Cartas a um jovem terapeuta Contardo Calligaris

Resenhas - Cartas a um jovem terapeuta

fani 21/12/2023

É um bom livro, não traz um aprofundamento muito teórico, é mais baseado nas opiniões e críticas do autor, sou estudante de psicologia confesso que psicanalise não é minha área favorita(o que fez eu ficar um pouco entediada na leitura) mas em geral eu gostei das reflexões e das respostas para muitas perguntas que eu sempre me questiono. Indico a leitura para quem gosta ou estuda essa área.

Amandita 12/12/2023

Gosti, recomendo
Caligaris brabo demais, embora algumas reflexões já haviam sido feitas por mim a partir da minha experiência enquanto estudante da psico, é sempre interessante ver perspectivas novas, ainda mais pelo viés da psicanálise que por muito tempo neguei aprender e querer saber mas ultimamente me vem chamado bastante a atenção. recomendo bastante, se você não faz análise ou é estudante (ou pelo menos se interessa minimamente) por assuntos da psicologia acho que não vai servir muito, mas para estes citados acima recomendo!!
sophbt 14/12/2023minha estante
vem aí amanda psicanalista

Rebeka105 11/12/2023

Adoro esse livro. A leitura não é longa e nem cansativa, a escrita é agradável. O autor também explora questões do universo psicanalítico, aconselha, faz críticas e gera reflexões. Além de compartilhar experiências do seu consultório. Recomendo para todos os que desejam fazer faculdade de psicologia.

wasabi 04/12/2023

Cartas a um jovem terapeuta
Leitura leve e interessante. Li para me interessar ainda mais no meu curso de Psicologia e adorei, recomendo para quem está começando também.

Brenda_bsi 23/11/2023

Uma leitura leve e interessante. O autor compartilha muitas experiências pessoais com riquezas de detalhes que nos transportam pro lugar e para situação.
Todo terapeuta deveria ler esse livro.

isadora336 21/11/2023

Simplesmente devorei em uma tarde que animação que eu to tendo pra ler livros da minha área ultimamente, espero que continue

Norman 18/11/2023

Cartas a um jovem terapeuta
É um livro de psicologia bem básico, não tem conteúdo, é mais concelhos pra quem quer trabalhar na área clínica. Ler esse livro me fez perceber que não é isso que eu quero pra minha vida, pelo menos não na abordagem de psicanálise.

Amaurijbarros 11/11/2023

Carta a um jovem terapeuta
Acredito que a terapia alivia nossos medos e receios, mas o profissional precisa ter muita empatia se não piora tudo.

Sara :) 31/10/2023

Livro rico
Como estudante de psicologia eu gostei muito desse livro. Muito rico de conteúdo e reflexão. Consegui aprender muita coisa e tive muitas perguntas pessoais respondidas. Não é perfeito, mas é muito bom!

Michele481 28/10/2023

As reflexões são muito boas e te fazem pensar mais sobre coisas que já pensou e coisas que nunca percebeu, ou parou pra observar

Josana.Baltazar 22/10/2023

É o segundo livro do Calligaris que leio e sempre me apaixono, claro, inteligente um aprendizado a cada página, a linguagem facil permite que todos compreendam, indico não só a jovens terapeutas

Leticia 22/10/2023

Levei esse livro pra terapia
Esse livro foi uma recomendação quando eu estava no primeiro ano do curso de Psicologia, meu único arrependimento é não ter lido antes! Por mais que agora, já passando da metade do curso, também trouxe inúmeras reflexões e consegui vê-las na prática. O que o autor nos conta sobre o que é ser psicólogo e todo o percurso para isso se mostra muito verdadeiro e atual. Algumas crises existenciais sobre se essa profissão é realmente meu caminho apareceram e bateram forte? porém também acalenta sobre não ter um caminho certo para ser trilhado.
O livro é maravilhoso, recheado de conselhos e exemplos muito bons, vale a pena as crises!

Debinha 16/10/2023

Interessante
O autor conta sua experiência e da dicas de como ser um psicoterapeuta bom, me ajudou bastante a ter uma visão mais ampla do que eu posso esperar pela frente em relação a minha futura profissão, obrigada Contardo você é genial!

Agatha 12/10/2023

??
Esse livro tirou um peso de mim, muito bom entender mais sobre a psicoterapia, espero que futuramente consiga aplicar algumas coisas desse livro como profissional

nara 12/10/2023

Contardo sempre sábio e coerente, acolhe a gente até em decisões tão grandes quanto a de ser ou não psicanalista ou estudar ou não psicanálise.
Impar, o livro é escrito como uma troca de cartas, isso faz a gente se sentir parte, como se realmente fosse um bate papo (ou uma sessão de análise).
Amei, amei muito e quero reler e reler até absorver muito, quase tudo, das páginas.