha vontade era dar um tapa de realidade nele. Mas fiquei tão triste o livro todo, não consegui ter uma leitura contínua, tipo ler de um dia pro outro mas gostei mesmo assim.

Geovana.Menossi 12/04/2024

Muito bem escrito, recomendaria para qualquer um.
embora alguns dizem que esse livro não é muito recomendado por ser raso comparado com a verdadeira realidade do holocausto, é importante lembrar que a história é contada na visão de um menino de oito anos que realmente não sabia o que estava acontecendo.

Luana1648 10/04/2024

Amigos Para Sempre
Já havia assistido o filme quando iniciei essa leitura e estou surpresa por ser muito fiel ao livro.
Ao longo da história acompanhamos a vida de Bruno e de sua família a caminho da Polônia, onde o garoto tem que se adaptar a nova casa. Nesse meio tempo encontra seu futuro melhor amigo para a vida toda chamado Shmuel, que nós capítulos finais conta o sumiço estranho de sua família.

Sra Mesquita 09/04/2024

Ainda estou sob o efeito da leitura
O final é muito comovente e reflexivo.
Ressalto que a história é descrita sob o ponto de vista de um menino inocente, com apenas 8 anos de idade, em meio ao nazismo. Desta maneira, não é de se impressionar que alguns acontecimentos foram amenizados.

"E assim termina a história de Bruno e sua família. Claro que tudo isso aconteceu há muito tempo e nada parecido poderia acontecer de novo.
Não na nossa época." ?????

Jhu 09/04/2024

Um livro simples e intenso, cheio de emoção
Essa é a primeira resenha que escrevo, não sei bem como começar?
Mas sei que este livro, ?O menino do pijama listrado? conseguiu me prender do início ao fim, e me trouxe muitas emoções, um livro que comecei a ler em um momento muito ruim da minha vida, mas que apesar de toda história difícil e comovente por trás, me fez pensar em como existem pessoas como Bruno, uma criança curiosa, de um coração tão puro e que apesar de todas as coisas ruins ao seu redor, conseguia seguir com os seus próprios valores, a bondade e a lealdade.

O livro retrata a época do Holocausto, mas você não precisa saber muito sobre o assunto para começar a ler, talvez seja até um ponto inicial para fazer você após a leitura, entender mais sobre, e procurar mais.

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o que ocorre em seu país que está em guerra e também não sabe o que ocorre com sua família, que aparentemente é muito poderosa, e está envolvida diretamente em todo o conflito.

Após se mudar, da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama. Após um tempo, Bruno chegará a essa cerca, e irá conhecer Shmuel, que fica do outro lado, e que se tornará o seu melhor amigo.

Bruno esteve sempre ao lado do seu amigo, da forma que podia, e tentava sempre buscar soluções positivas para os conflitos que apareciam junto com Shmuel.

Um livro que traz muita pureza, ao mostrar a inocência das duas crianças, apesar de tudo que ocorre ao redor.

Recomendo muito a leitura, 5 estrelas!