O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Carlos Nunes 24/11/2022

Bem mais que um livro de terror...
Li O EXORCISTA na adolescência, muito movido pelo misto de medo/curiosidade pelo proibido, e foi apavorante! Claro que depois vi o filme, e o livro caiu no esquecimento. Só recentemente soube da edição comemorativa, revisada e com um novo capítulo, e fiquei curioso, mas também apreensivo. Será que uma releitura tanto tempo depois, e com todo o imaginário já preenchido pelas icônicas imagens do filme, valeria,a pena ou seria decepcionante? Arrisquei e, para minha feliz surpresa, a leitura foi ainda melhor! Apesar de muito menos assustadora, sem a sanha de querer logo chegar ao fim da história, foi possível apreciar bem mais o livro e perceber que 1- não é exatamente um livro de terror e 2 - o importante não é a possessão (ou não) da Regan, mas sim os conflitos psicológicos do padre Karras. Os tão badalados efeitos da possessão pouco aparecem, enquanto a maior parte do livro é dedicada a explorar os sentimentos e as dúvidas do padre. E isso fica bem claro no final, nos ótimos diálogos que ele troca com o padre Merrin. Já o filme, perfeito, apesar de quase uma transcrição fiel do livro, por conta de todo o clima criado pelo cinema é, esse sim, aterrorizante.
Erika 25/11/2022minha estante
Agora me interessei kkkk

Carlos Nunes 25/11/2022minha estante
Que bom, Erika! Se ler, compartilhe tuas impressões com a gente, hein?

Debora.Alves 05/11/2022

A fé em Deus é uma questão de amor
Ao reler esse livro icônico, pude pegar mais detalhes que em relação a primeira leitura: senti mais o desespero de Chris, a agonia de Regan, a confusão na cabeça de Karras. Até o detetive que eu achava chato na primeira vez que li, consegui me simpatizar mais com ele e com sua inteligência e sua determinação para descobrir como Burke morreu.

Graças a leitura do livro, consegui superar o trauma que eu tinha do filme, pois passei a ver o filme com os olhos de quem leu o livro. Muitas coisas no filme são melhor entendidas se você leu o livro pois, assim como todas as adaptações de livros para as telonas, o filme cortou algumas partes do livro.

O livro não é sobre uma menina possuída: é sobre uma mãe desesperada para salvar sua filha das forças do mal que a está matando, sobre um padre que está perdendo sua fé em Deus e sobre outro padre que precisa enfrentar um espírito maligno já conhecido dele no passado.

O significado da fé em Deus é a principal mensagem do livro. Regan MacNeil não é a protagonista da história: ela é um objeto que o diabo se apoderou para atingir Chris MacNeil e os padres Karras e Merrin.

O sacrificio do Padre Karras para salvar o corpo e a alma de Regan é a prova concreta de que ele acredita em Deus, de que ele mantém sua fé.

E o livro retrata de forma impecável a luta do bem x mal, ciência x religião. As passagens da Bíblia mostradas no livro só reforçam o que o autor quis passar para o leitor.

Eu recomendo que se leia o livro antes de ver o filme, pois a experiência será enriquecedora e muito mais completa.

Will 05/11/2022

A morte é a mãe de mil vidas
Uma história densa, assustadora e comovente. Imaginar uma criança passando por tal percalço dá um nó no estômago. Complementando isso, há os dilemas morais e espirituais do padre Karras, uma investigação policial intrigante e um drama familiar pesaroso. Leitura obrigatória à todo amante da literatura!

Moisés 27/10/2022

O livro é muito bem amarrado, e o filme de 73 é muito fiel ao livro. só me deu um pouco de medo na cena da hipnose. recomendo muito ele pra quem tá pensando em ler, principalmente a a quem já viu o filme

capitu.bretas 23/10/2022minha estante
Adorei como você deu uma chance pra obra mesmo com o seu "histórico".
Me motivou a colocar na minha lista, deve ser muito bom :)

belligna 23/10/2022minha estante
É realmente um clássico, uma obra prima. Espero muito que você goste!

Draylton 22/10/2022

Draylton22/10/2022

O livro tem uma narrativa atraente, principalmente nos momentos onde o padre é o personagem de destaque. A mudança na linguagem é evidente quando autor alterna entre Chris e o padre, cada personagem carrega uma narrativa própria.
O terror do livro é lento, vai acontecendo realmente aos poucos.
O livro é uma aula de psicologia, psiquiatria e afins, o autor trabalhou bem os elementos subjetivos e faz o leitor se questionar o tempo todo se há, ou não, a possessão demoníaca.
Recomendo ler aberto para as diversas suposições levantadas no decorrer da trama, isso enriquece mais a leitura.

Samia Feio 19/10/2022

Acho que os roteiristas e diretores de filmes deveriam se basear mais nessa dobradinha filme/livro de O Exorcista.

Poucas vezes eu vi um livro tão fielmente igual. Até as falas! Obviamente algumas coisas foram adaptadas. Mas no geral, tudo fiel.

Algumas coisas só ficaram mais claras depois de ler o livro, que no filme ficam meio como ?páginas soltas?.

Um livro que prende. Escrita muito boa

Gui Silva 16/10/2022

Diálogos marcantes; terror devagar e desconfortável.
É o melhor livro de terror que eu já li. Ele traz aquilo que o leitor de horror precisa: o desconforto. Se não podemos usar jumpscares em textos, então essa arma é uma boa pedida. Além disso, a história traz boas reflexões e excelentes diálogos.

Natália 12/10/2022

Excelente. Um clássico
Leitura concluída ??

Finalizei hoje a primeira leitura temática desse mês de Halloween.

O Exorcista é um clássico do terror. Assisti ao filme na adolescência, por volta dos 15 anos de idade. Sou acostumada a assistir filmes de terror desde muito nova, então, nunca tive medo de filmes de terror e com esse filme não foi diferente. Mas confesso que o livro me deixou impactada. Não por ter tido medo, não tive. O sentimento foi outro. Um misto de tristeza, angústia, pena. Para mim, o livro é muito mais um drama do que um terror. Em certas passagens, eu queria ter o poder de desler e esquecer. Por muitos momentos eu tinha que parar a leitura para respirar. Um livro pesado que promove muitas reflexões sobre fé, ciência, o bem e o mal, o sagrado e o profano.
Recomendo muito. Um livro excelente.

Resenha:
Chris MacNeil é uma atriz que vive em Washington com a filha Regan, que recém completou 12 anos. Uma menina doce e tímida que de uma hora para a outra começa a ter mudanças de comportamento. Chris recorre a todos os meios da ciência, levando a filha a diferentes médicos, que fazem os mais variados exames sem conseguir descobrir o que a garota tem. Sem saber mais a quem recorrer e com a filha cada vez mais adoecida, Chris procura a Igreja atrás de respostas para o que parece ser uma possessão demoníaca da criança. Com a ajuda do Padre Demian Karras, um jesuíta que tem a sua fé abalada, Chris vai fazer o que for preciso para salvar a filha.

Ariane.Goncalves 07/10/2022

Excelente leitura
Um grande clássico, Exorcista traz uma leitura muito fluida, fácil de ler e entender. Essencial para os amantes de terror! Cenas bem gráficas, não é para qualquer estômago.

Lucas 06/10/2022

Surpreendente
Eu senti que já estava devendo essa leitura a muito tempo, o exorcista é um dos melhores filmes de terror da história se não for o melhor, assisti quando era bem mais novo, não entendi muita coisa além de que a menina assustadora tava com o demônio, quando peguei pra ler a primeira vez esse livro na biblioteca na adolescência eu tive um flashback da infância, e por um certo nivel de medo não cheguei a passar do 2 capitulo.

Dessa vez depois de entender melhor sobre o filme a história e tudo mais , resolvi encarar o desafio denovo, e que maravilha apesar de ter momentos de terror horriveis e assustadores, o foco acaba ficando nas relações humanas, na mãe solteira que quer o melhor pra filha e ser levada a sério no trabalho, no drama de um casal que tem uma filha viciada,e principalmente o dilema da fé de Karras, creio que todo mundo ja teve esse dilema , Deus existe ou não se Ele existe porque não se manifesta ? Eu achei sensacional pois é uma história sobre possessão, mas no fundo é uma história humana e uma das mais bem escrita.

Gei 03/10/2022

Decepção
Livro ruim, diálogos??? Aí juro, nunca assisti o filme, mas se for tão ruim como é o livro nem quero assistir

Ju 23/09/2022

Inimigo de muitas personalidades
Eu já tinha assistido ao filme alguns anos atrás, mas não me lembrava da história em detalhes, com certeza algumas coisas são diferentes no filme, como acontece com a maioria das adaptações, mas tanto o livro quanto o filme são muito bons.
Li sem esperar nada, não costumo ler livros de terror e com certeza não imaginei que a história fosse me pegar tanto.
Os personagens são carismáticos, a história tem um bom ritmo, e você quer saber o que vai acontecer.
Gostei muito dos estudos sobre transtornos psicológicos, achei que deixou a história muito mais interessante, do que já partir para o lado religioso.
Foi uma ótima leitura, e fiquei sabendo que o livro teve continuação, espero que seja tão cativante quanto o primeiro.

pedro.complicado 02/09/2022

INCRÍVEL
O livro consegue superar o filme, o desenvolvimento dos personagens, as cenas de horror, etc. O filme não mostra todas as falas e cenas que acontecem no livro e isso torna a experiência ainda melhor. Dou nota 5 porque realmente me surpreendi, me senti tão angustiado e o medo me consumiu lendo esse livro, vale a pena demais!

Bruna.Cristina 31/08/2022

Falta de fé
Damien precisou ter várias pista para acreditar que Regan estava possuída. Após a morte de sua mãe o sentimento de culta contribuiu para falta de fé em Deus.Mas mesmo assim conseguiu realizar o exorcismo.