O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Brenda 28/03/2020

Amei!
Assisti ao filme várias vezes mas ao ler o livro fiquei tentando encontrar semelhanças com o clássico filme do terror e, pessoalmente, amei cada palavra do livro. Li em e-book e devorei tudo em um dia e meio. Foi maravilhosa a experiência.

Bart 19/01/2024

*William Peter Blatty*
Editora Nova Fronteira
Ano - 2015 / 330 págs

??????????

Como o livro "O Senhor dos Anéis" cumpre o prometido, esse aqui promete e cumpre a missão de botar medo em nossos puros corações kkkkkkkk. É o único livro que prefiro ler de dia, e fora de casa!

Devido às leituras anteriores...?

Esse livro é um clássico do horror, e digo mais ... fetichista, prq "nós sente prazer em sentir medo" (se não ninguém procuraria o livro). Foi publicado em 1971 e acredito que nenhum outro livro consiga empregar medo, e suspense num ritmo tão forte como esse.

??(aceito indicações)??

A trama gira em torno da possessão de Reagan, uma menina de 12 anos e do processo do exorcismo liderado pelo padre Karras, que por sua vez, está passando por uma crise de fé, por uma perda muito próxima à ele.

A narrativa esfrega na cara do leitor o confronto entre o divino e o profano, conseguindo criar um clima sombrio associado a construção dos personagens, do ambientes tão meticulosa... que o conjunto disso tudo é o que vai te deixar tenso, com medo (arrepios).
Hoje vejo o quanto o autor desafia os limites da psique humana diante do desconhecido...sobrenatural.

É um livro impactante, que não envelhece. Poderia ser 3x maior, uma escrita arrebatadora , que assombra mesmo!

Top do terror!
Excelente leitura, vc começa e não consegue mais parar!

Próximo livro - comédia, certeza ?

@LuanLuan7 21/11/2021

Seria o ceticismo o personagem principal da obra?
Foi essa pergunta que fiz ao chegar aos 80% do livro, cuja primorosa escrita torna a leitura fluida e acelerada. O arco narrativo dos personagens principais conta com um enredo fechado e quase sem furos.

O mote mais conhecido da narrativa é, por óbvio, a possessão demoníaca de uma criança chamada Regan e a tentativa de exorcismo.

Regan, após o contato com objetos místicos, inicia uma mudança gradual de comportamento, que vai da irritabilidade até às clássicas cenas vistas no filme como: levitação, andar de cabeça para baixo, vômitos etc.

Boa parte do livro concentra-se na busca de respostas para esses fenômenos, empreendida por sua mãe, Chris, uma atriz rica, famosa e recém-divorciada, que transita da preocupação ao completo desespero por ver a filha nessa situação.

Ao longo desse processo somos apresentados a vários personagens secundários que complementam o clima de ceticismo, mistério e dúvidas a respeito da existência, ou não, de possessão demoníaca.

Além disso, um suicídio inesperado de um personagem polêmico dá à história um clima de conto policial, que aguça a curiosidade e cria ainda mais dúvidas a respeito de um eventual assassino.

Em meio a toda essa confusão, conhecemos alguns padres da Companhia de Jesus. A surpresa vem do fato de nenhum deles se enquadrar naquela concepção clássica de padre, pois eles fumam, bebem, malham, lutam e (alguns), até mesmo, duvidam da fé.

Entre esse padres há o pe. Karras, homem sério, alto e atlético, adepto de esportes, formado em psiquiatria com sérias dúvidas a respeito de sua fé. Além disso, tem uma mãe muito especial.

O livro, na verdade, alterna a história com um capítulo sobre Regan (e o desespero de sua mãe), depois outro sobre as ?profundezas? do Pe. Karras. Dessa forma, o leitor cria afeição por esses três personagens. Ao mesmo tempo, nutre a expectativa do famigerado encontro entre o exorcista e a possuída.

E é precisamente nesse momento que a obra apresenta seu clímax e o plot twist inesperado. Os últimos 20% do texto são frenéticos, repletos de diálogos sarcásticos (entre ?várias? entidades), com um final dramático e digno de cinema.

O exorcista não chega a dar medo. O comportamento de Regan é capaz de gerar asco e um pouco de incômodo ao leitor, o que não prejudica em nada a leitura.

O ceticismo em relação à possessão demoníaca pode até não ser o personagem principal da história, porém permeia cada página e fornece ao leitor uma fonte inesgotável de dúvidas a respeito de seu desfecho.

Leitura rápida e peculiar, facilmente recomendável a quem pretende aventurar-se por clássicos do terror.

Vinicius 27/07/2020

Inspirado no caso real do exorcismo de um adolescente, o escritor William Peter Blatty publicou em 1971 a perturbadora história de Chris MacNeil, uma atriz que sofre com inesperadas mudanças no comportamento da filha de 11 anos, Regan. Quando todos os esforços da ciência para descobrir o que há de errado com a menina falham e uma personalidade demoníaca parece vir à tona, Chris busca a ajuda da Igreja para tentar livrar a filha do que parece ser um raro caso de possessão.

Cabe a Damien Karras, um padre da universidade de Georgetown, salvar a alma de Regan e ao mesmo tempo tentar restabelecer a própria fé, abalada desde a morte da mãe. Neste livro, Blatty conseguiu dar ao demônio a sua face mais revoltante: a corrupção de uma alma inocente.

O Exorcista sempre foi o meu filme de terror favorito e eu acredito que nenhum outro tome esse posto. Logo quando eu iniciei a leitura, fiquei chocado ao perceber o quanto ela demorou pra avançar. Eu acho que li umas 80 páginas para de fato conseguir me envolver com a narrativa.  Acredito que o que tenha feito com que isso acontecesse foi justamente o fato de eu saber toda a história e esperar logo pelos momentos cruciais.

Em contrapartida, ter assistido ao filme antes me deu um norte sobre como imaginar toda a história narrada no livro. Cada personagem tinha um rosto, eu sabia como cada um se comportava, e saber o final da história não foi, nem de longe, decepcionante.

Os personagens secundários também são estrelas nesse livro e faz com que o leitor queira saber como cada um vai lidar com seus demônios internos. As mais de 20 páginas que narram o exorcismo de Regan são de tirar o fôlego, a gente simplesmente não consegue parar de ler até terminar tudo.

Esqueçam toda a história sobre ocultismo, satanismo ou qualquer outro "ismo" que vocês possam imaginar que exista em livros assim? "O Exorcista" vai tratar principalmente sobre o limite da fé. Até onde vai a sua crença? Será que a gente deve acreditar realmente naquilo que vê?

????????????
Aline 22/10/2020minha estante
Esse livro é mt bom, quando li fiquei morrendo de medo na hora de dormir haha

Nath 10/09/2020

O exorcista
Fui ler com expectativa de ser apenas um livro de terror, e felizmente eu estava enganado.
o livro vai muito alem de uma obra de terror.tendo personagens muito bem desenvolvidos, com questões igualmente bem exploradas.
O autor possui uma escrita muito fluida e o tempo passa super rapido. Alem de um final arrebatador.
Todas pessoas deveriam ler esse livro pq é fantastico

Will 05/11/2022

A morte é a mãe de mil vidas
Uma história densa, assustadora e comovente. Imaginar uma criança passando por tal percalço dá um nó no estômago. Complementando isso, há os dilemas morais e espirituais do padre Karras, uma investigação policial intrigante e um drama familiar pesaroso. Leitura obrigatória à todo amante da literatura!

Le 10/07/2022

O exorcista
Nos poucos casos que o filme é tão bom quanto o livro, O exorcista se supera em ambos. Não sei qual gosto mais, já que o filme é bem fiel a obra. A escrita é deliciosa um livro que só não terminei antes por falta de tempo. Recomendo a todos os fãs do gênero.

jjuniorig 20/10/2020

Rápido e bom de ler
Após muitos anos de ter assistido o filme, como sugestão ao mês de histórias de terror fui recomendado a ler o livro de W. P. Blatty. Iniciei a leitura na noite do dia 18 e finalizei, portanto quanto a descrita o livro é muito bom. A história também não se perde e nem deixa lacunas. Há questionamentos, exposição e crítica quanto a fé e ela é a linha principal do livro. Um ótimo livro! Recomendo
Dtorreshp 20/10/2020minha estante
Ótimo livro também recomendo.

Pimentel 29/07/2020

O Exorcista
Que ódio deste livro! Calma, este sentimento é devido a esta livro ser escrito de uma maneira hipnotizante, e quando termina dá a sensação que leria mais 200, 300 páginas sem esforço. Sendo escrito em 1971 e sendo adaptado para o cinema pelo mesmo autor em 1973, o resto é história.
Não se deixe levar pelo título, claro ele traduz a trama, mas não de maneira gratuita, pobre, sem inspiração e muitos devem evitar por se tratar de demônios.
Mas, que sutileza, que brisa sombria que é o terror se mostrando aos poucos, desmascarando nossos conflitos internos nossas escolhas de vida, a fé e a ciência agindo como irmãos que hora se amam e noutrora se odeiam, tudo é muito preciso, a investigação tanto do jesuíta como a do investigador, que troca de diálogos, parecia estar vendo aquilo se materializando em minha frente, confesso que acendi a luz em um dado momento pois estava lendo com a lanterna do celular, a geladeira que começa estralar, enfim, está amarrado!
Se dê uma chance, é uma experiência marcante.

Luciano.Soares 28/08/2020

Leitura obrigatória
Narrativa completamente atemporal e que mais de 40 anos depois segue sendo um dos livros mais assustadores. Leitura mais do que obrigatória para quem curte terror.

Natália 12/10/2022

Excelente. Um clássico
Leitura concluída ??

Finalizei hoje a primeira leitura temática desse mês de Halloween.

O Exorcista é um clássico do terror. Assisti ao filme na adolescência, por volta dos 15 anos de idade. Sou acostumada a assistir filmes de terror desde muito nova, então, nunca tive medo de filmes de terror e com esse filme não foi diferente. Mas confesso que o livro me deixou impactada. Não por ter tido medo, não tive. O sentimento foi outro. Um misto de tristeza, angústia, pena. Para mim, o livro é muito mais um drama do que um terror. Em certas passagens, eu queria ter o poder de desler e esquecer. Por muitos momentos eu tinha que parar a leitura para respirar. Um livro pesado que promove muitas reflexões sobre fé, ciência, o bem e o mal, o sagrado e o profano.
Recomendo muito. Um livro excelente.

Resenha:
Chris MacNeil é uma atriz que vive em Washington com a filha Regan, que recém completou 12 anos. Uma menina doce e tímida que de uma hora para a outra começa a ter mudanças de comportamento. Chris recorre a todos os meios da ciência, levando a filha a diferentes médicos, que fazem os mais variados exames sem conseguir descobrir o que a garota tem. Sem saber mais a quem recorrer e com a filha cada vez mais adoecida, Chris procura a Igreja atrás de respostas para o que parece ser uma possessão demoníaca da criança. Com a ajuda do Padre Demian Karras, um jesuíta que tem a sua fé abalada, Chris vai fazer o que for preciso para salvar a filha.

Lucas 15/11/2014

Dos ceticos...
Peguei este livro com um ceticismo quase debochado, comprei na banca por quase 30 reais, dando de ombros e sorrindo. Porque já vi o filme tantas vezes, aquele mesmo do qual no auge do meu ateísmo (do qual ainda sou), me fazia rir da personagem com seus ataques.
Comecei a ler no mesmo dia, antes de dormir, porque afinal, pra que serve um livro de terror se não pra dá pesadelos? Fui até a página 108 porque no fim eu já não aguentava por aquele dia, terminei-o no outro dia, com mal-estar na ponta do estomago, com uma enorme vontade de não ter continuado a leitura.
Mas não, não pense que foi por medo do demônio, por medo do castigo que Deus me daria por ser ateu, foi sim por ver toda a dor e desconstrução dos personagens do qual eu me acostumei nas primeiras 50 páginas.
Não foi nem tanto por Regan, foi por Karras, foi por Chris.
Karras pela sua falta de fé. Aquela mesma que eu perdi durante a minha jornada de vida. Vi-me no personagem.
Chris pela sua dor. Enquanto ela sofria eu sofria junto. Dor de mãe é tão forte quanto à própria morte.
No fim do livro a única coisa que pensava era: “Não sei se Deus existe, mas o demônio..."
thi 16/04/2015minha estante
como é q vc pode falar uma coisa dessas?
No fim do livro a única coisa que pensava era: ?Não sei se Deus existe, mas o demônio..."
vc acredita em quem quer t destruir mas não em seu criador?

Lucas 18/08/2015minha estante
Criador? Por isso cada um acredita no que quiser, não é mesmo?

Shadai.Vieira 15/10/2020

ótimo, porém o filme é melhor!
gostei muito dos 3 primeiros capítulos, tem muitas cenas perturbadoras, mas o 4º foi decepcionante, faltou clímax.
e a escrita não é das melhores, com repetição extrema de "franzendo o cenho"

luadepaginas 21/08/2021

Faz refletir muito sobre religião, crenças, medicina, filosofia e ética. Não deu medo em nenhum momento. Cheio de mensagens incríveis e bem tenso, se tornou um dos meus favoritos!
Raul Limma 21/08/2021minha estante
Livro que dá aula e deu origem ao melhor filme de terror de todos. Sou grande fã. A capa branca original é linda.