O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Gustavo Rodrigues 03/10/2021

Pega teu crucifixo, tua água benta e vai na fé.
Clássico do terror, acho que é uma leitura obrigatória pra quem curte o gênero. E mesmo pra quem não curte, vale a pena se aventurar.

Talvez esse tenha sido um dos livros que mais me gerou desconforto ao ler. Não sei dizer se foi bem medo, na essência da palavra, mas com certeza me deixou desconfortável. Obviamente foi pra isso que eu li, então cumpriu muito bem essa parte.

A história é bem cadenciada, aos poucos o autor vai introduzindo pequenos elementos sobrenaturais sem mostrar logo tudo de cara, o que acaba ajudando muito na ambientação e tal.

O ponto forte do livro, na minha concepção, são os diálogos entre a Regan (quando está possuída) e o padre. E é justamente aqui que fica minha crítica: eu queria mais disso. As conversas eram sempre muito interessantes, mas acho que poderia ter mais, bem mais.

E outro ponto que não curti tanto foi o ato final. Tudo acabou rápido demais, justamente no ponto que eu achei que os diálogos entre demônio e padre seriam mais marcantes.

Tirando as ressalvas, que são estritamente opiniões pessoais, é um livro excelente!
Dani 03/10/2021minha estante
Uau!!!! Vou ler!!!!

@90semy 03/10/2021minha estante
wow

jusousan 03/10/2021minha estante
só a capa já me deu cagaço ?

NayLyra 04/10/2021minha estante
Tooooop

Reh 18/10/2021minha estante
Eu comecei a ler ele
Mas tbm esta me deixando meio desconfortável
E isso pq adoro um terror

Daniel.Malaquias 21/11/2021minha estante
Já o li e confesso que foi uma das leituras mais apavorantes da minha vida.

Luiz Antonio 17/02/2022minha estante
No gênero é o melhor que eu já li. Super recomendo.

Márcia 17/04/2022minha estante
Muito assustador me deu um cagaso ????

Marlon.Sperandio 07/08/2022minha estante
Estou lendo, e estou achando Espetacular...

micola 09/02/2023minha estante
Acredito que o livro que eu senti mais medo... terrível, apavorante, com diálogos impressionantes. Excelente

Selene.aahmas 09/01/2024minha estante
eu acabei de ler sua resenha, depois de ler a cena do crucifixo
Eu dei uma gargalhada tão sincera

Kah 16/11/2009

tão bom que não aguentei tê-lo em casa. amarrei-o numa sacola, pus dentro de uma mochila e joguei fora. Não conseguia dormir sabendo que ele estava ali, tão perto de mim. assustador. traumatizante. mas excelente.
Priscila Cardoso 20/04/2010minha estante
Eu fiz o mesmo hahahaha

NJ (: 18/09/2010minha estante
mais medo ainda de ler esse livro! UHASUDHASU

P e d r o 22/04/2011minha estante
:O

Edu 12/10/2011minha estante
Vou confiar nas suas palavras e vou pôr esse livro na minha lista de "Não vou ler"!
O filme me assustou, na época de lançamento.
Imagina o livro!

Kah 17/11/2011minha estante
sério, gente. Esses dias eu pensei: 'puxa, como eu fui exagerada, certamente não era tão ruim...' aí fui dar uma olhadinha na versão original em inglês... depois de algumas páginas já larguei, porque era até mais assustador que em português. LOL

Breno 16/12/2012minha estante
que medo desse livro e.e

Lucas 01/07/2013minha estante
A cada comentário me da mais vontade de ler ele. Alguém tem para trocar? :D

Marcus 16/07/2013minha estante
E eu querendo ter esse livro em versão física D: Eu sou tão fissurado com essa história que acabei lendo uma versão que encontrei na internet mesmo. E o legal é que o cara colocou as imagens do filme pra ilustrar. Muita gente vai dizer que o livro é muito superior ao filme e tal, mas eu, sinceramente, fico na dúvida. Enquanto lia, fui relembrando da imagem da Regan toda acabada do filme, o que pra mim deixou o livro MUITO MAIS LEGAL e MUITO MAIS ASSUSTADOR. Sei lá, talvez seja algo pessoal com a história, mas acho que o filme é digno do livro e o livro é digno de filme :)

Aline Stechitti 16/10/2013minha estante
Como assim vc jogou um livro fora???? Cê tem problema filho??

Kah 16/10/2013minha estante
Pois é, Aline, isso se chama: "coisa ruim a mais e desnecessária que não preciso na minha vida/casa".

Aline Bitencourt 19/10/2015minha estante
Ai gente, já faz uns dois meses que eu comprei e agora que comecei a ler... ainda estou bem no começo, não aconteceu nada muito arrepiante. Mas acho que quando terminar (se terminar, rs) também vou dar um jeito de dar um fim nele...kkk.

Miguel Ângelo 19/11/2015minha estante
Eu achava que só eu tinha ficado sem dormir por causa desse livro, mas agora vi que não fui o único. Eu me lembro de ter lido em algum lugar que na época em que o filme foi lançado houve uma certa histeria coletiva e muita gente começou a procurar a igreja pensando que estava possuída. Depois de ler o livro eu entendi porque isso aconteceu, pois é realmente assutador!
Vi comentários abaixo dizendo que o livro é mais do que uma história de terror e eu concordo. A obra traz questionamentos interessantes como o embate entre fé e ceticismo, religião e ciência, a existência do bem e do mal e por que eles existem, entre outras questões bem analisadas no comentário do usuário João Vitor Gallo. Em uma entrevista no aniversário de 40 anos do filme o diretor, William Friedkin, disse que nunca dirigiu o filme pensando nele como uma história de terror. O autor do livro concordou e disse que não escreveu o livro como um conto de terror. Não sei se vi isso em uma entrevista ou em outro lugar, mas até onde sei William P. Blatty inicialmente tinha a intenção de escrever a obra como um relato do caso real que inspirou "O exorcista". Contudo, por não ter conseguido acesso a todos os fatos ocorridos ele resolveu escrever uma ficção.

De qualquer forma, o resultado é tremendamente assustador, independentemente de ter sido escrito como um terror ou não. No primeiro dia de leitura eu mal consegui dormir e nos outros dias eu pensava no livro quase o tempo todo, foi meio traumatizante mesmo hehehe.
Eu recomendo o livro para quem procura algo assustador, mas que vai além do horror gratuito, que te faz pensar e refletir.
Ainda não vi o filme por falta de coragem, mas acabei lendo livro porque achei que seria "mais leve". Digo que me enganei redondamente, pois a leitura parece ser tão traumatizante quanto o filme. Não me arrependo de ter lido "O exorcista", mas não o indico para quem é facilmente impressionável como eu.
Link para a entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=VWFwgCuWfhY

Ludwig.Lima 28/02/2016minha estante
aff, dava ele pra mim

Bruna 20/11/2018minha estante
Fiquei sem dormir pelo filme e pelo livro. Ainda fiz a merda de assistir o filme primeiro... impossível não lembrar daquela cara clássica durante a leitura!

sputnikvik 07/04/2019minha estante
O começo do seu comentário fez me lembrar da cena de Friends em que o Joey decide ler Cujo de Stephen King, mas de tanto medo decide colocá-lo na geladeira. HAHAHAHAHAHA

Dani 22/03/2020minha estante
O terror raiz que a gente respeita ?

Márlya 07/05/2020minha estante
Terminei o meu hoje, achei incrível! Um clássico imperdível, de tirar o fôlego e ler tudo de uma vez!

Nay! 24/05/2020minha estante
Não consegui terminar de ler excelente livro mas muito pesado pra mim e olha que adoro filmes de terror . Sempre que lia o livro acontecia coisas ruins juro, eu abandonei a leitura por medo

Neila 13/06/2020minha estante
Faz muitos anos que li, mas acho o cemitério, de Stephen King, muito mais arrepiante!

Bryan.Caratti 15/09/2020minha estante
fiz o mesmo, só que com o DVD. Mds! Coisa assustadora

Leo 03/10/2020minha estante
Tô lendo. Ele fica do meu lado quando vou dormir... o.O

Bryan.Caratti 03/10/2020minha estante
Credo, Leo! Não faz isso, cara. Sério. Deixa ele longe de ti quando vai dormir. Minha prima dormia com ele do lado e começou a acontecer um monte ruim com ela. Perdeu o emprego, foi assaltada e apanhou do cara, foi parar no hospital por causa disso e sofreu um acidente de moto. Quase morreu. Daí ela queimou esse livro e as desgraças pararam de acontecer. Não dorme do lado dele

Nigthmare999 09/10/2020minha estante
Sério gente kah pq vc nao doou para algem ?

Aninha 17/10/2020minha estante
Como faço para ler

Jess194 09/11/2020minha estante
Eu tive um exemplar, quando era mais nova, que a minha mãe jogou em um rio, por medo dele. E isso que ela nem leu. Hahaha

Neto 31/01/2021minha estante
Pensei esse livro pra ler por conta de seu comentário. Amei o livro, mas não tive um pingo de medo

Daniel.Malaquias 09/02/2021minha estante
Eu li e ainda bem que o livro era alugado e eu o devolvi assim que terminei. Muito bom, porém diabolicamente assustador. Meu quarto ficou com uma energia pesada.

Rafa MB 30/04/2021minha estante
Eita geração de jovens sensíveis... Kkkk

Tharcio 17/05/2021minha estante
Não tem nada a ver com sensibilidade, Rafa Muniz. Eu tenho o livro e sei que não devo lê-lo por questões de saúde espiritual. O Daniel (leitor que comentou antes de você) não brincou quando disse que o quarto dele ficou com uma energia pesada. Eu lia coisas assim e resolvi parar por sentir a mesma coisa. Confia.

Damasious 21/05/2021minha estante
Kkk é isso

Piro 19/06/2021minha estante
Está foi boa kkkkkk

Rodrigo 29/12/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que viagem

Clio0 12/04/2024

Você já deve ter visto alguma referência a esse livro ou pelo menos ao filme... uma das mais emblemáticas história de terror do século XX, trouxe algo raro para a produção estadunidense: o ponto de vista católico documentado.

Com observações do autor em algumas entrevistas que baseou a história em um exorcismo real, a linha narrativa se transfere da criança para os padres - Merrin e Karras - que apresentam os dois lados da Igreja na época: a devoção dogmática e o caminho adjunto a ciência.

Os momentos de interação com Regan, a menina possuída, são intercalados com as divagações dos padres, principalmente Karras, que luta entre a crença e a lógica.

É bem interessante, mas sendo um livro da década de 70, pode ter um estilo um tanto lento para os leitores acostumados com a leitura moderna, mais ágil e cinemática.
Vitor.Romito 12/04/2024minha estante
Li este livro há muito tempo, ainda nem tava na faculdade. Lembro que as divagações dos padres me incomodaram um pouco, mas o ritmo não. Outro que li na mesma época foi "A Profecia", que gostei bem mais. Talvez eu releia "O Exorcista", agora que estou com outra cabeça. Ah, resenha bem legal.

Jeff_Rodrigo 12/04/2024minha estante
Nas quatro vezes em que vi o filme original, alguma coisa absurda aconteceu comigo.
Não que eu acredite em além, paranormalidade, etc..., mas espero que a experiência com o livro seja diferente - e melhor.

Danilo 13/04/2024minha estante
Eu tenho medo de filmes de terror, mas tenho curiosidade pela história. O livro tem muitos momentos que dão medo?

Clio0 13/04/2024minha estante
Creio que não. Não é exatamente um livro de sustos.

Eric Luiz 27/06/2022

Digno de estar no rol dos clássicos!
Trata-se de uma obra que, já nas primeiras páginas, conseguiu me prender na leitura.

Por ser um clássico, você já inicia a leitura com a expectativa alta. Mas, posso afirmar com convicção, que este livro superará qualquer expectativa. A forma como o autor liga os pontos da trama, sem se perder na história, e a qualidade da escrita impressionam. Há tempos um livro não me prendia assim.

Ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas de um livro de terror. Ele também tem seu aspecto investigativo, que faz com que o leitor não queira abandonar a trama antes do seu desfecho.

Vale 5 estrelas com certeza! Leiam sem medo!
Pan 27/06/2022minha estante
Tá na minha estante a uns bons anos, mas ainda não bateu a coragem de ler

Cris 27/06/2022minha estante
Eu li há muito tempo e me lembro de não ter sentido medo. Lendo sua resenha, deu vontade de reler essa obra.

gabytes 22/08/2023

Ai se minha vózinha soubesse o que ando lendo
Nem deu medo...Só estou dormindo com as luzes acesas, um crucifixo embaixo do travesseiro e um círculo de proteção em volta da cama, nada demais...?
Brincadeiras a parte, eu realmente não costumo me interessar pelo tema possessão demoníaca, mas esse livro foi tão bem recomendado que fiquei curiosa. De início estava esperando jumpscares baratos e violência gratuita, mas me surpreendi com um terror psicólogico e atmosférico, construído vagarosamente até o ápice da insanidade. A escrita é envolvente e flui muito bem, mesmo se tratando de temas pesados e com descrições gráficas. Não pensei que me apegaria tanto aos personagens, pelo realismo de seus conflitos internos e o desenvolvimento de cada um deles.
De fato algumas partes são extremamente pertubadoras e nojentas, até agora ainda não consegui decidir se certos trechos foram realmente necessários, ou se foi apenas pelo valor de choque  (com muito sucesso...queria poder desler algumas coisas ?). Por conta disso, eu recomendaria fortemente essa obra pra qualquer FÃ do gênero -que tenha um bom estômago-, pois definitivamente não é pra qualquer pessoa.

Edit: esqueci de fazer uma observação, tanto se falou sobre as ações de um culto (satânico?) e um misterioso padre envolvido, mas afinal não tinha nada a ver com a possessão de Regan ? acabei criando teorias na minha cabeça a toa... Espero que isso seja mais explorado no próximo livro.
Ramin 22/08/2023minha estante
Resenha incrível. Agora quero ler

gabytes 22/08/2023minha estante
Incrível é exagero ?mas obrigada ?
Como eu disse, não é o tipo de leitura que recomendaria pra qualquer tipo de leitor, esteja atento aos avisos de gatilho ? explora bastante temas religiosos e dependendo da pessoa pode ser um assunto sensível

gabytes 22/08/2023minha estante
Ops tem uns erros de digitação ai

Ramin 23/08/2023minha estante
Parece bem o meu tipo de leitura ksksks. Sou bem católico, mas adoro ler heresias ksksk enfim...

gabytes 23/08/2023minha estante
Adoro ler heresiasKKKKK morri XD
Então já bota no carrinho de compra!

Ramin 25/08/2023minha estante
Já estava kkkkk Um dia dá certo kkk

Will 13/11/2023minha estante
Esse livro é incrível. Lembro que quando o li, senti-me muito impactado por termos uma criança sendo vitimada nessa história aterradora. Os elementos gráficos são apenas complementos, pois a força maior está, de fato, nos embates intelectuais entre Pazuzu e os padres. Fico bem na dúvida sobre qual versão é melhor: livro ou filme?

gabytes 14/11/2023minha estante
Verdade, tudo que envolve crianças é extra impactante. É difícil escolher entre livro e filme né, os dois são excelentes em aspectos diferentes

capitu.bretas 23/10/2022minha estante
Adorei como você deu uma chance pra obra mesmo com o seu "histórico".
Me motivou a colocar na minha lista, deve ser muito bom :)

belligna 23/10/2022minha estante
É realmente um clássico, uma obra prima. Espero muito que você goste!

Gustavo616 27/12/2023

Ceticismo
Baseado em um caso real e que posteriormente deu origem a um dos filmes mais assustadores de todos os tempos. O Exorcista, com toda certeza, conseguiu marcar (traumatizar) inúmeras gerações.

Nessa história conhecemos Regan MacNeil, uma garotinha de 12 anos que, ao decorrer da história, acaba ficando muito doente, e isso gera nela um comportamento diferente de tudo o que sua mãe já presenciou.

A mãe de Regan, uma famosa atriz chamada Chris MacNeile, estava vivendo com Regan em Georgetown para a gravação de um novo filme. Ao longo dos dias, e com as pioras de Regan, Chris se vê tendo de colocar sua carreira e grandes oportunidades de lado para dar completa atenção a situação de sua filha, levando ela a diversos hospitais e clínicas psiquiátricas, mas nada conseguia fazê-la melhorar.

Chris, em seu último fio de esperança, decide contatar um jesuíta que vivia próximo a ela, o padre Damien Karras, que também era psiquiatra, para tentar ajudar Regan.

O padre Karras decide ajudá-las, mas ele acaba descobrindo que o problema de Regan é muito mais sério do que imaginavam.

Pra quem busca um livro tão assustador quanto o filme, esqueça, esse livro não irá se igualar ao filme no quesito medo. O foco principal do filme, e que não é tão claro no filme por conta do tempo de desenvolvimento, é o ceticismo dos personagem em relação a tudo o que Regan está passando.

A busca do lógico em coisas ilógicas pelos personagens, o não acreditar em que a "Regan" diz, esse tipo de coisa é o que certamente irrita o leitor, e aqui vai um ponto positivo, pois é essa a intenção do livro. Tudo o que parece óbvio para nós leitores acaba sendo interpretado de uma forma errônea, mas claro, essas interpretações muito se deve a Chris ser ateia ou ao padre Karras seguir as regras da igreja a risca, alem dele ser psiquiatra, logo, isso desperta uma forte angústia no leitor, o que o autor queria que acontecesse.

Bem, as cenas de terror não são ou não foram tão assustadoras pra mim. Talvez eu tenha esperado algo a mais por ter assistido ao filme, mas de qualquer forma a leitura não perdeu seu brilho. Ah, não se engane, o livro continua sendo assustador, mas do jeito dele.

Sobre a adaptação cinematográfica, apenas elogios. O Exorcista, filme de 1973, é, definitivamente, um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. Os efeitos visuais desse filme são perfeitos, e para um filme de 1973, ele ainda consegue bater de frente tranquilamente com filmes atuais e que desfrutam de uma tecnologia praticamente inexistente na época.

O Exorcista é um clássico absoluto. Tanto o livro quanto o filme merecem sua atenção.

Everdeen 11/07/2021

Esse com certeza é um dos melhores livros que eu já li na minha vida. Li ele em poucos dias e amei a trama do início ao fim.
A escrita é bem envolvente e sem enrolações, os detalhes sobre os ocultos e as entidades são todas perfeitas e os atos, apavorantes.
Quando acabei, fiquei com alucinações durante uma semana. Ouvia e via coisas por todo o lado.
Willian Petter Blaty fez um excelente trabalho escrevendo esse livro.
Milena.Morais 11/07/2021minha estante
Tava me interessando até chegar na parte das alucinações kkkkkkkk

Paola 21/06/2021

Já tinha visto o filme, visto a casa e a descido as escadarias em Washington DC, mas estava devendo o livro...
E achei maravilhoso.
É uma boa leitura, as discussões levantadas pelo padre Karras, suas dúvidas e posições são interessantes, assim como o resto da história.
Não senti medo, mas passei o livro inteiro curiosa e ansiosa por continuar a leitura, mas ao mesmo tempo não queria terminá-la.
Livros e Ivaílton 21/06/2021minha estante
Aaaa é perfeito ??

Gilstéfany 21/06/2021minha estante
esse livro é incrível!!

Yohan 26/01/2024

Só não foi melhor pq vi o filme antes
A história do filme é bem fiel ao livro, então nenhum grande choque na leitura.
Mas tiveram coisas que só agora fizeram sentido, que no filme pareciam cenas aleatórias.

Um demônio muito bem construído e me fez olhar pros cantos da casa e trancar a porta do quarto antes de dormir (como se o diabo não atravessasse parede).
Beatriz.Kaick 26/01/2024minha estante
Ele pode até atravessar parede, mas também não vamos facilitar né KKKKKKKK

Joel.Martins 27/08/2020

Sofri!
O livro é muito bom!! Achei que seria uma leitura totalmente sombria, contudo me envolvi demais com o sofrimento da Chris e da Regan.
Fora isso, muita aula boa de neurologia e possessão.

Kety 26/09/2020

Toma mais 5 estrelas para as avaliações.
A escrita é simples e de fácil compreensão com uma narração fluida em terceira pessoa sobre Chris (e Regan), enquanto acompanhamos paralelamente Damien Karras, até que suas histórias se entrelaçam.

Até a metade da leitura, eu pensei que a história não era aterrorizante simplesmente por eu não ter sentido medo. Porém, enquanto lia o último capítulo deste livro, percebi que me equivoquei, pois é, sim, uma história de puro terror.

Não foi difícil me apegar aos personagens e, quando isso aconteceu, reconheci todo o horror que O Exorcista nos reserva. O horror que Chris, Damien, Regan e todos outros enfrentam (tanto individual quanto coletivamente).

O conflito sobre o problema de Regan ser uma doença mental ou possessão demoníaca é muito interessante e profunda. Queria falar sobre certas questões que chamaram minha atenção, mas não vou dar spoilers!

Mas minha parte preferida tem nome e se chama Damien Karras. Sim, o padre! O dilema dele sobre a fé, o relacionamento com a mãe, seus arrependimentos, sua tristeza. A história dele é tão humanizada... de todos os personagens, pra ser sincera.

Quando eu comecei a leitura, esperava ficar com medo... aquele medo meio infantil de dormir e acordar com um puxão no pé, sabe? Hahaha O Exorcista foi muito mais que isso - ou, melhor dizendo, não foi nada disso (pra mim). E acho que é por isso que foi tão bom!
D.Angelo 11/10/2020minha estante
Minina... comprei, mas to com um medo do carai de ler esse livro!

D.Angelo 11/10/2020minha estante
Esperar meus fantasmas se afastarem um pouco e começo! Valeu, miga!

martinsbibi 09/12/2020minha estante
Eu não tenho esse livro mais estou bem curiosa com ele, só preciso terminar de ler It a coisa

Kety 09/12/2020minha estante
Que legal, tô lendo It também! Hehehe e leia O Exorcista, sim, é ótimo!!

martinsbibi 12/12/2020minha estante
Tô lendo It desde o ano passado, é que eu parei de ler um tempo, não queria ver nenhum livro na minha frente não sei o que me deu, mais agora em dezembro voltou aquela vontade de ler sabe, então resolvi começar com A Culpa é das Estrelas, terminei em três dias e resolvi voltar para It

D.Angelo 12/12/2020minha estante
?It? eu li. É bem legal mesmo. Vale a pena ver o filme depois e comparar.
Mas também podia ser menor o livro. Enroscado em algumas partes!
P.s: nem abri o Exorcista ainda! ?

Kety 12/12/2020minha estante
Ah, isso já aconteceu comigo, Bianca! Tô até lendo It com mais calma pra não empacar, senão nem consigo pegar outros livros pra ler! Hahahahha

D.Angelo 12/12/2020minha estante
Kety! Miga! Eu vou esperar um pouco para ler. Meu estado de espírito não me permitiu nem tirar o livro do lacre.

D.Angelo 13/12/2020minha estante
Agora to lendo coisas tranquilas, mas não piores. ?O mestre e a Margarida? tem seu tempero obscuro e ?museu da inocência? onde o terror está em como o autor consegue enrolar tanto pra escrever alguma coisa. Ja leu algum desses?

D.Angelo 13/12/2020minha estante
Nossa... to lendo sem parar para encerrar essa miséria que eu sinto ao ler esse livro. Ele tem 50 paginas que se salvar de uma crítica ruim.

Marcos 20/07/2020

" Que dia excelente para um exorcismo! "
Eu, assim como a grande maioria, conheceu O Exorcista pela clássica adaptação de 1973, filme que inovou completamente o gênero terror no cinema. Ocorre que muita gente ainda desconhece o material fonte que deu origem ao premiado filme. Agora, posso afirmar com segurança que a adaptação cinematográfica é extremamente fiel ao livro, e é uma verdadeira aula de como adaptar um livro para as telas.
Em “O Exorcista”, somos apresentados a Chris MacNeil, uma atriz de cinema que acabou de se mudar para Washington, com a filha Regan de 11 anos, cidade onde ela está gravando seu novo filme, em pré produção. A atriz passou por um divórcio recentemente, e tenta conciliar o trabalho e exercer a figura materna que a filha precisa.
Enquanto a mãe passa o dia gravando suas cenas, Regan é educada em casa por uma secretária, e passa a maior parte do dia no porão da casa, esculpindo. Nessas idas ao porão, Regan encontra um tabuleiro ouija, passando a brincar com ele, e conhecendo o Capitão Howdy, com quem ela se comunica no tabuleiro, e a mãe acredita ser apenas um amigo imaginário.
A situação começa a piorar ápos o aniversário de 12 anos de Regan, que o pai esquece completamente, mostrando indiferença para com a filha. A partir daí, eventos sobrenaturais começam a aparecer na casa. Chris ver a personalidade da filha, que antes era dócil e gentil, se transformar em algo totalmente diferente, agressiva, doentia, e que vive disparando obscenidades.
A mãe procura diversos médicos para saber o que está acontecendo com a filha, e entender a mudança de personalidade que a menina tem de uma hora para outra. Os médicos acreditam que a garota pode sofrer o fenômeno da dupla personalidade, ou histeria. Ou pior, que a menina esteja apenas inventando para chamar a atenção da mãe, porque se sente responsável pelo divórcio dos pais.
Depois de passar por diversos médicos, psicólogos e psiquiatras e nenhum deles entender o que está acontecendo, é sugerido a Chris que procure a igreja. A princípio, ela não entende o porquê da igreja, em razão de ser ateia.
Com isso, Chris porcura o jesuíta Damien Karras, um jovem padre e psicólogo e professor da universidade de medicina de Washington. Ele perdeu a mãe recentemente, e tem posto sua própria fé em questionamento. Agora, fica a cargo do Pr. Karras analisar o caso da menina, se trata de uma possessão demoníaca, ou se a psicologia e a medicina poderia atender melhor a necessidade. Seria o ritual de Exorcismo o caminho mais viável?
É um livro excelente, que não deixa a desejar em nenhum aspecto. Tem uma línguagem acessível, e a história prende o leitor de um jeito ímpar. O autor, apesar de mencionar o “demônio” no texto, em nenhum momento vai entregar ao leitor se a garota está realmete possuída, ou se está fingindo, ou é uma doença que possa ser explicada pela medicina. A todo momento o autor joga indícios de possessão, mas ele quebra a teoria com algo “x” que aconteceu, o que vai mexendo com o leitor.
O livro é intercalado com os acontecimentos na residência das MacNeil, na vida do Padre Karras e no detetive Kinderman, que tem investigado os casos de missa negra que envolvem rituais de magia, em profanação contra a igreja católica, e que funciona como um alívio cômico em meio as coisas horríveis que estão acontecendo no livro.
É pesado, dá calafrios. Um livrão que não fica átras de nenhuma obra clássica da literatura. Ambos, livro e filme valem a pena.

Xabriel 15/05/2020

Um exorcismo muito louco
Uma leitura detalhista, concentrada em uma história ficcional mas com um enredo de arrepiar.
O exorcista tem um terror sobrenatural com correntes no seu psicológico, mostrando coisas muito interessantes ao mesmo tempo em que te deixar tenso, querendo fazer alguma coisa para mudar o curso da história, mesmo sabendo que está além das suas capacidades.
Se você tem sensibilidade a coisas macabras e profanas ( possessão demoníaca, missa negra), recomendo você a repensar sua leitura, não direi para você não ler porque livros foram feitos para serem lidos, siga suas vontades e lembre-se que tudo que se esconde no escuro é perigoso, preste atenção na sua cama antes de dormir.