O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Mfarits 30/10/2020

Envolvente!
Achei bem imersivo. Quando você para pra analisar ?Nossa, esses acontecimentos são com uma criança.?, eu recomendo que você não vá ler só pra dizer ?Ah, eu aguento terror? ou só para se assustar. Além disso, a história é bem rica. Olhem com empatia, é bem triste. Uma ótima leitura!

Arthur 10/08/2023

é um testamento ao poder desse livro o fato de que, assim que terminei de ler anos atrás, amarrei numa sacolinha de mercado e taquei dentro do guarda-roupa; lá ele permaneceu e fui encontrar numas arrumações, tempos depois — e o ímpeto foi de imediatamente devolver esse necromicon pras profundezas de onde jamais deveria ter saído kkk clássico sem precedentes e assustador no nível da alma

Sakurazuka 21/10/2021

Um surto
Não pensei que fosse amar tanto esse livro, as cenas que o autor descreve e o modo que ele conduz a história é extraordinário demais. Cada detalhe, as partes dos estudos psicológicos e das possessões, o modo da visão científica e religiosa. Simplesmente uma obra prima.

b3li.notess 12/09/2023

Que loucuraa.
Eu achei a narrativa do livro muito boa, a leitura é super imersiva e o autor descreve tudo com muitos detalhes, o que torna tudo mais profundo e intrigante. É de arrepiar.
Adorei a leitura, me deixou perplexa.

tha 18/01/2022

Não esperava gostar tanto desse clássico. Ele tem uma escrita simples e foi muito rápido de ler. Na minha cabeça iria ser uma leitura difícil e foi totalmente ao contrário. A história me prendeu muito e acho que isso se deu muito pelo fato de eu nunca ter visto o filme, então é uma história totalmente nova para mim.

Rafa 15/03/2020

Leitura extremamente envolvente!
Adorei a narrativa do autor! Fácil entendimento até para um assunto que acredito que seja bem complexo e te pouco entendimento!

Debora956 23/03/2021

Mãe burra
O exorcista: livro, é aquele tipo que começa a ler e não dá pra largar mais. Só não virei a noite lendo porque minha visão ficava embaralhada de sono. O livro contem 13 capítulos divididos em quatro partes incluindo prólogo e epílogo. A primeira parte, achei um pouco enrolado, porque fala um pouco do padre damien karras e da vida de Regan e sua mãe Chris. Eu só pensei numa única coisa ao ler o livro: quem é que da um tabuleiro ouija pra uma criança brincar? MULHER ESTÚPIDA! A partir da segunda parte, o história fica interessante, o detetive é o personagem mais chato do livro. Senti pena dos médicos. Bem feito que a chris teve a filha possuída por um demônio, tabuleiro ouija NÃO é brinquedo! A terceira parte é a avaliação do padre onde possessão e sintomas psiquiátricos se misturam em Regan. A quarta parte é o exorcismo por um segundo padre Merrin. Achei a historia se alongou em tres partes e o melhor momento terminou em menos de 100 paginas. Senti um certo preconceito pelo ateísmo. Essa edição é mais simples e com a capa do filme, mas tem outras com capa dura com edições mais bonitas.
Benny Carvalho 23/03/2021minha estante
Tenho vontade de adquirir a obra... Acho massa a história....

Debora.Alves 27/07/2022

Um icônico clássico do terror
Confesso que me surpreendi bastante com a leitura de "O Exorcista". Assisti o filme na minha adolescência, que me deixou traumatizada por um bom tempo. E de vez em quando vem aquela perturbação, pois o filme é bastante explícito e assustador.

Mas a leitura foi bem fácil de fluir, e te dá vontade de ler até o fim de uma só vez. Diferente do filme, achei o livro bem melhor explicado e bem menos assustador. O livro é mais tenso do que assustador, com uma pegada de suspense com thriller policial, que me remeteu aos clássicos "O Bebê De Rosemary" e "O Silêncio Dos Inocentes". É uma ótima recomendação para os fãs do gênero.

Pedro 01/06/2022

Impactado até agora!
Um excelente filme só poderia ter vindo de um excelente livro. PQP, estou mexido pela leitura desse livro espetacular até agora. E as diferenças entre livro e filme (algumas bem substanciais, inclusive!) de forma alguma te fazem ter raiva, mas te fazem ver a obra sob uma outra perspectiva, ainda mais rica e provocativa. O conflito entre fé e ciência é bem mais explorado no livro do que no filme, e é disso que estou falando, hehehe. Esse é um daqueles livros que te fazem ter a famosa "ressaca literária," pois você realmente fica se perguntando se um dia lerá um livro de terror tão bom quanto esse. Enfim, recomendo a leitura sem nenhuma ressalva, só se jogue no universo da trama, se tiver coragem...

Thaisa 19/10/2020

Chris MacNeil é uma estrela em ascensão, trabalhando como atriz e vivendo em Georgetown com sua filha de 12 anos, a doce Regan. Elas tem uma ótima relação - e Regan é uma menina feliz, inteligente, gentil, criativa e cheia de imaginação.
No entanto, sem motivos aparentes, a garota passa a apresentar comportamentos atípicos e assustadores, que envolvem transformações grotescas em sua personalidade, em sua mente e em seu corpo.
Acreditando ser algum distúrbio de ordem mental, Chris busca ajuda dos mais diversos médicos... Mas quando todos os tratamentos falham, sobra apenas uma possibilidade bizarra: a de que Regan tenha sido possuída por um demônio - e apenas Damien Karras, um padre com uma fé bem abalada, será capaz de auxiliar essa família.
"O Exorcista" é uma trama mais conhecida por sua adaptação cinematográfica: apesar do filme não ter me causado grandes sensações quando assisti na adolescência, o livro me provocou arrepios e me deixou extremamente intrigada; o autor reinventa o gênero quando dá profundidade aos personagens e à história, enriquecendo um livro que poderia ter sido só um grande clichê sobre possessão. O mais assustador aqui, pra mim, não é o aspecto sobrenatural da obra, mas as perspectivas que englobam a realidade, como a fragilidade da consciência, a perda de controle, o medo do desconhecido e as várias dicotomias como vida e morte, saúde e doença e bondade e maldade.
Com passagens conflitantes e aflitivas, cenas chocantes de tirar o fôlego, questionamentos interessantíssimos sobre crenças e dogmas, pensamentos acerca de crianças cruéis e o desespero máximo de uma mãe que tenta se agarrar aos últimos fios de esperança afim de salvar sua filha, Blatty criou um clássico do horror que, com certeza, continuará a aterrorizar seus leitores por muitas décadas...

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

site: https://www.instagram.com/livre_em_livros/

pineberry 09/06/2021

O Exorcista
Eu sei que tem muita gente que diz que tem medo desse livro e nunca o leria pensando no trauma que o filme causou, mas eu não achei esse livro assustador em nenhum momento. Ele tem momentos bizarros, pornográficos e de causar desconforto, mas de assustar mesmo não é, até pq o exorcismo em si vai acontecer lá pelos 84% do livro apenas.
A escrita flui muito fácil, me parecia quase um roteiro de filme de tão curtinhos os parágrafos e descrições em frases pequenas.
O livro é muito mais do que só sobre a possessão e o exorcismo, tem muita conversa sobre transtornos psicológicos, traumas, família e até uma investigação policial.
O Exorcista Merrin apareceu pouco e falou pouco, mas quando se abriu para contar sobre seu momento de dúvida da fé, foi uma passagem muito marcante. E o Padre Karras é incrível.
Eu gostei muito de ter lido (apesar que fiquei tisti no final, eu amei muito alguns personagens) e recomendo que quem tem vontade de ler, mas não leu ainda por medo, vá em frente sim.
Jéssica 10/06/2021minha estante
Ai que resenha linda!!! Juro que vou dar uma chance pra ele (e pra mim).

pineberry 10/06/2021minha estante
ahhh amei

Jess194 27/11/2020

Releitura, após cerca de 17 anos.
A primeira vez que eu li este livro, tinha em torno de onze ou doze anos, e foi uma das minhas primeiras leituras não infantis.
Hoje, já não consigo sentir medo dessa história. Já li e assisti histórias bem mais pesadas que essa. Mas não deixa de ser um livro maravilhoso, um clássico muito bem escrito e que merece todos os elogios que recebe.

Debora.Alves 05/11/2022

A fé em Deus é uma questão de amor
Ao reler esse livro icônico, pude pegar mais detalhes que em relação a primeira leitura: senti mais o desespero de Chris, a agonia de Regan, a confusão na cabeça de Karras. Até o detetive que eu achava chato na primeira vez que li, consegui me simpatizar mais com ele e com sua inteligência e sua determinação para descobrir como Burke morreu.

Graças a leitura do livro, consegui superar o trauma que eu tinha do filme, pois passei a ver o filme com os olhos de quem leu o livro. Muitas coisas no filme são melhor entendidas se você leu o livro pois, assim como todas as adaptações de livros para as telonas, o filme cortou algumas partes do livro.

O livro não é sobre uma menina possuída: é sobre uma mãe desesperada para salvar sua filha das forças do mal que a está matando, sobre um padre que está perdendo sua fé em Deus e sobre outro padre que precisa enfrentar um espírito maligno já conhecido dele no passado.

O significado da fé em Deus é a principal mensagem do livro. Regan MacNeil não é a protagonista da história: ela é um objeto que o diabo se apoderou para atingir Chris MacNeil e os padres Karras e Merrin.

O sacrificio do Padre Karras para salvar o corpo e a alma de Regan é a prova concreta de que ele acredita em Deus, de que ele mantém sua fé.

E o livro retrata de forma impecável a luta do bem x mal, ciência x religião. As passagens da Bíblia mostradas no livro só reforçam o que o autor quis passar para o leitor.

Eu recomendo que se leia o livro antes de ver o filme, pois a experiência será enriquecedora e muito mais completa.

Helder 15/09/2021

De tantas cenas que havia visto, jurava que já tinha visto o filme, mas ao ler o livro descobri que não! rsrs

Foi uma grande surpresa, mas confesso que não achei tããããooo assustador assim afinal de contas. Apenas gostaria de relatar aqui só para que fique registrado hehe

Esse livro está na minha lista de leitura há anos, e da primeira vez que peguei para ler, deixei o livro ao lado da cama. Resultado, tive um pesadelo com o "cão"! No dia seguinte desisti, deixei para ler mais para frente. kkk

Desta vez, apesar de ter o livro na estante, resolvi ler o eBook. Mas foi só ter a intenção de começar a ler que coisas estranhas aconteceram em casa. Meu filho de 4 anos teve um pesadelo com um homem de preto que tentava pegá-lo. E minha esposa também teve um pesadelo e (eu estava lendo do lado dela e presenciei) ela ficou tentando se mexer e gritar por socorro e não conseguia, como que paralisada na cama por alguns instantes... foi no mínimo bizarro!

Aproveitei para fazer algumas orações pq mal não faz, né?!

Bem, dito isso, o livro em si é bastante interessante. Só não era exatamente o que eu imaginava.
Quase 50% do livro é a mãe buscando nos médicos alguma solução para o caso da filha, que só vai piorando. Até os 88% é o padre tentando provar/acreditar que a menina precisava ser exorcizada. O exorcismo mesmo ocorre muito rapidamente e, confesso que achei o final muito ruim.

Fora que durante boa parte do livro se comenta a respeito de uma galera que estava profanando igrejas, com depredação e missas negras, até chegam a cogitar alguns envolvidos, mas depois o assunto é completamente esquecido e fica sem resolução.

No geral a leitura é fluida, o autor escreve muito bem e a tradução que li estava quase 100%, com algumas pequenas falhas relacionadas às orações e uma vez que foi traduzido o termo "Padre" (Father) para "pai". No contexto da frase deveria ter deixado padre mesmo, enfim...

Com certeza recomendo, já que esta obra é bastante icônica na cultura pop. Contudo, para efeito de conhecimento de como é um processo de exorcismo de verdade, sugiro ler a Summa Daemoniaca do Padre Fortea ou outras obras mais aprofundadas.