Perfeitos Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Perfeitos

Jéssica Casaril 26/06/2021

Li com a esperança de que iria melhorar e só me iludi. Os personagens conseguiram ficar mais chatos do que no primeiro livro, muitas palavras repetitivas e atitudes muito ???
Decidi parar por aqui.

Camila 06/09/2010

Perfeitos
Uma excelente continuação para o livro Feios!! Novas aventuras, novos romances, novas amizades!!! O cenário é Nova Perfeição e achei muito bacana as criações do autor... é muito bacana acompanhar as descrições que ele faz de coisas que não existem!! rs...

www.leitoracompulsiva.com.br
Romma 02/03/2013minha estante
Gosta da série Feios? Fan page suuuper bacana da série! Tirinhas, montagens, brincadeiras... Aqui você encontra de tudo um pouco!
Entre e divirta-se não vai se arrepender! XD

Agnes 03/01/2013

“Nós estamos sob controle, Tally, graças à operação. Largados à própria sorte, os seres humanos são uma praga.”
Como Perfeitos consegue ser ainda melhor que Feios? Depois daquele final surpreendente de Feios, eu estava muito ansiosa para começar Perfeitos. Se o primeiro livro não foi totalmente maravilhoso devido o começo, que é meio parado, Perfeitos é totalmente ao contrário. Cada momento é de prender a respiração, tirar o fôlego, e você clama por mais enquanto lê.

Claro que, no começo, as gíria “borbulhante” pode acabar te irritando, do mesmo jeito que “trolho”, “mértila” e “plong” te irritam no Correr ou Morrer (James Dashner). Mas é só no começo.

Tally agora é uma Perfeita, e tudo parece maravilhoso. Você logo conhece muito melhor o mundo em que ela vive, e se acostuma facilmente. Quase esquece das coisas que descobriu no final de Feios, assim como Tally. Na verdade, você poderia ignorá-las, de tão perfeito que é o novo mundo.

Como assim “como Tally”? Bem, ela perdeu parte da memória. Na verdade, parte dela foi alterada para que ela não se rebele novamente. Estranho? Pois é. Tem muito mais coisa pelo fundo. E algumas respostas você só encontra em “Especiais”.

Mas ainda há uma esperança. E David não se esqueceu de Tally. Ele fará de tudo para que ela consiga a Cura, assim como para Shay e para todos os outros perfeitos. Enquanto alguns amam o sistema, outros querem que ele acabe. Afinal, não é como se uma distopia não tivesse aquele fundo de rebelião (exemplos? Jogos Vorazes, Correr ou Morrer, Destino, Delírio…).

Além de uma trama muito mais trabalhada e emocionante do que Feios, temos novos personagens. Dentro deles, o que mais se destaca é Zane. Ele não está aí apenas para criar ou trio: Zane/Tally/David, mas sim porque ele será muito importante para toda a trama. E ainda sim, é impossível não amar o novo Perfeito da história!

Perfeitos é, além de um livro magnífico, cheio de mistério, aventura e romance, mais sua distopia pós-apocalíptica super diferente, uma grande crítica social a questões que estamos tão acostumados que às vezes ignoramos. Beleza, perfeição, anorexia, capitalismo, bullying… Tudo aparece no fundo do livro de uma maneira que lhe fará pensar mesmo após terminar a série.

Afinal, o mundo seria melhor ou não se todos fossem Perfeitos?

Ynara 10/07/2012

Boa continuação.
Nesse segundo volume da série a estória engrenou! A impressão que eu tive no primeiro livro foi que ele tinha uma narrativa um pouco desigual, alternando bons e maus momentos. Mas a narrativa desse é muito mais ágil e instigante, a nossa mocinha Tally está com uma personalidade muito melhor, a amiga Shay me surpreendendo no final do livro e a inclusão do personagem Zane deram um bom ritmo à estória. Doutora Cable continua sendo uma vilã detestável e o fim do livro é muito tenso, com aquele tipo de final sem conclusão que me deixa mais curiosa do que nunca! Pena que o David apareceu tão pouco, gosto dele...
Romma 02/03/2013minha estante
Entre e divirta-se não vai se arrepender! XD

Bya 09/09/2020

Segundo livro dessa quadrologia maravilhosa, que é mto emocionante e me prendeu mto, gosto dms.

Mirella 24/09/2020

As vezes eu acho que ficaria quieta sendo uma perfeita sem me rebelar maaaas se eu soubesse da verdade por trás de tudo eu daria minha vida pela causa.

Adriano 16/06/2013

#2 - Perfeitos - Scott Westerfeld
Quando Tally descobriu os danos no cérebro causados pela cirurgia, logo se mostrou contrária ao poder das Circunstancias Especiais (órgão com função controladora, como a Capital - em Jogos Vorazes), no entanto, tomou uma medida desesperada com a ajuda de seu "novo melhor amigo de infância" David - um feio que nunca conheceu uma cidade!

Os reflexos dessa atitude, foram sentidos por todos da Fumaça e Tally acabou concordando em ser vítima da cirurgia para que pudesse ser estudada e assim, descoberto qual a gravidade desse dano! Talvez uma atitude heroica, mas que na minha opinião era DEVER dela fazer isso, para reparar as consequências que ela trouxe! risos

Tempos depois:
Cirurgia feita, roupas bonitas, festas badaladas, bebidas e MUITAS FUTILIDADES, típicas dos Novos-Perfeitos, no entanto, algo dizia a Tally que não bastava ser perfeito, que estava faltando algo. E esse algo tinha nome, a sensação de se sentir BORBULHANTE - em outras palavras, se sentir como um feio! Bem contraditório: quando era feio, queria ser perfeito. Quando vira perfeito, quer se sentir feio! ;s

Tally e seu novo-amigo-colorido-perfeito, Zane começam a aprontar muito, para que a sensação de se sentir vivo não fosse perdida, uma vez que os perfeitos não viviam, apenas vegetavam!

Com a ajuda de Zane e de um ex-conhecido feio, ela consegue a cura e em outra medida desesperada e inconsequente, resolve tomar e dividir com Zane, esquecendo de sua BFF - Shay!
Essa atitude não foi muito legal, principalmente para o garoto, uma vez que os comprimidos deveriam ser tomados juntos (um curaria e o outro recuperaria seu cérebro).

Muita coisa acontece quando eles tentam fugir da cidade e ir para a Nova Fumaça, traições, mentiras, golpes e mais uma vez, ações que demostram o poderio da cidade, reforçando o ideal distópico!

Ao fim do livro, fica o Cliffhanger para ser respondido no livro 03, Especiais:

"Ao longo de todas aquelas semanas, o sonho sempre acabava do mesmo jeito, com o dragão alcançando a princesa e repetindo as palavras...
– É melhor encarar, Tally–wa. Você é especial."
Gu 13/11/2013minha estante
Hmmmmmmmmmmmmmmmmmm, distopia eu adoro e esse livro é bem legal! :]

Brenda.Pita 22/10/2022

Perfeitos
A escrita desse livro foi mais dinâmica e fluída do que a do primeiro, apesar do uso constante das mesmas palavras, tornando a leitura um pouco massante. Tally segue irritante, mas com uma cara perfeita agora, apesar de a presença de Zane amenizar um pouco esse lado dela. Shay conseguiu ser mais irritante que Tally, tornando a presença dela um porre. A história estava seguindo um ritmo gradual, até ter uma quebra do nada e retornar ao ritmo e se encerrar com o final praticamente igual ao do primeiro livro, foi uma abordagem preguiçosa. O triângulo amoroso foi completamente desnecessário e desinteressante pra trama, mas mesmo assim foi inserido, um erro. Achei que haveria uma melhora nessa continuação, mas segue sendo um desapontamento.

Eduarda.Camposano 18/04/2021

Um pouco cansativo
Gosto bastante dessa saga,não sei o porquê mas me atrai bastante msm tendo várias coisas que me deixam desanimada,esse livro em especial foi maçante porém compensa para saber o final da história,não gostei do triângulo amoroso na minha opinião é um tema já bastante explorado no mundo literário.

@vivendoeuchegola 15/10/2020

Finalmente um shipp digno
Esse segundo livro, apesar de ter abandonado quase que por completo as críticas diretas à nossa sociedade da beleza e da perfeição, é bem melhor que o primeiro, em termos de aventura, ficção e fantasia. E eu sinceramente acredito que a existência do Zane contribui muito para isso. Uma das coisas que mais me prendeu a história foi shippar esse casal e ficar com medo de ela escolher o David. Sem falar que achei, realmente, as soluções apresentadas bem originais. O que me incomodava em percy jackson, por exemplo, com suas soluções bobas e simplórias, não tem espaço nesse livro. Realmente achei o autor muito original. E estou ansiosa para ver meu end game no terceiro livro e rever também o Andrew. A parte da história da Tally na reserva me conquistou. O término dela com o David me lembrou a bella escolhendo as palavras exatas para magoar o pai e, com isso, proteger ele em crepúsculo. O que dizia respeito a Shay eu já esperava.

gi.gesuele 14/09/2020

Uma grande avanço do primeiro livro
Perfeitos é uma grande melhora do primeiro livro, Feios. A escrita se torna mais fluída, mais interessante e a história corre de forma mais dinâmica.

Fabricio~Raito 14/12/2010

Perfeição insuficiente
Apesar do primeiro livro da série, "Feios", não ter saciado toda a minha expectativa, "Perfeitos" veio pra completar algumas lacunas faltosas. É possível perceber um certo amadurecimento na trama, apesar de continuar achando que o autor poderia dar fim aos toques infantis de algumas passagens. A visão detalhista de cenários e personagens é deixada de lado, dando lugar à uma tentativa de criar um ambiente onde Tally possa continuar sua aventura.
O objetivo central ainda me parece fútil e sem sentido. Tally Youngblood continua na sua revolta contra o sistema que transforma todas as pessoas que fazem 16 anos em seres perfeitos, e não o bastante, alienados. Quem é que não gostaria de trocar a pseudo-liberdade por uma cidade onde só existe harmonia, diversão e nenhuma preocupação?
O enredo pode ser resumido em "Enrolação + desenvolvimento não muito satisfatório + preparação para um desfecho de tirar o fôlego" (porém, este último não aconteceu). Algumas descrições são chatas e desnecessárias, novos personagens aparecem sem uma ligação ou descrição convincentes e pior ainda, nenhum resumo ou referência direta ao livro "Feios" existe, o que dificulta muito a leitura de pessoas que não leram o primeiro livro da série (ponto negativíssimo pro Scott).
A metade final do livro toma um rumo totalmente diferente, o qual o autor não prepara nem um pouco os leitores. Simplesmente caímos de paraquedas. Porém, não é nenhum empencilho. O que deixou muito a desejar foi o fim, que aconteceu de forma rápida, súbita e sem aquele "tcham" que nos deixa "borbulhantes". Apesar dos pesares, houve um fato no encerramento de Perfeitos que com certeza despertou, no mínimo, uma empolgação.
Enfim, apesar de criticar, eu amo a série. Sim, eu acho a idéia central um tanto quanto estúpida, mas há algo que eu não consigo explicar, e que me faz gostar e ler rápido. É conferir a continuação em "Especiais".

Gabriel Aleksander 26/02/2015

Portador de uma ótima crítica social, mas decepcionante...
O Enredo
Tally Youngblood finalmente tem a vida com a qual ela sempre sonhou, uma beleza estonteante e com uma rotina regada a festas, onde sua única preocupação é ser aceita pelo grupo mais popular de Nova Perfeição. Entretanto, nem tudo é como se parece e existe um lado de Tally que permanece obscuro para ela, tornando seus reais objetivos inacessíveis para a mesma.

Tudo corria normalmente na nova vida da protagonista, até que durante uma festa onde ela saberia se o grupo dos Crims a aceitariam ou não, uma visita muda tudo. Um feio que Tally conhecia da época em que morava na Fumaça, grupo de resistência contra o governo atual, decide contatar a garota durante a festa, a fim de fazê-la lembrar de quem ela realmente é e qual é o seu objetivo ali. Esse contato será decisivo para o rumo que a sociedade na qual ela está inserida irá tomar, mas ela não estará sozinha, já que um grupo de Perfeitos estão preparados para se manterem “borbulhantes” o suficiente para promoverem essa mudança em conjunto.

Dinâmica Repetitiva

O aspecto desse livro que mais me irritou foi, sem dúvidas, a sensação de estar lendo a mesma coisa vista no livro anterior.

É inegável o fato de que Scott Westerfeld criou uma fórmula na qual ele submeteu os dois primeiros livros dessa série, que seguem uma dinâmica muito semelhante, da qual tentarei explicar da melhor forma possível sem dar spoilers:

No primeiro momento a protagonista se encontra num estado de alienação em relação a sociedade na qual ela está inserida, depois ela se dá conta do que existem por trás do governo vigente e de suas ações e com isso se coloca em uma aventura em busca de algum objetivo/lugar, finalizando na realização desse objetivo e tendo seus planos frustrados, fazendo com que ela volte pro ponto inicial.

Não sei se o terceiro livro se encaixará em tal dinâmica, que além de descuidada, broxa o leitor e desperdiça toda a grandiosidade da obra, que contém ótimas críticas sociais, rebaixando-a a um simples livro sem originalidade alguma.

Críticas Sociais

A característica que mais me conquistou em “Feios” foram as críticas trazidas em relação a nossa sociedade vigente, aos padrões de beleza e o controle das massas. Em “Perfeitos” essa característica foi mantida e o autor fez uma crítica muito mais explícita, ao inserir no enredo uma sociedade considerada primitiva e nos revelar que a mesma era apenas um retrato da nossa sociedade atual.

Ao nos apresentar a forma como uma pessoa do futuro enxerga a nossa civilização, Westerfeld levantou questionamentos interessantes sobre nossa organização social, religiosidade, sobre o regime patriarcal, machista e arcaico no qual estamos inseridos.

Personagens

No segundo livro teremos um enfoque maior nos Perfeitos, conhecendo sua rotina e suas ideologias. Esse ponto me incomodou bastante, pois, esse núcleo se mostrou bem desinteressante, onde seus integrantes estão mergulhados em um fluxo de futilidade e banalidade.

Porém, acredito que tal incomodo tenha se dado pelo fato de que os “Perfeitos” são extremamente verossímeis a nossa juventude, na qual estou inserido. No livro, esses jovens são mostrados como facilmente manipuláveis e donos de uma ideologia frágil, ao ponto de se colocarem contra o sistema, enquanto alimentam o próprio, sendo essa realidade na qual muitas vezes me vejo inserido.

Quantos de nós criticamos o governo, a corrupção e as pessoas que estão no poder nas nossas redes sociais, e quando chegamos na vida real tomamos atitudes corruptas, e elegemos representantes falhos que apenas são uma pequena amostra do que nós somos e da ideologia que defendemos.

Em “Perfeitos”, quando uma parcela daqueles jovens se junta e realmente age contra o sistema, eles viram famosos em Nova Perfeição, mas o que mais impressiona é que aqueles que os idolatram não se juntam ao seu movimento, se limitando apenas a aplaudi-los. Enquanto isso, outra parcela prefere criticá-los e classificam suas atitudes como momentâneas e pueris. (Alguém notou uma certa semelhança com as manifestações em Junho de 2013, ou com qualquer outra que já aconteceu no nosso país?).

Portanto, apesar da má construção dos personagens, a crítica social que eles trazem consigo nas entrelinhas se mostrou um prato cheio para que muitos aspectos da nossa sociedade e de quem somos sejam reavaliados.

Opinião Final

Apesar de trazer críticas fantásticas sobre a nossa sociedade atual, ler “Perfeitos” não foi uma experiência agradável. Personagens mal construídos e uma fórmula empregada de maneira desleixada, se tornaram um empecilho na leitura, tornando-a cansativa e arrastada.

Recomendo a série Feios para aqueles que se interessem em conferir as críticas contidas nas obras, mas aviso-os que as expectativas precisam ser diminuídas, pois o risco de decepção é grande.

Irei continuar com a leitura dessa série, já que ainda tenho esperanças de que o autor se reencontre no terceiro livro e faça algo do qual eu possa me orgulhar em ter lido

site: fatalityliterario.wordpress.com

marirovino 01/03/2021

curti muito a forma como o autor desenvolveu a história nesse segundo livro, fiquei mais curiosa a cada capítulo pois o autor coloca váaaarios cliffhangers. já quero começar o terceiro pra ontem!