O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Julia.Rissi 02/03/2023

Uma leitura com detalhes perturbadores e muito bem estruturada. Gosto da forma como o livro deixa no ar a possessão dando sempre informações psiquiátricas em contraponto da religião. Capítulos bem costurados com informações que muitas vezes parecem ser irrelevantes mas que fazem ganchos com o contexto ao decorrer do livro. Amei de mais.

Vii 07/09/2021

Um livro muito bom, escrita ótima.
A realidade nem sempre é como a gente quer, então confesso que fiquei muito triste com o final do livro.
Foi uma leitura intensa, para quem gosta do gênero recomendo.
IVY 08/02/2022minha estante
Eu ameeei esse livro tbem

Marcela 22/10/2020

MERRIM!!!!
O que foi esse livro?! Primeiramente gostaria de dizer que eu não esperava gostar tanto. Foi meu primeiro livro de terror, e estou agradavelmente surpresa. Fico feliz por ter dado uma chance e por ter escolhido esse aqui para começar.

A história conta sobre a Regan, uma menina de 12 anos que é possuída.

Acontece que é bem mais do que isso. Não é um livro de uma possessão, é um livro SOBRE uma possessão. Ele vai além do que uma garotinha possuída que acaba num exorcismo.

Conta desde o começo, somos apresentados para a menina, o que leva o demônio até ela, cada grau e degrau em que o demônio vai se fortalecendo, e de apenas pequenas frases num tabuleiro, ele chega a de fato possuir ela.

E é um livro pesado! Tem cenas chocantes em níveis absurdos, então contém um gatilho.

Os personagens são ótimos, tem personalidades próprias, defeitos, eles erram, eles surtam, achei muito coerente, nada pareceu absurdo.

O enredo é muito bom, a construção, a pesquisa, o trabalho que os personagens tiveram até chegar no palpite possessão, tudo muito interessante, toda a falta de crença vindo de um padre enquanto uma ateia pede um exorcismo.

E no final de toda preparação, surgiu um personagem absurdo, que a chegada dele trouxe alívio pra uma tensão que foi sendo construída por 300 páginas. A reviravolta final foi bem chocante. Eu amei! Melhor parte do livro foi Merrim mandando o demônio "calar a boca" e ele obedecendo! Queria só ter visto mais do padre Merrim.

Recomendo esse livro pra todo mundo que queira ler terror, que nunca tenha lido, que não acredite em demônio nem nada assim, que acredite. Vai na fé kkk

Marcos 07/03/2015

Obra prima!
Há tempos me interesso pela história, desde que vi o filme ainda pequeno, e sempre quis ler o livro. Finalmente tive oportunidade! E minha nossa.... QUE LIVRO!!!! William Peter Blatty escreveu divinamente esse enredo. A tensão crescente, a sensação (como já foi descrita em outras resenhas) de sempre ter algo pairando no ar durante a leitura, entre as linhas, entre as frases... é muito forte. É uma leitura pesada, forte, intensa. A duvida que paira no ar a todo momento se Regan está realmente possuída ou não foi o mais brilhante pra mim! Diria até genial.Ele soube dosar com maestria ciência e religião/sobrenatural de uma forma que nunca vi. Esse foi o principal que faz do livro muito melhor que o filme, ainda que não tire os grandes méritos do longa, que continua sendo espetacular. Mas voltando ao livro, mesmo com essas duvidas que são jogadas em diversos momentos ao longo da leitura, mais pro final, pra mim pelo menos, ficou claro que sim, ela estava possuída. O momento em que se inicia o exorcismo propriamente dito, foi o momento em que todas as hipóteses levantadas até então foram derrubadas uma a uma. O encontro do demônio com o grande Merrin deixou isso bem claro! Aliás, o que dizer dos personagens? FABULOSOS, ÉPICOS! Regan, Chris, Karras, Merrin, Kinderman, Karl, Willie, Sharoon.... todos estavam ali por um motivo; todos tinham algo a dizer. Enfim.... um clássico que merece ser lido e visto!

Mavi 22/11/2020

Eu não sei como classificar esse livro. Eu nao tinha nenhuma expectativa quanto a história e o livro me surpreendeu mais do que o esperado. Só achei um pouco lento no começo, o que nao me ajudou mto a me prender ao livro, mas no geral, eu adorei o livro

Beatriz 06/04/2020

Esse romance é de longe, para mim, um dos mais construidos no que tange ao gênero de terror, é um ótimo livro, com leitura fluida, apesar de ter partes pesadas que são capazes de deixar o leitor tenso. O livro permite ao leitor capacidade de ficar preso no romance, e principalmente de partilhar juntamente com um dos personagens do livro, o Padre Karras, a dúvida sobre o caso de Regan, se é de fato uma possessão ou um transtorno mental.
Esse se tornou um dos meus livros favoritos e indico para quem gosta de livros nessa pegada, de terror; iniciei a leitura sem expectativa e foi uma boa experiência.

Marília 11/11/2021

"Que dia excelente para um exorcismo, aliás."
A atriz Chris MacNeil vive sua vida de boa na lagoa até que sua filha, Regan, começa a apresentar um comportamento diferente do habitual. Nisso ela leva a menina em muitos médicos e nada parece adiantar, até que ela percebe que o caso pode ser sobrenatural.

O Exorcista é uma história de DRAMA, com possessão demoníaca no meio, que gerou o melhor filme de terror já feito na história do cinema. Mas por que é tão bom? "Simples", os arcos dramáticos de cada um dos personagens principais são impecáveis!

Com Regan, a gente acompanha uma jovem meiga e fofíssima se transformar em algo maligno e assustador; aos poucos o comportamento dela vai piorando e muitas hipóteses são colocadas à prova, mas tudo acaba sem uma resposta contundente, até ela se transformar totalmente "naquilo". Vale lembrar que ao mesmo tempo em que ela é o mal, ela também é a vítima.

Com Chris, vemos uma mãe em total desespero por não saber ao certo o que acontece com a filha e que apesar de ter muito dinheiro, levar a menina nos melhores médicos, fazer os melhores tratamentos possíveis, nada parece adiantar, fazendo com que ela perca todas as esperanças. Mesmo Chris sendo ateia ela acaba, como último recurso de desespero, apelando para a fé na tentativa de salvar sua filha.

Mas, o padre Karras, para mim, é o personagem mais perfeito de todos. O padre está perdendo a fé, após algumas ocorrências pessoais, quando conhece Chris MacNeil e resolve ajudar. Ele além de padre também é psiquiatra, possuindo uma dualidade interessante entre o Karras padre *religioso* e o Karras médico *cético*, o que torna ele um caos completo. Do início ao fim ele é o personagem mais completo e mais complexo da história, no qual a angústia, o medo, o sofrimento e a magoa do personagem é tão monstruosa que chegou a doer em mim.

O Exorcista é tem uma história muito fechadinha, com tudo muito assertivo e em seu devido lugar. A sensibilidade dramática do autor é maravilhosa, tanto que se não fosse o próprio autor o roteirista do filme homônimo, a adaptação não teria sido tão grandiosa.

Uma estrela foi tirada da minha nota por motivos totalmente pessoais meus. Usei esse livro para tentar sair de uma ressaca literária, o que não foi uma boa ideia. Apesar de ser um livro de fácil leitura ele tem uma profundidade absurda; não era o momento certo para mim. Demorei muito com essa leitura também por já ter assistido ao filme, como eu já sabia a história acabou que aquele anseio por terminar logo e saber o desfecho não aconteceu, porque eu já sabia o final. Apesar disso o livro é maravilhoso e recomendo muito a leitura (e também o filme que é 10/10!).

Luanatella 13/12/2020

Resenha O Exorcista - @livrosdamoon
[#ResenhaDaMoon] ????

Chris MacNeil é uma atriz muito famosa!
Ela mora em uma mansão com sua filha, Regan, sua secretária, Sharon, e um casal de funcionários, Willie e Karl.

A tensão no livro aparece quando Regan começa a ter comportamentos MUITO estranhos! Ela se torna muito violenta e começa a ofender e agredir as pessoas, a imitar animais a fazer várias outras coisas muito bizarras!

Chris, então, decide levá-la até vários médicos, mas nenhum deles parece compreender exatamente o que estava acontecendo. Em meio a diversos diagnósticos diferentes e ao agravante estado de Regan, Chris, até então ateia, começa a questionar se os problemas de sua filha não teriam relação com um caso de possessão.

É a partir disso que ela entre em contato com o padre e psicólogo Damien Karras, o qual, ao examinar Regan e após muitos pedidos de Chris, começa a "lutar" por uma aprovação de um exorcismo na menina.

Eu gostei do livro no geral. A história é interessante e me prendeu.
Aquele detetive Kinderman.....Gente do céu. Que cara chato, pai amado. Ele não conseguia simplesmente chegar na pessoa e falar "olha, tô investigando esse caso e quero saber disso e disso", ele ficava dado várias voltas e forçando conversa.
Sobre a Regan: foi muito triste ver ela naquela situação, ainda mais quando parecia não ter solução.
Sobre o Karl: Gente kkkkk Só quem viveu sabe o tanto que eu e o pessoal do clube de leitura da @leituranonima suspeitamos dele kkkkk
O livro não chegou a me assustar ou me dar medo, mas houve altos momentos de tensão!
As descrições sobre aquela missa obscura (esqueci o nome kkkk) e as coisas que aconteciam nela, COM CERTEZA me chocaram e me deixaram muito desconfortável! Fora algumas cenas mais obscenas da Regan que também foram horríveis de ler?

Kamilla :) 30/07/2020

Amei!
Não é tão assustador como pensei que seria. Os personagens são ótimos, mas senti falta de um aprofundamento sobre o Padre Merrin.
Achei que não ia conseguir dormir, acabou que não conseguia parar de ler mesmo hehehehe
Ótimo livro! E o filme da mais medinho

Bruna Melo 04/02/2021

O Exorcista
Primeiro que era um livro que há algum tempo queria ler e, depois de ver uma resenha falando super bem resolvi ler. A história é muito boa e bem escrita. Contudo, senti que tinham uns "buracos" na história, do tipo personagem está fazendo algo em lugar e no outro paragrafo já está noutro lugar fazendo outra coisa. Tipo fica uma coisa meio vaga, mas, isso é em poucos trechos da história. Em determinados momentos a história fica meio chatinha, porque não acontece muita coisa interessante. Além disso, o final achei meio sem graça. Mas fora isso é uma história interessante, não dá medo nem nada mas, é interessante.

@mandinhas_angelo 14/08/2020

É um livro intrigante. Demorei bastante para concluir a leitura por não me sentir presa a história, nunca vi o filme e tinha poucas referências sobre o que esperar do enredo, então por isso me frustrei um pouco por esperar um TERROR que não acontece, pelo menos não da forma sobrenatural que é tratada no filme.
Não posso deixar de dizer que é uma obra e tanto, talvez se tivesse lido daqui um tempo teria funcionado melhor pra mim? Pode ser que sim, espero um dia fazer uma releitura e talvez até mesmo reavaliar a história, mas gostei bastante e aprendi muita coisa sobre problemas mentais principalmente naquela época
poplosers 14/08/2020minha estante
Tenho esse livro aqui em casa mas ainda não li... Tenho medo HAHAH

Julia 01/01/2023

Muito medo
Não sobrou calcinha limpa enquanto eu lia esse livro. Li com um terço na mão, juro por Deus. Rezei muito depois da leitura e pretendo fazer o mesmo com a continuação se eu tiver coragem de ler. Antes vou marcar uma consulta com cardiologista pra ver se aguento.

Everton101 18/01/2023

É terror psicológico dos melhores. Recomendo pra quem gosta do tema, do filme clássico, do horror e da fantasia.

Jão 09/10/2020

Profano
Profano, grotesco e nojento, de longe o melhor livro de terror que eu já li

duds 14/10/2020

Que história!
Um padre com problemas de fé, uma mãe que faz tudo por sua filha e os incríveis contraste entre a lógica e a fé. Perfeito.