Cartas a um jovem terapeuta Contardo Calligaris

Resenhas - Cartas a um jovem terapeuta

Heda 17/01/2024

Ainda tentando digerir
A princípio achei que era sobre psicologia (sendo a minha área), porém ao decorrer da leitura fui percebendo que o livro em forma de cartas, ou o que pareciam mais conselhos, falava mais sobre psicanálise. Me rendeu muitas percepções sobre como a psicanálise ou a psicoterapia funciona. Para quem está iniciando os estudos do gênero é ótimo. Recomendo.

Ana Paula Teodoro 15/01/2024

Primeiro contato com este autor.
Essa é a segunda vez que leio esse livro. A leitura anterior foi da primeira edição e dessa vez li a edição revisada. Gostei muito da escrita do autor e o livro me prendeu do início ao fim. Vale muito a pena a leitura.

Milene 13/01/2024

Cartas a um jovem terapeuta
Esse livro foi recomendado várias vezes, é um livro bom, com conteúdos que para quem trabalha na psicologia faz total sentido. Porém, não gostei muito pelo motivo de ser de uma abordagem diferente da que sigo. Mas tiveram coisas que agregaram

Lore 11/01/2024

Esse livro me surpreendeu bastante, a forma como foi escrito e a discussão que o autor desenvolve foi muito boa. Realmente, um livro muito interessante para quem é/gosta da área da psicologia.

CaioEdu 10/01/2024

Livro mais diferente sobre psicologia que eu li.
Não vou mentir, ao começar a leitura, eu notei que o autor seguia muito a linha de enaltecer demais a sua abordagem (psicanálise), "ah, olha como isso faz sentido na psicanálise. Freud sempre defendeu isso e aquilo." E ok, isso é normal, porém essa ideia acabou se tornando chata quando ele em todos os tópicos enaltecia a sua abordagem. Outros livros que eu li sobre psicologia, com temas abrangentes como esse titulo do livro, não precisou engrandecer sua abordagem para mostrar que suas ideias estão corretas ou fazem sentido. Mas esse foi o único ponto que me incomodou ao longo da leitura.
Por outro lado, a narrativa segue por caminhos que nenhum outro livro seguiu no ramo da psicologia, me senti como se estivesse em uma palestra e o próprio palestrante tirasse as dúvidas do público, e isso é algo necessário em todos os cursos, geralmente essas dúvidas são frequentes e que necessitam ser retiradas.
Além disso, recomendo que esse livro seja lido para quem se interessa mais pela abordagem da psicanálise, mas não prendo somente a isso.

Siqueira 09/01/2024

Muito bom!
As provocações que o Calligaris apresenta são bastante relevantes. Sair do formato formulaico na psicoterapia é necessário. Só assim o atendimento será mais humanizado, e não estará voltado aos caprichos e interesses do terapeuta, mas as reais necessidade do consultante.

Npands 07/01/2024

Para quem gosta esses assuntos relacionados a psicanálise/ psicoterapia esse livro é o melhor e mais relevante que eu já vi.

Amei a escrita do autor e como ele entrega cada parte e cada assunto de forma tão simples e educativa. ?

Yasmin 06/01/2024

Recomendo esse livro pra estudantes de psicologia e pra quem tem interesse na profissão. Muito interessante

Anne416 06/01/2024

Psicanalista... psicanalista demais
Gostei do livro, achei ele bem interessante e responde muitas dúvidas em relação ao trabalho da psicoterapia. Alguns capítulos muito bem explicativos e cheios de curiosidades, e outros muito apelativos e repetitivos.

Contardo Calligaris traz uma narrativa que, para mim, foi cheia de altos e baixos. A maior parte de suas explicações apresentavam reflexões educativas, mas tinha algumas que extrapolavam. Me irritei um pouco com o fato de que em alguns capítulos ele contava uma narrativa imensa(muitas vezes confusas) para no fim resumir tudo na última frase, quando ele poderia ter sido muito mais direto.

A parte que mais me prendeu na hora da leitura, foi o capítulo sobre Amores Terapêuticos. Nunca tinha lido aquilo, então achei muito interessante, muito bom mesmo.

Ademais, ainda acrescento que achei ele muito reducionista ao comparar a todo momento a psicoterapia e a psicanálise. Apesar dele acrescentar um capítulo explicando isso, achei que poderia ter sido um pouco mais abrangente. Não acho que ele precisava citar a psicanálise a todo momento.

Dito isso, achei o livro muito bom e interessante para quem tem interesse em saber mais como funciona esse universo da psicoterapia.

giuli 31/12/2023

Bom mas?
Sendo bem sincera, fiz a matrícula na faculdade e comprei esse livro em seguida.

É um bom livro, tirei alguns ensinamentos e pude aprender um pouco sobre o curso que vou fazer. Confesso que depois da leitura fiquei na dúvida se psicologia é realmente pra mim mas o livro é muito focado na psicanálise.

Gostei mas em alguns momentos o autor enrolava muito? no meu ponto de vista.

Se quiser ler, vá sabendo que é focado na psicanálise mas não deixa de ser bom.

Não entendi algumas coisas mas faz parte, até porque eu nem comecei o curso KKKKKKK

Jandielson Neves 31/12/2023

Super recomendo
Esse livro responde muitas dúvidas daqueles que estão começando o seu estudo/trabalho na Psicanálise e Psicoterapia, recomendo inclusive para todos que já trabalham com as mais diversas terapias, porque ele consegue levantar muitas questões importantes sobre a nossa relação com o outro e com nós mesmos.

Mesmo não concordando com tudo que está escrito, o livro é muito bom e por isso é tão popular.

AliceFonseca.25 31/12/2023

Cartas a um jovem terapeuta
Desenvolvido através de cartas trocadas entre um terapeuta experiente e curiosos, nos quais sanam suas dúvidas a respeito de como funciona a terapia na prática profissional, o que pode ou não pode fazer, proporcionando uma perspectiva única sobre desafios e aprendizados, guiando os terapeutas em desenvolvimento em seu caminho profissional.

Byycampos 30/12/2023

Bom mas contém detalhes desnecessários
O livro é muito bom,deixa claro as respostas sobre várias questões q temos antes de entrar para o mundo da psicologia porém contém muitas histórias sobre o autor com detalhes desnecessários e q não fazem ligação com a pergunta feita;porém se vc gosta de ver sobre as histórias esse livro é perfeito.

Gabriela2597 26/12/2023

Uma leitura que só tem a agregar
Cartas a um Jovem Terapeuta é um livro introdutório tanto para curiosos quanto para futuros profissionais na atuação das psis. Diria inclusive que não somente, é também à todos aqueles que se interessam pelo dinamismo da psique humana e pelo enredo existente dentro das relações interpessoais. A escrita intrigante e o tom desafiador do Calligaris só torna a leitura mais deleitosa, sem dúvidas vale a pena fazê-la!

Bi Bueno 22/12/2023

Cartas a um jovem terapeuta
?A psicanálise coloca o sexo ao centro do seu entendimento de mundo porque a cultura ocidental cristã fez do sexo o centro proibido do mundo?.