O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas -

Juliana.Fuster 27/01/2021

Interessante
O livro inicia de forma trágica e termina de uma maneira que eu nunca pensei que terminaria!! No início é meio parado, mas depois vc não larga até termina de ler!

brunadaguarda 30/11/2021

The Secret Garden
- Não é de se espantar que faça tanto silêncio - sussurrou ela de novo. - Eu sou a primeira pessoa a falar aqui em dez anos.
Ela se afastou da porta, pisando no chão de leve, como se tivesse medo de acordar alguém. Mary ficou contente por ter grama sob seus pés, e por seus passos não fazerem barulho. Caminhou sob um dos arcos cinza que pareciam saídos de contos de fadas, e olhou para os ramos e as gavinhas que os formavam.
- Me pergunto se as plantas já estão todas mortas - disse ela. - Será este um jardim todo morto? Queria que não fosse assim.
Que livro lindo, que escrita leve, que história fascinante! Quando nas primeiras páginas, a triste história de Mary Lennox foi contada soube que iria me encantar com o livro. No início a garota não parece ser nada agradável, mas eu sentia que iria acompanhar o processo de amadurecimento dela, e que ela iria se tornar uma garotinha bastante agradável. Eu achei legal como a história foi contada, como se ele fosse dividido em 3 partes, a primeira parte seria apenas sobre Mary, a segunda parte (na metade do livro) seria sobre Mary, Collin e Dickon, e a terceira parte seria focada mais em Collin (o final).

Esse trio me fascinou bastante, Dickon principalmente, ele meio que deu um empurrãozinho para que Mary e Collin se tornassem pessoas melhores. E Dickon é simplesmente fantástico, acho que qualquer pessoa que ler esse livro se encantará facilmente com ele, não é atoa que ele é um encantador de animais, e os humanos são animais, como diria Collin.

Mary também é uma personagem incrível, e por causa dela muita coisa aconteceu na história, como por exemplo o jardim secreto, se não fosse pela curiosidade dela ele continuaria bem perdido, porque era um assunto totalmente proibido. Mas graças à sua impertinência, e a ajuda do pintarroxo o jardim foi encontrado.

Collin na maioria da história foi um rajá mimado, e por causa de sua criação, sem a presença do pai e sempre tendo tudo que queria, como também por ser tratado como aleijado, ele não conseguia ver um futuro diferente que não fosse aquele que todos pensavam pra ele. Mas graças à Mary e Dickon esse futuro mudou, e também por Collin começar a acreditar nele mesmo e na "Mágica".

Sobre alguns personagens secundários fiquei meio triste que foram tirados da história "do nada". Como Martha, por exemplo, a irmã de Dickon. Ela ajudou tanto Mary, a se tocar que era mimada e que precisava ser mais independente, ela que apresentou Dickon a Mary, e muitas outras coisas, queria que ela participasse mais da história, nem que fosse como cúmplice do segredo das crianças, seria bem legal.

Por fim, eu amei muuuito esse livro, achei bastante agradável. Por ser uma história infantil tudo acaba bem, e as lições de moral são sempre tocantes. Eu super recomendo esse livro pra qualquer pessoa, acho que ele é fácil de ler e fácil de gostar. Então, leiam!!?

juliabtfz 31/08/2021

O Jardim Secreto
É um bom livro, eu gostei bastante, no começo, eu achei a Mary tão interessante e o Dickon fascinante, gostei muito da família toda dele, e do resto dos personagens, mas o Colin foi insuportável, depois que ele apareceu praticamente a história girou em torno dele, o que me fez pegar um pouco de raiva.
E apesar de ser um livro passado e escrito em uma época totalmente diferente, algumas piadas preconceituosas pesaram, e diminuiu minha vontade de ler, é um livro bom, mas quanto mais ia chegando pro final, mais eu lia arrastada.

Anca 05/01/2023

Esperava o que o livro prometeu no começo!
Comecei a ler este livro presumindo que seria uma fantasia, eu continuei cogitando está hipótese durante um bom tempo. O enredo me prendeu bastante nas primeiras páginas, a história que o livro estava vendendo no começo foi realmente interessante. Mas, acho que isso se perdeu no decorrer do livro.

Eu esperava bem mais... não considero mesmo assim, um livro ruim. Contudo, não foi uma história que conseguiu me imergir. Uma coisa que me incomodou muito, foi a falta de vontade do autor de escrever uma interação decente entre o Colin e seu pai! foi a coisa mais preguiçoso escrita no livro.

Eu estava esperando um reencontro emocionante, queria mais páginas contando como seria a nova vida deles, mas o que acabei ganhando foi uma interação sem emoção nas últimas páginas.

bianca.ssales 09/08/2021

Bem médio.
É uma história infantil com uma mensagem lindíssima no último capítulo.
Porém não funcionou pra mim, não me conectei com a história em momento nenhum, não gostei dos personagens e achei tudo muito enrolado.

Hevilla.Brito 24/06/2020

Uma literatura infantil muito cativante e cheia de ensinamentos.

Nos mostra como o amor e a atenção são importantes para o crescimento saudável de uma criança. E como encher a criança de tudo que ela quer para compensar a falta de atenção, pode destruir a alma dela.

Aqui nos deparamos com a magia do renascimento de duas crianças que estavan mortas em seus conflitos internos.

Vemos a amizade de um menino simples, mas cheio de amor e luz, que ajudou-os se encontrarem em meio a vastidão linda da natureza.

Muito foto mesmo!!!!
Erika @vireaspaginas 24/06/2020minha estante
Nessa edição o texto é original?

Hevilla.Brito 24/06/2020minha estante
Só conheço essa edição, não saberia responder. Abraço

Laryssa93 01/05/2021

Até q enfim terminei kkkkk
Que livro fofo! Com certeza indicaria para alguém... lindinho demais! Mary é uma criança muito linda... adorei

Jussi 11/05/2022

Lindo, tocante e profundo
"Amei, tem vários ensinamentos, tipo, quando vc escolhe só focar nas coisas ruins, tudo piora, quando vc vê as coisas boas até as ruins passam a ser melhores, mostra como pessoas ruins podem ser assim só pq não sabem ser de outra forma, aprenderam assim ou estão tristes demais para tentarem mudar e serem melhores, mostra que se interagir com bondade com essas pessoas elas amolecem mais, incentiva a apreciar mais a natureza a sua volta, mostra como a felicidade faz a pessoa ficar mais saudável e como a tristeza e reclusão afetam uma pessoa. Tem descrições poéticas, personagens profundos e reais que tem um bom desenvolvimento, dá para se identificar com vários, fala sobre solidão, luto, tristeza, otimismo e esperança.

Taynara.Barreto 30/12/2020

Lindo, sensível e delicado.
Eu não sei dizer ao certo se eu salvei esse livro no meu coraçãozinho ou se esse livro me salvou. Existem histórias que nos tiram da chamada “ressaca literária”, seja pela sutileza da narrativa, seja pela beleza da história, e essa certamente foi uma delas! Ganhei de presente de uma aluna e, olha, que presente!

O livro traz a história de Mary, uma criança amarela, franzina, feia, de cabelo ralo e não amada, que vivia na Índia, mas que, por conta de um surto de cólera (que matou seus pais, sua aia e afugentou os demais empregados) foi levada para viver com um tio, a quem ela nunca foi apresentada, na Inglaterra. Isso, é claro, quando a encontram sozinha e esquecida com uma cobra. Eu já falei que ela não era amada? Pois é.

Ao chegar na Inglaterra para morar com seu tio, “Mary que só fere” descobre que viverá em uma mansão isolada ao redor de um pântano com 100 quartos que estão – e assim devem continuar – fechados, um tio corcunda que não deve ser incomodado, um vento que mais parece um choro, embora todos da casa concordem que não, e um jardim secreto, trancado há 10 anos e que não deve ser mencionado.

Sem nada para fazer e acostumada a dar ordens – ao invés de recebê-las –, Mary decide explorar os jardins e a casa, e a partir do que ela encontra em cada um desses lugares, Mary descobre a si mesma e aprende uma lição muito importante: o mundo não é a sua laranja para ser governada à sua maneira. Cada um tem o seu devido gominho.

Com uma narrativa delicada, Mary se desenvolve simultaneamente ao jardim e vice-versa! Eu me flagrei rindo e sorrindo, emitindo sons de surpresa e, às vezes, de indignação, sorrindo e rindo de novo, refletindo, e chorando ao final, por mais que eu tenha tentado adiar a leitura dos capítulos, só para curtir o livro mais um pouquinho!

O livro foi publicado pela Ciranda Cultural, contém 256 páginas e, dessa vez, ficarei devendo o valor dele, porque foi presente, então, não pesquisarei! Haha Mas certamente valeu o custo, porque eu nem tenho palavras para o benefício! Entrou para minha estante de favoritos!

Paty 29/10/2020

Esse é um daqueles livros onde podemos nos sentir crianças novamente! A cada capítulo me senti cada vez mais próxima dos personagens, como se fizesse parte da história!

Sofia.Magalhaes 09/06/2021

história incrível!
A leitura foi tão gostosa pra mim, não esperava por essa história encantadora. Além de que, amei acompanhar a evolução dos personagens e, mesmo sendo um livro infantil, me fez refletir sobre algumas coisas.
Tive uma experiência muito boa e indico pra todo mundo! Foi leve e gostosa. Vou sentir falta de acompanhar esses personagens e aquele lugar.

Nathalia Cavalcante 28/11/2022

war it's over.
juro, eu sei que esse livro é icônico, por isso que eu li ele todo, mesmo querendo parar desde o começo. Mas não foi pra mim, eu passei um mês lendo, e pra mim isso é muuuito coisa, estou com uma tremenda ressaca literária. Mas enfim, além disso, é um livro que traz muitas reflexões e eu AMEI o último capítulo, ele é 5 estrelas, mas o processo todo que foi esse livro pra mim, não deuu.

Mirtes.Tatiane 30/05/2021

Gostei!
Estava precisando de uma leitura assim. Gostosa e que aquece o coração. A amizade entre Dickon, Mary e Colin é de alegrar qualquer um.

Rhuan C. S. 20/05/2021

Fabuloso!
Que história linda, realmente um clássico sobre amor, chances e MÁGICA! Leitura gostosa que enche os olhos e que nos mostra que a amizade, o amor e o carinho podem salvar vidas... Esplêndido!!!
Jandyra Bolais 20/05/2021minha estante
Quero ler!!! ??

Rhuan C. S. 20/05/2021minha estante
Você vai amar!!! Mensagem linda...

Jandyra Bolais 20/05/2021minha estante

Rosa1130 22/02/2022

Um livro incrível
Eu amo o fato que esse livro consegue criar uma mistura de suspense e romance, e o jeito que Mary se transforma numa personagem melhor. Acho incrível a personificação do pintarroxo, o que faz ele ser meu personagem favorito. Só não gostei muito do final, o livro focou muito em um só personagem. Tirando isso, o livro é perfeito e eu super recomendo.