A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

williamfelopes 21/01/2024

Um livro perfeito e emocionante
Esse livro me fez refletir bastante, a maneira como os personagens são descritos, o tempo em que ele se passa em um pós guerra, tudo parece cinza e sombrio, a maneira como vai desenrolando a história é sensacional, um livro que me marcou e tá na gaveta dos meus favoritos.

Nina 20/01/2024

Livro bem escrito mas que os personagens não são inspiradores
Quis muito gostar deste livro. Achei ele bem escrito, cheio de reviravoltas, de tramas bem pensadas e amarradas, mas infelizmente fiquei esperando o momento em que minha curiosidade fosse despertada assim como a do protagonista foi - para empreender toda uma aventura em busca da história do livro esquecido e do seu escritor - mas isso não aconteceu.
Eu somente achei os personagens infelizes em suas escolhas e com dificuldade de dar a volta por cima, seguir a vida, perceber que a vida é muito mais do que um episódio que não deu certo.

Digo infelizmente porque fui toda empolgada para esta leitura, achando que iria adorar, haja vista que muitas pessoas colocam como seus favoritos da vida. Mas não funcionou para mim.

Achei uma história bem escrita sobre personagens desinteressantes.

Ariel B 20/01/2024

"Há prisões piores do que as palavras".
Depois de muitos anos após ouvir falar desse livro e ele ter permanecido na minha lista de futuras leituras, decidi começar 2024 com ele e entender o porquê ser tão amado por muitos leitores.
E tudo o que eu tenho a dizer é que me diverti muito com a leitura, me emocionei, senti raiva e um turbilhão de sentimentos que não estava nem preparada; mas ainda assim, foi uma grata surpresa.
De certo é uma história que poderia ser reduzida de tantas voltas, mas não teria a mesma graça, a mesma emoção e expectativa pra um final tão bom.
Foi uma leitura que me prendeu do início ao fim, me fazendo desejar descobrir o que tinha por trás de tanto mistério, e o final, conseguiu superar todas as teorias mirabolantes que eu consegui criar.
Definitivamente é um livro que deve ser apreciado por quem gosta de mergulhar em mistérios.

vini 19/01/2024

sombra do vento
Eu amei esse livro, minha mãe sempre o indicou para mim mas só tive coragem de ler ele agora, adorei :))

Leila 16/01/2024

Um mix de sentimentos
A história é surpreendente, a inteligência do autor para mesclar os inúmeros gêneros e estilos de escrita é fascinante!
a mesclagem da sátira e da tragédia é algo que vale comentar também.
Adorei a história, algo completamente original e criativo.
Recomendo muito!

Bia 15/01/2024

Cresci no meio de livros, fazendo amigos invisíveis em páginas que se desfaziam em pó cujo cheiro ainda conservo nas mãos.? ? Carlos Ruiz Zafón, A Sombra do Vento.

Gabe_Yoda 15/01/2024

Adorei cada página
É difícil encontrar aquele livro que conversa tanto com o seu gosto. Que cada página clama por mais uma e que o fim de cada capítulo não te deixa largar o livro. A sombra do vento foi uma dessas raridades para mim.

Não sei como elogiar esse livro. São tantos os pontos que o tornam fantástico. A trama, os personagens, o final, a escrita, as reviravoltas ... tantos os pontos.

Esse livro foi especial para mim, recomendaria com os olhos fechados.

Marcia Pimentel 14/01/2024

Muito mistério e muita dor
A partir da metade do livro a história me prendeu até o final. Fiquei muito curiosa para saber o que tinha acontecido com o Julián Carax. Tudo começa quando Daniel, com apenas dez anos, escolhe um livro na biblioteca chamada Cemitério dos livros esquecidos. Daniel fica tão fascinado pelo livro, que resolve investigar a respeito do autor. O que ele não esperava, era viver grandes aventuras durante sua jornada, e até mesmo ficará cara a cara com a morte. Eu adorei o personagem Fermín. Ele é engraçado e debochado. Ele acaba se tornando o melhor amigo de Daniel, e o ajuda a descobrir o mistério que ronda a vida de Julián. Gostei muito da parte onde a Nuria narra. É uma parte de emoções forte, onde ela conta para o Daniel, tudo o que aconteceu com Julián e Penelope. Prepare o coração, porque essa parte e para deixar o coração amargurado. No começo a história é lenta, o que me deixou um pouco desinteressada pela leitura, mas a partir do meio a história fica muito interessante.
@Caroline 14/01/2024minha estante
Estou com vários livros do Zafón na minha lista. Ainda não li nenhum dele, mas seus livros parecem ser excelente

Marcia Pimentel 15/01/2024minha estante
Oi. Esse foi o primeiro livro que li do autor. Gostei muito da história. E já quero ler os outros três, que fazem parte da série O Cemitério dos livros esquecidos. A escrita do autor é muito boa, ele consegue nos envolver com a história. Eu super recomendo esse livro.

Aparecida.Casentin 24/01/2024minha estante
Eu gostei muito desse livro

Marcia Pimentel 03/02/2024minha estante
Eu também gostei. S2

Marcela115 14/01/2024

Surpreendente
Não tinha muitas expectativas pra esse livro e que bom, porque me surpreendeu muito! Adorei a história, o desenvolvimento, os personagens e o desenrolar de tudo, adoro quando a narrativa volta pro passado pra explicar como tudo aconteceu pra depois você perceber que tudo se encaixa. Algumas partes achei um pouco arrastadas, as descrições de lugares e cenas eram um pouco confusas em alguns momentos, e como tem muitos acontecimentos você acaba esquecendo uma coisa ou outra sobre a história. Tirando isso é um livro que te prende e te deixa muito curiosa pra saber como vai acabar. Gostei muito e recomendo!!!

marina510 13/01/2024

Que livro mágico!! o autor cria cenas e as descreve como ninguém, além da teia quase novelesca que ele constrói pra seus personagens, mas que emociona muito. foi um livro muito confortável e instigante. bom, de verdade.

Juliana2009 11/01/2024

Vale a pena
Apesar da histórica ser muito trágica, eu simplesmente gostei muito, me prendeu do início ao fim. Como eu morei em Barcelona eu consegui me transportar para todos os lugares descritos e matar um pouco da saudade da cidade.

Pedro.Antonio 11/01/2024

Contador de Histórias
Essa leitura consolidou (e muito) minha recente paixão pela leitura! Senti que entrei no livro logo na primeira página e mesmo terminando de ler não saí dele.

O autor sendo um ávido contador de histórias me entreteu com suspense, mistério, humor e romance. Tudo no mesmo livro e com uma escrita fantástica, muito descritiva, aquela que te puxa pra dentro mesmo!

Estou maravilhado e levemente triste por ter acabado o livro, porque eu queria mais kkkkkk Foram dias onde eu pegava o livro na mão e sabia que daquele momento em diante, Carlos Ruiz Zafón ia conversar comigo!

Muito bom!

Bruna 11/01/2024

Fofoca longa
Comecei a ler esse livro devido a nota no Skoob e infelizmente não concordo com a maioria das resenhas (como poderão ver, sou a minoria). Achei o livro muito, muito enrolado, e difícil de ler, muitas palavras que nem o Google soube me dizer o que eram? cheguei a procurar o ano de publicação pra saber se era um livro realmente antigo, mas não é, e isso me deixou mais frustada. Exemplo, o livro O colecionador foi publicado em 1963 e a tradução não ficou cheio de ?gírias? e dialetos de época. Enfim, levei meses pra terminar, sendo que somente os capítulos finais seriam o suficiente para toda essa novela mexicana. Várias coisas me incomodaram no livro, principalmente esse lance de Daniel se apaixonar por toda mulher da história, e ainda dizer que o filho dele puxou a sua ingenuidade (me poupe). Resumindo. Não me encantei como a maioria das resenhas, livro chato, parado, a única vantagem que pelo menos a história é bem fechadinha. Não acho que vale a leitura não.

pslover_ 10/01/2024

Intenso demais.
Tantos sentimentos me envolveram nessa leitura. Me senti muitas vezes transportada a cidade cinzenta de Barcelona das décadas de 1940 e 1950, com tanta riqueza nas descrições. Tanto plot e coisas acontecendo e tudo se encaixando no final. Este é um livro que fala sobre a importância das memórias, o universo que Zafón construiu é irretocavel.

Juliana.Dias 09/01/2024

Zafon é um gênio?
Sempre quis conhecer a escrita de Zafon e escolhi a Sombra do Vento para começar. Que livro impressionante!!! Nunca li nada parecido. A escrita é poética, magnética. A história impactante. Os personagens muito bem desenvolvidos e cativantes. Um livro sem defeitos!