M ou N?

M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

leticia 02/08/2020

não sei se é porque eu me adaptei a escrita da agatha, mas achei mais fácil identificar os espiões. é óbvio que é sempre quem menos esperamos, mas a dica de salomão e do sapato entregou tudo.
nada melhor do que agatha christie criticando jovens no meio da segunda guerra mundial

Marcos.Rocha 30/07/2020

Agatha Christie é 1000
Sempre me surpreendo com o final do livro. Acertar o autor dos crimes e o mesmo que ganhar na loteria.

kmile_repossi 24/07/2020

Pegada diferente
Esse foi um livro um pouco diferente da nossa amada Rainha do Crime: ao invés dos assassinatos que estamos acostumados, Tommy e Tuppence devem achar M ou N, espiões alemães. Foi bem prazeroso fazer essa leitura, ainda mais nessa linda edição da Harper Collins.

Laura 20/07/2020

Meu primeiro livro da Agatha Christie.
Não vou mentir que fiquei perdida em alguns momentos na leitura, talvez por não conhecer a escrita da Agatha, por ser meu primeiro livro.

M ou N foi escrito em 1941, bem no meio da segunda gerra, então o livro fica bem conectado, da para perceber o medo dos personagens conforme fui lendo.

O mais incrível é que Agatha precisou ter muita empatia para escrever, pois com tudo o que estava acontecendo não crucificou todos os alemães, como em uma parte onde Tuppence está conversando com von Deinim refugiado alemão, onde ele está irritado pelos comentários sobre o povo dele e ela fala o seguinte "Não pode esperar que um homem da rua saiba a distinção que existe entre um alemão e um nazista'' ou também em outra parte, ''Eu odeio os alemães, quando penso neles, sinto-me envolvida em uma onda de ódio,mas quando penso nas mães alemãs, esperando por noticias dos seus filhos ou despedindo-se deles, ou nos donos de loja, perdendo seu negócio, sinto-me diferente. Compreendo que são também seres humanos, e que somos iguais. O mal está na máscara que colocamos: a mascara da guerra.''

Fiquei até o meio do livro sem ter nenhuma noção de quem seria o/a/os/as espião, até que começou a aparecer algumas pistas e fui percebendo quem poderia, então no final do livro não me surpreendi tanto.

Tuppence é uma mulher forte.

Achei que seria uma leitura de 1 ou 2 dias no máximo, mas acabei levando quase uma semana, não consigo dizer o motivo, quero reler esse livro em outro momento, depois de ter conhecido um pouco mais de Agatha Christie.
Realmente indico esse livro, minha nota foi 3 não por ser um história ruim, mas por eu mesmo não ser adaptada a esse tipo de historia nem de escrita, quando ler novamente espero que a minha nota mude, comparada as outras obras de Agatha.

Uiara 18/07/2020

Mais ou menos
Eu acertei quem era o criminoso na metade do livro, mas o problema nem é esse, achei a história mal construída, além do que, as que envolvem Tommy e Tuppence sempre parecem um pouco infantilizadas. Agatha não estava em seu melhor momento.

Bruna Peixoto 18/07/2020

Nesse livro podemos ver que diferente de outros livros da Agatha não há um assassinato e sim um caso de espionagem. Não é um dos melhores, mas é uma leitura agradável

Lores 29/06/2020

muito bom!!
M ou N é um livro bem curtinho, mas que não decepciona ninguém após a leitura.
Mesmo que eu tenha descoberto os espiões antes da revelação, isso pra mim não alterou em nada, continuei curtindo bastante o enredo e, em comparação aos demais livros da Agatha que eu já li, achei que a trama se diverge das demais, geralmente são crimes que ocorrem em uma residência e aí a família toda fica como suspeita mas nesse caso isso definitivamente não ocorre e me surpreendeu, de verdade.
Em conclusão, posso afirmar que foi uma leitura bem gostosa que eu irei fazer novamente e super indico!!

Gabriela.Vantine 28/06/2020

Não só de crime entende Agatha ...
Um ambiente diferente, uma investigação sem assassinato, mas o mesmo gostinho surpreendente de Agatha Christie. O M é bem fácil de se deduzir, mas N realmente eu não imaginava. Um livro bem fácil de entender mesmo sendo ambientado na segunda guerra.

Anny 22/06/2020

É inegável que esse livro é diferente dos demais da Ágatha, ainda assim fui surpreendida no final. Não há uma vez que alguém me peça indicações dos livros da Ágatha e esse em questão não é citado. Vale muito a pena!

sailormiah 11/06/2020

Nunca vou deixar de me surpreender lendo livros dessa mulher. Desde o começo de sua carreira ela já sabia prender e conduzir uma história perfeitamente bem. Mesmo sem os seus detetives mais famosos, a trama ainda é extremamente cativante e bem escrita.

zoë 11/06/2020

Gostei muito
Nesse livro podemos ver que diferentemente de outros livros da Agatha Christie não ha um assasinato e sim um caso de espionagem da alemanha nazista,para muitos isso pode ser um fatos ruim,porém,eu sinceramente gosto dessa premissa mais tranquila sem toda a tensão de achar um assasino

brunoog33 09/06/2020

Livro bem diferente, não possui os assassinatos como sempre. Gostei muito da historia e do clima. Fala bastante sobre a segunda guerra e trata os assuntos históricos.
Muito bo.!

Camila Ramos | @oxeeuamoler | 06/06/2020

Um Casal que me surpreendeu
Peguei mais um livro da Agatha, que sou fã, para ler. Eu não tinha visto a nota dele aqui e depois me surpreendi em como é baixa, porque eu amei esse livro.

(Sinopse aqui no skoob)
Diferente dos outros livros que já li a autora, esse aqui se passa durante a Segunda Guerra e fala muito sobre o nazismo. Eu fiquei logo surpresa, não sabia que esse seria o tema do livro. Apesar disso, a leitura não foca diretamente na guerra e mesmo assim deixou a história muito mais interessante.

Aqui temos ao casal Beresford, e foi meu primeiro contato com eles. Eu não sabia que os dois são famosos personagens da autora e já amei e quero ler muitos outros livros com eles.

Que casal maravilhoso. O Tommy, nossa, me surpreendeu. Ele trata a esposa como igual, reconhece a inteligência e a personalidade forte dela e têm muito respeito e amor envolvido.
E a Tuppence é maravilhosa. Uma mãe preocupada, aparentemente inocente, mas muito astuta e corajosa.

Os dois trabalhando juntos para descobrir quem eram os espiões nazistas infiltrados em seu país, na Inglaterra, deixou cada página mais envolvente. Os mistério da história me prenderam facilmente. E como sempre, foi impossível desvendar antes do final.

A narrativa da Agatha é maravilhosa. Eu amo os livros dela. Consigo ler rápido, pois a leitura flui de forma simples. Os diálogos aqui são incríveis também. E todos os lados fictícios se intercalando com os fatos reais sobre a guerra só deixaram a história mais completa.

O final achei incrível também. Eu consegui descobrir uma pista, mas só nas últimas páginas. kkkkkk. Ainda estou sem entender como esse livro tem uma nota tão baixa no skoob. Mas eu amei e super recomendo!

@estantedamolina 05/06/2020

M ou N?
Perfeito, zero defeitos. Agatha Cristhe manja demais dos paranauê

Priscila @estantedasabelhas 05/06/2020

Mais uma aventura desses dois
Deixo aqui registrado que realmente Tommy e Tuppence são os meus queridinhos da Agatha.

Detetives que deixam tudo mais leve e divertido. Agatha em livros com os dois se transforma. Também, impossível isso não acontecer. Quando é o caso desses dois estarem em ação, a mistura de audácia, sabedoria, umas boas doses de humor e romance estão garantidos.

Tommy só achou que dessa vez tinha enganado Tuppence e iria embarcar em uma aventura sozinho, mas ela é muito mais esperta do que ele imagina e já está dois passos à frente dele.

Uma investigação de infiltrados em meio a 2ª guerra mundial. Como sempre, muitos suspeitos mas dessa vez, pela primeira vez, ela não me enganou. Fiquei tão orgulhosa de mim por isso, pq eita mulher boa pra esfregar na nossa cara que a resposta estava bem na nossa fuça hahahaha. Acertei em parte, mas acertei.

Enfim, se você nunca leu nada da autora, recomendo fortemente ler os livros que sejam desse casal incrível.