O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Juliana 19/01/2015

O livro vai além do terror
Logo de início percebi que a história ia muito além do terror, pois o livro trata dos aspectos psicológicos, filosóficos e religiosos da doença/possessão de uma maneira brilhante.
Como sou uma pessoa cética, acostumada com livros e filmes de terror, comecei a leitura a noite achando que não ficaria assustada com a história. Porém, acordei às 3 horas da manhã nesse dia e quase não consegui mais dormir.
As descrições das cenas são bastante marcantes e acho que vão ficar na minha memória por um bom tempo.

Enfim, li por recomendação do canal da Tatiana Feltrin e achei uma ótima leitura, super rápida, com muitas reflexões sobre a morte, a crença e a capacidade da mente humana.
=D Amei.

Lucas L. 13/02/2015

Cuidado!
O livro vai além de uma simples "história de terror". O mais engraçado é que em determinadas partes você fica "ela realmente está possuída", então vem os médicos e dizem outra coisa e você fica "não, ela só está doente. Ela não está possuída". O livro te lança uma intriga e te prende. Você lê e pensa "vou ler só 10 páginas", e quando vai ver já leu 50! É o tipo de livro que se você está lendo sozinho na sua casa, você começa a ouvir barulhos, sentir presenças, ter pesadelos... É mágico. Mesmo quando você não está lendo você continua com medo, e mesmo com medo você volta a ler pra querer saber da continuação mesmo sabendo o final. A leitura é realmente muito pesada, mas muito boa. Antes de julgar um livro no qual que você nunca leria por se tratar do demônio, pensa que Deus vence o mal e ele também se faz presente. A história é intrigante. Recomendo!

Murillo 23/05/2021

Maravilhoso!
Que livro sensacional! As sensações causadas por ele irão variar para cada pessoa, algumas sentem medo, eu senti uma angustia ao ler, o que é uma reação muito boa com um livro feito para causar isso hahaha, super recomendado!!

Taís Claumann 01/06/2021

A princípio fiquei muito apreensiva mas primeiras páginas, temendo ser uma leitura tão assustadora que eu não aguentaria. Porém, apesar de não ser o caso, o livro não perdeu a qualidade.
Apreensão é o sentimento que define O Exorcista. Vemos Regan como uma menininha doce mas também temos consciência de que "daqui a pouco" o sol vai deixar de nascer.
Regan será possuída.
Mas aí o livro entra numa via muito psicológica e começamos a nos perguntar "mas será? Será que se trata mesmo de um demônio? "
A leitura não é cansativa e, na verdade, vicia. A busca por respostas, a necessidade de ver o caos solidificando se, a ausência de esperança.
Incrível, espero que o filme seja ainda melhor
Jorge 01/06/2021minha estante
Esse livro é muito bom, realmente vicia

Loki ou Iris 11/08/2020

Interessante
O livro de fato me trouxe muita curiosidade, muitos arrepios e uma experiência muito boa, O Exorcista é um marco inesquecível.

Moisés 27/10/2022

O livro é muito bem amarrado, e o filme de 73 é muito fiel ao livro. só me deu um pouco de medo na cena da hipnose. recomendo muito ele pra quem tá pensando em ler, principalmente a a quem já viu o filme

Beatriz.Ribeiro 13/01/2021

Incrível!
Como uma boa amante da psicologia e da psiquiatria, eu amei o livro. O autor não aborda somente a questão religiosa, aliás, o livro gira em torno desse confronto entre a fé e a razão. A forma como possessão demoníaca e distúrbios psicológicos são interligados ao longo da leitura a torna muito mais interessante.

Marina.Lima 17/06/2020

Assustador
A leitura me prendeu do início ao fim. Senti medo em algumas partes a ponto de nem consegui dormir ao lado do livro. Por amar o gênero, o livro com certeza entrou para os meus favoritos.

Vini 08/08/2022

Assustadoramente bom!
Tive uma experiência diferente com esse livro. Demorei uma semana para ler mas isso não significa que estava monótona.

A história se trata de uma garotinha meiga, de pais separados, que vive com a mãe que trabalha com produções cinematográficas.

A garotinha solitária resolve brincar com um tabuleiro cheio do cão, e da espaço para uma entidade maligna se apoderar do seu corpo, mudando totalmente seu comportamento e sendo um motivo forte de preocupação.

Um detalhe importante é que Chris, mãe da garotinha, não acredita na existência de Deus. Em meio a luta entre a ciência e a crença, vários diagnósticos médicos tentam entender o que se passa com a garota.

Não tem jeito, a única solução foi chamar um padre para fazer um exorcismo, coisa incomum pra época mas que pra uma mãe desesperada era necessário.

Diante do livro, o filme é quase só para baixinhos: os diálogos são mais tensos, os xingamentos e os atos da garota, enquanto possuída, eram mais agressivos e a atmosfera do ambiente me parecia muito mais tensas.

Houve momentos em que eu até arregalava os olhos de tamanho absurdo. Não é atoa que este é um livro com mais de 300 mil exemplares vendidos.

Recomendo sim essa leitura apenas pra quem não tem medo de ler terror, e eu disse terror mesmo.

Amanda Godinho 25/05/2020

Tem que ter estômago
Muito bom, muito assustador. Se você está procurando um livro que vai te fazer pirar com qualquer estalo de móveis da sua casa, então você o achou.

Rei 19/07/2020

Um livro que surpreendeu
Excelente livro, te empolga tanto que li com 3 dias!
O final acaba que deixa aquele gosto de quero mais, não por ser um final fraco mas pelo livro ser muito bom !
Recomendo demais e bora pro legião agora ??

Lary 23/07/2020

"Nunca vi tamanha fé antes na minha vida."
Demorei um pouco pra ler essa obra pois algumas coisas precisam de um tempo pra ser processadas, e para que você possa se recuperar do que acabou de acontecer. Uma coisa não posso negar, esse livro me prendeu como nunca, e acabei me apaixonando. Angustiante, um pouco nojento, mas filosófico. Você se pega divagando em diversas partes e sofre muito com os personagens. Sem dúvidas Padre Karras é então um dos meus preferidos, como a obra toda em si. Muito feliz por ter seguida com essa leitura, super recomendo.

diegorapozo 25/08/2022

O mais tentador da minha estante
Como se fosse a bíblia satânica eu era tentado a ler este livro, mas o medo me fazia voltar atrás, até que o finalizei e percebi que o horror está nas palavras. Cada página deste livro é tão bem desenvolvida que você tende a cavar mais e mais suas sensações.