O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

julisianthus 11/05/2020

Um sentimento de medo que chega a sair das páginas
A história é compenetrante, porém mesmo te envolvendo em uma esfera de medo tem o poder de te deixar alerta.
A medida que a história vai se desenrolando você chega a sentir um pavor como se estivesse realmente vivendo aquele cenário perturbador, como se realmente fizesse parte de tudo o que está acontecendo.

Confesso que em meio a leitura, tive que fazer várias pausas para me certificar de que não existiam barulhos sinistros reais na minha casa, ou mesmo para que eu mesma entendesse que era apenas um livro e que eu estava protegida de todo mal. Não sei se esse fato ocorreu pelas memórias do filme e todo o mistério que carrega pelas histórias de acontecimentos sombrios em suas filmagens ou se foi apenas o imaginário presente na leitura que me causou isso.

Essa obra é um clássico e recomendo a todas as pessoas que gostam pelo menos um pouco de suspense e/ou terror. Recomendo ainda mais para as pessoas que assistiram o filme e não tiveram a oportunidade de ler o livro. O livro tem o poder de te fazer sentir medo de maneiras diferentes.

Eu só deixo essa obra com 4 estrelas por simplesmente ter um pequeno ranço de seu final.
Ícaro 16/05/2020minha estante
Qual ranço?

Bruna Melo 04/02/2021

O Exorcista
Primeiro que era um livro que há algum tempo queria ler e, depois de ver uma resenha falando super bem resolvi ler. A história é muito boa e bem escrita. Contudo, senti que tinham uns "buracos" na história, do tipo personagem está fazendo algo em lugar e no outro paragrafo já está noutro lugar fazendo outra coisa. Tipo fica uma coisa meio vaga, mas, isso é em poucos trechos da história. Em determinados momentos a história fica meio chatinha, porque não acontece muita coisa interessante. Além disso, o final achei meio sem graça. Mas fora isso é uma história interessante, não dá medo nem nada mas, é interessante.

Luanatella 13/12/2020

Resenha O Exorcista - @livrosdamoon
[#ResenhaDaMoon] ????

Chris MacNeil é uma atriz muito famosa!
Ela mora em uma mansão com sua filha, Regan, sua secretária, Sharon, e um casal de funcionários, Willie e Karl.

A tensão no livro aparece quando Regan começa a ter comportamentos MUITO estranhos! Ela se torna muito violenta e começa a ofender e agredir as pessoas, a imitar animais a fazer várias outras coisas muito bizarras!

Chris, então, decide levá-la até vários médicos, mas nenhum deles parece compreender exatamente o que estava acontecendo. Em meio a diversos diagnósticos diferentes e ao agravante estado de Regan, Chris, até então ateia, começa a questionar se os problemas de sua filha não teriam relação com um caso de possessão.

É a partir disso que ela entre em contato com o padre e psicólogo Damien Karras, o qual, ao examinar Regan e após muitos pedidos de Chris, começa a "lutar" por uma aprovação de um exorcismo na menina.

Eu gostei do livro no geral. A história é interessante e me prendeu.
Aquele detetive Kinderman.....Gente do céu. Que cara chato, pai amado. Ele não conseguia simplesmente chegar na pessoa e falar "olha, tô investigando esse caso e quero saber disso e disso", ele ficava dado várias voltas e forçando conversa.
Sobre a Regan: foi muito triste ver ela naquela situação, ainda mais quando parecia não ter solução.
Sobre o Karl: Gente kkkkk Só quem viveu sabe o tanto que eu e o pessoal do clube de leitura da @leituranonima suspeitamos dele kkkkk
O livro não chegou a me assustar ou me dar medo, mas houve altos momentos de tensão!
As descrições sobre aquela missa obscura (esqueci o nome kkkk) e as coisas que aconteciam nela, COM CERTEZA me chocaram e me deixaram muito desconfortável! Fora algumas cenas mais obscenas da Regan que também foram horríveis de ler?

Rei 19/07/2020

Um livro que surpreendeu
Excelente livro, te empolga tanto que li com 3 dias!
O final acaba que deixa aquele gosto de quero mais, não por ser um final fraco mas pelo livro ser muito bom !
Recomendo demais e bora pro legião agora ??

Thiago 13/07/2020

Emocionante
Que livro, emocionante, amedrontador, um profundo mergulho em cavernas escuras da mente humana, do que existe ou de algo estranho que lá habita.

mateuspy 25/01/2021

Acho incrível o fato de
ter visto a adaptação cinematográfica dessa obra diversas vezes e ter ficado completamente entregue ao romance. Que diálogos! Que personagens cativantes! O livro é muito bom, desses que dá gosto de ler, que não desperdiça nenhuma página. Grata surpresa.

Lucas 22/07/2013

Um super exorcismo!
Avaliando o livro em modo geral, ele é muito bom.
Porém não consigo encontrar nada no livro que seja tão aterrador como algumas pessoas comentam. Não que o livro não provoque medo, longe disso, há partes do livro que são tão macabras (como alguns diálogos entre a Regan e o Padre) quanto as cenas do filme.
Como já havia dito o livro se torna bom pelo fato de ter toda uma explicação psicológica por traz dos acontecimentos (o próprio Karras era psicólogo) e pelo final que é simplesmente incrível!
No livro (ao contrário do filme) os personagens parecem desgastados e descrentes com a situação o que os torna mais reais e interessantes no decorrer da história, entretanto há personagens como o Detetive Kinderman que são inteiramente chatos, o que torna tais capítulos enfadonhos de se ler.
Na minha opinião o enredo é muito bom, inquietante. Depois de concluir a leitura fiquei curioso com o que iria acontecer com a filha de Karl, Chris, Regan e padre Dyer.

A final o astronauta morreu?

Rafaela Medina 22/07/2013minha estante
bem , se não aconteceu nada de muito estranho com você , eu vou ler ! hahahaha #medrosa

Gabriela.Vantine 21/03/2021

Agoniante e surpreendente
Como fã incondicional de terror já vi o filme algumas várias vezes, e ao iniciar a leitura percebe que o filme de fato era muito fiel ao livro, porém, para muita surpresa, muito mais agoniante. Houve trechos que li e reli por ter ficado chocada a que ponto o autor chegou. Apesar de muito antigo, a leitura é muito fluida e te prende mesmo já sabendo o que acontece no final.

Pedro 15/04/2022

O maior clássico do terror
Não tenho palavras pra descrever o quanto que gostei desse livro.
O autor soube balancear muito bem o terror e o drama acerca dos personagens. Tenho uma mãe desesperada em ajudar sua filha, um padre cético e uma menina possuída após brincar com um tabuleiro Ouija.
Como foi baseado em um caso real, deu pra ver que o William teve o cuidado de mostrar os estágios de uma possessão, e com louvor, devo admitir.
Além disso, a escrita contribui para que essa obra seja considerado um clássico do gênero. As palavras são bem colocadas, os diálogos são bem feitos, enfim, um livro perfeito do início ao fim.

Lucas L. 13/02/2015

Cuidado!
O livro vai além de uma simples "história de terror". O mais engraçado é que em determinadas partes você fica "ela realmente está possuída", então vem os médicos e dizem outra coisa e você fica "não, ela só está doente. Ela não está possuída". O livro te lança uma intriga e te prende. Você lê e pensa "vou ler só 10 páginas", e quando vai ver já leu 50! É o tipo de livro que se você está lendo sozinho na sua casa, você começa a ouvir barulhos, sentir presenças, ter pesadelos... É mágico. Mesmo quando você não está lendo você continua com medo, e mesmo com medo você volta a ler pra querer saber da continuação mesmo sabendo o final. A leitura é realmente muito pesada, mas muito boa. Antes de julgar um livro no qual que você nunca leria por se tratar do demônio, pensa que Deus vence o mal e ele também se faz presente. A história é intrigante. Recomendo!

vivz_zi 12/05/2022

"Não precisamos de Satanás para fazer nossas guerras"
Um clássico de terror, não sei se estou dando essa nota porque foi meu primeiro contato válido com o gênero, mas eu realmente gostei.

Me senti muito tocada pela questão religião, fé & psicologia, e achei a escrita rica nesses detalhes, ainda mais considerando a época em que foi escrito.

Demorei para "engatar" na leitura, mas depois de certo ponto, obviamente a leitura fica mais envolvente e prende mais.

O Karras é um personagem muito interessante, ainda mais o desenvolvimento psicológico dele que é revelado ao longo da leitura. Os diálogos dele com o Pazuzu são bem tensos. A escrita rica em detalhes é um ponto alto da leitura.

Douglas.Duavy 19/05/2022

Clássico
Pra quem conhece o filme e pra quem não conhece vale a pena ler o livro e se deparar nessa história de terror e possessão. O personagem Karras é um dos personagens mais tristes já criados, da dó da sua relação com a mãe e o que ele enfrentaria ao participar desse exorcismo. O filme foi MT bem adaptado diga se de passagem.

Lara 08/04/2022

Um clássico
Teve uma narrativa meio diferente do que eu estava acostumada (talvez alguns possam achar a leitura massante) mas acho que foi essa diferença que me fez gostar do livro também. Não marca tanto pelo medo mas pelo desconforto, algumas partes são sim bem perturbadoras e as vezes eu pensei até em abandonar a leitura por causa de algumas passagens super pesadas. No geral livro bom, final inesperado.

Beatriz.Ribeiro 13/01/2021

Incrível!
Como uma boa amante da psicologia e da psiquiatria, eu amei o livro. O autor não aborda somente a questão religiosa, aliás, o livro gira em torno desse confronto entre a fé e a razão. A forma como possessão demoníaca e distúrbios psicológicos são interligados ao longo da leitura a torna muito mais interessante.