O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Giu 01/11/2020

O Exorcista
Demorei para ler, já que não conseguia ler à noite por medo AHAHAHAH. Incrível!

Carolina Hahn 18/09/2015

[...]ele sentia a ansiedade de uma tarefa não cumprida
Escolhi esse livro por um motivo mas me encantei por outro totalmente diferente. É o que digo para todos que me perguntam sobre ele e o porque de ser um dos meus favoritos, é incrivelmente emocionante! Em toda a história o que realmente me comove é relacionado ao Padre Karras, suas dúvidas, seus medos e essa incapacidade de deixar de ajudar as pessoas. Acho um livro lindo. E não estou esquecendo por completo a existência de um demônio, mas para mim não é realmente o foco. Como disse o Padre Merrin," o alvo do demônio não é o possuído, somos nós, que observamos." São as consequências, é o que faz com as pessoas ao redor.
Um livro tocante, maravilhosamente bem inscrito e desafiador!

Rahrt 21/09/2015

Fascinante!
Fiquei encantada com a história!
Mesmo lendo várias resenhas onde as pessoas diziam ser aterrorizante, não consegui enxergar a história por esse ponto de vista. Algumas partes são sim perturbadoras, mas fazem com que o desenrolar se torne ainda mais instigante.
Ao mesmo tempo, reflexivo e ousado. Favoritei. :D

livrosdagabs 08/08/2020

Perturbador
Não existe outra palavra para definir essa história. No que se refere ao conteúdo em si e à tudo o que acontece com Regan, não considero um livro assustador, no sentido mais brando e literal da palavra.
No entanto, essa história possui raizes e tentáculos e é muito mais profunda do que apenas algumas cenas que, apesar de não serem necessariamente assustadoras, são definitivamente incômodas e perturbadoras. Acredito que o horror, aqui, trata-se muito mais de algo psicológico, ao contrário do filme.
O intuito do autor é levantar questionamentos e proposições sobre fé, confiança e como é difícil quando as perdemos, enquanto brinca livremente com a mente e o psicológico não só dos personagens como também dos leitores. É uma história que te invade sem pedir licença, que fica martelando em sua cabeça durante dias, horas a fio, que talvez te impeça de dormir ou fazer outras coisas igualmente importantes.

A dualidade entre a inocência e o profano, brigando de toscamente enquanto o segundo se apossa do primeiro, ao passo em que a ciência e a fé, outros dois opostos, brigam também para tentar salvar uma garotinha foi uma das coisas mais brilhantemente perturbadoras que já li.

Vivi 08/02/2019

Há anos eu queria ler o exorcista e nunca comprava.Já assisti por duas vezes e enfim li. Me arrependo por ter demorado tanto.
Aqui não temos só um livro de terror ( claro que uma parte ou outra dá um certo arrepio).Mas se colocarmos essa questão de lado o principal seria aqui as questões tanto religiosas quanto psíquica. Por anos atrás quantas pessoas não foram parar em clínicas psiquiátricas por questões de obsessões. Hoje claro ainda pode ocorrer mas é um mundo mais diferente. Era muito mais inaceitável essa questão. Era mais fácil a parte científica jogando a culpa em dupla personalidade, esquizofrenia e por ai vai. Quantas torturas ocorreram nessas clínicas por vezes desnecessárias e quantos não morreram por isso. Aqui podemos conhecer tudo que aconteceu com Regs mas podemos compreender tantos fatos psiquicos quanto sobrenatural. Acompanhamos também a grande questão da fé. E foi incrível a forma trabalhada tanto da mãe que não acreditava em religião quanto do padre que por vários motivos tb tinham perdido sua crença.A dor de uma mãe ver um filho sofrer tanta e mesmo tendo perdido a fé ela não desistiu.
Foi uma leitura realmente incrível e de grande aprendizagem. Acredite se não ficarmos presos na questão terror/ demônios muitas coisas podem ser de grande proveito a essa obra.

Igor.Lima 04/06/2019

Uma grande obra de terror
Responsável pelo mais importante filme de terror de todos os tempos, "O Exorcista" é uma grande obra do gênero terror. Mas engana-se que a obra se sustenta apenas no terror. A obra trata de tantos temas psicológicos que as vezes nos esquecemos que se trata de um romance de terror. É bem escrito e extremamente tenso!

Lara 05/06/2016

Terror/horror de muita qualidade
Uma história muito bem escrita e de arrepiar.

O autor consegue fazer com que visualizemos com detalhes cada cena que descreve, você sente que está assistindo a um filme mesmo.

As cenas de possessão são viscerais, extremante fortes. Você se compadece com o sofrimento da criança e de sua mãe e sente muito ódio pelo demônio.

A possessão demoniaca não fica comprovada logo de cara, nem mesmo o padre a quem a mãe da menina recorre, acredita que se trata de um endemoniamento. O exorcismo só vai acontecer nos momentos finais do livro.

A história te envolve de tal forma, que algumas vezes parece que se trata de uma realidade. E é nesse ponto que a gente sente um medinho.

É um terror/horror de muita qualidade.

Fabiana.Martins 07/06/2016

Livro surpreendente!
Por anos O Iluminado de Stephen King foi o meu livro de terror favorito mas confesso que ao ler O Exorcista, encontrei um rival de respeito.
A narrativa prende a atenção desde o início não somente pelo estado psíquico e físico de Regan que vai se agravando mas também pelos inúmeros questionamentos que faz a cerca de Deus e da religião.
Certamente é o tipo de leitura que nos faz refletir sobre qual o sentido da palavra crença e qual é a finalidade da religião.Nas conversas entre o padre Merrin e o padre Karras, um personagem muito bem construído, cercado por dúvidas e problemas emocionais, por exemplo, eles discutem sobre a existência do Diabo, da personificação do mal e o padre Merrin diz que o Diabo de fato não existe, mas que está escondido nas pequenas ações cotidianas, no mal que fazemos, numa palavra cruel que magoa alguém, etc.
Enfim, é uma obra que está muito além da "garota adolescente possuída pelo demônio".
E sem essa de "ah o livro é melhor que o filme". Isso não existe. Filme e livro são linguagens totalmente distintas que trabalham com recursos diferentes. Ótimo livro!
Mavi 15/04/2018minha estante
null

Ramon Bueno 25/08/2020

O Exorcista me manteve até as últimas páginas, expectando um desfecho improvável. Recomendo a leitura para quem já assistiu o filme e quer contemplar a história por outra expectativa.

@TheMeuLivro 19/06/2016

Não era pra ter medo...
O livro conta a história de uma atriz muito famosa e sua filha, que algum tempo depois começa a se comportar de forma anormal. O que seria isso?

Juro a você que fiquei com medo de ler esse livro durante a noite, talvez por causa de várias pessoas comentando sobre o livro de que ele é muito perturbador coisa e tal, sim, isso é verdade, o autor faz uma descrição do que está acontecendo em determinada cena que é impressionante, você entra no universo escrito, começa imaginar a cena, isso é fantástico, é por isso que muitos leitores elogiaram esse livro.
Mas ele não é um livro completamente aterrorizante, ele pode ser lido tranquilo durante a noite, ele não vai te matar de medo e sim te fazer se impressionar com a descrição do mesmo, o autor é genial.

Our Brave New Blog 09/09/2016

RESENHA O EXORCISTA - OUR BRAVE NEW BLOG
Isso aí, meus queridos e queridas, mais um clássico do terror com criança esquisita nesse blog. Todo mundo aqui já ouviu falar sobre O Exorcista, certo? Eu não vou mentir, fui saber do livro há pouco tempo, vi essa capa fofíssima, fiquei encantada (sim) e decidi comprar, porque se a adaptação é considerada "o maior filme de terror do século XX", o livro não poderia ser uma bosta, e eu estava certa. A leitura não rendeu muitas anotações, ausência de grandes altos e baixos, eu diria, então a resenha será mais curta que o normal.

A sinopse deixa claro que a história a ser contada é a de Chris, mãe da menininha encapetada, o que me fez temer um livro parecido com Menina Má, cheio de vários nadas, mas, apesar de Chris ser o foco, alguns capítulos são completamente centrados na vida do padre Damien Karras, que também tem papel importante na narrativa, achei bacana, já que a obra carrega o nome de O EXORCISTA.

Chris é ateia e Damien é um padre com a fé abalada, então já é de se imaginar o conflito acontecendo na cabecinha deles diante da situação. Um dilema para nossos personagens: como combater algo em que não se acredita ou não se quer acreditar muito? Complicado.

Eu não sou de sentir medo com o gênero terror/suspense, nem sei quantas vezes isso aconteceu na vida, se é que aconteceu, então não posso dizer que o livro me deixou amedrontada, mas uma coisa é verdade, certas cenas me deram agonia, aquela sensação de querer que acabe logo e eu considero isso algo bom. Acho que seria uma leitura um pouquinho complicada para pessoas sensíveis a esse assunto, então fica o alerta.

Não sei se vocês sabem, mas demônios, pelo menos em livros, não são educadinhos, então o comportamento de Regan possuída é completamente bizarro. Algumas coisas eu lia e ficava meio: eita... então tá bem... ok... seguindo. Meio esquisito pessoal, não é bonito não, be ready.

Há vários ganchos no final dos capítulos, ganchos bons que me deixaram bem curiosa para saber o que me aguardaria depois, geralmente feitos com apenas uma linha carregada de suspense e que me fizeram pensar: isso aí vai dar ruim com certeza, com certeza, olha lá, deu né.

CONTINUE NO BLOG: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/o-exorcista-por-william-peter-blatty

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/o-exorcista-por-william-peter-blatty

@bruelaine 27/01/2020

Fácil e aterrorizante
A história é aterrorizante. Muitas vezes pausei a leitura para digerir os relatos pavorosos que ocorriam com uma criança de alma tão inocente. De início, temos um enredo mais parado de fato, porém, a dúvida incessante do padre Karras também embala o leitor com a questão fé versus ciência, e é esse mistério (que permanece até o fim) o responsável por tornar a leitura rápida, pois a cada página a curiosidade é instigada e, mesmo sendo uma história pesada, é quase impossível parar de ler. De escrita fácil, um bom livro para aqueles que estão iniciando o hábito e procuram uma história envolvente.

Leticia.Zloccowick 06/04/2019

Leitura ok...
Nem um pouco assustador. Interessante pela abordagem científica do caso. Porém achei que a história não é tão bem costurada.. mas vale a leitura.

Maurício 11/03/2020

Leitura obrigatória
Sem delongas: um clássico. Perturbador e imprescindível para a coleção de quem ama terror.

jade martins 21/02/2020

Apesar de todo mundo aparentemente amar esse livro, e por esse motivo peguei para ler achando que seria um história aterrorizante como muitos dizem, mas enfim, não foi o caso... O livro é chato, os diálogos são chatos, os personagens são chatos, não gostei, mas também não foi uma leitura completamente horrível, foi ok.
Juo 05/03/2020minha estante
Estou no começo dele, e já estou cansado de ler tanto da vida da mãe da menininha.
Vai ser assim até a possessão???