O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Gabs 10/07/2020

Que livrão...meu Jesus Cristinho
Meu amigo, eu não sei nem como falar o quão satisfatório foi ler isso...esse livro não tem um parágrafo sequer em que você cansa de ler, a estrutura dele é perfeita e é tão bem escrito que eu nao consigo nem dizer.
Até quem não leu já deve ter ouvido falar que uma das coisas mais legais do livro é nunca estar claro se é um caso de possessão, ou um grave problema psicológico...e isso só tem graça pq o cagaço que você vai sentir independe da sua conclusão final. No fim das contas eu nao sei o que é mais assustador, ser possuído por um demônio, ou estar tão dodói da cabeça a ponto de mover as coisas com a mente, matar outras pessoas inconscientemente e defecar nas próprias calças.
Uma discussão extremamente interessante, e que exemplifica essa linha tênue entre as duas óticas, é quando argumenta-se que temos uma visão equivocada que o "demônio" atua ocasionando grandes guerras, eventos sobrenaturais colossais, sendo que, na verdade, ele estaria presente nos pequenos detalhes rotineiros, em coisinhas pequenas que destroem relações, laços, sentimentos, etc. E que, em muitos casos, a gente destrói tudo por conta própria, sem nem precisar da ajuda do mochila de criança.

Victor 25/11/2021

uma das melhores leituras do ano!
confesso que eu não esperava muito dessa leitura, mas ela se provou espetacular.

o livro é muito nem escrito, os diálogos dos personagens são sensacionais, e principalmente os diálogos entre o padre e o diabo.

amei a visão médica sobre o caso da menina que foi possuída. sobre eles falando das doenças que eles achavam que ela tinha e como os sintomas encaixavam pra o diagnóstico.

após a ficha começar a cair e eles se darem conta de que ela não estava doente e sim possuída, tem uns trechos que falam sobre exorcismos e possessões demoníacas e esses trechos são sensacionais também.

o livro é simplesmente espetacular. gostei demais de tudo.

Wilker.Dantas 15/12/2020

O livro é incrível, e vai muito além do que se imagina e traz uma perspectiva bem diferente da que busca o filme. A forma como todo a questão é abordada em todas as suas nuances científicas, médicas e principalmente psicológicas são de se cair o queixo e se fazer pensar!

Leila de Carvalho e Gonçalves 15/07/2018

Deixe A Luz Acesa Antes De Dormir
Escrito por William Peter Blatt, "O Exorcista" foi publicado originalmente em 1971 e desde então, tornou-se um fenômeno de vendas, sendo considerado um dos livros mais aterrorizantes e controvertidos já escritos.

Seu enredo é bastante conhecido. Apresenta um caso inexplicável para medicina, isto é, a suposta possessão demoníaca de uma menina que que vai parar nas mãos de dois padres. Cabe a eles a difícil missão de realizar um exorcismo, inclusive, arriscando a sanidade e a vida das pessoas envolvidas. Comenta-se que a história foi baseada num fato real.

Chocante, o livro nada mais é do que uma metáfora moderna sobre o combate entre o sagrado e o profano, inclusive, oferece uma interessante abordagem sobre o papel da fé diante do avanço da ciência alem da postura da Igreja Católica quanto ao problema.

O ritual de exorcismo aparece somente nas últimas páginas e não se alonga pela narrativa como acontece no filme homônimo, lançado em 1973. Porém, o impacto visual nas telas das manifestações demoníacas merece aplausos, sobretudo, porque essas cenas continuam a provocar medo após tanto tempo. Na verdade, o ponto alto do livro está na mente tragicamente perturbada das personagens cujos conflitos internos propõem outras interpretações, inclusive, colocando em xeque a veracidade da possessão.

Finalizo com um trecho: "Eu acho que o alvo do demônio não é o possuído. Somos nós... que observamos... Todas as pessoas desta casa. Acredito que seu objetivo é fazer com que nos desesperemos, que rejeitemos nossa humanidade, que vejamos a nós mesmos como bestas, maus e podres; deploráveis; horrorosos, indignos. E talvez aí esteja o cerne da questão: na indignidade. Porque a crença em Deus não é uma questão de razão; é, no fundo, uma questão de amor: de aceitarmos a possibilidade de que Deus possa nos amar. (Padre Merrin)

Leitora implacável 25/04/2021

Um título que inspirou o filme "o Exorcista" com uma trama bem elaborada e desenvolvida, junto com a escrita muito elaborada e marcante do autor
Um mistério do início ao fim com uma dose de terror bem acentuado

Alexandre 11/12/2022

Uma obra a ser estudada
O livro, que originou um dos filmes mais aterrorizantes do cinema mundial. O livro é rico em detalhes e o autor escreveu magistralmente essa obra.

Jhon.I.Am 27/12/2020

Um clássico do terror. O autor Willian Peter Blattly nos coloca em uma história sombria e angustiante. Certamente um dos melhores do gênero, e especificamente, de exorcismo.

Matheus Pedrosa 22/11/2020

Melhora com a leitura
O livro começou meio parado, sem saber o que abordar, qual caminho tomar, mas foi melhorando com o o decorrer da leitura e entrega, na última parte do livro uma boa leitura, levemente aflição e suspense. O terror não é lá essas coisas assustadoras, mas causa uns certos arrepios

Fabricio.Campelo 18/01/2023

Primeiro livro que me deu um frio na barriga!
Gostei muito da leitura. As horas que o demônio fala eu fiquei ?vixi?.

A leitura super fluida. Tão fluida q o Autor passa de uma cena pra outra em meio parágrafo. Se você não tiver prestando atenção vc se perde e tem q voltar tudo.

Acabou de uma maneira muito rápida, não gostei taaaaanto assim do final

Mas a leitura em si foi muito boa. Há tempos buscava algo do gênero.

xcalvinxx 30/11/2021

Bom, mas diferente
Foi um bom livro, já tinha ouvido certa vez que diferia do filme, no quesito "terror" e realmente, aqui o autor busca mais nós deixar desconfortáveis, do que puramente "com medo" e da segunda metade pro final, no meu entender ele busca nos deixar na espectativa, de qual será a conclusão.
Mas foi um livro bom, e consegui sim sentir uns calafrios em certas partes

Julia 02/07/2020

William Peter Blatty está entre nós. O legado do autor do clássico O Exorcista finalmente ganha uma edição brasileira feita por quem tem a mesma adoração pelo terror que seus leitores mais fanáticos. É com muito respeito ? até com certo medo ? que a DarkSide® Books lança LEGIÃO.Alerta de spoiler: LEGIÃO é a verdadeira continuação de O Exorcista. Personagens e acontecimentos importantes do primeiro livro encarnam novamente nas páginas deste romance que Blatty publicou em 1983 e que finalmente sai no Brasil com seu título original. Alguns segredos da história de 1971 são revelados aqui, então é aconselhável ler O Exorcista antes de encarar LEGIÃO.JUNTE-SE À LEGIÃO

ajedj 26/04/2023

Amei
Meu livro favorito. literalmente o melhor livro q eu ja li (leio poucos livros). mto mto mto bom recomendo infinitamente muito top amei

Leticia.Barbosa 16/08/2020

Meus amigos, que livro!
Só me arrependo por não tê-lo lido antes. A escrita é realmente maravilhosa. Senti que seria capaz de ler mais 200/300 páginas. Se tornou o meu livro favorito do gênero!!!