Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Leitorconvicto 16/01/2024

A linguagem dura
Com a precisão da linguagem do sertão expõe com uma métrica cortante a realidade de um sertão profundo

Gregory.Faguaga 09/01/2024

O primeiro clássico do ano
Como pode uma escrita ser tão bonita e dolorosa ?

E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia

Bruna Valentim 04/01/2024

"E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, e de fome um pouco por dia (de fraqueza e de doença é que a morte severina ataca em qualquer idade, e até em gente não nascida)".

João Cabral de Melo Neto descobriu o Brasil. Esse livro devia ter leitura obrigatória nas escolas.
larissa.sxts 04/01/2024minha estante
pra mim esse foi o melhor livro de poesia que já li até agora. e acho difícil que algum outro o supere

Vinicius_Alves.45 24/03/2024minha estante
Essa edição contém somente o Morte e Vida Severina ou possui outros poemas?

bibioslivrosecia 31/12/2023

Peça e poesia juntas e ainda com consciência de classe? Já amei! João Cabral de Melo Neto promete e cumpre nesse livro, bom demais.
Vinicius_Alves.45 24/03/2024minha estante
Essa edição possui somente o Morte e Vida Severina ou contém outros poemas?

JosA225 29/12/2023

Morte e Vida Severina
O recorrente problema da seca nordestina. O autor em seu livro mais conhecido. Já virou auto de natal, teatro e filme. Um livro atual com versos maravilhosos.

Anny 29/12/2023

O livro simplesmente fala sobre os tantos e tantos Severinos de Maria

Ele retrata q a realidade dele não é única
Escancara a realidade de tantas vidas

Se comparar com a obra de Graciliano Ramos ?vidas secas? ainda mais da pra se enquadrar, já que mostra a tristeza, fome e tantas outras dores em ter que se retirar do seu lugar a procura de melhores condições

IzaGalante 28/12/2023

Vale a pena ler
Leitura fluida e rápida, acredito que pela forma de versos. Realmente um clássico que todos deveriam ler. Apresenta uma forte crítica em torno da pobreza, seca e morte. Tudo isso leva a uma boa reflexão por parte do leitor.

Maria Brenda 28/12/2023

Não sabia q era poema quando comprei, gostei da fala e da questão regional, realmente foi escrito para outro público, um público mais simples e acessível, entendo a decepção do autor ao ver q fez sucesso para grandes nomes da época sendo q ele tinha outras obras feitas especificamente para esse público, e nem chegou a ser visada tanto quanto essa foi?
Vinicius_Alves.45 24/03/2024minha estante
Essa edição possui somente o Morte e Vida Severina ou contém outros poemas?

Maria Brenda 29/03/2024minha estante
Apenas o Morte e Vida Severina

Fabiene.Barbosa 28/12/2023

Nesse poema tão importante de João Cabral de Melo Neto, são retratadas as dores do povo nordestino. A sua luta e busca por uma vida melhor mesmo quando ela parece tão distante.

Mais do que poesia, Morte e vida Severina é o grito do povo pobre, que sofre com a injustiça e a desigualdade.

maryelli0 27/12/2023

Emocionante
Uma narrativa impactante e sincera. O autor deixa bem claro as dificuldades, a rotina e a dura realidade de uma parte da população. Um clássico que deve ser lido por todos!

Rita Nascimento 27/12/2023

Morte e Vida Severina
O livro traz outros poemas, mas o destaque é para Morte e Vida Severina que conta o percurso de Severino até o litoral em busca de uma vida melhor, enquanto este se depara com a morte por onde passa. Um texto lindo, profundo e comovente que fala diretamente com a memória celular do nordestino.
ladyjess 27/12/2023minha estante
tão boa essa leitura minha cara Rita.

Marina.Duarte 27/12/2023minha estante
É triste, mas adoro esse poema. Já assisti uma peça de teatro dele que também era muito boa.

Priscila700 27/12/2023

Morte e vida Severina
É uma poesia dramática que captura a dura realidade do sertanejo nordestino. Através de uma linguagem precisa e imagens impactantes, a narrativa segue Severino, um retirante em busca de uma vida melhor. A denúncia social proporciona uma reflexão profunda sobre as adversidades da vida no sertão.

Carol Gondo 26/12/2023

Clássico brasileiro
Leitura fluida, que traz muito regionalismo e poesia! Talvez seja um pouco difícil para leitores mais iniciantes!

Brenda Santos 21/12/2023

E não há melhor resposta
que o espetáculo da vida:
vê-la desfiar seu fio,
que também se chama vida,
ver a fábrica que ela mesma,
teimosamente, se fabrica,
vê-la brotar como há pouco
em nova vida explodida;
mesmo quando é assim pequena
a explosão, como a ocorrida;
mesmo quando é uma explosão
como a de há pouco, franzina;
mesmo quando é a explosão
de uma vida severina.

DESAFIO LITERÁRIO 2023
Leitura nº10

Izzie 11/12/2023

E somos todos Severinos
Não sou muito de ler de os clássicos, é mais por falta de costume mesmo. Mas, eu adorei esse livro e to muito apaixonada pela escrita e por todo o desenvolvimento!