M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

sfmnz_ 07/01/2023

M ou N
Tommy e Tuppence, um xasal de espiões aposentados, a procura de empregos durante a guerra (para ocupar a mente) acabam encontrando um: trocarem de identidade e se infiltrarem na pensão Sans Souci para procurar e prender espiões nazistas, cuja a única informação que têm são: N é homem, M é mulher.
Mais um mistério super intrigante, de tirar o fôlego e surpreendente da rainha do crime! Com personagens e lugares muito bem descritos e elaborados.
Me surpreendi ao descobrir quem era N, mas sempre tive uma pessoa em mente para ser M...e acertei!
Recomendo muitooooo!!!

Letícia Del Vechio 05/01/2023

É incrível como a Agatha Christie consegue me prender a atenção em todas as suas histórias...
O casal Tommy e Tuppence Beresford são muito carismáticos e formam uma dupla dinâmica, sendo muito perspicazes ao tentar descobrir quem são M e N, dois espiões alemães que trabalham na quinta coluna, infiltrados na Inglaterra, na pensão Sans Souci.
A história é envolvente e se passa durante a Segunda Guerra Mundial, nos permitindo fazer parte de uma narrativa desta época. Possivelmente a perfeição quando aos detalhes se deve ao fato de que o livro foi publicado enquanto a guerra ainda estava acontecendo, em 1941.

A leitura é rápida (li em dois dias), de fácil entendimento e encantadora. Mais uma vez a Rainha do Crime nos presenteia com uma ótima história e personagens envolventes.

Tiffany 03/01/2023

M ou N?
Esse livro me trouxe um lado da Agatha Christie que eu não esperava... a autora é muito boa em descrever seus personagens e trazer uma trama muito bem arquitetada. Amo as experiências de leitura com ela.
Em M ou N?, um casal assume o lugar de um espião em uma pousada inglesa a fim de desvenderem quem são M e N, espiões nazistas de alto escalão.
Com personagens de diversos contextos, uma história envolvente e muito interessante, ganhamos mais um suspense incrível da Rainha do Crime.

Algodão_Doce 03/01/2023

Pura espionagem.
Nossa! Agatha Christie consegue nos enganar direitinho quando se trata da trama em si, e não dos personagens, algumas coisas podem ficar óbvias em alguns momentos do livro, mas o desfecho final é sempre surpreendente, e alguns personagens acabam se revelando serem mais do que a gente imaginava.

Não é a atoa que ela foi investigada pela inteligência britânica por causa da publicação desse livro, acredito que para a época ela elaborou muitos detalhes que remetem a espionagem original.

Obs: Amo anagramas usados em nomes de personagens.. ??

Heloísa 03/01/2023

Agatha não decepciona
Gente, que reviravolta!! Nada é o que parece nesse livro!
Tommy e Tumpance estão de volta para descobrir quem é M ou N, uma pessoa ou pessoas da quinta coluna durante a Segunda Guerra. Eles fingem que não se conhecem para descobrir os espiões alemães infiltrados na Inglaterra. Muita reviravolta, ninguém é quem parece ser... um baita livro! E o melhor é que é uma leitura rápida e fluida. Quinta coluna eram as pessoas infiltradas na população, ingleses ou estrangeiros, que eram simpatizantes do nazismo e que estavam traindo seu país sem ninguém desconfiar. Podia ser qualquer pessoa: um refugiado, ou mesmo um inglês e de qualquer setor da sociedade - um dentista, um barbeiro da esquina, um político, um carteiro, etc.
bibi! 03/01/2023minha estante
ela é a maior, avisem!

Heloísa 04/01/2023minha estante
Super de acordo, Bibi

Thainá 31/12/2022

A última leitura de 2022 não poderia ter sido melhor! ?
Não preciso fazer as considerações iniciais sobre a Agatha, porque todos vocês que me acompanham já sabem que ela é a minha escritora de suspense favorita da vida!

Em mais uma obra incrível, ela conseguiu me prender do início ao fim nessa história viciante, leve e impactante. Digo impactante, porque trás como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial e o Nazismo, essa chaga que assombrou a humanidade e nos trouxe tanta tristeza, dor e vergonha.

Pude conhecer dois novos personagens, Tupppence e Tommy, um casal de espiões super fofo e destemido. Esse livro é um pouco diferente dos outros, não segue o mesmo padrão de enredo, não tem um assassinato como causa central da história e não tem um dos famosos detetives da Agatha, o Hercule Poirot. Esse livro é sobre espionagem, personagens criados e sobre coragem! Durante toda a história fiquei tensa, com medo de Tuppence e Tommy serem descobertos, o que só prova que a história foi muito bem escrita e me proporcionou uma imersão!

É um livro de narrativa fluida, em que os acontecimentos se desenrolam rapidamente. Não espere muito desenvolvimento, mas sim uma história rápida, simples, porém muito boa. É um livro perfeito para ser lido em um dia só! Virou um dos meus favoritos da Agatha ?? não vejo a hora de ler mais livros com esse casal maravilhoso! ;)

Paula A. C. 29/12/2022

M ou N é um dos meus livros favoritos de Agatha Christie no momento. Amo acompanhar o desenvolvimento de Tommy e Tuppence, por mais mirabolantes que suas histórias sejam.
Thainá 31/12/2022minha estante
Amei esse livro! O casal é muito fofo

Viviane 27/12/2022

Hoje matei um pouco a saudade deste lindo casal de detetives, gosto muito da cumplicidade que eles tem um com o outro. Neste caso todos eram suspeitos , e no final o criminoso era alguém totalmente fora dos padrões.

Mariana113 25/12/2022

Incrível a engenhosidade de Agatha Christie. Durante todo o livro suspeitei de todos os personagens, não há um ser sequer que não se perde nos labirintos construídos pela escritora.
Tuppence Beresford protagoniza um final que se fecha como um ciclo. Destemida, focada, ágil. Vendo Tuppence agir concluo que definitivamente eu seria a pior espiã no mundo.
Feliz com o final feliz de Betty :)
Thainá 31/12/2022minha estante
Eu seria uma péssima espiã também ??

manu 23/12/2022

M ou N?
ai gnt q livro chato, demorou mto pra começar a ficar legal, oq me fez arrastar demais a leitura, o plot é bom, mas não compensa o quanto o livro é chatinho, faltam informações e achei a história fraca.

Roberta 21/12/2022

Revigorante
Pelo o que já li da Agatha Christie, esperava um meticuloso quebra-cabeça a ser resolvido. O que recebi foi um enigma de qualidade, mas inesperadamente emocionante! Apesar de não ter sido um mistério mirabolante, a posição de perigo e incerteza que os personagens principais assumem compensa pela "falta" de um enredo complexo. Achei um drama extremamente revigorante, quando comparado as outras obras que li em que o detetive se encontra mais como espectador do que como personagem da história. Recomendo!

Bru 19/12/2022

M ou N
Um casal de veteranos de guerra, que não são mais tão úteis aos olhos de outros chefes, se veem entediados a vida pacata.
Mas logo vem uma proposta ao marido para ser espião e descobrir um agente alemão infiltrado. A esposa escuta a conversa e vai atrás mesmo sem permissão.
A história é muito bem traçada, e você ao tempo que vai lendo, vai confabulando e imaginando, tentando investigar junto com os personagens quem são M ou N

Regina 17/12/2022

M ou N
Mais um livro da rainha do suspense. Não foi o melhor que li até agora. Achei bem chato inclusive. Não me prendem, mas Agatha Christie é sempre uma boa leitura

Marcya 13/12/2022

M OU N ?
Eu achei completamente problemática a leitura, foi meu primeiro livro dela, e o jeito como ela trata o nazismo de forma banal.. e enfim, o suspense bem ruinzinho, nada surpreendente o final. Só compensa a capa para enfeitar a estante ?

Ana Bia 09/12/2022

É inadimissivel o quanto a agatha banaliza o nazismo nesse livro, como se fosse uma guerra patriótica e não algo que matou milhares de alemães baseado em heugenia, a pouco tempo atrás soube que ela era antissemita e ver isso implícito na obra embrulhou meu estômago, não sei se serei capaz de apreciar seus livros da mesma forma de antes